Mostrar mensagens com a etiqueta 2016/2017. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta 2016/2017. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 26 de julho de 2017

OBRIGADA! E BOAS FÉRIAS...

A todos quantos contribuíram para fazer deste ano um dos mais memoráveis pelas Bibliotecas de António Feijó, a equipa docente deixa um reconhecido agradecimento.
E votos de Boas Férias!
Até breve!

terça-feira, 27 de junho de 2017

Voluntários aLER+ na EB1 de P.Lima: uma viagem marcada pela aventura

Entre voos, aterragens e algumas derrapagens, se passou o Voluntariado da Leitura na EB1 de Ponte de Lima:  Em VIAGEM!
Chegou ao fim com sabor a maçã... 
soube a pouco...
e, por isso, deixou água na boca...

Momento da última sessão Voluntários da Leitura na EB 1 de P. Lima,
depois de conhecidas
 as Aventuras da Maçã Vermelha


A Soraia Malheiro diz que "chegou tarde"... No entanto, o tempo é sempre relativo, para quem ama e para quem lê, e, sobretudo, para quem ACREDITA! E por cá, 
NÓS ACREDITAMOS!

Deixamos aqui o testemunho da Soraia, a quem muito agradecemos as maravilhosas viagens proporcionadas aos alunos do 3º ano que beneficiaram de tão generoso projeto. 

"Ser uma voluntária… da leitura!
Começou tarde, podia ter começado mais cedo, mas tudo tem um tempo, as palavras é que não, essas são intemporais… e viajantes, foram comigo a Londres onde tinham sotaque british, e voltavam comigo, a este cantinho português com sotaque limiano!
Quando cheguei, eles não imaginavam a quantidade de aventuras que se podem viver, por pegar, cheirar e ler um livro! Já cheiraram um livro? Não descobri melhor aroma até hoje, o cheiro dos livros é o que dá início à aventura!
Certa altura li uma notícia onde alguém disse que não é por acaso que a palavra “livre” e “livro” são tão parecidas e isto faz tanto sentido, porque a liberdade que os livros nos dão é infinita. Nunca sabemos onde vamos e quem vamos encontrar… Foi isto que esteve na base de todas as sessões, tanto fazíamos mantas de retalhos que contam histórias, como travávamos amizade com bandidos que afinal de bandidos nada tinham. Demos à volta ao globo em 80 minutos, e vimos como uma maçã pode "arruinar" uma cidade! Muito mais do que corrigir a maneira de ler ou ensinar a pronúncia correta das palavras, o importante é saborear as aventuras que estes nossos amigos livros nos trazem, o resto vem por acréscimo, e o que vem é uma imensidão de tudo!

Esta imensa paixão pela aventura dos livros pode começar em qualquer altura, qualquer idade, as palavras e as histórias, essas estão sempre lá, à espera. Esperemos que para eles a aventura tenha começado agora!"
Soraia Malheiro, 24 de junho 2017

Momento da sessão dedicada ao Alfabeto dos Países.

E porque promessas são para se cumprir... só nos resta esperar o regresso da Soraia no próximo ano letivo, PARA SEGUIRMOS VIAGEM!



MUITO OBRIGADA!
e ATÉ PARA O ANO!

sexta-feira, 23 de junho de 2017

Um ano em CARTAZ: Obrigada ao Professor Paulo Renato

 É tempo de balanços!

Cada final de ano letivo, apesar do cansaço que o caracteriza, encerra em si um misto de saudade e gratidão. E hoje queremos agradecer ao nosso colega, ao professor Paulo Renato de EV, que ao longo do ano foi fazendo a diferença em cada evento levado a cabo pela Biblioteca Escolar ou em parceria com esta, através dos magníficos cartazes de divulgação que concebeu.

Seis dos momentos altos vividos ao longo do ano,
perenizados pela arte que o professor Paulo Renato
coloca em cada cartaz ÚNICO que concebe para os diferentes eventos.

Em outubro, a Biblioteca esteve ao rubro! 

Em janeiro, um quarto Rei Mago fazia magia entre contos e chocolate...

Os 10 anos aLER+ em Família foram assinalados
com um calendário literário comemorativo .


