Mostrar mensagens com a etiqueta clube de leitura. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta clube de leitura. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 5 de junho de 2017

No dia do Patrono o Clube de Leitura teve uma visita especial: encerramento memorável!

Tendo a última sessão do Clube de Leitura coincidido com as comemorações do dia do nosso Patrono, António Feijó, aproveitamos a presença do Sr. Amândio Sousa Vieira, que nesse dia visitou a nossa escola e presenteou a nossa biblioteca com o seu mais recente trabalho: 
P'ra que viva Ponte de Lima. Terra de Tradições

para conhecer um pouco mais sobre as histórias da História. 
Parece que aquela que mais encantou o nosso público foi a dos "Carecas de Faldejães". 


O Sr. Amândio Vieira encanta o Clube de Leitura com histórias fabulosas da nossa vila,
 inspiradas na vida de António Feijó

A exposição Retratos de Feijó,
composta por trabalhos realizados pelos alunos da professora Flor,
 convidava os leitores a subir mais uns degraus...
até à Biblioteca!

Os alunos aproveitaram ainda para colocar questões ao nosso ilustre convidado, quer sobre a sua vida, quer sobre as razões do seu interesse pela recolha das tradições de Ponte de Lima.
O entusiasmo com que o Sr. Amândio falou não deixou os leitores indiferentes.
Além de uma vontade enorme de percorrer as páginas do magnífico 
"Álbum Fotográfico com Legendas", como o próprio apelidou a sua mais recente obra, os nossos leitores não resistiram a mergulhar na poesia de António Feijó. 
E foi com o poema "Nostálgica" (cujo excerto também integra a obra apresentada) que encerramos o Clube de Leitura 2016/2017

Percorremos um longo caminho, recheado de histórias e de História, e... como o bom filho, à CASA tornamos!

... Até para o ano!


segunda-feira, 29 de maio de 2017

Na pastelaria, na eira ou à sombra da Romãzeira: pelo Clube de Leitura

As leituras deste trimestre têm levado os nossos pequenos leitores a descobrir espaços alternativos para ler:



Segredos que são revelados na Pastelaria (onde até os clientes ficaram com vontade de saber para onde terá sido levado enigmático Jardim da Casa Grande de Barras Amarelas...), ou que nos transportam para a Eira do Meu Avô Rei de Coisa Pouca.

Na Pastelaria Momentos Únicos, vivemos o desfecho da narrativa
Segredos do Jardim da Casa Grande de Barras Amarelas

Tal como prometido foi em torno da obra de Raquel Ramos e de João Manuel Ribeiro que se foi fazendo o nosso caminho de leituras ao longo do 3º trimestre.

Uma viagem com sabor a chocolate, a romã, e a deixar água na boca...

O que estará reservado para o encerramento?

quinta-feira, 13 de abril de 2017

Ecos da Semana da Leitura (6): Clube de Leitura às voltas com os escritores

Depois de explorada a sabedoria popular dos Provérbios de Pernas para o Ar de João Manuel Ribeiro, que proporcionou momentos bem interessantes cá pelo Clube, incluindo desafios colocados aos próprios professores, a exposição de páginas de diário inspiradas no Diário de Ana Joana, de Raquel Ramos, deu o mote para partir à descoberta da obra da autora.
Efetivamente, as "expressões que nunca compreendi" não surpreenderam os membros do Clube de Leitura (claro: eles já tinham andado às voltas com os provérbios), mas deram-lhes vontade de entrar no espírito da Ana Joana. E assim foi...



Depois da sessão do "desvendar dos segredos" de cada um (a quem nem a professora escapou), estava criado o clima para iniciar a "corrida aos Segredos": os Segredos do Jardim da Casa Grande de Barras Amarelas.
E foi em "modo segredo", depois de entrarmos de mansinho no jardim, que nos despedimos do 2º trimestre, não sem antes elaborarmos o plano de leituras que nos aguarda à chegada:
1º Saber quem é a D.Constança, que tem a mania da Mudança, e assim desvendar todos os SEGREDOS daquele Jardim;
2º Conhecer um avô que também é rei (Rei de coisa pouca), mas que João Manuel Ribeiro revelou ser a "sua obra". E já que estamos em "modo segredo", vamos explorar esses caminhos de leitura secretos...

