Mostrar mensagens com a etiqueta comemorações. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta comemorações. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Livros e Limonada para uma tarde bem passada

E as tardes de segunda feira do mês de outubro foram assim:

Frescas, doces, bem humoradas e, é claro, na companhia das palavras!

Momento de degustação e partilha literária numa turma de 8º ano.

Porque o ameno das tardes de outubro ainda pedia os sabores de verão, juntamos a frescura da limonada ao sabor das palavras. O resultado? Uma explosão de sentidos!!
Autores de todos os tempos, visitados sob a forma de prosa, poesia, nonsense... cada aluno encontrou na palavra certa um sabor muito próprio. 






Momento de degustação e partilha literária numa turma de 8º ano.
Sim, porque as palavras que moram nos livros literários carregam as mesmas questões e inquietações que cada um de nós...





domingo, 28 de outubro de 2018

Poemas com chá logo pela manhã

Aproximamo-nos do final de um MIBE particularmente rico...
Um dos pontos altos deste mês teve lugar ao longo da sua 3ª semana: 
Poemas com chá logo pela manhã trouxe à Biblioteca a quase totalidade das turmas do 9º ano e ainda algumas de 7º para um pequeno almoço bem aromático!


Mas afinal que associação se pode criar entre o chá e a poesia? 
Bem... de acordo com os cerca de 200 alunos que viveram esta experiência ao longo desta semana, as combinações são várias...
- o chá relaxa-nos e a poesia também.
- o chá aquece-nos as mãos e o poema aquece-nos a alma.
- ambos são reconfortantes.
- ambos pedem silêncio.
- o chá entra pelos sentidos e a poesia oferece sentido.
- os aromas e os sabores do chá são tão variados quanto os poemas.
(...)


Num estado de calma e serenidade, com a alma aquecida, mas com os sentidos bem despertos, os nossos alunos experimentaram a companhia e o poder das PALAVRAS, daquelas que se encontram "arrumadas" em poemas" e que parecem conter as questões e as inquietações que, afinal, são partilhadas por todos nós.
As Palavras fizeram-nos companhia e revelaram-nos que não estamos sozinhos...


Imbuídos por algumas curiosidades ligadas à história e à cultura do chá, a biblioteca foi palco de descoberta, de reflexão, de sorrisos, de partilha e de poesia...
(E nem o diretor resistiu a vir comungar deste ambiente mágico que os Poemas com chá logo pela manhã trouxeram à Biblioteca).


Ah! E sempre que te apetecer uma palavra especial, acompanhada por uma chávena de chá reconfortante, só terá de passar pela tua biblioteca, pois, por sugestão de alguns dos alunos que por cá passaram, a biblioteca passou a oferecer mais este serviço.
Esperamos por ti!!

segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares: "Em outubro arranca tudo"

Dando cumprimento à tradição das bibliotecas escolares de António Feijó "em outubro arranca tudo", este ano teremos um mês particularmente rico...
Além dos projetos a que damos continuidade, incluimos no nosso programa a Festa de lançamento das Histórias Ajudaris 18, o novo projeto "O Mundo da Biblioteca", a "Biblioteca Verde", formação para alunos, docentes e pais, etc.

Razões não faltam para passar pelas Bibliotecas António Feijó.

A todos, um feliz MIBE!

quinta-feira, 15 de março de 2018

Bibliotecas de António Feijó "iluminadas" por Sebastião Peixoto

Foram três dias de puro deleite em contacto com o artista e a sua arte.
Sebastião Peixoto conversou sobre o seu trabalho de ilustrador, respondendo às (muitas) curiosidades dos alunos, e deixou obras de arte espalhadas pelas sete bibliotecas do agrupamento.



A obra que esteve na origem da preparação da visita do ilustrador foi o seu mais recente trabalho O rapaz sem orelhas de burro, da autoria de João Manuel Ribeiro, editado pela Opera Omnia, sobre a qual recaíram algumas questões curiosas, como a representação das fadas, da (possível) continuação da narrativa...

Os alunos do nosso agrupamento já conheciam, contudo, outras obras ilustradas por Sebastião Peixoto, da autoria de António Mota, como O Dicionário das Palavras Sonhadoras, Onde está a Minha Mãe e A Casa da Janela Azul, tendo descoberto que está prestes a sair o terceiro volume das aventuras dos irmãos Fabi e Bitó!!