Os insondáveis caminhos da leitura
 materializados numa semana especial...


Exclusivamente para docentes:
uma paragem no caminho com leituras alternativas.

Muito orgulhosos do nosso Patrono: somos "herdeiros" de António Feijó!

Se a biblioteca teria levado a cabo os mesmos eventos sem este magnífico trabalho...? Talvez tivesse... 
Mas NÃO ERA A MESMA COISA!!

Um grande BEM HAJA ao Professor Paulo Renato, sempre disponível, (sempre discreto), pela sua PRECIOSA colaboração.

domingo, 18 de junho de 2017

Voluntários da Leitura na EB23 A.Feijó: Diário de Uma Voluntária da Leitura Parte III - encerramento à medida

"«São livros, senhor, são livros!»


E foram 30. 
30 livros que levaram o nosso Enzo Maurouard a descobrir e a familiarizar-se com a nossa Língua.
E segunda-feira, pela última vez, lá nos encontramos."



Este é um pequeno excerto do Diário de uma Voluntária da Leitura (Parte III) da página dedicada à 25ª sessão dos Voluntários a LER+ na EB23 António Feijó.



Para um projeto de tão grande dimensão (cuja medida foi  a entrega, a dedicação e trabalho persistente da Maria José Machado), o encerramento foi à medida!
A Maria José preparou para o Enzo um QUIZ com questões / adivinhas que lhe permitiram (re)visitar as 30 obras trabalhadas ao longo das 25 sessões do projeto. 



Um momento ao qual nem o diretor do agrupamento ficou indiferente, pois também viu reconhecida a aposta que tem vindo a fazer em projetos que, tendo como intermediários os livros, têm conseguido trazer sucesso e felicidade aos nossos alunos.

Foi, sem dúvida, uma grande MARATONA (25 etapas). Os sorrisos da maravilhosa dupla que ao longo deste ano letivo trouxe vida às manhãs de segunda feia na Biblioteca António Feijó são reveladores do dever cumprido e da satisfação do caminho percorrido.

Um projeto alimentado pela generosidade de alguém que acredita e que, por isso, transmite com entusiasmo, o poder que a leitura encerra.
E que no fim, ainda consegue surpreender o Enzo com mais uma leitura para o caminho...



O Enzo não continuará connosco, pois espera-o agora o ensino secundário, uma nova etapa, mas a Maria José Machado já prometeu nova maratona para o próximo ano letivo... Quem serão os felizes contemplados?

Para ficar a saber tudo sobre esta etapa do caminho, é só percorrer as páginas da Parte III do Diário de uma Voluntária da Leitura: AQUI
Se perdeu as duas primeiras etapas, pode espreitar a Etapa I: AQUI e a Etapa II: AQUI.

Da parte da Biblioteca António Feijó, deixamos à Maria José Machado um reconhecido Bem haja.
OBRIGADA!

segunda-feira, 29 de maio de 2017

Na pastelaria, na eira ou à sombra da Romãzeira: pelo Clube de Leitura

As leituras deste trimestre têm levado os nossos pequenos leitores a descobrir espaços alternativos para ler:



Segredos que são revelados na Pastelaria (onde até os clientes ficaram com vontade de saber para onde terá sido levado enigmático Jardim da Casa Grande de Barras Amarelas...), ou que nos transportam para a Eira do Meu Avô Rei de Coisa Pouca.

Na Pastelaria Momentos Únicos, vivemos o desfecho da narrativa
Segredos do Jardim da Casa Grande de Barras Amarelas

Tal como prometido foi em torno da obra de Raquel Ramos e de João Manuel Ribeiro que se foi fazendo o nosso caminho de leituras ao longo do 3º trimestre.

Uma viagem com sabor a chocolate, a romã, e a deixar água na boca...

O que estará reservado para o encerramento?

sexta-feira, 26 de maio de 2017

Celebrar António Feijó: aproxima-se o Dia do Patrono

À semelhança do que vem sendo hábito, a professora Ana Margarida, responsável pela organização das comemorações do dia do Patrono, tem já acautelado o programa do próximo dia 1 de junho.