Boa Páscoa e Boas Leituras! 

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Aladino e a Lâmpada Mágica: resultados do Passatempo


Pelo Clube de Leitura, chegamos ao Carnaval com um Baú carregado de desejos. A afluência à Lâmpada foi grande, e o júri, composto pelos elementos do Clube de Leitura, não teve tarefa fácil.  

Os elementos do júri analisam os desejos à luz do critério "originalidade"

Chegaram ao Génio pedidos muito diversificados, e muito nos orgulhamos que os nossos alunos tenham manifestado, neste passatempo, a nobreza e a grandeza dos seus corações: a PAZ, a JUSTIÇA, o AMOR, a IGUALDADE, e a AMIZADE fizeram, efetivamente, parte da grande maioria dos desejos!


Mas só estava prevista a atribuição de três prémios, e foi preciso fazer escolhas..., deixando para trás muitos desejos que também nós queremos ver concretizados.



O Júri decidiu, então, premiar, pela sua originalidade, os seguintes DESEJOS:

"Se eu fosse o Aladino, desejava que o SORRISO fosse a coisa que aquece o mundo."
"Se eu fosse o Aladino, desejava que mais nenhum animal fosse extinto (...)!"
"Desejava poder voar quando quisesse para poder visitar vários países e aprender várias línguas".

De acordo com o nosso júri, estes desejos versam sobre diferentes áreas da vida, implicando questões ligada à importância dos afetos, à proteção e preservação do planeta e à cultura. E como pelo Clube de Leitura se privilegiam estas questões, o júri parece ter decidido MUITO BEM!

O Júri decide premiar mais alguém...
Mas o trabalho não parecia concluído... é que havia desejos que ficavam a atuar nas nossas mentes, que transpiravam poesia, e que também mereciam ser conhecidos. E foi assim que o Clube decidiu eleger mais três desejos: os mais poéticos.
Aqui estão eles:
"Eu desejo que todas as pessoas se possam sentir especiais e amadas e que saibam que são importantes para alguém. Que sejam recompensadas pelos seus atos e possam felizes."
"Se eu fosse o Aladino, o meu desejo era que a felicidade no mundo não faltasse, mas sobrasse."

"Se eu fosse o Aladino, gostaria de ter asas para poder chegar ao céu e passear com os passarinhos."

Parabéns a todos os participantes! Os vencedores receberão os seus prémios à chegada das mini férias.

E assim concluímos mais um ciclo de viagens literárias. 
Em março, esperam-nos novidades... 
Prontos para seguir caminho?

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Clube de Leitura: Passatempo Aladino e o Génio da Lâmpada

Aproveitamos a magia do universo das Mil e uma Noites, cujo ambiente recriamos na nossa biblioteca, e  convidamos todos os alunos a participar no Passatempo que decorre até ao final deste mês: 
Esfregar a lâmpada e pedir um desejo ao génio!

As primeiras participantes no Passatempo
No final do mês premiaremos os três desejos mais originais.




Pelo Clube de Leitura continuamos a acompanhar Xerazade na sua luta pela sobrevivência: depois de "Aladino" e dos "Peixes Coloridos", estamos a conhecer
 "Flor de Romã e Sorriso de Luar".


 "Flor de Romã e Sorriso de Luar".



Prontos para viajar num tapete?

sábado, 21 de janeiro de 2017

Clube de Leitura - "Ao encontro de Xerazade"

Pelo Clube de Leitura, continuamos viagem... até ao passado. 
À boleia de um tapete voador, chegamos à conversa com Xerazade, e entramos no reino das Mil e Uma Noites

Com a ajuda de Alice Vieira, que reúne quatro narrativas desta coletânea na sua obra Contos das Mil uma Noites, ficamos a conhecer o Rei Shariar e o poder das Histórias.



