Pela Biblioteca Escolar da EB de Ponte de Lima, a Maria José Machado, a marcar a 15ª sessão Voluntários aLER+, brindou os seus pequenos leitores com uma surpreendente caça aos ovos de Páscoa.
Nada melhor para entrar no espírito da época!
E como os livros falam de tudo e qualquer pretexto é BOM para LER, esta sessão levou o Tiago e a Patrícia numa doce viagem pelos elementos mais emblemáticos desta festa...
Para conhecer este caminho que já conta com quinze sessões pela EB de Ponte de Lima, é só espreitar AQUI o Diário de uma Voluntária da Leitura.
Mostrar mensagens com a etiqueta EB1 ponte de lima. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta EB1 ponte de lima. Mostrar todas as mensagens
sábado, 24 de março de 2018
sábado, 10 de março de 2018
Tertúlia ELF: o doce feitiço das leituras
A semana da leitura não poderia ter conhecido inauguração mais sugestiva.
O culminar da primeira edição do novo projeto de Educação Literária na Família, apadrinhado por João Manuel Ribeiro, juntou num agradável serão um grupo de famílias, unidas por um interesse comum: proporcionar o melhor aos seus filhos!
Ao longo de seis semanas, este grupo de famílias experimentou o potencial literário de um conjunto de nove obras, de uma perspetiva diferente...
Auxiliados pela Maria José Machado, uma mãe que tendo passado pela experiência, quis passar o seu testemunho, levando a outros lares a alegria de ler e as maravilhas dos livros, estas famílias foram descobrindo o que escondem os novos livros para crianças:
- os elementos paratextuais e as ilustrações
- a oportunidade para conversar sobre a vida e as suas vicissitudes
- a alegria de passar tempo de qualidade juntos
- a oportunidade de partilhar histórias de vida
- a vontade de saber mais
(...)
"O Doce Feitiço das Leituras" manifestado nos sorrisos genuínos de quem acaba de viver uma extraordinária aventura!
sábado, 14 de outubro de 2017
Voluntários da Leitura: de volta!!
Como vem sendo habitual, por Terras de António Feijó, "Em outubro, arranca tudo..."
E os Voluntários da Leitura estão de volta (e a família promete crescer - por isso prometemos mais novidades para breve).
Começamos na EB1 de Ponte de Lima e o (primeiro) grande felizardo é o Tiago, que já conquistou o coração da Maria José Machado.
Deixamos o registo na primeira pessoa:
E os Voluntários da Leitura estão de volta (e a família promete crescer - por isso prometemos mais novidades para breve).
Começamos na EB1 de Ponte de Lima e o (primeiro) grande felizardo é o Tiago, que já conquistou o coração da Maria José Machado.
Deixamos o registo na primeira pessoa:
"O NOSSO PRIMEIRO
ENCONTRO...
...e que surpreendente que ele foi.
Estou de volta com a 1a Sessão Voluntários a LER+, desta vez na EB1 de P. Lima.
Apresento-vos o Tiago. Tem 6 anos. Deixou a China e chegou a Portugal em Março.
E apenas vos digo que ele já conquistou este meu coração e que esta nossa Caminhada promete ser das mais surpreendentes de sempre...
Até já!"
...e que surpreendente que ele foi.
Estou de volta com a 1a Sessão Voluntários a LER+, desta vez na EB1 de P. Lima.
Apresento-vos o Tiago. Tem 6 anos. Deixou a China e chegou a Portugal em Março.
E apenas vos digo que ele já conquistou este meu coração e que esta nossa Caminhada promete ser das mais surpreendentes de sempre...
Até já!"
(Maria José Machado, 13.10.2017)
terça-feira, 27 de junho de 2017
Voluntários aLER+ na EB1 de P.Lima: uma viagem marcada pela aventura
Entre voos, aterragens e algumas derrapagens, se passou o Voluntariado da Leitura na EB1 de Ponte de Lima: Em VIAGEM!
A Soraia Malheiro diz que "chegou tarde"... No entanto, o tempo é sempre relativo, para quem ama e para quem lê, e, sobretudo, para quem ACREDITA! E por cá,
Deixamos aqui o testemunho da Soraia, a quem muito agradecemos as maravilhosas viagens proporcionadas aos alunos do 3º ano que beneficiaram de tão generoso projeto.
E porque promessas são para se cumprir... só nos resta esperar o regresso da Soraia no próximo ano letivo, PARA SEGUIRMOS VIAGEM!
Chegou ao fim com sabor a maçã...
soube a pouco...
e, por isso, deixou água na boca...
| Momento da última sessão Voluntários da Leitura na EB 1 de P. Lima, depois de conhecidas as Aventuras da Maçã Vermelha |
A Soraia Malheiro diz que "chegou tarde"... No entanto, o tempo é sempre relativo, para quem ama e para quem lê, e, sobretudo, para quem ACREDITA! E por cá,
NÓS ACREDITAMOS!
Deixamos aqui o testemunho da Soraia, a quem muito agradecemos as maravilhosas viagens proporcionadas aos alunos do 3º ano que beneficiaram de tão generoso projeto.
"Ser uma voluntária… da leitura!
Começou tarde, podia ter começado mais cedo, mas tudo tem um
tempo, as palavras é que não, essas são intemporais… e viajantes, foram comigo
a Londres onde tinham sotaque british, e
voltavam comigo, a este cantinho português com sotaque limiano!