Num ano em que cruzamos caminhos, sobretudo através da leitura, e em que encerramos o macro tema Ponte de Lima: Património Material e Imaterial, não poderia vir mais a propósito o recheio do programa:
Apresentação do livro 
P'ra que viva Ponte de Lima, Terra de Tradições
de Amândio Sousa Vieira: uma justa homenagem ao Património Limiano.




É já na próxima quinta feira!


Caminhos de Leituras. Leituras do Caminho: Exposições Concelhias

Ponte de Lima vestiu-se de amarelo para acolher os trabalhos realizados pelas famílias da EPE e do 1º CEB ao longo do ano letivo, tendo como mote o tema: Caminhos de Leitura e Leituras do Caminho.
As SETAS AMARELAS, indicadoras dos caminhos de Santiago, e personalizadas de acordo com as leituras feitas podem ser encontradas nos principais locais de passagem dos PEREGRINO de SANTIAGO.



É só seguir a SETA!

segunda-feira, 22 de maio de 2017

De Pé Descalo a Santiago: Ressonâncias do Caminho (2)


Depois de um belo repasto, e imbuídos pelo espírito da viagem e da descoberta, o serão não teria ficado completo sem esta sessão de cinema, cujos comentários se dispensam, pois cada caminho é único, assim como o são as motivações de cada peregrino:
 The Way



"O oftalmologista Tom Avery (Martin Sheen) e seu único filho Daniel (Emilio Estevez) têm uma relação distante. Quando o rapaz viaja para a Espanha para cruzar o Caminho de Santiago de Compostela, acaba perdendo a vida numa fatalidade. Tom, então, vai até a França para recolher o corpo de seu filho. Chegando lá, ele resolve fazer o Caminho, completando o percurso que Daniel havia começado, levando junto as cinzas do rapaz. Durante a empreitada, ele encontra companheiros que vão lhe mostrar que nenhum caminho deve ser percorrido sozinho." (mais informações AQUI).

A todos desejamos a continuação de um
BOM CAMINHO!

(É só continuar a seguir a seta)

domingo, 21 de maio de 2017

De Pé Descalço a Santiago: Ressonâncias do Caminho (1)



A entrar na reta final do ano letivo, é tempo de fazer convergir caminhos. 
 O ponto de encontro foi o Solar do Taberneiro, onde se reuniram quase quatro dezenas de docentes do agrupamento de escolas António Feijó: Somos uma grande Família!
O mote foi dado pelas SETAS indicadoras dos Caminhos de leitura, o calor e o sabor saíram do forno e das mãos do Sr. Álvaro e da sua fabulosa equipa, e a sobremesa assumiu formato de viagem, contada na 1ª pessoa por Ricardo Frade, o protagonista de "Da Suécia a Portugal sem um Tostão"

A equipa Pé Descalço: o Ricardo e a Amélia


A equipa Solar do Taberneiro: "Quem trabalha com gosto... nota-se-lhe no rosto"



É quinta feira à noite. Mas aqui estão professores!
Que conversam, que riem, enfim... que cruzam caminhos enquanto fazem uma paragem no caminho.






Pormenor da Exposição: trabalho elaborado pelas famílias da EB de Gandra
 com base no conto "À Procura da Felicidade" in O Senhor do  seu Nariz de Álvaro Magalhães.

O Senhor Pascoal (personagem que procura a Felicidade) convida todos os docentes a seguir caminho para a sessão de cinema 
The Way.
Até já!


terça-feira, 16 de maio de 2017

Caminhos de Leitura: De Pé Descalço a Santiago

Chegou a hora de desbravar novos caminhos.
Desta vez os destinatários são os docentes e vamos conhecer "o Pé Descalço", uma verdadeira empreitada pessoal de Ricardo Frade que vem contar, na primeira pessoa, a sua experiência "Da Suécia a Portugal sem um Tostão."


A atividade surge integrada no tema aglutinador de projetos "Rotas, Monumentos e Caminhos com História(s)", e para além da apresentação da obra, conta ainda com a sessão de cinema  "The Way", um filme que tem como demanda, os Caminhos de Santiago. 

