Mostrar mensagens com a etiqueta Leitura em família. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Leitura em família. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Pincéis de Histórias para (re)desenhar o Mundo

Este é o projeto que operacionaliza a leitura em articulação com a família em toda a Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico.
Bebendo da temática "Dos saberes do Passado às Profissões do Futuro", e a partir de um conjunto de obras selecionadas a partir do tema, as famílias do agrupamento são convidadas a personalizar uma "lata de tinta" para (re)desenhar e colorir o mundo, com os saberes de todos.



As nossas escolas tornam-se, assim, facilmente identificáveis... as latas expostas já pintaram, certamente, MUITOS SORRISOS pelos lares das terras de António Feijó.

Vamos adivinhar que ofício se esconde em cada lata?




sexta-feira, 26 de maio de 2017

Caminhos de Leituras. Leituras do Caminho: Exposições Concelhias

Ponte de Lima vestiu-se de amarelo para acolher os trabalhos realizados pelas famílias da EPE e do 1º CEB ao longo do ano letivo, tendo como mote o tema: Caminhos de Leitura e Leituras do Caminho.
As SETAS AMARELAS, indicadoras dos caminhos de Santiago, e personalizadas de acordo com as leituras feitas podem ser encontradas nos principais locais de passagem dos PEREGRINO de SANTIAGO.



É só seguir a SETA!

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

10 anos aLER+ em Família (4): os temas aglutinadores

Uma década aLER+ em Família tem sido preenchida com diferentes projetos.
A par do Lê para mim, que depois eu conto..., (AQUI) dos Clubes de Famílias Leitoras, e, mais recentemente, do Programa de Educação Literária na Família (ELF), projetos que se revestem de componente formativa presencial, de componente prática e de partilha de experiências. coexistem desde 2008, projetos de leitura em articulação com a família, de carater mais abrangente:
Emergem, anualmente, de cada tema aglutinador de projetos, que por sua vez bebe das temáticas lançadas pela UNESCO e pelos princípios do Projeto Educativo, envolvem todas as crianças e alunos da EPE e do 1º CEB, e vêm registando uma taxa de adesão superior a 90%.





A maioria destes projetos dão lugar a exposições ao longo do ano, em momentos altos da leitura, como a Semana da Leitura ou os Dias Culturais, nas respetivas escolas, mas também em espaços públicos concelhios.

Este ano, e na esteira das Rotas, Monumentos e Caminhos com História, queremos encher Ponte de Lima de SETAS indicadoras de 
CAMINHOS de LEITURA
ou será de LEITURAS DO CAMINHO?



É só seguir A SETA!

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

10 Anos aLER+ em Família (3): PARABÉNS!

Chegou o grande dia!
Há precisamente 10 anos, a 17 de janeiro de 2007, nascia, na EB/JI de Rebordões Souto, o projeto Lê para mim, que depois eu conto... o primeiro projeto de promoção de leitura em ambiente familiar no agrupamento António Feijó. 
E desde esse dia, nunca mais paramos, como mostramos AQUI, quando falamos um pouco deste percurso.

Hoje, porque é dia de aniversário, reunimos "os amigos e a família" para comemorar:



Assinalamos esta data com o descerramento de uma placa comemorativa da efeméride.




Brindamos os alunos com uma sessão de contos, dinamizada por famílias leitoras participantes desta primeira edição do projeto, e ainda deixamos algumas sugestões de livros e dicas simples e divertidas de promoção da leitura em nossas casas.


Homenageamos os alunos participantes do 
Concurso Logotipo 10 anos aLER+ em Família
dinamizado pela professora Teresa Roby, com a atribuição de certificados e a entrega de uma lembrança à aluna vencedora: a Carolina Neves do 7º 4.



Distribuímos marcadores de leitura,
E ainda lançamos um Calendário Comemorativo desta Efeméride, concebido pelo professor Paulo Renato Castro, que poderás encontrar na tua Biblioteca.



Para conhecer o percurso do projeto que marcou o início deste caminho, é só espreitar o Lê para mim, que depois eu conto...

Ao longo do mês, iremos dando conta deste percurso com a apresentação dos vários projetos que fizeram a História desta década.
É só seguir a seta!


Boas Leituras em Família!

sábado, 29 de outubro de 2016

Parabéns, RBE!

A Rede de Bibliotecas Escolares faz 20 anos

Do conjunto de iniciativas que estão a ser levadas a cabo no âmbito destas comemorações, e que conheceram o seu ponto alto no Fórum REB 20 anos (Fundação Calouste Gulbenkian, 14 de outubro), destacam-se ainda os cerca de 3500 testemunhos deixados por alunos, pais e professores de todo o país, e um conjunto de três filmes dos quais destacamos RBE - 20 anos - Práticas.

Antes de conhecer o produto final, vamos espreitar os "bastidores":

Foi no passado mês de maio que a equipa de filmagens se deslocou à  EB de Ponte de Lima para sentir o "fervilhar da Biblioteca", no que respeita às práticas de promoção da leitura em família.

"Os bastidores da produção"
 Os efeitos do projeto, contados por duas das beneficiárias: a Leonor e a Diana 

"Os bastidores da produção"
Uma amostra do grupo de pais participante partilha as experiências do último mês.

 Em outubro, surge, então, o produto final: o filme, que reúne um conjunto de boas práticas de biblioteca a nível nacional, e que integra uma das práticas das bibliotecas de António Feijó, o programa ELF: 


Programa de Educação Literária na Família, 

Este programa dá seguimento a um conjunto de  projetos de promoção de leitura em família, uma prática que conta já com dez anos no nosso agrupamento. 


RBE - 20 anos - Práticas.
O filme 




Se esta escolha nos deixa, por um lado, naturalmente, orgulhosos, representa, por outro, uma grande responsabilidade e um grande desafio: continuar este percurso, respeitando as exigências dos padrões de qualidade definidos no Quadro Estratégico para o Desenvolvimento de Bibliotecas Escolares  2014/2020


E é com este espírito que tencionamos continuar a trilhar caminho, esperando continuar à altura dos novos desafios.

Parabéns RBE!


segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Caminhos de Leitura e Leituras do Caminho: as primeiras "indicações" chegam de Trovela.

Em outubro arranca tudo! 

O projeto que operacionaliza a Leitura em articulação com a Família, no presente ano letivo, Caminhos de Leitura e Leituras do Caminho, emergente do tema aglutinador "Rotas, Monumentos e Caminhos com História(s)", marca o ponto de partida junto às margens do Trovela: é desta EB que surgem as primeiras setas, com preciosas indicações de Leitura...

Inspirado na obra Com três novelos de lã (a vida dá muitas voltas), de Cristina Henriqueta e Yara Kono.


Leitura de Herberto, de Laura Hawtorne.

Interpretação de O Mundo num Segundo de Isabel Minhós Martins e Bernardo Carvalho.

Inspirado na questão mais famosa de todas as crianças Ainda falta Muito? de Carla Maia de Almeida e Alex Gozblau.



Em ano especial de comemorações, no que à leitura em família diz respeito, são
Caminhos que prometem...
Sigamos a SETA!