Começamos com o emblemático conto "Alibabá e os 40 ladrões", que, entre a surpresa e o terror, captou a atenção dos nossos leitores até à última linha.
E não fosse o tempo esgotar-se, teríamos continuado noite dentro a acompanhar arte de contar histórias de Xerazade, pela pena de Alice Vieira.







A missão agora é, ao jeito de Xerazade, levar esta magia às nossas turmas, para que todos possam saborear um pouco do encanto desta viagem.
Prontos? 
"Abre-te Sésamo"! 




quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Clube de Leitura: "chocolate digital com poesia à mistura"

No rescaldo da apresentação da obra Contos Polvilhados com Chocolate, e ainda sob o efeito da magia dos Reis Magos, a sessão de hoje, no Clube de Leitura, contou com:
-  uma visita ao novo livro digital: uma forma diferente de ler e de folhear um livro, e que permitiu aos alunos reconhecer algumas das suas produções transformadas numa obra;
- uma vista real aos originais das ilustrações;
- uma conversa muito produtiva sobre o papel do escritor, do ilustrador e do designer;
- uma viagem pelos contos tradicionais;
- um passatempo com direito a brindes "com aroma de cacau";

- e ainda, uma passagem pela PoÉtica, de João Carlos Velho, e pelos sonetos "Indiferença" e "Enquanto há Sonho", poemas que os alunos reconheceram como mais uma reescrita de "A menina dos Fósforos".






Bem recheadinha esta primeira sessão de janeiro!
Na próxima semana mudaremos de rota... 
Até lá, Boas Leituras!

Indiferença

"Na rua, o frio gelava
Os ossos até ao tutano...
E o menino cantava
Na noite de Fim de Ano.

Cantava e vendia flores,
Pra não ter de mendigar...
Filho de falsos amores,
Não se atrevia a sonhar!...

E, quando a gente passava,
A indiferença vazava
Seus olhos mortos, sem cor!...

Já não morava a esperança
(Nem menino, nem criança)
Naquela vida de dor!..."


                                                                 (Continuação do soneto Indiferença)

Enquanto há sonho...

Quando a voz já se cansava
pela esperança vazia,
Estranho pio entoava
Uma linda melodia!

Lá longe, - que bem se ouvia!-
Piava um passarito
Que ao menino pedia:
«Sonha, sonha, pequenito!»

E o menino se erguia
Pela força que emergia
Daquele estranho piar!

E, embalado, sonhava
Que era possível mudar...
E sua vida mudava!..."

 in PoÉtica (2015). João Carlos Velho.

Disponível na Biblioteca da EB23 A. Feijó


quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Roteiro de Leituras de Novembro. Quarta Paragem - Enid Blyton

«Quem foi afinal esta mulher, que marcou gerações no mundo inteiro, que ainda hoje, na era da tecnologia mais avançada, consegue cativar os pequenos leitores e que afirmava que “se não precisasse de dormir e comer, seria perfeitamente capaz de escrever um livro inteiro de uma assentada sem nunca parar?”»
Vieira, Alice (2013: 11)


Embalado por esta questão, e auxiliado por Alice Vieira, o Clube de Leitura partiu à descoberta de Enid Blyton e levou para partilhar com os seus colegas de turma, não apenas as mais emblemáticas obras da autora, como Os Cinco, As Gémeas ou O Colégio da Quatro Torres, mas também muitas curiosidades sobre esta "máquina de produzir aventuras", e ainda uma missão: recolher junto dos adultos, ao jeito de Alice Vieira, testemunhos sobre o papel que Enid Blyton teve na vida e no percurso leitor de cada um.




Enquanto aguardamos os testemunhos, partilhamos algumas curiosidades:

Sabias que...
- As traduções dos livros de Enid Blyton para português alteraram alguns elementos, como títulos, nomes de personagens, alimentos e até “pequenos episódios?
- A autora escrevia a pedido dos seus leitores?
- Enid Blyton respondia, pessoalmente, a todas as cartas que recebia, dos seus leitores?
Enid Blyton não gostava de viajar. No entanto, nas raras viagens que fez passou por Lisboa e pela Ilha da Madeira? (O Livro Aventura no Barco parece fazer referência a essa viagem).
- (...)
Se quiseres descobrir mais, passa pela tua biblioteca e 
visita a exposição:
Pormenor da exposição:
algumas das obras mais emblemáticas da autora.

