Mostrar mensagens com a etiqueta biblioteca. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta biblioteca. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 2 de julho de 2018

I Jornadas António Feijó



As I Jornadas António Feijó - Da Vida da Escola às Escolas da Vida
são uma iniciativa do grupo de trabalho responsável pela elaboração do Projeto Educativo em parceria com a Biblioteca Escolar. Pretendem constituir um momento de reflexão e formação para o corpo docente do agrupamento. O principal objetivo é dar a conhecer as principais linhas orientadoras do documento que norteia o trabalho do agrupamento ao longo do presente quadriénio.


Partindo do tema O mundo é a nossa casa, estas Jornadas contemplarão distintos momentos de formação: seminários, oficinas, experiências de contacto com o meio; e momentos de cultura e lazer.

Os conteúdos incidirão sobre os principais subdomínios do Projeto Educativo:

A-      Educação Ecológica: ambiente e saúde;
B-      Educação Financeira: poupança e empreendedorismo;
C-      Educação Multiliterácita: literacia da leitura, da informação, dos média, tecnológica, científica;
D-      Educação não formal: envolvimento familiar e fomento de uma cultura comunitária;
E-      Saber académico: currículo e saberes transversais.





Um programa recheado que será, todavia, concretizado em modo SLOW... 
Sim, porque as coisas boas levam tempo.



quarta-feira, 5 de abril de 2017

Ecos da Semana da Leitura (3): Final do Concurso Concelhio de Leitura


Felizes e Entusiasmados:
foi assim que a nossa quadrilha de finalistas do 2º CEB avançou para prova final do
Concurso Concelhio de Leitura


Os finalistas do 2º CEB prontos para a prova concelhia.

Porque a leitura faz parte dos seus hábitos, não tinham nada a temer. As obras também eram interessantes... - referiram os alunos. E afinal, é só um passatempo: o importante é mesmo participar!
A prova de que qualquer pretexto é bom para ler!

Até já!

sábado, 17 de dezembro de 2016

Presépios e Monumentos com História(s): Todos os Caminhos vão dar ao Natal (3)

A nossa Biblioteca vestiu-se de Natal para acolher as atividades da última semana de aulas do 1º trimestre.
O mote continuou a ser o tema aglutinador de projetos "Rotas, Monumentos e Caminhos com História(s)", embora, desta vez, as histórias tenham surgido num original formato.

Pormenor da exposição que reúne presépios artesanais, realizados pelos alunos do professor Carlos Castro,
 e postais de Natal inspirados em pormenores arquitetónicos da vila de Ponte de Lima.

Sob orientação da professora Teresa Roby, os alunos foram convidados a engalanar para esta quadra festiva um "cantinho" da nossa vila
O resultado é surpreendente!





Queres uma ideia para as férias de Natal? 
Parte à descoberta da tua vila e encontra os "cantinhos" que se escondem nestes postais. Quem sabe, não trazes uma nova história para contar?

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Em Dezembro - Todos os Caminhos vão dar ao Natal (1)


A aproximarmo-nos do final de um trimestre tão recheado, os caminhos da nossa biblioteca vão convergindo para um mesmo lugar: 
o NATAL.

O Natal concretizado em diferentes gestos, de que iremos dar conta até ao final de dezembro. 
Para já, o gesto solidário que abriu este mês especial e que está a dar corpo às leituras partilhadas pelo Clube de Leitura


As Histórias de Encantar Ajudaris'16.
Se ainda não visitaste a exposição itinerante das ilustrações do volume I, o que integra a nossa história, ainda podes fazê-lo até ao final do trimestre, na Escola Básica de Ponte de Lima.

Vale a pena conhecer a diversidade de ilustradores participantes neste projeto.

E se ainda não adquiriste o teu livro de Histórias de Encantar,
também poderás fazê-lo, ainda a tempo deste Natal: cada gesto solidário conta!

               Encontramo-nos no próximo cruzamento!


quinta-feira, 30 de abril de 2015

Abril, livros mil...

