Mostrar mensagens com a etiqueta cinema. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta cinema. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Festa do cinema francês

A nossa escola associa-se à festa do cinema francês, e a escolha recaiu sobre a interessante comédia À bras ouverts, um filme repleto de humor e simultaneamente inquietante, tendo em conta a atualidade da problemática que o perpassa.




Para preparar a matinée...



É já no próximo dia 16 de novembro, e destina-se a todos os alunos do 3º CEB.

 

segunda-feira, 22 de maio de 2017

De Pé Descalo a Santiago: Ressonâncias do Caminho (2)


Depois de um belo repasto, e imbuídos pelo espírito da viagem e da descoberta, o serão não teria ficado completo sem esta sessão de cinema, cujos comentários se dispensam, pois cada caminho é único, assim como o são as motivações de cada peregrino:
 The Way



"O oftalmologista Tom Avery (Martin Sheen) e seu único filho Daniel (Emilio Estevez) têm uma relação distante. Quando o rapaz viaja para a Espanha para cruzar o Caminho de Santiago de Compostela, acaba perdendo a vida numa fatalidade. Tom, então, vai até a França para recolher o corpo de seu filho. Chegando lá, ele resolve fazer o Caminho, completando o percurso que Daniel havia começado, levando junto as cinzas do rapaz. Durante a empreitada, ele encontra companheiros que vão lhe mostrar que nenhum caminho deve ser percorrido sozinho." (mais informações AQUI).

A todos desejamos a continuação de um
BOM CAMINHO!

(É só continuar a seguir a seta)

terça-feira, 16 de maio de 2017

Caminhos de Leitura: De Pé Descalço a Santiago

Chegou a hora de desbravar novos caminhos.
Desta vez os destinatários são os docentes e vamos conhecer "o Pé Descalço", uma verdadeira empreitada pessoal de Ricardo Frade que vem contar, na primeira pessoa, a sua experiência "Da Suécia a Portugal sem um Tostão."


A atividade surge integrada no tema aglutinador de projetos "Rotas, Monumentos e Caminhos com História(s)", e para além da apresentação da obra, conta ainda com a sessão de cinema  "The Way", um filme que tem como demanda, os Caminhos de Santiago. 

E assim vamos desbravando caminhos de leitura:
nos livros, no cinema e na vida...

segunda-feira, 10 de abril de 2017

Ecos da Semana da Leitura (5): De volta aos clássicos - viagem pela 7ª Arte

Ainda na esteira da nossa Rota dos Clássicos, os nossos alunos foram brindados com duas produções cinematográficas que encontram eco nesta viagem literária.



Inspirado na obra de Roald Dahl, cujo centenário comemoramos recentemente, os alunos do 2º e 3º CEB tiveram oportunidade de assistir à maravilhosa produção de Steven Spielberg
O Amigo Gigante,
uma oferta da Associação de Pais da EB23 António Feijó, a quem agradecemos a colaboração.


Já pela EB1 de Ponte de Lima, uma interessante interpretação de um dos clássicos mais lidos de todos os tempos, O Principezinho de Saint Exupéry (realização de Mark Osborne, 2015), deu lugar a uma fantástica matiné que encheu ainda mais de cor e ternura o programa da Semana da Leitura.

 Caminhos de leitura que se cruzam com outras formas de Arte...

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Livros que deram filmes: de Roald Dahl a Tim Burton

O Clube de leitura encerrou com mais uma comparação de diferentes formas de arte: 
a literatura e o cinema.
E, ao contrário do que havia sucedido com "Meu Pé de Laranja Lima", onde as diferenças entre livro e filme não eram muito significativas, com "Charlie e a Fábrica de Chocolate", as leituras já foram outras...

A caracterização de espaços e de personagens, aliada ao acrescentar de "episódios extra" (que o realizador entendeu assim interpretar) foram as grandes diferenças apontadas.


Deixamos as recomendações dos nossos leitores:

Como palavras-chave, o Clube destacou:

CHOCOLATE        FAMÍLIA      ALEGRIA      MÚSICA      BONDADE      SORTE


Para confirmar, o melhor é conhecer os dois (uma boa sugestão para as férias de verão). Afinal um bocadinho de chocolate a mais nunca aborreceu ninguém... 

E, em jeito de "até para o ano", encerramos com uma pequena viagem... 
desta vez de barco (mas não um barco qualquer).



O Barco de Chocolate de Cristina Norton e Danuta



segunda-feira, 23 de maio de 2016

Charlie e a Fábrica de Chocolate

Vivemos hoje um dos momentos altos desta aventura literária. 
Cerca de 300 alunos puderam assistir à magnífica produção cinematográfica de Tim Burton baseada na obra de Roald Dahl, ilustrada pelo conceituadíssimo Quentin Blake: 
Charlie e a Fábrica de Chocolate
Foi um grande momento que gerará, certamente, interessantes conversas nas próximas sessões do Clube de Leitura e também a nível de sala de aula. É que desta vez as semelhanças entre obra literária e a produção cinematográfica  são menos evidentes do que no filme anterior.

