Mostrar mensagens com a etiqueta 2º CEB. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta 2º CEB. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Livros e Limonada para uma tarde bem passada

E as tardes de segunda feira do mês de outubro foram assim:

Frescas, doces, bem humoradas e, é claro, na companhia das palavras!

Momento de degustação e partilha literária numa turma de 8º ano.

Porque o ameno das tardes de outubro ainda pedia os sabores de verão, juntamos a frescura da limonada ao sabor das palavras. O resultado? Uma explosão de sentidos!!
Autores de todos os tempos, visitados sob a forma de prosa, poesia, nonsense... cada aluno encontrou na palavra certa um sabor muito próprio. 






Momento de degustação e partilha literária numa turma de 8º ano.
Sim, porque as palavras que moram nos livros literários carregam as mesmas questões e inquietações que cada um de nós...





terça-feira, 2 de outubro de 2018

MIBE: Eu amo Biblioteca Escolar - Passatempo RBE

Este ano, o slogan que acompanha as comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares é este...



Associamo-nos ao desafio da RBE e convidamos os nossos alunos a participar também.
Aqui fica o regulamento:

sábado, 24 de março de 2018

Voluntários da Leitura (1): "em modo Alta Definição"

As nossas voluntárias da leitura não param de nos surpreender...
Depois das reflexões e das gargalhadas proporcionadas pela leitura de O rapaz dos sapatos prateados, de Álvaro Magalhães, e já com o título que se seguirá na mira, A Mata dos Medos, a Soraia entrevistou a Diana em modo "alta definição" (ao jeito de Daniel Oliveira).
Vale a pena conhecer o recheio...




"Grande Entrevista à Diana

Eu e a Diana já nos conhecemos há uns meses, mas agora dou-vos a conhecer mais um bocadinho sobre esta menina maravilhosa!
S: Olá Diana, que idade tens?
D: Olá Soraia, já sabes que tenho 11 anos.
S: E andas no 6º ano, não é verdade?
D: Sim, no 6ºG da E.B 2,3 de António Feijó
S: Já me disseste que nasceste em França e que voltaste o ano passado para Portugal, quais são as maiores diferenças que para ti existem entre a escola em França e em Portugal?
D: Primeiro a escola aqui é maior, a minha escola em França era do tamanho do Ginásio desta. E também havia muito menos alunos. Também as aulas eram mais fáceis porque estava habituada a ter as aulas em francês.
S: Tinhas aulas de Português em França?
D: Durante 1 ano tive aulas de Português ao sábado, mas era tudo muito simples e eu não aprendi muito.
S: Como está a ser a adaptação à língua portuguesa?
D: Na minha opinião, estou a conseguir adaptar-me bem. Os professores ajudam-me bastante durante as aulas.
S: E sobre o trabalho que tens feito comigo, o que é que mais tens gostado?
D: Gosto de tudo o que lemos.
S: Fala-me um bocadinho sobre o que estás a achar da leitura do livro “O rapaz dos sapatos prateados?”
D: Gosto muito. Gosto muito da maneira de pensar do Hugo e de como ele me faz rir, como aquela história em que ele imagina que um hipopótamo se está a sentar em cima dele, mas afinal é o pai, ri-me muito.
S: Conheces colegas teus que também poderiam beneficiar de alguém que lesse com eles?
D: Sim… Acho que alguns dos meus colegas deviam ir mais à biblioteca e ler mais em casa.
S: O que é que gostavas de fazer de diferente nas nossas sessões?
D: Vou pensar e depois digo-te!
S: O que é que mais gostas de fazer quando não estás na escola?
D: Gosto de ler, de desenhar e ouvir música, como o Johnny Hallyday, ele é muito conhecido em França, mas eu só conheço uma música dele, ele é uma legenda! (S: Ri-me muito mas já lhe expliquei que se diz lenda).
S: Quais são os teus maiores sonhos?
Gostava de voltar a ver os meus pais… depois um dia quero ser uma arquiteta de interiores. E quero conhecer um cantor coreano de que gosto (S: que não é o Psy), chama-se Min Youngy (S: seja lá ele quem for).
S: Pronto acabou a entrevista, conta-me lá o que é que o Hugo andou a fazer (…)
Soraia Malheiro (5/02/2018)" 