Pormenor da Exposição: Quem foi Enid Blyton?
Vida, Obra, Máximas e Curiosidades.

Se quiseres saber ainda mais, podes ler a obra de Alice Vieira O Mundo de Enid Blyton, também disponível na biblioteca, pois como refere esta autora,
 “Porque, quer se queira quer não, Enid Blyton é um clássico.”


Não poderíamos deixar esta paragem sem um caminho alternativo de leitura: o filme original do primeiro volume da coleção mais famosa da autora: Os Cinco na Ilha do Tesouro, filmado em 1957, em Dorset, Inglaterra.



Boas leituras e até à próxima paragem!

terça-feira, 8 de novembro de 2016

Em Novembro... ressuscitamos tesouros, (re)descobrimos caminhos... e continuamos a comemorar!

O que há de comum entre Beatrix Potter, Enid Blyton, Roald Dahl e... António Feijó?
É o que estamos a descobrir ao longo do mês de novembro, um mês por excelência para "ressuscitar tesouros" ou (re)visitar clássicos...




Da Biblioteca partem caminhos de leitura que passam pelos diferentes ciclos, escolas e projetos.
Enquanto Beatrix Potter "se passeia" pelo Pré-Escolar e 1º CEB, no apoio às Metas Curriculares de Português, Enid Blyton "instalou-se" no Clube de Leitura a desvendar mistérios junto dos alunos do 2º CEB. Roald Dahl dá corpo às leituras do 3º CEB no âmbito do Concurso Nacional de Leitura, e António Feijó, o nosso patrono, inspirou o primeiro Grande Prémio de Poesia com o seu nome. 

Literatura no feminino, no masculino, nacional e internacional, para crianças, para adolescentes, jovens e adultos, em prosa ou em poesia, envolta em polémica e revestida de alguma  "perversidade"... é o que compõe o roteiro de leituras de novembro, de cujas paragens iremos dando conta ao longo do mês.

Boa viagem!

sábado, 29 de outubro de 2016

Clube de Leitura: Outubro

"Em Outubro pega tudo!"
E o Clube de Leitura não foi exceção.
No presente ano letivo, as nossas leituras andam à volta dos temas:


Viagem ao passado: ressuscitar tesouros, redescobrir caminhos. 
e
Literatura de Viagens

que emergem do tema aglutinador de projetos do agrupamento: Rotas, Monumentos e Caminhos com História(s).


A primeira viagem foi ao "reino da escrita" do autor convidado para a comemoração do mês internacional das Bibliotecas Escolares.

E foi assim que começamos: na onda da preparação da vinda de António Mota, visitamos o seu primeiro livro, A Aldeia das Flores (1979), descobrimos os caminhos percorridos por algumas obras, através da análise das suas capas (AQUI), enquanto fomos percorrendo carruagens do Dicionário das Palavras Sonhadoras (2015). Terminamos esta viagem, mergulhando na "horta do  tio Manuel Liró", que serviu de "pretexto" para descobrir um dos tesouros da ilustração: a primeira edição de O Grilo Verde (1984) é ilustrada pela conceituadíssima Manuela Bacelar. 

Alguns dos tesouros ressuscitados e dos caminhos (re)descobertos ao longo do mês de outubro.



Aproveitamos as "asas de fogo" que cresceram ao "Grilo Verde" para levantar voo. Onde iremos aterrar no mês de novembro?

Boas Leituras!

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Preparando a Vinda de António Mota (4): Entre Capas, Contracapas e Sinopses

Uma das atividades que mais agradou aos nossos alunos mais crescidos foi a análise / comparação de capas de diferentes edições da mesma obra. 
A observação atenta destes elementos paratextuais, que por vezes nos passam ao lado, proporcionou um trabalho de inferência bem interessante... 


