Onde moram as histórias?

As histórias moram nas casas das famílias António Feijó. E moram em todas as Casas do Mundo.
Este é o projeto de leitura em articulação com a família que dá continuidade a Almofadas de Histórias, e a toda uma série de projetos que, anualmente, vêm operacionalizando esta vertente da leitura.

Leitura de A Viagem de Francesca Sanna


Integrado no tema aglutinador de projetos do presente ano letivo, Casas do Mundo, o projeto “Onde moram as histórias?” reúne um conjunto de obras, cuja temática de base é a Casa, nas suas múltiplas representações: Casa Abrigo, Casa Habitat, Casa Lar, Casa Família, Casa Planeta...


Algumas das obras que sustentam o projeto


Esta dinâmica, iniciada há já doze anos, no ano europeu do diálogo intercultural, que, então, se materializou num belíssimo conjunto de Mantas Interculturais (que embelezam hoje os espaços dos diferentes centros educativos do agrupamento), tem como objetivo principal implementar e/ou reforçar práticas de leitura em ambiente familiar.

Leitura de O meu vizinho é um cão
de Isabel Minhós Martins e Madalena Matoso (1)

Leitura de O meu vizinho é um cão 
de Isabel Minhós Martins e Madalena Matoso (2)
Com base na obra e na experiência de leitura partilhada, as famílias são convidadas a personalizar uma caixa, representando uma casa ou uma divisão da casa. Nas imagens acima podemos ver dois trabalhos que tiveram na sua origem a obra do Planeta Tangerina, O meu vizinho é um cão, e na imagem abaixo é possível ver duas leituras completamente distintas da dupla Davide Cali e Catarina Sobral.

Leitura de A Casa que voou de Davide Cali e Catarina Sobral (1)

Leitura de A Casa que voou de Davide Cali e Catarina Sobral (2)
Nos átrios e nas bibliotecas das nossas escolas, resultado das leituras que os pais do JI e do 1º CEB vêm fazendo com os seus filhos, estão casas tão diferentes quanto as possibilidades oferecidas pela experiência de leitura literária.

Leitura de Uma última Carta de Antonis Papatheodoulou

Procuramos incluir obras do panorama nacional e internacional, que, através das diferentes representação da Casa tocam temáticas que vão desde os afetos, passando pelas relações familiares e de vizinhança, pela vida em comunidade, até temas fraturantes como a guerra e a questão dos refugiados (de que é exemplo o trabalho representado na 1ª imagem).


Leitura de A Rainha do Norte de Joana Estrela
 A inclusão de obras de autores que já visitaram as nossas escolas foi outro dos critérios de seleção deste corpus, de que são exemplo as leituras que a seguir se apresentam.
Leitura de O som das lengalengas de
Luísa Ducla Soares, João Vaz de Carvalho e Daniel Completo

Leitura de A Casa da Janela Azul de António Mota e Sebastião Peixoto
Entrar nas nossas escolas e nas nossas bibliotecas faz-nos, efetivamente, e cada vez mais, sentir em casa! Vamos, pois, continuar a dar abrigo às histórias!




O saco das "histórias com casa" 
na turma do 2º ano da EB de Trovela.

Bom ano e boas leituras!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Homenagear a Infância com Luísa Ducla Soares e Daniel Completo

Percursos de Leitura: curso de formação para docentes (15h)

Representações da Liberdade no Clube Leituras ao Desafio