E assim vamos desbravando caminhos de leitura:
nos livros, no cinema e na vida...

sábado, 29 de abril de 2017

Em abril, livros mil (2): Liberdade e.. Logo se vê

Ainda no rescaldo do lançamento do PNL 2027, e já em vésperas do dia da Liberdade, os nossos finalistas do CCL 2º CEB, deixaram que a sugestividade do título tomasse conta da sua vontade, e o livro escolhido para premiar a chegada à fase final do concurso foi este: LOGO SE VÊ.

Pormenor da entrega dos certificados e prémios aos nossos finalistas do 2º CEB

Os sorrisos contagiantes deste quarteto não deixam margem para dúvidas de que 
                                                           LER É UMA FESTA

À equipa de docentes do 2º ciclo de Português que coordenou os trabalhos desta fase, e é por isso, responsável por estes enormes sorrisos, a BE deixa o seu
                                                                  MUITO OBRIGADA!

Em abril, Livros mil (1): no dia mundial do livro premiamos com livros

Os finalistas do CCL do 1º CEB viram o seu esforço premiado... com livros.
No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Livro, os alunos que passaram à fase final continuaram a festa da Leitura, partilhando a alegria de LER com os seus colegas.


Pormenor da entrega de certificados e prémios na escola da feitosa
As turmas de 3º e 4º ano congratulam-se com o sucesso dos seus colegas.


E para continuar o prazer da Leitura,
nada melhor que refugiar-se no interior de uma das mais emblemáticas casas do Livro:
 a Livraria LELLO.
A professora Rosa Leão, membro do grupo de trabalho CCL A. Feijó
na companhia dos finalistas da EB da Feitosa.



Ao grupo de trabalho criado para tornar possível a concretização deste concurso, a equipa da BE deixa um enorme BEM HAJA!

quarta-feira, 19 de abril de 2017

Histórias Ajudaris 17: a Família está a aumentar

No ano em que comemoramos 10 anos a LER+ em Família por Terras de António Feijó, o tema das Histórias da Ajudaris 2017 não podia vir mais a propósito: FAMÍLIA!
(que é aliás uma das tendências atuais na Literatura para a Infância - mas isso já dava outra história).
Bem sugestivos são os títulos dos trabalhos...


Queremos pois congratular todas as escolas do agrupamento, pois TODAS aceitaram o desafio e apresentaram, em forma de poema, de narrativa, e até de canção, SETE histórias, SETE trabalhos muito originais, que, agora, ficamos à espera de ver a integrar o novo volume destas Histórias de Encantar!

quinta-feira, 13 de abril de 2017

Ecos da Semana da Leitura (6): Clube de Leitura às voltas com os escritores

Depois de explorada a sabedoria popular dos Provérbios de Pernas para o Ar de João Manuel Ribeiro, que proporcionou momentos bem interessantes cá pelo Clube, incluindo desafios colocados aos próprios professores, a exposição de páginas de diário inspiradas no Diário de Ana Joana, de Raquel Ramos, deu o mote para partir à descoberta da obra da autora.
Efetivamente, as "expressões que nunca compreendi" não surpreenderam os membros do Clube de Leitura (claro: eles já tinham andado às voltas com os provérbios), mas deram-lhes vontade de entrar no espírito da Ana Joana. E assim foi...



Depois da sessão do "desvendar dos segredos" de cada um (a quem nem a professora escapou), estava criado o clima para iniciar a "corrida aos Segredos": os Segredos do Jardim da Casa Grande de Barras Amarelas.
E foi em "modo segredo", depois de entrarmos de mansinho no jardim, que nos despedimos do 2º trimestre, não sem antes elaborarmos o plano de leituras que nos aguarda à chegada:
1º Saber quem é a D.Constança, que tem a mania da Mudança, e assim desvendar todos os SEGREDOS daquele Jardim;
2º Conhecer um avô que também é rei (Rei de coisa pouca), mas que João Manuel Ribeiro revelou ser a "sua obra". E já que estamos em "modo segredo", vamos explorar esses caminhos de leitura secretos...

Boa Páscoa e Boas Leituras! 

Outros caminhos de Leitura: Diário de uma Voluntária da Leitura (II)


Voluntário da Leitura:  
Alguém que ama os livros e que acredita no poder que a leitura encerra.