O mês de abril, nas nossas bibliotecas, foi pródigo em atividades em torno do livro e da leitura:
Ao Clube de Leitura chegaram o Zacarias e o Branquinho que vieram juntar os seus miados aos felinos que já lá estavam... No dia 22 de abril trouxeram as suas donas, e em ambiente de Tertúlia, alunos, pais e professores passaram o serão 
Entre Livros & Miados.

obras em apresentação

Tertúlia na Cadeia das Mulheres

Sessão de autógrafos com Conceição Vicente e Raquel Ramos
E como ao dia do Livro se sucedeu o dia da Liberdade, o mês do Livro também contemplou Leituras do 25 de Abril
Feira do Livro na EB23 e Exposição das ilustrações dos livros da Ajudaris no Trovela e na BE António Feijó completaram o "cardápio" de eventos de Abril, Livros Mil.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Concurso Concelhio de Leitura 2015 - 1º ciclo - 1ª fase


Estas são as obras que os alunos do 3º e 4º ano vão ler no âmbito do Concurso Concelhio de Leitura - fase escola.
A prova a nível de escola é no dia 6 de fevereiro

O Grilo Verde - António Mota

poema "O Jantar dos Animais" de Luísa Ducla Soares

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Projeto SOBE


SAÚDE ORAL E BIBLIOTECAS ESCOLARES (SOBE)
(ou BOAS LEITURAS em BOCAS SAUDÁVEIS)

Foi no passado dia 6 de junho que a Filipa e a Carolina, duas simpáticas médicas dentistas, dinamizaram junto das crianças dos Jardins de Infância de Trovela e da Feitosa uma sessão sobre a importância da higiene oral. Entre outras coisas, os meninos aprenderam com o Rei Leão, como escovar os dentes e quais os alimentos amigos das bocas saudáveis.



Podemos encontrar mais informação no portal da RBE e no portal SOBE


sexta-feira, 30 de maio de 2014

Os destaques da Biblioteca no Jornal Despertar


A edição 80 do Despertar já está cá fora! Este trimestre mereceram destaque nas páginas dedicadas à Biblioteca Escolar:




- À conversa com Conceição Vicente (entrevista com a autora);
- Bibliotecas António Feijó, parceiras da Ajudaris;
Voluntárias da Leitura, a contar e a encantar;
- Comemorações dos 800 anos da Língua Portuguesa;
- Concurso Nacional de Leitura (final distrital);
- Sugestões de Leitura para o Verão.

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Voluntários da Leitura


A contar e a encantar… as nossas Voluntárias da Leitura vão lançando sementes de amor aos livros.

O projeto Voluntários da Leitura é promovido pelo CITI – Universidade Nova de Lisboa em parceria com a AVL – Associação para o Voluntariado de Leitura e destina-se a potenciar o desenvolvimento de uma rede nacional de voluntariado na área da promoção da leitura.
Pelo segundo ano consecutivo, o nosso agrupamento aderiu ao projeto e as nossas bibliotecas escolares estão a beneficiar de mais um incentivo à leitura! Dois grupos de alunos do 5º ano da EB23 António Feijó e um do 3º ano da EB1 de Ponte de Lima contam, semanalmente ou quinzenalmente, com a presença da Olinda Esteves e da Catarina Sousa, as nossas voluntárias no presente ano letivo. 



Olinda Esteves, Voluntária na EB23 António Feijó

Catarina Sousa, Voluntária na EB1 de P.Lima

               O Portal Voluntários da Leitura disponibiliza informação diversificada sobre o assunto.

terça-feira, 1 de abril de 2014

Recital de poesia


A Biblioteca da EB23 foi hoje palco de um recital de poesia. Juntamos o prolongamento das comemorações do dia da Poesia com a abertura do conjunto de atividades que a BE pretende levar a cabo no âmbito das comemorações dos 800 anos da Língua Portuguesa.
Fernando Pessoa, José Jorge Letria e Álvaro Magalhães foram os nomes escolhidos para a inauguração deste circuito literário lusófono.