Deixamos aqui um "cheirinho do filme".


E alguns momentos bem divertidos em torno desta leitura, 


que já abriu o apetite para outras do mesmo autor...


e até gerou momentos doces e leituras em espaços alternativos...



E porque se comemora este ano o centenário do nascimento do autor desta magnífica obra, a REVISTA BABAR entrevistou uma série de personalidades conhecidas que nos falam das obras preferidas de Roald Dahl e da importância que o autor teve nas suas vidas! Vale a pena espreitar. É só clicar no nome da revista.

Se quiseres conhecer outros momentos interessantes que acompanharam a leitura desta obra pelo Clube, é só espreitares a página de facebook da nossa Biblioteca: AQUI

terça-feira, 12 de abril de 2016

Livros e Chocolate - Regulamentos

Para que possas participar nos desafios e concursos que mais te agradam, aqui ficam os regulamentos do que está a acontecer pela tua biblioteca ao longo desta semana.

Livros e Chocolate:
tudo o que precisas para responder aos desafios.

Desafios de Chocolate

Regulamento

1. O Passatempo decorre nos dias 12, 13 e 14 de abril na Biblioteca Escolar da EB23;
2. O Passatempo destina-se aos alunos do 2º e do 3º ciclo;
3. Cada aluno só pode realizar uma prova, tendo três dias para responder aos 30 desafios;
4. Os desafios devem ser respondidos em folha prória (disponível na biblioteca) ;
5. A partir de 15 respostas certas, são atribuídos prémios, por categoria:
         5.1. Entre 15 e 19 respostas certas – 4ª categoria
         5.2. Entre 20 e 24 respostas certas – 3ª categoria
         5.1. Entre 15 e 29 respostas certas – 2ª categoria
5.1. 30 respostas certas – 1ª categoria
6. Os resultados serão divulgados na sexta-feira, dia 15 de abril, no placard e no blogue da Biblioteca;
7. Os prémios serão entregues na sexta-feira, dia 15 de abril, na Biblioteca Escolar.

Polvilhar contos com Chocolate
Regulamento

1. O Passatempo decorre de 11 a 15 de abril;
2. O Passatempo destina-se aos alunos do 2º e do 3º ciclo;
3. O desafio consiste em acrescentar “chocolate”a um conto tradicional e subvertê-lo ao jeito de Alice Vieira em A que sabe esta história?;
4. Os trabalhos podem ser realizados individualmente ou em grupo (podem ser grupos-turma);
5. Os trabalhos devem ser entregues na biblioteca escolar, ou enviados para o email da biblioteca (bibliotecaantoniofeijo@gmail.com)  até ao dia 15 de abril;
6. Os trabalhos que obedeçam aos critérios descritos no ponto 3 integrarão uma publicação digital;
7. Haverá prémios para os três contos mais originais e criativos;
8. Haverá brindes para todos os participantes;
9. Os resultados serão divulgados ao longo da semana de 18 a 22 de abril, no placard e no blogue da Biblioteca;
10. Os prémios serão entregues na sexta-feira, dia 22 de abril, na Biblioteca Escolar.

Fotografias Chocoleitoras
Regulamento

1. O Passatempo decorre nos dias 11, 12, 13 e 14 de abril;
2. O Passatempo destina-se aos alunos do 2º e do 3º ciclo;
3. As fotografias têm de ser originais; podem ser individuais ou em grupo, devendo conter, obrigatoriamente livros e chocolate;
4. Cada aluno / grupo de alunos só pode concorrer com uma fotografia;
5. As fotografias devem ser enviadas para o email da biblioteca (bibliotecaantoniofeijo@gmail.com) até às 18 horas do dia 14 de abril;
6. Haverá prémios para as três fotografias mais originais e criativas;
7. Haverá brindes para todos os participantes;
8. Os resultados serão divulgados na sexta-feira, dia 15 de abril, no placard e no blogue da Biblioteca;
9. Os prémios serão entregues na sexta-feira, dia 15 de abril, na Biblioteca Escolar.

Bolos Chocoliterários
Regulamento

1. O Passatempo decorre no dia 15 de abril;
2. O Passatempo destina-se aos alunos do 2º e do 3º ciclo;
3. Os Bolos têm que conter chocolate nos ingredientes e decoração alusiva a uma obra literária (livro, conto, poema...);
4. Cada aluno só pode concorrer com um bolo;
5. Os bolos deverão ser entregues na biblioteca da eb23 até às 10 horas do dia 15 de abril;
6. Haverá prémios para os três bolos mais originais e criativos;
7. Haverá brindes para todos os participantes;
8. Os resultados serão divulgados na sexta-feira, dia 15 de abril, no placard e no blogue da Biblioteca;
9. Os prémios serão entregues na sexta-feira, dia 15 de abril, na Biblioteca Escolar.

Tudo a postos para os Furinhos Literários.