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Voluntários aLER+

Tendo em conta o crescente número de alunos de Português Língua Não Materna que chega ao Agrupamento de Escolas António Feijó, ao longo destes 2 últimos anos, temos direcionado o projeto Voluntários da Leitura para as crianças que precisam de LER+ em Português.
Pela Escola Básica António Feijó, a Soraia Malheiro tem vindo a fazer um interessante trabalho junto da Diana, do 6º G, através de uma empolgante aventura que junta os Diários da nossa Biblioteca com os Diários da Diana e da Soraia.



Com autorização da Voluntária, deixamos aqui alguns dos segredos que esta aventura vem proporcionando... Até podemos seguir o desafio do "Hugo".

Diário da voluntária, páginas 1 e 2
Sou voluntária, mas não sou uma voluntária qualquer, sou uma voluntária da leitura! E isto faz toda a diferença, porque como devem imaginar não trabalho sozinha, trabalho com os livros, esses amigos que me acompanham desde que me lembro.
O significado de voluntário é, muito resumidamente, “alguém que trabalha de graça”, o que em termos práticos não está errado, mas em termos não práticos está muito longe da minha definição de voluntário. Eu trabalho, mas não é de graça, mesmo que eu não quisesse receber nada pelo meu trabalho, seria impossível. Já vos falei da Diana? Ainda não? Bem, a Diana e os livros pagam-me e enchem a minha vida de uma maneira que não tem preço!
            A Diana tem 10 anos e é uma menina com 3 “e’s”, é espetacular, especial e esperta! Isto de colecionarmos adjetivos que se iniciam pela mesma letra é ideia de um amigo meu e da Diana, um amigo que vive dentro do livro “O rapaz dos sapatos prateados” de Álvaro de Magalhães e que se chama Hugo. O Hugo tem estado connosco nesta descoberta do mundo infinito dos livros, onde tudo o que sonhamos e desejamos existe, onde não há limites, onde viajamos para sítios com unicórnios – A Diana e o Hugo gostam de unicórnios – e onde aprendemos a imaginar o inimaginável!


Soraia Pereira Malheiro

segunda-feira, 5 de junho de 2017

No dia do Patrono o Clube de Leitura teve uma visita especial: encerramento memorável!

Tendo a última sessão do Clube de Leitura coincidido com as comemorações do dia do nosso Patrono, António Feijó, aproveitamos a presença do Sr. Amândio Sousa Vieira, que nesse dia visitou a nossa escola e presenteou a nossa biblioteca com o seu mais recente trabalho: 
P'ra que viva Ponte de Lima. Terra de Tradições

para conhecer um pouco mais sobre as histórias da História. 
Parece que aquela que mais encantou o nosso público foi a dos "Carecas de Faldejães". 


O Sr. Amândio Vieira encanta o Clube de Leitura com histórias fabulosas da nossa vila,
 inspiradas na vida de António Feijó

A exposição Retratos de Feijó,
composta por trabalhos realizados pelos alunos da professora Flor,
 convidava os leitores a subir mais uns degraus...
até à Biblioteca!

Os alunos aproveitaram ainda para colocar questões ao nosso ilustre convidado, quer sobre a sua vida, quer sobre as razões do seu interesse pela recolha das tradições de Ponte de Lima.
O entusiasmo com que o Sr. Amândio falou não deixou os leitores indiferentes.
Além de uma vontade enorme de percorrer as páginas do magnífico 
"Álbum Fotográfico com Legendas", como o próprio apelidou a sua mais recente obra, os nossos leitores não resistiram a mergulhar na poesia de António Feijó. 
E foi com o poema "Nostálgica" (cujo excerto também integra a obra apresentada) que encerramos o Clube de Leitura 2016/2017

Percorremos um longo caminho, recheado de histórias e de História, e... como o bom filho, à CASA tornamos!

