Mostrar mensagens com a etiqueta 2017/2018. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta 2017/2018. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 2 de julho de 2018

I Jornadas António Feijó



As I Jornadas António Feijó - Da Vida da Escola às Escolas da Vida
são uma iniciativa do grupo de trabalho responsável pela elaboração do Projeto Educativo em parceria com a Biblioteca Escolar. Pretendem constituir um momento de reflexão e formação para o corpo docente do agrupamento. O principal objetivo é dar a conhecer as principais linhas orientadoras do documento que norteia o trabalho do agrupamento ao longo do presente quadriénio.


Partindo do tema O mundo é a nossa casa, estas Jornadas contemplarão distintos momentos de formação: seminários, oficinas, experiências de contacto com o meio; e momentos de cultura e lazer.

Os conteúdos incidirão sobre os principais subdomínios do Projeto Educativo:

A-      Educação Ecológica: ambiente e saúde;
B-      Educação Financeira: poupança e empreendedorismo;
C-      Educação Multiliterácita: literacia da leitura, da informação, dos média, tecnológica, científica;
D-      Educação não formal: envolvimento familiar e fomento de uma cultura comunitária;
E-      Saber académico: currículo e saberes transversais.





Um programa recheado que será, todavia, concretizado em modo SLOW... 
Sim, porque as coisas boas levam tempo.



sexta-feira, 20 de abril de 2018

Bibliotecas de António Feijó em "modo colmeia"...

Estamos a preparar a vinda de Paulo Santos, o "ABELHOMEM" que promete tornar as nossas bibliotecas ainda mais doces e sábias!



Ao longo desta semana, as professoras bibliotecárias voaram pelas nossas bibliotecas para dar a conhecer as aventuras de Cuscas, a abelha que pretende revolucionar o conhecimento, e fazer crescer ainda mais os corações verdes dos nossos alunos.
(Já agora, a título de curiosidade, a ilustradora de Cuscas, Susana Lima, é também a ilustradora de Pequenos Corações Verdes, de João Manuel Ribeiro, que nos visitou no ano letivo anterior).

 A atividade tem dado origem a originais estendais que nascem de um "frasco de mel"... levando os alunos a estabelecer curiosas relações...
Por exemplo: 
O que têm em comum um castelo e uma colmeia?
Ambos têm uma Rainha!! (resposta de crianças da EPE!)

Deixamos algumas das associações criadas...





sexta-feira, 13 de abril de 2018

Abril... entre livros e abelhas

É entre livros e abelhas que vamos comemorar o mês do livro. 
Emergente do tema aglutinador de projetos, Dos saberes do passado aos ofícios do futuro, Paulo Santos, escritor e apicultor promete encher de saber e de sabor as bibliotecas de António Feijó.


É já no no dia 23 de abril que a digressão começa... prolongando-se até ao dia 2 de maio!


Os livros encontram-se disponíveis nas bibliotecas do agrupamento.

sábado, 24 de março de 2018

Voluntários da Leitura (2): "em modo caça aos ovos"

Pela Biblioteca Escolar da EB de Ponte de Lima, a Maria José Machado, a marcar a 15ª sessão Voluntários aLER+, brindou os seus pequenos leitores com uma surpreendente caça aos ovos de Páscoa. 
Nada melhor para entrar no espírito da época!





E como os livros falam de tudo e qualquer pretexto é BOM para LER, esta sessão levou o Tiago e a Patrícia numa doce viagem pelos elementos mais emblemáticos desta festa...




                                       

Para conhecer este caminho que já conta com quinze sessões pela EB de Ponte de Lima, é só espreitar AQUI o Diário de uma Voluntária da Leitura.

Voluntários da Leitura (1): "em modo Alta Definição"

As nossas voluntárias da leitura não param de nos surpreender...
Depois das reflexões e das gargalhadas proporcionadas pela leitura de O rapaz dos sapatos prateados, de Álvaro Magalhães, e já com o título que se seguirá na mira, A Mata dos Medos, a Soraia entrevistou a Diana em modo "alta definição" (ao jeito de Daniel Oliveira).
Vale a pena conhecer o recheio...