Quando cheguei, eles não imaginavam a quantidade de
aventuras que se podem viver, por pegar, cheirar e ler um livro! Já cheiraram
um livro? Não descobri melhor aroma até hoje, o cheiro dos livros é o que dá início
à aventura!
Certa altura li uma notícia onde alguém disse que não é por
acaso que a palavra “livre” e “livro” são tão parecidas e isto faz tanto
sentido, porque a liberdade que os livros nos dão é infinita. Nunca sabemos
onde vamos e quem vamos encontrar… Foi isto que esteve na base de todas as sessões,
tanto fazíamos mantas de retalhos que contam histórias, como travávamos amizade
com bandidos que afinal de bandidos nada tinham. Demos à
volta ao globo em 80 minutos, e vimos como uma maçã pode "arruinar" uma cidade! Muito
mais do que corrigir a maneira de ler ou ensinar a pronúncia correta das
palavras, o importante é saborear as aventuras que estes nossos amigos livros
nos trazem, o resto vem por acréscimo, e o que vem é uma imensidão de tudo!
Esta imensa paixão pela aventura dos livros pode começar em
qualquer altura, qualquer idade, as palavras e as histórias, essas estão sempre
lá, à espera. Esperemos que para eles a aventura tenha começado agora!"
Soraia Malheiro, 24 de junho 2017
| Momento da sessão dedicada ao Alfabeto dos Países. |
E porque promessas são para se cumprir... só nos resta esperar o regresso da Soraia no próximo ano letivo, PARA SEGUIRMOS VIAGEM!
MUITO OBRIGADA!
e ATÉ PARA O ANO!
quinta-feira, 9 de março de 2017
Voluntários da Leitura: a Família está a crescer!
Uma das coisas boas que acontece com a leitura: o prazer é contagiante!
É verdade, e a prova é, que, diretamente de Londres, nos chega a Soraia Malheiro, a nossa nova Voluntária da Leitura.
A Soraia é uma jovem enfermeira, mas é também uma apaixonada pelos livros (e pela História), e já começou o seu trabalho de propagação do vírus da leitura pela EB1 de Ponte de Lima, junto de um grupo de alunos do 3º ano.
Entre os Bandidos de Tomy Ungerer e algumas Personagens dos Contos Tradicionais (trazidos à cena pela inconfundível Alice Viera), a primeira sessão chegou carregada de humor... sem, contudo, fugir às grandes questões.
É verdade, e a prova é, que, diretamente de Londres, nos chega a Soraia Malheiro, a nossa nova Voluntária da Leitura.
A Soraia é uma jovem enfermeira, mas é também uma apaixonada pelos livros (e pela História), e já começou o seu trabalho de propagação do vírus da leitura pela EB1 de Ponte de Lima, junto de um grupo de alunos do 3º ano.
Entre os Bandidos de Tomy Ungerer e algumas Personagens dos Contos Tradicionais (trazidos à cena pela inconfundível Alice Viera), a primeira sessão chegou carregada de humor... sem, contudo, fugir às grandes questões.
E agora é só esperar pela próxima sessão, que pode trazer a Voluntária pelo seu Pé, ou então pela sua Voz (as novas tecnologias vão dar um ajuda a este projeto!)
Obrigada à Soraia por vir integrar o nosso Caminho de Leituras.
Até breve!
segunda-feira, 17 de outubro de 2016
Preparando a Vinda de António Mota (5): alunos do 1º ano descobrem-se em "Onde está a minha mãe?"
Os alunos das turmas do 1º ano da EB de Ponte de Lima não quiseram deixar o Bitó e a Fabi a procurar sozinhos...
Juntaram-se aos irmãos e foram correr mundo com eles.
Apesar das descobertas que fizeram, parece que decidiram não prescindir dos "Conselhos da Mãe", a D. Fofa.
Juntaram-se aos irmãos e foram correr mundo com eles.
Apesar das descobertas que fizeram, parece que decidiram não prescindir dos "Conselhos da Mãe", a D. Fofa.
| A quem podemos perguntar? Todos podem ajudar? |
| O Mundo é um Lugar Maravilhoso, sem dúvida, mas os "Conselhos da Mãe"aplicados na hora certa dão cá um jeito... |
| Ai se eu fosse o ilustrador... |
quarta-feira, 30 de abril de 2014
Voluntários da Leitura
A contar e a encantar… as nossas Voluntárias da Leitura vão lançando
sementes de amor aos livros.
O projeto Voluntários da Leitura
é promovido pelo CITI – Universidade Nova de Lisboa em parceria
com a AVL – Associação para o Voluntariado de Leitura e destina-se a potenciar
o desenvolvimento de uma rede nacional de voluntariado na área da promoção da
leitura.
Pelo segundo ano consecutivo, o
nosso agrupamento aderiu ao projeto e as nossas bibliotecas escolares estão a
beneficiar de mais um incentivo à leitura! Dois grupos de alunos do 5º ano da
EB23 António Feijó e um do 3º ano da EB1 de Ponte de Lima contam, semanalmente
ou quinzenalmente, com a presença da Olinda Esteves e da Catarina Sousa, as
nossas voluntárias no presente ano letivo.
| Olinda Esteves, Voluntária na EB23 António Feijó |
O Portal Voluntários da Leitura disponibiliza informação diversificada sobre o assunto.
Subscrever:
Mensagens (Atom)