... Até para o ano!


segunda-feira, 29 de maio de 2017

Na pastelaria, na eira ou à sombra da Romãzeira: pelo Clube de Leitura

As leituras deste trimestre têm levado os nossos pequenos leitores a descobrir espaços alternativos para ler:



Segredos que são revelados na Pastelaria (onde até os clientes ficaram com vontade de saber para onde terá sido levado enigmático Jardim da Casa Grande de Barras Amarelas...), ou que nos transportam para a Eira do Meu Avô Rei de Coisa Pouca.

Na Pastelaria Momentos Únicos, vivemos o desfecho da narrativa
Segredos do Jardim da Casa Grande de Barras Amarelas

Tal como prometido foi em torno da obra de Raquel Ramos e de João Manuel Ribeiro que se foi fazendo o nosso caminho de leituras ao longo do 3º trimestre.

Uma viagem com sabor a chocolate, a romã, e a deixar água na boca...

O que estará reservado para o encerramento?

sábado, 29 de abril de 2017

Em abril, livros mil (2): Liberdade e.. Logo se vê

Ainda no rescaldo do lançamento do PNL 2027, e já em vésperas do dia da Liberdade, os nossos finalistas do CCL 2º CEB, deixaram que a sugestividade do título tomasse conta da sua vontade, e o livro escolhido para premiar a chegada à fase final do concurso foi este: LOGO SE VÊ.

Pormenor da entrega dos certificados e prémios aos nossos finalistas do 2º CEB

Os sorrisos contagiantes deste quarteto não deixam margem para dúvidas de que 
                                                           LER É UMA FESTA

À equipa de docentes do 2º ciclo de Português que coordenou os trabalhos desta fase, e é por isso, responsável por estes enormes sorrisos, a BE deixa o seu
                                                                  MUITO OBRIGADA!

quinta-feira, 13 de abril de 2017

Ecos da Semana da Leitura (6): Clube de Leitura às voltas com os escritores

Depois de explorada a sabedoria popular dos Provérbios de Pernas para o Ar de João Manuel Ribeiro, que proporcionou momentos bem interessantes cá pelo Clube, incluindo desafios colocados aos próprios professores, a exposição de páginas de diário inspiradas no Diário de Ana Joana, de Raquel Ramos, deu o mote para partir à descoberta da obra da autora.
Efetivamente, as "expressões que nunca compreendi" não surpreenderam os membros do Clube de Leitura (claro: eles já tinham andado às voltas com os provérbios), mas deram-lhes vontade de entrar no espírito da Ana Joana. E assim foi...



Depois da sessão do "desvendar dos segredos" de cada um (a quem nem a professora escapou), estava criado o clima para iniciar a "corrida aos Segredos": os Segredos do Jardim da Casa Grande de Barras Amarelas.
E foi em "modo segredo", depois de entrarmos de mansinho no jardim, que nos despedimos do 2º trimestre, não sem antes elaborarmos o plano de leituras que nos aguarda à chegada:
1º Saber quem é a D.Constança, que tem a mania da Mudança, e assim desvendar todos os SEGREDOS daquele Jardim;
2º Conhecer um avô que também é rei (Rei de coisa pouca), mas que João Manuel Ribeiro revelou ser a "sua obra". E já que estamos em "modo segredo", vamos explorar esses caminhos de leitura secretos...

Boa Páscoa e Boas Leituras! 

segunda-feira, 20 de março de 2017

CCL 2ª fase - obras 2º ciclo

A fase concelhia deste concurso, para os alunos do 2º CEB, realizar-se-á na Biblioteca Municipal no dia 30 de março pelas 10:30, e integra o Programa da Semana da leitura.
As obras para esta fase e para este público são as seguintes:


Os títulos encontram-se disponíveis para empréstimo na Biblioteca da EB23 António Feijó.

domingo, 19 de março de 2017

Concurso Concelhio de Leitura 1ª fase: vencedores 2º CEB

Concluída a fase escola do CCL - 2º ciclo, que registou a participação de 76 alunos do 5º e 6º ano, já são conhecidos os alunos apurados para a fase concelhia.