"Grande Entrevista à Diana

Eu e a Diana já nos conhecemos há uns meses, mas agora dou-vos a conhecer mais um bocadinho sobre esta menina maravilhosa!
S: Olá Diana, que idade tens?
D: Olá Soraia, já sabes que tenho 11 anos.
S: E andas no 6º ano, não é verdade?
D: Sim, no 6ºG da E.B 2,3 de António Feijó
S: Já me disseste que nasceste em França e que voltaste o ano passado para Portugal, quais são as maiores diferenças que para ti existem entre a escola em França e em Portugal?
D: Primeiro a escola aqui é maior, a minha escola em França era do tamanho do Ginásio desta. E também havia muito menos alunos. Também as aulas eram mais fáceis porque estava habituada a ter as aulas em francês.
S: Tinhas aulas de Português em França?
D: Durante 1 ano tive aulas de Português ao sábado, mas era tudo muito simples e eu não aprendi muito.
S: Como está a ser a adaptação à língua portuguesa?
D: Na minha opinião, estou a conseguir adaptar-me bem. Os professores ajudam-me bastante durante as aulas.
S: E sobre o trabalho que tens feito comigo, o que é que mais tens gostado?
D: Gosto de tudo o que lemos.
S: Fala-me um bocadinho sobre o que estás a achar da leitura do livro “O rapaz dos sapatos prateados?”
D: Gosto muito. Gosto muito da maneira de pensar do Hugo e de como ele me faz rir, como aquela história em que ele imagina que um hipopótamo se está a sentar em cima dele, mas afinal é o pai, ri-me muito.
S: Conheces colegas teus que também poderiam beneficiar de alguém que lesse com eles?
D: Sim… Acho que alguns dos meus colegas deviam ir mais à biblioteca e ler mais em casa.
S: O que é que gostavas de fazer de diferente nas nossas sessões?
D: Vou pensar e depois digo-te!
S: O que é que mais gostas de fazer quando não estás na escola?
D: Gosto de ler, de desenhar e ouvir música, como o Johnny Hallyday, ele é muito conhecido em França, mas eu só conheço uma música dele, ele é uma legenda! (S: Ri-me muito mas já lhe expliquei que se diz lenda).
S: Quais são os teus maiores sonhos?
Gostava de voltar a ver os meus pais… depois um dia quero ser uma arquiteta de interiores. E quero conhecer um cantor coreano de que gosto (S: que não é o Psy), chama-se Min Youngy (S: seja lá ele quem for).
S: Pronto acabou a entrevista, conta-me lá o que é que o Hugo andou a fazer (…)
Soraia Malheiro (5/02/2018)" 

Canteiros de Leitura a Unir o Mundo: aLER+ 2027


A nova fase do Plano Nacional de Leitura estreia-se no agrupamento de escolas António Feijó com um novo plano de ação: 
"Canteiros de Leitura a Unir o Mundo"

Assente nas premissas do Projeto Educativo, e com os princípios da Agenda 2030 no horizonte, pretendemos consolidar práticas já enraizadas e bem sucedidas, e alargar o campo de ação e intervenção da biblioteca escolar em distintos contextos.

O plano integra um conjunto de subprojetos direcionados para diferentes públicos-alvo: Caixas de Leitura Gratuita (EPE e 1º CEB); Clube de Leitura (2º CEB); Caixas do Saber (EPE; 1º; 2º; e 3º CEB); Nichos (2º e 3º CEB); Voluntários aLER+ (1º e 2º CEB); Pincéis de histórias para (re)desenhar o mundo (EPE; 1º CEB e Famílias); e Educação Literária na Família (ELF) (Famílias do 1º CEB), que pretendemos desenvolver ao longo destes dois anos letivos.

As obras que auxiliarão a consecução destes projetos já chegaram às nossas bibliotecas, tendo dado origem a convidativas montras de novidades ao longo da semana da leitura 2018.

Novidades na BE de Gandra

Novidades na EB da Ribeira

Novidades na EB de Ponte de Lima


Novidades na EB de Trovela

sexta-feira, 23 de março de 2018

Saberes e Ofícios iluminados e premiados

À luz do tema aglutinador de projetos Dos Ofícios do Passado às Profissões do Futuro, e imbuído dos "Feitiços de Liberdade a iluminar o mundo", mote da semana da leitura 2018 no agrupamento, aproveitamos o momento da entrega de prémios às vencedoras do Concurso Postais de Natal, para dinamizar uma pequena oficina sobre a ilustração enquanto elemento de comunicação no álbum.

Parabéns à Mafalda, à Regina e à Raquel, 1º, 2º e 3º prémios, respetivamente.
 (da direita para a esquerda).

Pretendemos que estes momentos contribuam para despertar a sensibilidade artística, e auxiliar na descoberta do belo.

quarta-feira, 21 de março de 2018

Nos bastidores da arte: Ateliês Literários

Os Ateliês Literários constituíram um dos pontos altos da Semana da Leitura 2018.
Várias turmas, do 2º e 3º ciclo, passaram pela biblioteca para um "banho de literatura".