Ao longo de mais doze sessões, a Maria José e o Enzo desbravaram caminhos feitos de palavras, de emoções, e sobretudo de muitos sorrisos e de muita satisfação.

É assim preenchida a página do diário desta voluntária da leitura, ao fim da 19ª sessão:

19ª sessão Voluntários a LER+
Chegamos hoje ao final do segundo trimestre.
Impossível não pensar já num balanço.
Impossível não recordar já com saudades muitas das horas aqui partilhadas...
E nada melhor do que encerrar este capítulo com aquele tema que tudo comanda na Vida.
Falo sim do AMOR.
"Enzo, o que é o Amor?
_Ah... Não sei", diz ele muito rapidamente 😂
Então fomos lendo e desvendando este mistério... e decidimos que o Amor seria vermelho, simpático e pequeno, para poder caber num bolso e andar sempre connosco.
E falando em Amor, depressa chegamos ao amor pelos Livros e a partir deste poema de Luísa Ducla Soares definimos o Livro da seguinte forma: se ele fosse uma profissão, seria professor.
Um doce? Um bolo de chocolate.
Um meio de transporte? Um avião, e não um par de sapatilhas 😂
Uma bebida? Um sumo de laranja natural.
Isto e muito mais...
Pois apenas vos digo: que sejam os livros, que seja o amor, ambos nos fazem sonhar e despertar o melhor da nossa imaginação.
Para todos, uma Páscoa toda ela muito doce e colorida 🍓🍫🍹🍩


Para conhecer o caminho percorrido ao longo deste segundo trimestre, é só folhear as páginas escritas pela Maria José no


E com este gesto de amor, feito de partilha, aproveitamos para, ao jeito da Maria José, desejar a todos uma Páscoa Doce e Feliz 
(com algumas leituras à mistura).

(imagem partilhada pela Maria José Machado a propósito do dia da Felicidade:
instantâneos do Pequeno Livro da Felicidade)


segunda-feira, 10 de abril de 2017

Ecos da Semana da Leitura (5): De volta aos clássicos - viagem pela 7ª Arte

Ainda na esteira da nossa Rota dos Clássicos, os nossos alunos foram brindados com duas produções cinematográficas que encontram eco nesta viagem literária.



Inspirado na obra de Roald Dahl, cujo centenário comemoramos recentemente, os alunos do 2º e 3º CEB tiveram oportunidade de assistir à maravilhosa produção de Steven Spielberg
O Amigo Gigante,
uma oferta da Associação de Pais da EB23 António Feijó, a quem agradecemos a colaboração.


Já pela EB1 de Ponte de Lima, uma interessante interpretação de um dos clássicos mais lidos de todos os tempos, O Principezinho de Saint Exupéry (realização de Mark Osborne, 2015), deu lugar a uma fantástica matiné que encheu ainda mais de cor e ternura o programa da Semana da Leitura.

 Caminhos de leitura que se cruzam com outras formas de Arte...

domingo, 9 de abril de 2017

Ecos da Semana da Leitura (4): Para encontrar Caminhos de Leitura é... só "Seguir a Seta"

A Semana da Leitura é, habitualmente, um dos momentos altos no que à 
FESTA da LEITURA, diz respeito, no agrupamento. 

As exposições temáticas tiveram lugar em todas as escolas, mas aquela que mais sobressaiu e que conferiu identidade às escolas de António Feijó foi a que resultou do projeto "Caminhos de Leitura, Leituras do Caminho"


Pormenor da exposição no JI de Ponte de Lima

Este ano, dando forma a este projeto de leitura em articulação com a família - "Caminhos de Leitura, Leituras do Caminho" - , as famílias das crianças da EPE e dos alunos do 1º CEB são convidadas a personalizar uma seta evocativa dos Caminhos de Santiago, de acordo com uma das obras que compõe o nosso kit de "Leitura em Família" constituído para este projeto. 


Pormenor da exposição na EB da Feitosa

É muito curioso observar o efeito que estes trabalhos provocam nas "nossas visitas", que se sentem automaticamente, e literalmente, convidados a "seguir a seta". 
Foi o que aconteceu pela EB de Trovela, onde uma "peregrina de Santiago", em modo "guia", apontava o caminho da exposição...

