Voluntários aLER+

Tendo em conta o crescente número de alunos de Português Língua Não Materna que chega ao Agrupamento de Escolas António Feijó, ao longo destes 2 últimos anos, temos direcionado o projeto Voluntários da Leitura para as crianças que precisam de LER+ em Português.
Pela Escola Básica António Feijó, a Soraia Malheiro tem vindo a fazer um interessante trabalho junto da Diana, do 6º G, através de uma empolgante aventura que junta os Diários da nossa Biblioteca com os Diários da Diana e da Soraia.



Com autorização da Voluntária, deixamos aqui alguns dos segredos que esta aventura vem proporcionando... Até podemos seguir o desafio do "Hugo".

Diário da voluntária, páginas 1 e 2
Sou voluntária, mas não sou uma voluntária qualquer, sou uma voluntária da leitura! E isto faz toda a diferença, porque como devem imaginar não trabalho sozinha, trabalho com os livros, esses amigos que me acompanham desde que me lembro.
O significado de voluntário é, muito resumidamente, “alguém que trabalha de graça”, o que em termos práticos não está errado, mas em termos não práticos está muito longe da minha definição de voluntário. Eu trabalho, mas não é de graça, mesmo que eu não quisesse receber nada pelo meu trabalho, seria impossível. Já vos falei da Diana? Ainda não? Bem, a Diana e os livros pagam-me e enchem a minha vida de uma maneira que não tem preço!
            A Diana tem 10 anos e é uma menina com 3 “e’s”, é espetacular, especial e esperta! Isto de colecionarmos adjetivos que se iniciam pela mesma letra é ideia de um amigo meu e da Diana, um amigo que vive dentro do livro “O rapaz dos sapatos prateados” de Álvaro de Magalhães e que se chama Hugo. O Hugo tem estado connosco nesta descoberta do mundo infinito dos livros, onde tudo o que sonhamos e desejamos existe, onde não há limites, onde viajamos para sítios com unicórnios – A Diana e o Hugo gostam de unicórnios – e onde aprendemos a imaginar o inimaginável!


Soraia Pereira Malheiro

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Homenagear a Infância com Luísa Ducla Soares e Daniel Completo

Representações da Liberdade no Clube Leituras ao Desafio

Percursos de Leitura: curso de formação para docentes (15h)