Delegação colombiana de visita às nossas Bibliotecas

No âmbito do projeto internacional Leitura e Biblioteca Escolar, a biblioteca da EB de Ponte de Lima recebeu, no dia 21 de outubro, a visita de uma delegação colombiana, com o objetivo de conhecer as nossas práticas de dinamização de leitura orientada junto dos alunos do 1º CEB.

Momento da reunião de trabalho em torno do método de leitura orientada utilizado:
O Programa de Leitura fundamentado na Literatura

Esta visita coincidiu com o auge da preparação da vinda da escritora Isabel Zambujal às bibliotecas escolares do 1º CEB (que acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de outubro), cuja obra nos encontramos a trabalhar.

A equipa teve, assim, oportunidade de assistir e participar na atividade de pré-leitura da obra Histórias Escritas na Cara. Cada Avó é um Livro de Contos, com uma turma de 4º ano.

Momento da atividade de pré-leitura:
 ativação de saberes enciclopédicos e partilha de experiências.

Depois de recolhidos e distribuídos os "ingredientes", cada grupo confecionou uma pequena história que foi, depois, devidamente acondicionada num frasco. Partilhadas as 7 histórias, a turma estava pronta para conhecer a obra de Isabel Zambujal que encerra, também, 7 histórias (escritas na cara da avó de Clara).




Tratou-se de um dia intenso, mas muito rico, pautado pela partilha de experiências entre a Rede Nacional de Bibliotecas Escolares e as Bibliotecas, Escolas, e outros parceiros da Colômbia, que nos trouxeram práticas verdadeiramente inspiradoras. Obrigada!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Homenagear a Infância com Luísa Ducla Soares e Daniel Completo

Representações da Liberdade no Clube Leituras ao Desafio

Percursos de Leitura: curso de formação para docentes (15h)