Mostrar mensagens com a etiqueta clássicos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta clássicos. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Ali Babá: Xerazade vs AtrapalhArte visto pelo Clube de Leitura

Foi com o espetáculo Ali Babá e os 40 Ladrões, encenado pelo grupo AtrapalhArte, que encerramos as nossas incursões pelo universo do Teatro.

Final do espetáculo com os alunos do 5º ano

Janeiro e Fevereiro foram meses ricos em interação de linguagens artísticas. 
Da Literatura para o Teatro, pudemos conviver com As Aventuras de Pinóquio, O Auto da Barca do Inferno, Ulisses, Os Bichos e Ali Babá e os 40 Ladrões. Foram semanas preenchidas a viajar pelos clássicos. 
Um complemento ao apoio às Metas Curriculares de Português.


O elenco "AtrapalhArte 2"
Pelo Clube de Leitura, foi muito interessante o trabalho de crítica levado a cabo pelos alunos, que, conhecedores de mais do que uma versão do conto "Ali Babá", estiveram atentos ao mais ínfimo pormenor, curiosos como estavam em relação à encenação, sobretudo no que dizia respeito aos "episódios mais violentos".

Uma análise "à lupa", onde todos os pormenores contam.

A encenação foi, na opinião dos elementos do Clube de Leitura, muito bem conseguida, sobretudo graças ao Humor que conferiu alguma leveza  ao conto, contribuindo, simultaneamente para o tornar atual, pois segundo estes alunos, as mensagens que aqui se encerram são intemporais!  

As diferenças, resultantes desta adaptação, mais apreciadas foram:
- o ar divertido, e não assustador, dos ladrões;
- as personagens, ora selecionadas, ora acrescentadas (sapateiro vs boticário; vizinhas);
- a inclusão de "novas cenas" como as recordações de infância dos dois irmãos;
- a introdução de elementos usados pelos adolescentes de hoje, sobretudo em relação às novas tecnologias, como o instagram, as selfies, os post-its...;
- a interação com o público;

Estratégias bem conseguidas para tornar um Clássico Atual.

Obrigada, AtrapalhArte!
Até para o ano...



sábado, 21 de janeiro de 2017

Clube de Leitura - "Ao encontro de Xerazade"

Pelo Clube de Leitura, continuamos viagem... até ao passado. 
À boleia de um tapete voador, chegamos à conversa com Xerazade, e entramos no reino das Mil e Uma Noites

Com a ajuda de Alice Vieira, que reúne quatro narrativas desta coletânea na sua obra Contos das Mil uma Noites, ficamos a conhecer o Rei Shariar e o poder das Histórias.



Começamos com o emblemático conto "Alibabá e os 40 ladrões", que, entre a surpresa e o terror, captou a atenção dos nossos leitores até à última linha.
E não fosse o tempo esgotar-se, teríamos continuado noite dentro a acompanhar arte de contar histórias de Xerazade, pela pena de Alice Vieira.







A missão agora é, ao jeito de Xerazade, levar esta magia às nossas turmas, para que todos possam saborear um pouco do encanto desta viagem.
Prontos? 
"Abre-te Sésamo"! 




quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Roteiro de Leituras de Novembro. Quarta Paragem - Enid Blyton

«Quem foi afinal esta mulher, que marcou gerações no mundo inteiro, que ainda hoje, na era da tecnologia mais avançada, consegue cativar os pequenos leitores e que afirmava que “se não precisasse de dormir e comer, seria perfeitamente capaz de escrever um livro inteiro de uma assentada sem nunca parar?”»
Vieira, Alice (2013: 11)


Embalado por esta questão, e auxiliado por Alice Vieira, o Clube de Leitura partiu à descoberta de Enid Blyton e levou para partilhar com os seus colegas de turma, não apenas as mais emblemáticas obras da autora, como Os Cinco, As Gémeas ou O Colégio da Quatro Torres, mas também muitas curiosidades sobre esta "máquina de produzir aventuras", e ainda uma missão: recolher junto dos adultos, ao jeito de Alice Vieira, testemunhos sobre o papel que Enid Blyton teve na vida e no percurso leitor de cada um.




Enquanto aguardamos os testemunhos, partilhamos algumas curiosidades:

Sabias que...
- As traduções dos livros de Enid Blyton para português alteraram alguns elementos, como títulos, nomes de personagens, alimentos e até “pequenos episódios?
- A autora escrevia a pedido dos seus leitores?
- Enid Blyton respondia, pessoalmente, a todas as cartas que recebia, dos seus leitores?
Enid Blyton não gostava de viajar. No entanto, nas raras viagens que fez passou por Lisboa e pela Ilha da Madeira? (O Livro Aventura no Barco parece fazer referência a essa viagem).
- (...)
Se quiseres descobrir mais, passa pela tua biblioteca e 
visita a exposição:
Pormenor da exposição:
algumas das obras mais emblemáticas da autora.

Pormenor da Exposição: Quem foi Enid Blyton?
Vida, Obra, Máximas e Curiosidades.

Se quiseres saber ainda mais, podes ler a obra de Alice Vieira O Mundo de Enid Blyton, também disponível na biblioteca, pois como refere esta autora,
 “Porque, quer se queira quer não, Enid Blyton é um clássico.”


Não poderíamos deixar esta paragem sem um caminho alternativo de leitura: o filme original do primeiro volume da coleção mais famosa da autora: Os Cinco na Ilha do Tesouro, filmado em 1957, em Dorset, Inglaterra.



Boas leituras e até à próxima paragem!

terça-feira, 8 de novembro de 2016

Em Novembro... ressuscitamos tesouros, (re)descobrimos caminhos... e continuamos a comemorar!

O que há de comum entre Beatrix Potter, Enid Blyton, Roald Dahl e... António Feijó?
É o que estamos a descobrir ao longo do mês de novembro, um mês por excelência para "ressuscitar tesouros" ou (re)visitar clássicos...




Da Biblioteca partem caminhos de leitura que passam pelos diferentes ciclos, escolas e projetos.
Enquanto Beatrix Potter "se passeia" pelo Pré-Escolar e 1º CEB, no apoio às Metas Curriculares de Português, Enid Blyton "instalou-se" no Clube de Leitura a desvendar mistérios junto dos alunos do 2º CEB. Roald Dahl dá corpo às leituras do 3º CEB no âmbito do Concurso Nacional de Leitura, e António Feijó, o nosso patrono, inspirou o primeiro Grande Prémio de Poesia com o seu nome. 

Literatura no feminino, no masculino, nacional e internacional, para crianças, para adolescentes, jovens e adultos, em prosa ou em poesia, envolta em polémica e revestida de alguma  "perversidade"... é o que compõe o roteiro de leituras de novembro, de cujas paragens iremos dando conta ao longo do mês.

Boa viagem!