O objetivo era dar a conhecer as principais tendências contemporâneas da literatura para crianças e jovens, quer ao nível dos temas, quer sobretudo dos discursos.

Assim, desde a poesia, sobretudo livre (experimental, visual...), passando pelos dicionários, pelos diários, mas também pelos novíssimos álbuns, e pelas narrativas curtas pontuadas por subtis notas de humor, os nossos alunos descobriram, como refere Renée Léon, que 
"a literatura são histórias de seres humanos, contadas por seres humanos, para outros seres humanos",
 ficando ainda com um conjunto de (novas) possibilidades para dar voz às suas veias artísticas.


(O concurso Autores Revelação António Feijó espera pelos novos talentos!!)

quinta-feira, 15 de março de 2018

Bibliotecas de António Feijó "iluminadas" por Sebastião Peixoto

Foram três dias de puro deleite em contacto com o artista e a sua arte.
Sebastião Peixoto conversou sobre o seu trabalho de ilustrador, respondendo às (muitas) curiosidades dos alunos, e deixou obras de arte espalhadas pelas sete bibliotecas do agrupamento.



A obra que esteve na origem da preparação da visita do ilustrador foi o seu mais recente trabalho O rapaz sem orelhas de burro, da autoria de João Manuel Ribeiro, editado pela Opera Omnia, sobre a qual recaíram algumas questões curiosas, como a representação das fadas, da (possível) continuação da narrativa...

Os alunos do nosso agrupamento já conheciam, contudo, outras obras ilustradas por Sebastião Peixoto, da autoria de António Mota, como O Dicionário das Palavras Sonhadoras, Onde está a Minha Mãe e A Casa da Janela Azul, tendo descoberto que está prestes a sair o terceiro volume das aventuras dos irmãos Fabi e Bitó!!


Desvendar os bastidores da ilustração foi uma agradável descoberta desta semana da leitura: um verdadeiro feitiço de liberdade a iluminar as nossas bibliotecas e os nossos mundos.



segunda-feira, 12 de março de 2018

Autores Revelação António Feijó: Regulamento


No passado mês de outubro, integrado no programa do mês das bibliotecas escolares, conhecemos o trabalho que veio dar origem ao Concurso Autores Revelação António Feijó. Inaugurado por Luís Dantas e Viviana Martins, com a obra  Dilemas de um agente CAAM, o concurso foi oficialmente lançado na Semana da Leitura 2018.


Momento da apresentação da obra Dilemas de um Agente da CAAM
 na Academia de Música Fernandes Fão.

Regulamento do Concurso Autores Revelação António Feijó


A iniciativa Autores Revelação António Feijó tem início em 2017 / 2018.
A iniciativa é da responsabilidade do grupo de professores de português do 3º ciclo do ensino básico e da biblioteca escolar, com a colaboração dos professores de EV.
A iniciativa destina-se aos alunos do 3º ciclo do ensino básico.
Os principais objetivos da iniciativa são:
                - Fomentar o gosto pela literatura e pelas artes visuais;
  - Desenvolver competências artísticas nos domínios da escrita e da representação icónica;
- Promover e valorizar a criatividade e a imaginação;
- Divulgar e valorizar o trabalho e o talento dos alunos;
- Desenvolver o gosto pelos valores da identidade, da cultura e da língua portuguesa.
O tema do trabalho é livre.
A tipologia textual é livre (texto narrativo, dramático, poético…) e não tem limite de páginas.
O texto terá de ser inédito e redigido em português, com o tipo de letra Calibri 12, com espaço entre as linhas de 1,5.
Serão aceites trabalhos compostos exclusivamente por componente escrita.
Serão aceites trabalhos compostos por componente escrita e plástica, devendo, neste caso, articular-se as duas linguagens.
10º A correção e acompanhamento dos trabalhos é da responsabilidade dos professores de português e EV envolvidos.
11º Depois de corrigidos, os trabalhos deverão ser identificados com nome, número, turma e contacto, em documento à parte, e entregues, em envelope, em suporte papel aos professores de português.
12º Depois de rececionados os trabalhos, os professores de português procederão à codificação dos mesmos, colocando o código no verso do trabalho e no exterior do envelope fechado.
13º Os trabalhos são avaliados de acordo com os seguintes critérios:
- Criatividade e inovação;
- Qualidade literária;
- Rigor e correção;
- Coerência e adequação entre a componente escrita e icónica (quando aplicável).
14º Os professores de português devem entregar às professoras bibliotecárias, até ao último dia letivo de cada ano, os trabalhos codificados, bem como os envelopes fechados com a identificação dos alunos.
15º O Júri, constituído por três elementos, irá premiar um trabalho e atribuir duas menções honrosas.
16º O certame será divulgado no portal do agrupamento, na página da biblioteca escolar e afixado na escola básica António Feijó.
17º Das decisões do Júri não haverá recurso.
18º Serão entregues certificados de participação a todos os alunos participantes.
19º A apresentação do trabalho, a atribuição do prémio, das menções honrosas e dos certificados de participação, terão lugar em sessão pública, a realizar no mês de outubro do ano letivo seguinte, integrada nas comemorações do mês internacional das bibliotecas escolares.
20º Os casos omissos serão resolvidos pelo Júri.

