Histórias que se ligam pelo coração - a obra de Marco Taylor


A obra de Marco Taylor, autor que nos visitará em breve, apresenta particularidades muito interessantes, distanciando-se, quer em termos de tema, quer de discurso, das tendências literárias mais conhecidas (ou tendência de mercado).
Questões como o Amor, o Nascimento e a Morte, o Silêncio, a Solidão, o Sonho, o Tempo, a Infância e a Velhice, os Ritmos da Vida e da Natureza… estão presentes no conjunto da obra de Marco Taylor. O protagonismo dado às pessoas, aliado a uma forte componente sensorial, e polvilhado por uma metafísica emergente, são aspetos que concorrem para uma imediata adesão aos livros do autor.


O conjunto da obra de Marco Taylor

Por outro lado, a obra de Marco Taylor oferece-nos um breve circuito pelo universo do livro objeto. Enquanto nos perdemos na tridimensionalidade da floresta do pop-up O Homem coração de choupo, somos puxados pelas sombras chinesas das personagens que povoam A Árvore que paria meninos, para, logo de seguida, mergulharmos no mundo de A Muda dos Gatos, com uns óculos especiais, que nos conduzirão, por sua vez, às recordações do Rapaz que conheceu o Homem que carregava pedras, e ao seu “piloto”, O Homem que carregava pedras. A rota completa-se com três inusitadas figuras, Rosinda, Timóteo e Abílio, uma trilogia sem palavras que é também um convite para uma intensa viagem ao interior de cada um de nós.


Aspetos do interior dos livros-objeto

É, assim, entre meninos que jogam à bola, médicos que arriscam transplantes estranhos, árvores-mãe e árvores-pai, videntes, jovens sonhadores… que acontecem estas histórias que se ligam pelo coração.


Livros sem palavras: Timóteo, Rosinda e Abílio.

No ano em que Casas do Mundo constitui o nosso farol temático, a obra de Marco Taylor apresenta-se como uma oportunidade para refletir e aguçar o olhar sobre as diferentes “casas” que habitamos e sobre as “casas” que habitam em nós.

Para além das visitas às escolas de Gandra, Ribeira, Feitosa e JI de Ponte de Lima, que terão lugar nos dias 27 e 28 de janeiro, a obra do autor pode ser conhecida no nosso novo espaço: o Gabinete de Aconselhamento de Leituras.


Trilogia Livros sem Palavras (aspetos da contracapa / sinopses)
Até já!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Homenagear a Infância com Luísa Ducla Soares e Daniel Completo

Representações da Liberdade no Clube Leituras ao Desafio

Percursos de Leitura: curso de formação para docentes (15h)