 

Ao grupo de professores de português do 2º CEB que tornou possível a realização da atividade, o nosso MUITO OBRIGADA!
Aos alunos participantes, os nossos PARABÉNS!

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Aladino e a Lâmpada Mágica: resultados do Passatempo


Pelo Clube de Leitura, chegamos ao Carnaval com um Baú carregado de desejos. A afluência à Lâmpada foi grande, e o júri, composto pelos elementos do Clube de Leitura, não teve tarefa fácil.  

Os elementos do júri analisam os desejos à luz do critério "originalidade"

Chegaram ao Génio pedidos muito diversificados, e muito nos orgulhamos que os nossos alunos tenham manifestado, neste passatempo, a nobreza e a grandeza dos seus corações: a PAZ, a JUSTIÇA, o AMOR, a IGUALDADE, e a AMIZADE fizeram, efetivamente, parte da grande maioria dos desejos!


Mas só estava prevista a atribuição de três prémios, e foi preciso fazer escolhas..., deixando para trás muitos desejos que também nós queremos ver concretizados.



O Júri decidiu, então, premiar, pela sua originalidade, os seguintes DESEJOS:

"Se eu fosse o Aladino, desejava que o SORRISO fosse a coisa que aquece o mundo."
"Se eu fosse o Aladino, desejava que mais nenhum animal fosse extinto (...)!"
"Desejava poder voar quando quisesse para poder visitar vários países e aprender várias línguas".

De acordo com o nosso júri, estes desejos versam sobre diferentes áreas da vida, implicando questões ligada à importância dos afetos, à proteção e preservação do planeta e à cultura. E como pelo Clube de Leitura se privilegiam estas questões, o júri parece ter decidido MUITO BEM!

O Júri decide premiar mais alguém...
Mas o trabalho não parecia concluído... é que havia desejos que ficavam a atuar nas nossas mentes, que transpiravam poesia, e que também mereciam ser conhecidos. E foi assim que o Clube decidiu eleger mais três desejos: os mais poéticos.
Aqui estão eles:
"Eu desejo que todas as pessoas se possam sentir especiais e amadas e que saibam que são importantes para alguém. Que sejam recompensadas pelos seus atos e possam felizes."
"Se eu fosse o Aladino, o meu desejo era que a felicidade no mundo não faltasse, mas sobrasse."

"Se eu fosse o Aladino, gostaria de ter asas para poder chegar ao céu e passear com os passarinhos."

Parabéns a todos os participantes! Os vencedores receberão os seus prémios à chegada das mini férias.

E assim concluímos mais um ciclo de viagens literárias. 
Em março, esperam-nos novidades... 
Prontos para seguir caminho?

domingo, 19 de fevereiro de 2017

Concurso Concelhio de leitura 2º Ciclo - 1ª fase: Inscrições e obras

Encontram-se abertas as inscrições para a participação no Concurso Concelhio de Leitura, 2º Ciclo: fase escola.
Esta iniciativa decorre de uma parceria entre a Biblioteca Municipal e as Bibliotecas Escolares, sendo operacionalizada pelo grupo de professores de português do 2º CEB. Destina-se a todos os alunos do 5º e 6º ano.

No presente ano letivo, e seguindo o trilho da viagem pelos clássicos, as obras escolhidas foram Ali Babá e os Quarenta Ladrões (tradução de António Pescada) e o poema "Alvoroço" de Maria Alberta Meneres.


A obra consta das metas curriculares de Português do 6º ano
 e encontra-se disponível na biblioteca da EB23 A. Feijó
.

O poema "Alvoroço" encontra-se na coletânea No Coração do Trevo.


As inscrições decorrem até ao dia 22 de fevereiro e deverão ser feitas junto dos professores de Português.
A prova da fase escola terá lugar no dia 9 de março, pelas 11 horas, na cantina da EB23 António Feijó.

Participa!!