"os ilustradores não interpretaram todos da mesma forma..."

"o que parece importante numa edição, muda na outra..."
 Cortei as Tranças
"Tudo decorria com normalidade na vida da protagonista desta história. Não era muito boa aluna, chegava muitas vezes atrasada à primeira aula apesar de morar em frente à escola e normalmente via-se envolvida em confusões pelas quais não era responsável. Mas até se considerava uma felizarda. Até ao dia em que tudo muda: perde a mãe, corta as tranças, arranja um emprego, tem de ficar e parecer mais adulta, mais responsável.
E os seus sonhos, como ficam? " 
Os Sonhadores
"A vida muda mas os amigos permanecem. Os sonhos também, ainda que possam ter a forma de um monte de papéis e ficar guardados durante anos no fundo de um guarda-fatos. E quando se vislumbrava a concretização do sonho, o inesperado acontece, fazendo desaparecer o embrulho que guardava o sonho e estava prestes a chegar ao destinatário."

 Pardinhas
"Um desejo do avô João, porventura o último, arrasta a filha, o genro, o neto e a neta, no velho Fiat, até Pardinhas, uma terra que apenas se encontra na memória do velho, pois nem no mapa aparece.  Essa memória traz memórias e, junto à casa de pedra outrora morada da família, o avô partilha com os netos recordações da sua infância, desde a fartura da matança do porco à fome do pão seco, passando pela novidade da entrada na escola que acaba em desistência para auxílio à família, pelos sonhos de um pai que se esfumam na emigração para o Brasil e pelo adeus às agruras de Pardinhas em direção ao Porto, em busca de ganhar a vida. Uma lição sobre a crença no trabalho, sobre a importância do tempo e sobre o apego às raízes."

 Os Heróis do 6º F
"Manuela é aluna do 6.ºF e a responsável pelo relato dos episódios mais caricatos protagonizados quer por ela quer por outros elementos da sua turma, entre eles o Miguel, o Chancas e a Helena. Para além disso, Manuela não deixa de lado as histórias da sua família, dando especial destaque à morte prematura do pai, o acontecimento que determinou a forma como ela e a mãe vivem. Mas tudo muda, e a vida da Manuela e da mãe muda muito!"
Pedro Alecrim

"Pedro Alecrim é um jovem que, como tantos outros da sua aldeia, passa os dias entre a escola, os amigos e o trabalho na lavoura para ajudar a família. Não se queixa da vida que leva e descreve-a com ternura e com verdade. Mas tudo muda um dia e o Pedro Alecrim passa de jovem a homem."


Num aspeto, os alunos do 2º ciclo do Clube de Leitura foram unânimes: 
as capas das edições mais recentes são mais apelativas, o que não significa, contudo, que sejam mais ricas... 

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Livros que deram filmes: de Roald Dahl a Tim Burton

O Clube de leitura encerrou com mais uma comparação de diferentes formas de arte: 
a literatura e o cinema.
E, ao contrário do que havia sucedido com "Meu Pé de Laranja Lima", onde as diferenças entre livro e filme não eram muito significativas, com "Charlie e a Fábrica de Chocolate", as leituras já foram outras...

A caracterização de espaços e de personagens, aliada ao acrescentar de "episódios extra" (que o realizador entendeu assim interpretar) foram as grandes diferenças apontadas.


Deixamos as recomendações dos nossos leitores:

Como palavras-chave, o Clube destacou:

CHOCOLATE        FAMÍLIA      ALEGRIA      MÚSICA      BONDADE      SORTE


Para confirmar, o melhor é conhecer os dois (uma boa sugestão para as férias de verão). Afinal um bocadinho de chocolate a mais nunca aborreceu ninguém... 

E, em jeito de "até para o ano", encerramos com uma pequena viagem... 
desta vez de barco (mas não um barco qualquer).