sábado, 10 de março de 2018

Tertúlia ELF: o doce feitiço das leituras

A semana da leitura não poderia ter conhecido inauguração mais sugestiva.
O culminar da primeira edição do novo projeto de Educação Literária na Família, apadrinhado por João Manuel Ribeiro, juntou num agradável serão um grupo de famílias, unidas por um interesse comum: proporcionar o melhor aos seus filhos!



Ao longo de seis semanas, este grupo de famílias experimentou o potencial literário de um conjunto de nove obras, de uma perspetiva diferente... 
Auxiliados pela Maria José Machado, uma mãe que tendo passado pela experiência, quis passar o seu testemunho, levando a outros lares a alegria de ler e as maravilhas dos livros, estas famílias foram descobrindo o que escondem os novos livros para crianças:


- os elementos paratextuais e as ilustrações
- a oportunidade para conversar sobre a vida e as suas vicissitudes
- a alegria de passar tempo de qualidade juntos
- a oportunidade de partilhar histórias de vida
- a vontade de saber mais
(...)



"O Doce Feitiço das Leituras" manifestado nos sorrisos genuínos de quem acaba de viver uma extraordinária aventura!



quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Semana da Leitura 2018


Feitiços de Liberdade
A LER e a ESCREVER iluminamos o MUNDO!
Vem aí mais um momento alto no agrupamento de escolas António Feijó!



sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Concurso Postais de Natal “Dos ofícios do Passado às profissões do futuro” - Vencedores

No âmbito do tema aglutinador de projetos, a biblioteca escolar, em parceria com o grupo de EV, lançou o desafio da criação de postais de Natal alusivos aos saberes, ofícios e profissões, relacionados com a época.
A difícil tarefa de apuramento dos vencedores está finalmente concluída.



Para além dos 3 trabalhos premiados, foram ainda selecionados 12 postais para a elaboração do Calendário de Ofícios.

Vencedores

1º Prémio: Mafalda Silva, nº 14, 8ºD
2º Prémio: Maria Regina Pinto, nº 14, 7º1
3º Prémio: Cláudia Raquel Alonso, nº 6, 7º1

Trabalhos selecionados para integrar o “calendário de ofícios”:

Janeiro: Tiago Dias, nº 25, 7º6
Fevereiro: Filipa Coelho, 7º6
Março: Nuno Reis, nº21, 7º6
Abril: Pedro Gomes, nº19, 7º2
Maio: Beatriz Martins, nº 5, 7ª6
Junho: Joana Lisboa, 7º1
Julho: Maria Regina Pinto, nº 14, 7º1
Agosto: Ana Araújo, nº2, 7º1
Setembro: Cláudia Raquel Alonso, nº 6, 7º1
Outubro: Mafalda Silva, nº 14, 8ºD
Novembro: Inês Rodrigues, nº 11, 7º5

Dezembro: Zé Pedro, nº 12, 8ºD

Parabéns a todos os participantes (e foram MUITOS!), aos docentes colaboradores e um agradecimento especial ao júri: as docentes Fernanda Lima, Teresa Roby e Flor Gomes.

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Histórias Ajudaris'17: Casa cheia para apoiar grande momento solidário


Em 2017, o agrupamento de escolas António Feijó comemorava 10 anos aLER+ em Família, um momento que assinalamos em ambiente festivo, renovando o nosso compromisso com a promoção da leitura em ambiente familiar. A temática proposta pela Ajudaris, A Família, surgiu, neste contexto, como uma oportunidade para sedimentar o nosso compromisso.