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Ali Babá: Xerazade vs AtrapalhArte visto pelo Clube de Leitura

Foi com o espetáculo Ali Babá e os 40 Ladrões, encenado pelo grupo AtrapalhArte, que encerramos as nossas incursões pelo universo do Teatro.

Final do espetáculo com os alunos do 5º ano

Janeiro e Fevereiro foram meses ricos em interação de linguagens artísticas. 
Da Literatura para o Teatro, pudemos conviver com As Aventuras de Pinóquio, O Auto da Barca do Inferno, Ulisses, Os Bichos e Ali Babá e os 40 Ladrões. Foram semanas preenchidas a viajar pelos clássicos. 
Um complemento ao apoio às Metas Curriculares de Português.


O elenco "AtrapalhArte 2"
Pelo Clube de Leitura, foi muito interessante o trabalho de crítica levado a cabo pelos alunos, que, conhecedores de mais do que uma versão do conto "Ali Babá", estiveram atentos ao mais ínfimo pormenor, curiosos como estavam em relação à encenação, sobretudo no que dizia respeito aos "episódios mais violentos".

Uma análise "à lupa", onde todos os pormenores contam.

A encenação foi, na opinião dos elementos do Clube de Leitura, muito bem conseguida, sobretudo graças ao Humor que conferiu alguma leveza  ao conto, contribuindo, simultaneamente para o tornar atual, pois segundo estes alunos, as mensagens que aqui se encerram são intemporais!  

As diferenças, resultantes desta adaptação, mais apreciadas foram:
- o ar divertido, e não assustador, dos ladrões;
- as personagens, ora selecionadas, ora acrescentadas (sapateiro vs boticário; vizinhas);
- a inclusão de "novas cenas" como as recordações de infância dos dois irmãos;
- a introdução de elementos usados pelos adolescentes de hoje, sobretudo em relação às novas tecnologias, como o instagram, as selfies, os post-its...;
- a interação com o público;

Estratégias bem conseguidas para tornar um Clássico Atual.

Obrigada, AtrapalhArte!
Até para o ano...



sábado, 4 de fevereiro de 2017

Os AtrapalhArte estão (quase) de volta...

Depois do sucesso que as Aventuras de Pinóquio conheceram junto do público mais novo, o grupo prepara-se para regressar a Terras de António Feijó, desta vez, à boleia de um tapete voador, para, do longínquo reino das Mil e uma Noites, trazer à cena "Alibabá e os Quarenta Ladrões".

É já na próxima semana!

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Roteiro de Leituras de Novembro. Quarta Paragem - Enid Blyton

«Quem foi afinal esta mulher, que marcou gerações no mundo inteiro, que ainda hoje, na era da tecnologia mais avançada, consegue cativar os pequenos leitores e que afirmava que “se não precisasse de dormir e comer, seria perfeitamente capaz de escrever um livro inteiro de uma assentada sem nunca parar?”»
Vieira, Alice (2013: 11)


Embalado por esta questão, e auxiliado por Alice Vieira, o Clube de Leitura partiu à descoberta de Enid Blyton e levou para partilhar com os seus colegas de turma, não apenas as mais emblemáticas obras da autora, como Os Cinco, As Gémeas ou O Colégio da Quatro Torres, mas também muitas curiosidades sobre esta "máquina de produzir aventuras", e ainda uma missão: recolher junto dos adultos, ao jeito de Alice Vieira, testemunhos sobre o papel que Enid Blyton teve na vida e no percurso leitor de cada um.




Enquanto aguardamos os testemunhos, partilhamos algumas curiosidades:

Sabias que...
- As traduções dos livros de Enid Blyton para português alteraram alguns elementos, como títulos, nomes de personagens, alimentos e até “pequenos episódios?
- A autora escrevia a pedido dos seus leitores?
- Enid Blyton respondia, pessoalmente, a todas as cartas que recebia, dos seus leitores?
Enid Blyton não gostava de viajar. No entanto, nas raras viagens que fez passou por Lisboa e pela Ilha da Madeira? (O Livro Aventura no Barco parece fazer referência a essa viagem).
- (...)
Se quiseres descobrir mais, passa pela tua biblioteca e 
visita a exposição:
Pormenor da exposição:
algumas das obras mais emblemáticas da autora.