O Barco de Chocolate de Cristina Norton e Danuta



segunda-feira, 23 de maio de 2016

Charlie e a Fábrica de Chocolate

Vivemos hoje um dos momentos altos desta aventura literária. 
Cerca de 300 alunos puderam assistir à magnífica produção cinematográfica de Tim Burton baseada na obra de Roald Dahl, ilustrada pelo conceituadíssimo Quentin Blake: 
Charlie e a Fábrica de Chocolate
Foi um grande momento que gerará, certamente, interessantes conversas nas próximas sessões do Clube de Leitura e também a nível de sala de aula. É que desta vez as semelhanças entre obra literária e a produção cinematográfica  são menos evidentes do que no filme anterior.

Deixamos aqui um "cheirinho do filme".


E alguns momentos bem divertidos em torno desta leitura, 


que já abriu o apetite para outras do mesmo autor...


e até gerou momentos doces e leituras em espaços alternativos...



E porque se comemora este ano o centenário do nascimento do autor desta magnífica obra, a REVISTA BABAR entrevistou uma série de personalidades conhecidas que nos falam das obras preferidas de Roald Dahl e da importância que o autor teve nas suas vidas! Vale a pena espreitar. É só clicar no nome da revista.

Se quiseres conhecer outros momentos interessantes que acompanharam a leitura desta obra pelo Clube, é só espreitares a página de facebook da nossa Biblioteca: AQUI

sexta-feira, 6 de maio de 2016

O Clube de Leitura continua doce

A fazer justiça ao tema do Clube para o 3º trimestre - Livros de Chocolate - os alunos do Clube de Leitura têm experimentado leituras muito doces.



À volta do chocolate, tivemos oportunidade de conversar sobre "A Sabedoria do Chocolate Quente", um conto de autor desconhecido que nos convida a "olhar para além da chávena", e ainda de explorar o trabalho que Alice Vieira faz à volta dos contos tradicionais em A que sabe esta história? Revisitamos alguns, como a célebre "Casinha de Chocolate", onde até as bruxas conseguem reconhecer erros de anos a fio ("- O que eu perdi estes anos todos! - repetia a bruxa enquanto saboreava um pedaço de parede da sua casa..."). Esta obra, para além da subversão inteligente e carregada de humor, bem ao jeito da autora, ainda nos presenteia com apetitosas receitas inspiradas nos contos.



Outra leitura doce e inspiradora foi a que aconteceu com Charlie e a Fábrica de Chocolate, cujo aperitivo -atividade de pré-leitura- foi servido em local a condizer: que o digam os membros do Clube!




Atividade de antecipação:
Exploração de elementos paratextuais e Jogo com os 30 títulos dos capítulos da obra

quinta-feira, 21 de abril de 2016

Pelo Clube de Leitura... Porque recomendamos livros e porque recomendamos filmes

O Clube de Leitura está imparável!

Este trimestre já fomos ao cinema e levamos connosco 8 turmas: O Meu Pé de Laranja Lima emocionou os nossos alunos... mas também levantou muitas questões! Foi um momento muito intenso!
A comparação entre o livro e o filme já nos levou a fazer algumas recomendações. 

Os alunos do clube de leitura recomendam o livro porque:

- É mais rico em pormenores;

- Tem linguagem atrevida;
- Retrata uma realidade dura que importa conhecer;

momento do filme: Zezé lê na companhia do seu Pé de Laranja Lima

E recomendam o filme porque:

- É mais emotivo: sentimos com as personagens.
- Ilustra os sonhos do Zezé (cavalo, papagaio).
- Apesar de retratar a realidade dura da obra, acrescenta à história notas de humor, como por exemplo o "bigode final".

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Meu Pé de Laranja lima chega ao Clube de Leitura


Continuamos a nossa viagem por livros que deram filmes. E chegamos ao Brasil para conhecer a obra mais emblemática de José Mauro de Vasconcelos
Meu Pé de Laranja Lima.


Analisamos capas de diferentes edições da obra livro e do filme.


Vimos o trailer da mais recente adaptação ao cinema...

E tentamos antecipar um pouco do que se vai passar juntando estes elementos e os títulos dos capítulos.

Ainda lemos alguns excertos...


Depois da leitura, veremos o filme. Uma boa crítica ao mesmo pode ser encontrada AQUI