Pormenor da exposição na EB de Trovela,
 escola que inaugurou o programa da visita dedicado
 "à conversa com..." João Manuel Ribeiro.


O conjunto de obras que compõe este kit de leituras versa essencialmente sobre a temática da viagem, assuma ela a forma de caminho físico, ou de caminho de descoberta, ou, na maioria dos casos, os dois (todo o caminho encerra uma descoberta). 

Pormenor da exposição na EB de P. Lima:
trabalho realizado com base na obra de Álvaro Magalhães
 O Senhor do Seu Nariz e Outras Histórias
A história do Sr. Pascoal que um dia partiu em busca da felicidade é
(aqui entre nós)
talvez o culminar deste caminho...

Trabalho realizado a partir da obra de Carla Maia de Almeida,
Ainda Falta Muito?



A personalização de uma seta evocativa dos Caminhos de Santiago prende-se sobretudo com o tema do Projeto Educativo " Ponte de Lima, Património Material e Imaterial" e com o tema aglutinador de projetos do agrupamento "Rotas, Monumentos e Caminhos com História(s)".

Pormenor da exposição do JI de Ponte de Lima


Caminhos de leitura? 
Não tem nada que enganar: é só SEGUIR a SETA!
Até já!

quarta-feira, 5 de abril de 2017

Ecos da Semana da Leitura (3): Final do Concurso Concelhio de Leitura


Felizes e Entusiasmados:
foi assim que a nossa quadrilha de finalistas do 2º CEB avançou para prova final do
Concurso Concelhio de Leitura


Os finalistas do 2º CEB prontos para a prova concelhia.

Porque a leitura faz parte dos seus hábitos, não tinham nada a temer. As obras também eram interessantes... - referiram os alunos. E afinal, é só um passatempo: o importante é mesmo participar!
A prova de que qualquer pretexto é bom para ler!

Até já!

terça-feira, 4 de abril de 2017

Ecos da Semana da Leitura (2): à conversa com... "escritores sustentáveis"

Foi à luz dos princípios do Turismo Sustentável, que preparamos os nossos pequenos leitores para conversas pintalgadas de verde. 



Raquel Ramos e João Manuel Ribeiro
 integrando a "paisagem sustentável da BE da Feitosa"

Os "insondáveis caminhos da leitura" já nos tinham feito percorrer várias veredas, onde se cruzaram álbuns, diários, provérbios, poesia e segredos...
Mas foi à boleia de Valéria, Helena, Marta, Joana e de um jardim especial, que João Manuel Ribeiro e Raquel Ramos foram desvendado alguns dos segredos encerrados nas suas obras.

No entanto, nem só de escritores vivem os livros... e se não fossem os leitores?

(Parte I)
A João Manuel Ribeiro, os nossos leitores deram a conhecer que a sua obra não havia "caído em saco roto" - (ora aqui está mais um para o próximo "saco / livro" de provérbios): pois às caixas do FALAR, de Valéria, do SONHAR, de Helena, e do SENTIR, de Marta, acrescentaram a caixa mais importante: a caixa do FAZER

As "guerreiras" de coração vegetal

A caixa do FAZER da EB da Feitosa
(Parte II)
A Raquel Ramos, os leitores mais crescidos provaram que conheciam "vários exemplares humanos" do jardim da casa grande de barras amarelas... dos mais sábios aos mais egoístas, e que cada um de nós é capaz de se vestir dessas diferentes "ramagens", dependendo das circunstâncias. A mensagem, porém, passou... só não sabemos para onde terá levado a Lua o Jardim...
E por falar na Lua, que também foi tema de conversa sustentável - a lua mãe, a lua protetora, a lua salvadora - a LUA que habita o mesmo cosmos que todos nós e que marca forte presença nos livros da autora, conseguimos desvendar mais um segredo: a obra que encerra esta trilogia que começou com os Episódios da vida de um jovem Gato, e que deverá sair brevemente, tem por título: Para onde será que a Lua levou o Gato? 

          Haverá  forma mais sustentável de terminar sessões de "à conversa com..."?

Até já!