Pormenor da Exposição: Quem foi Enid Blyton?
Vida, Obra, Máximas e Curiosidades.

Se quiseres saber ainda mais, podes ler a obra de Alice Vieira O Mundo de Enid Blyton, também disponível na biblioteca, pois como refere esta autora,
 “Porque, quer se queira quer não, Enid Blyton é um clássico.”


Não poderíamos deixar esta paragem sem um caminho alternativo de leitura: o filme original do primeiro volume da coleção mais famosa da autora: Os Cinco na Ilha do Tesouro, filmado em 1957, em Dorset, Inglaterra.



Boas leituras e até à próxima paragem!

sábado, 29 de outubro de 2016

Clube de Leitura: Outubro

"Em Outubro pega tudo!"
E o Clube de Leitura não foi exceção.
No presente ano letivo, as nossas leituras andam à volta dos temas:


Viagem ao passado: ressuscitar tesouros, redescobrir caminhos. 
e
Literatura de Viagens

que emergem do tema aglutinador de projetos do agrupamento: Rotas, Monumentos e Caminhos com História(s).


A primeira viagem foi ao "reino da escrita" do autor convidado para a comemoração do mês internacional das Bibliotecas Escolares.

E foi assim que começamos: na onda da preparação da vinda de António Mota, visitamos o seu primeiro livro, A Aldeia das Flores (1979), descobrimos os caminhos percorridos por algumas obras, através da análise das suas capas (AQUI), enquanto fomos percorrendo carruagens do Dicionário das Palavras Sonhadoras (2015). Terminamos esta viagem, mergulhando na "horta do  tio Manuel Liró", que serviu de "pretexto" para descobrir um dos tesouros da ilustração: a primeira edição de O Grilo Verde (1984) é ilustrada pela conceituadíssima Manuela Bacelar. 

Alguns dos tesouros ressuscitados e dos caminhos (re)descobertos ao longo do mês de outubro.



Aproveitamos as "asas de fogo" que cresceram ao "Grilo Verde" para levantar voo. Onde iremos aterrar no mês de novembro?

Boas Leituras!

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Preparando a Vinda de António Mota (4): Entre Capas, Contracapas e Sinopses

Uma das atividades que mais agradou aos nossos alunos mais crescidos foi a análise / comparação de capas de diferentes edições da mesma obra. 
A observação atenta destes elementos paratextuais, que por vezes nos passam ao lado, proporcionou um trabalho de inferência bem interessante... 


"os ilustradores não interpretaram todos da mesma forma..."

"o que parece importante numa edição, muda na outra..."
 Cortei as Tranças
"Tudo decorria com normalidade na vida da protagonista desta história. Não era muito boa aluna, chegava muitas vezes atrasada à primeira aula apesar de morar em frente à escola e normalmente via-se envolvida em confusões pelas quais não era responsável. Mas até se considerava uma felizarda. Até ao dia em que tudo muda: perde a mãe, corta as tranças, arranja um emprego, tem de ficar e parecer mais adulta, mais responsável.
E os seus sonhos, como ficam? " 
Os Sonhadores
"A vida muda mas os amigos permanecem. Os sonhos também, ainda que possam ter a forma de um monte de papéis e ficar guardados durante anos no fundo de um guarda-fatos. E quando se vislumbrava a concretização do sonho, o inesperado acontece, fazendo desaparecer o embrulho que guardava o sonho e estava prestes a chegar ao destinatário."

 Pardinhas
"Um desejo do avô João, porventura o último, arrasta a filha, o genro, o neto e a neta, no velho Fiat, até Pardinhas, uma terra que apenas se encontra na memória do velho, pois nem no mapa aparece.  Essa memória traz memórias e, junto à casa de pedra outrora morada da família, o avô partilha com os netos recordações da sua infância, desde a fartura da matança do porco à fome do pão seco, passando pela novidade da entrada na escola que acaba em desistência para auxílio à família, pelos sonhos de um pai que se esfumam na emigração para o Brasil e pelo adeus às agruras de Pardinhas em direção ao Porto, em busca de ganhar a vida. Uma lição sobre a crença no trabalho, sobre a importância do tempo e sobre o apego às raízes."

