Biblioteca à la Carte: temas difíceis da LIJ

Colocar-se no lugar do Outro é um exercício obrigatório depois deste banho literário.

Temas difíceis na literatura infantojuvenil é um dos “banhos literários” mais solicitados pelos professores no âmbito das ofertas do programa Biblioteca à la Carte.

Momento do "banho literário"
em torno de Rosa Branca de Roberto Innocenti

A atual produção literária para a infância e juventude é, com efeito, pródiga em obras que abordam temas considerados fraturantes, como a morte, o sofrimento, o bullying, a guerra, e as questões que daí advêm.


A par do holocausto, tema que não se deixa silenciar na LIJ, como provam publicações recentes, as migrações e a questão dos refugiados vêm, de igual modo, granjeando território.


É a partir de um conjunto de obras em torno deste tema que se desenvolve um dos “banhos literários” na BE António Feijó.


Momento do"Banho Literário"
em torno da obra Fumo, de Anton Fortes

Começamos com um exercício de questionamento (em jeito de atividade de pré-leitura):

Devo ajudar alguém em apuros, ainda que esse gesto represente um perigo para mim? 

Depois da partilha de argumentos que defendem as diferentes posições, apresentamos as obras que previamente selecionamos sobre o assunto. 
Começamos por Rosa Branca, de Roberto Innocenti, que permitirá, de imediato, aos alunos, confrontar o seu questionamento com a experiência da protagonista. 
Seguem-se Fumo, de Anton Fortes, O Diário Gráfico de Anne Frank, e, porque também há finais felizes, no meio de grandes dramas, terminamos a rota do holocausto com A História de ÉriKa, de Roberto Innocenti. 
No sentido de fazer a ponte para as guerras de hoje, seguem-se A Viagem, de Francesca Sanna, Uma longa Viagem, de Daniel Chambers, e, finalmente, Guerra da dupla José Jorge Letria e André Letria.


Momento do "Banho Literário" em torno de
A Viagem, de Francesca Sanna.

Aos alunos é dada oportunidade de partilhar as suas perceções sobre este tema. Grande parte dos alunos conhece outros registos (livros e filmes), sobretudo em relação ao holocausto. Já sobre as migrações e a questão dos refugiados, o conhecimento do tema é menor.
Em jeito de conclusão, são distribuídas as obras pelos alunos (em pequenos grupos), a quem solicitamos o registo de excertos poderosos.


Momento do "Banho Literário" em torno de
A História de Érika, de Roberto Innocenti.

Terminamos com a partilha dos excertos e o convite à leitura. O momento da partilha dos excertos poderosos é particularmente rico: é a revelação da forma como cada obra ecoa dentro de cada aluno. As escolhas são tão distintas: enquanto alguns alunos selecionam excertos de cunho mais positivo, dos quais transparece a esperança; outros há, cuja mensagem que retêm é o sofrimento presente em tão duras realidades.




No âmbito do tema aglutinador de projetos – Casas do Mundo – o conceito de CASA e de LAR, em contexto de guerra e/ou de migrações forçadas, assume contornos bem distintos dos usuais no nosso dia-a-dia, e nas nossas zonas de conforto.

Colocar-se no lugar do Outro é um exercício obrigatório depois deste banho literário.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Homenagear a Infância com Luísa Ducla Soares e Daniel Completo

Representações da Liberdade no Clube Leituras ao Desafio

Percursos de Leitura: curso de formação para docentes (15h)