As escolas agarraram a ideia, investigaram, refletiram, brincaram, acabando por produzir um conjunto de 7 textos muito distintos, onde estão presentes a narrativa e a poesia, a tristeza e a alegria, a realidade e a fantasia, mas sobretudo uma elevada dose de empenho, de afeto e altruísmo.
A noite de 2 de fevereiro constituiu um momento alto deste caminho feito de palavras e de ternura. A família de António Feijó deu, uma vez mais, provas de grande generosidade, abdicando do quentinho de suas casas para encher de calor humano o Auditório Rio Lima, apoiando os nossos pequenos autores, os docentes que os orientaram e todos aqueles a quem a Ajudaris consegue, através destes gestos, levar amor.


Da intimidade proporcionada pelo momento musical e pelo momento literário, passando pela apresentação das 7 histórias Ajudaris, pela partilha das ilustradoras solidárias, até ao belíssimo testemunho dado pelo Dr. Manuel Pinto, este momento foi o culminar de mais uma etapa deste caminho solidário, que pretendemos TODOS continuar a percorrer.



domingo, 21 de janeiro de 2018

Ajudaris - Mega Festa de Lançamento das Histórias Ajuadris 17 em Ponte de Lima

É já no próximo dia 2 de fevereiro que a comunidade de António Feijó terá oportunidade de assistir à apresentação dos sete trabalhos que integram um dos volumes das Histórias Ajuaris 17, sobre A Família, temática que veio ao encontro das comemorações dos 10 anos a LER+ em família que comemoramos em janeio de 2017.



Trata-se de mais um momento para reunir a grande família António Feijó, em torno de um projeto solidário que faz sorrir quem dá e quem recebe!

Cesta às 3 pancadas: Preparando a vinda dos AtrapalhArte (2)

Este foi o mote que fez jorrar um sem número de histórias muito originais, criadas pelos alunos da EPE e do 1º ciclo ao longo das atividades de pré-leitura em torno dos textos de António Torrado e José Eduardo Agualusa.


Da expressão popular às célebres pancadas de Molière, as cestas literárias têm-se revelado um excelente instrumento ao serviço da curiosidade e da criatividade, fazendo emergir um conjunto de intertextos e saberes que ora nos remetem para os três reis do oriente, que levam livros para oferecer ao menino Jesus, ora nos surpreendem com fabulosas lições de empreendedorismo, como o carpinteiro que com a abóbora que ganha em troca de um serviço, faz doce para vender, aproveita as sementes para ter mais abóboras, e assim faz crescer o negócio...




sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Já chegaram às nossas escolas as Histórias d'Ajudaris 2017

O resultado da participação das sete escolas do agrupamento nas Histórias Ajudaris'17 já pode ser degustado no volume VII, que já chegou a todas as bibliotecas António Feijó.


Brevemente daremos notícias sobre a grande festa de lançamento destas histórias que tiveram por base a temática da Família, e que terá lugar no próximo dia 2 de fevereiro.
Ate breve! e Boas Leituras!

3 abóboras e 400 camelos: preparando a vinda dos AtrapalhArte (1)

Como já vendo sendo tradição por terras de António Feijó, janeiro é tempo de AtrapalhArte! 
O grupo traz à cena, no presente ano letivo, uma peça baseada em dois belíssimos textos que integram as Metas Curriculares de Português: "As três abóboras" de António Torrado e "Sábios como Camelos" de José Eduardo Agualusa. 

Trata-se de uma boa oportunidade não apenas para conhecer boa literatura, mas também para comparar diferentes géneros literários e ainda distintas manifestações artísticas.
As "três pancadas" já começaram a soar ao ritmo da dinamização das atividades de leitura orientada em tornos das obras de Torrado e Agualusa.

quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Concurso Nacional de Leitura: vencedora 1ª fase

A Marta, do 8º D foi a grande vencedora do Concurso Nacional de Leitura, fase escola, 3º ciclo, na EB António Feijó!


Um sorriso quentinho, condizente com a lareira que aquece a biblioteca da escola sede este mês de dezembro.
Parabéns, Marta!

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Concurso Nacional de Leitura


Pelo agrupamento António Feijó, realiza-se hoje a fase escola... 




O Gato Malhado e a Andorinha Sinhã, de Jorge Amado e "Natal", um conto que integra a obra Novos Contos da Montanha, de Miguel Torga, foram os textos escolhidos para esta 1ª fase.



Podes ficar a saber tudo sobre este concurso, que se alarga, com o PNL2027, ao 1º e 2º ciclos do Ensino Básico, AQUI.