 Os Heróis do 6º F
"Manuela é aluna do 6.ºF e a responsável pelo relato dos episódios mais caricatos protagonizados quer por ela quer por outros elementos da sua turma, entre eles o Miguel, o Chancas e a Helena. Para além disso, Manuela não deixa de lado as histórias da sua família, dando especial destaque à morte prematura do pai, o acontecimento que determinou a forma como ela e a mãe vivem. Mas tudo muda, e a vida da Manuela e da mãe muda muito!"
Pedro Alecrim

"Pedro Alecrim é um jovem que, como tantos outros da sua aldeia, passa os dias entre a escola, os amigos e o trabalho na lavoura para ajudar a família. Não se queixa da vida que leva e descreve-a com ternura e com verdade. Mas tudo muda um dia e o Pedro Alecrim passa de jovem a homem."


Num aspeto, os alunos do 2º ciclo do Clube de Leitura foram unânimes: 
as capas das edições mais recentes são mais apelativas, o que não significa, contudo, que sejam mais ricas... 

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Charlie e a Fábrica de Chocolate

Vivemos hoje um dos momentos altos desta aventura literária. 
Cerca de 300 alunos puderam assistir à magnífica produção cinematográfica de Tim Burton baseada na obra de Roald Dahl, ilustrada pelo conceituadíssimo Quentin Blake: 
Charlie e a Fábrica de Chocolate
Foi um grande momento que gerará, certamente, interessantes conversas nas próximas sessões do Clube de Leitura e também a nível de sala de aula. É que desta vez as semelhanças entre obra literária e a produção cinematográfica  são menos evidentes do que no filme anterior.

Deixamos aqui um "cheirinho do filme".


E alguns momentos bem divertidos em torno desta leitura, 


que já abriu o apetite para outras do mesmo autor...


e até gerou momentos doces e leituras em espaços alternativos...



E porque se comemora este ano o centenário do nascimento do autor desta magnífica obra, a REVISTA BABAR entrevistou uma série de personalidades conhecidas que nos falam das obras preferidas de Roald Dahl e da importância que o autor teve nas suas vidas! Vale a pena espreitar. É só clicar no nome da revista.

Se quiseres conhecer outros momentos interessantes que acompanharam a leitura desta obra pelo Clube, é só espreitares a página de facebook da nossa Biblioteca: AQUI

domingo, 22 de maio de 2016

Polvilhar Contos com Chocolate - Escrever também dá Prémios

Polvilhar Contos com Chocolate, o passatempo que fez sobressair a veia literária dos nossos leitores.


Este foi o  passatempo que mais tinta fez correr este trimestre. Também o poderíamos apelidar de “revisitar contos populares” ou de “achocolatar a tradição”. O desafio consistia na reescrita de um conto da tradição popular, acrescentando-lhe chocolate e atualizando-o. O mote foi a obra A que sabe esta história? de Alice Vieira, e a iniciativa foi um verdadeiro sucesso. Os participantes rondaram a centena e a tarefa mais difícil foi a de escolher os melhores contos. 



Deixamos alguns dos momentos da entrega de prémios, que contou com a presença do diretor do agrupamento, e das docentes organizadoras


1º prémio
Os sete cabritinhos e o poder do chocolate

2º Prémio
Pedro, lobo e a árvore do chocolate

3º Prémio
A Princesa e a Ervilha de Chocolate

4º Prémio
A menina do Chocolate

5º Prémio
As Sementes de Cacau

6º Prémio
Os três Porquinhos

Parabéns a todos os participantes e a toda a equipa docente cujo envolvimento conduziu a tão elevada adesão e a tão nobres resultados.

Aproveitamos o momento para homenagear também as quatro finalistas do CCL



(A Bárbara já tinha saído... devia estar com pressa de começara ler!!)