Tempo de Balanço (2): Escola de Pais António Feijó 1ª edição


Chegou ao fim o Programa da 1ª Edição da Escola de Pais António Feijó.
Parabéns famílias! Obrigada por acreditarem que juntos vamos mais longe!

Diferentes momentos da Escola de Pais ao longo do ano

Tendo nascido sob o mote “espaço de diálogo e partilha”, este projeto piloto contou com 15 sessões (14 temáticas + apresentação e compromisso). Quinzenalmente, de setembro 2018 a junho 2019, na Biblioteca da EB António Feijó, 12 famílias disseram PRESENTE!

Momento da sessão 8:
Bullying e Educação para a Paz, com Maria João Sousa (EB António Feijó).

Ao longo do ano refletimos, dialogamos, aprendemos, ensinamos… sempre num espírito de abertura e partilha, conscientes de que juntos, partindo dos pequenos contributos que cada um pode dar, podemos, efetivamente, fazer a diferença em prol de um mundo melhor.

Momento da sessão 12:
Um Planeta também para os nossos filhos - Cuidar é Tarefa de Todos -
 com Ana Margarida Alves (ESE de Viana do Castelo)

Em hora de balanço, e porque o caminho percorrido é digno de ser revisitado, recordamos os temas que deram corpo a esta escola maravilha, e agradecemos a TODOS os que connosco, graciosamente e gentilmente, colaboraram.


Ao professor João Carlos Gonçalves, que na 1ª sessão temática deu a conhecer a Escola dos Nossos Filhos (falamos desta sessão AQUI).

Ao Doutor José Moreira que, na 2ª sessão nos ajudou a refletir sobre o modo como ocupamos o nosso tempo, e a (re)definir prioridades.

Momento da sessão com o Dr. José Moreira (Psicólogo).

À Dra. Rosa Costa, que trouxe para a 3ª sessão temática um conjunto de informações valiosas sobre a relação entre a Postura Corporal e a Performance Escolar.

Momento da sessão com a Dra. Rosa Costa

Ao Escritor João Manuel Ribeiro que, através de um conjunto de livros e de histórias de vida, deu corpo ao tema Convívio entre gerações - A herança do saber, a à 4ª sessão temática (falamos deste tema AQUI).

À Maria José Machado, voluntária da leitura e assídua colaboradora da nossa escola, que, na 5ª sessão temática, partilhou com os presentes um conjunto de ideias fabulosas para dar qualidade às Férias e Feriados em Família.

Os livros e as ideias inspiradas nos livros foram uma constante do Programa.
(Momento da sessão "Férias e Feriados em Família")

Às professoras Rosa Rocha e Rosa Gomes, que, na 6ª sessão, dedicada à poupança e empreendedorismo, deixaram aos alunos da escola de pais várias dicas de Educação Financeira a pôr em prática na família.

À Dra. Catarina Martins, que dinamizou a 7ª sessão temática, uma sessão emergente do nosso tema aglutinador de projetos (Mente Sã em Corpo São) tendo partilhado com o grupo o que podemos fazer em nossas casas para promover bons hábitos alimentares (falamos sobre esta sessão AQUI).

À professora Maria João Sousa, que, a dar corpo à 8ª sessão temática, promoveu um apertinente reflexão sobre as questões do Bullying e Educação para a Paz.  

À professora Lúcia Barros, coordenadora da Biblioteca Escolar, que na 9ª sessão, deixou às famílias um conjunto de ideias para aumentar o leque de práticas de literacia familiar.

Literacia Familiar
Ao professor Rui Carvalho, que integrou na Feira da Educação, Ciência e Tecnologia, sob a forma de Aula Aberta, uma interessante reflexão sobre o Lugar da Tecnologia na Família (10ª sessão temática).

Ao professor Agostinho Sousa, que presenteou o grupo com uma agradável aula de montanha, a dar corpo à 11ª sessão temática: Mente sã em corpo são – a atividade física em família. (Pormenores desta sessão: AQUI)

À Doutora Margarida Alves, acérrima lutadora pelas questões ambientais, que trouxe para o espaço da Escola de Pais um conjunto factos inquietantes e um conjunto de ideias práticas, ao alcance de qualquer um, por um Planeta também para os nossos Filhos, pois cuidar é tarefa de todos (12ª sessão temática).

Truques simples para salvar o Planeta
(sessão 12)

Ao Engº Gonçalo Rodrigues, que na 13ª sessão apresentou às famílias uma visão panorâmica das ofertas da Quinta de Pentieiros no âmbito dos programas de férias, tendo promovido um interessante diálogo sobre as necessidades e as potencialidades do concelho no que ao assunto diz respeito.

À professora Flor Gomes e ao Fernando Cunha, que encerraram com chave de ouro a 1ª edição da Escola de Pais, com a sessão A Arte em Família para umas férias em modo SLOW (14ª sessão).

A Escola de Pais encerrou com a construção partilhada
 deste belo sol, com recurso ao Origami: obrigada Fernando!



E, retomando o modo como começamos – AQUI, encerramos, repetindo e reforçando a mensagem.

“Não peçam aos vossos filhos
para lutarem por vidas extraordinárias.
Essa luta pode parecer admirável
mas é o caminho para a tolice.
Ensinem-nos a procurar o maravilhoso
e o extraordinário na vida quotidiana.
Mostrem-lhes o prazer de provar
tomate, maçãs e peras.
Ensinem-nos a chorar
quando os animais e as pessoas morrem.
Revelem-lhes o infinito prazer
De simplesmente dar as mãos.
E permitam que o ordinário ganhe vida nas mãos deles.
O extraordinário encontrará o seu próprio caminho.”

William Martin, “The Parent´s Tao Te Ching: Ancient Advice for Modern Parents”

A todos, 
MUITO OBRIGADA!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Homenagear a Infância com Luísa Ducla Soares e Daniel Completo

Representações da Liberdade no Clube Leituras ao Desafio

Percursos de Leitura: curso de formação para docentes (15h)