Desvendar os bastidores da ilustração foi uma agradável descoberta desta semana da leitura: um verdadeiro feitiço de liberdade a iluminar as nossas bibliotecas e os nossos mundos.



segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares 2017

À semelhança do que vem acontecendo nos anos anteriores, associamo-nos às comemorações do Mês Internacional da Bibliotecas Escolares...
Um outubro que promete...


sexta-feira, 26 de maio de 2017

Celebrar António Feijó: aproxima-se o Dia do Patrono

À semelhança do que vem sendo hábito, a professora Ana Margarida, responsável pela organização das comemorações do dia do Patrono, tem já acautelado o programa do próximo dia 1 de junho.


Num ano em que cruzamos caminhos, sobretudo através da leitura, e em que encerramos o macro tema Ponte de Lima: Património Material e Imaterial, não poderia vir mais a propósito o recheio do programa:
Apresentação do livro 
P'ra que viva Ponte de Lima, Terra de Tradições
de Amândio Sousa Vieira: uma justa homenagem ao Património Limiano.




É já na próxima quinta feira!


terça-feira, 31 de janeiro de 2017

10 anos aLER+ em Família (6): Instantâneos



 A encerrar este mês particularmente dedicado a estas comemorações, queremos partilhar alguns dos instantâneos do dia de aniversário (17 de janeiro) captados pela objetiva do Sr. Amândio Vieira, um leitor e um limiano, que é presença assídua nas nossas comemorações e que nos brinda com belíssimas reportagens fotográficas que eternizam estes momentos.


O descerrar da placa comemorativa desta efeméride ou
"A Renovação de um Compromisso com a Promoção da Leitura em Família".
Placa descerrada: Compromisso Assumido!
A autora do LOGOTIPO que deu origem à placa comemorativa,
que vê premiado o seu empenho.

O brilho natural e o sorriso genuíno das mães pioneiras do
Lê para mim, que depois eu conto...,
depois de partilharem com os presentes as suas "criações literárias".
As filhas do Lê para mim..., 10 anos volvidos,
e já a frequentar o ensino secundário,
apresentam sugestões de leitura aos seus colegas de 7º ano.

                         
A Biblioteca, espaço que constrói memórias, acolhe o evento comemorativo.

                            
E, na despedida, um retrato "de família"!

                                

Resta-nos apenas agradecer ao Sr. Amândio Vieira: 
MUITO OBRIGADA!






terça-feira, 17 de janeiro de 2017

10 Anos aLER+ em Família (3): PARABÉNS!

Chegou o grande dia!
Há precisamente 10 anos, a 17 de janeiro de 2007, nascia, na EB/JI de Rebordões Souto, o projeto Lê para mim, que depois eu conto... o primeiro projeto de promoção de leitura em ambiente familiar no agrupamento António Feijó. 
E desde esse dia, nunca mais paramos, como mostramos AQUI, quando falamos um pouco deste percurso.

Hoje, porque é dia de aniversário, reunimos "os amigos e a família" para comemorar:



Assinalamos esta data com o descerramento de uma placa comemorativa da efeméride.




Brindamos os alunos com uma sessão de contos, dinamizada por famílias leitoras participantes desta primeira edição do projeto, e ainda deixamos algumas sugestões de livros e dicas simples e divertidas de promoção da leitura em nossas casas.


Homenageamos os alunos participantes do 
Concurso Logotipo 10 anos aLER+ em Família
dinamizado pela professora Teresa Roby, com a atribuição de certificados e a entrega de uma lembrança à aluna vencedora: a Carolina Neves do 7º 4.



Distribuímos marcadores de leitura,
E ainda lançamos um Calendário Comemorativo desta Efeméride, concebido pelo professor Paulo Renato Castro, que poderás encontrar na tua Biblioteca.



Para conhecer o percurso do projeto que marcou o início deste caminho, é só espreitar o Lê para mim, que depois eu conto...

Ao longo do mês, iremos dando conta deste percurso com a apresentação dos vários projetos que fizeram a História desta década.
É só seguir a seta!


Boas Leituras em Família!

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

10 anos a Ler+ em Família (2): um Caminho com História(s)

No ano em que se completa a nossa volta ao 
"Património Material e Imaterial de Ponte de Lima",
 enquanto tema de projeto educativo, que se materializa em 2016/2017, no tema aglutinador de projetos 
"Rotas, Monumentos e Caminhos com História(s)", aproximamo-nos de um momento comemorativo que, contando já 10 anos de História, é feito de histórias.

É já no próximo dia 17 de janeiro, terça feira, pelas 12 horas: 
Vamos fazer História e vamos contar histórias!


A Comunidade Educativa está toda convidada!

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

10 anos a LER+ em Família (1): em mês de aniversário

As comemorações dos 10 anos aLER+ em Família no Agrupamento de Escolas António Feijó tiveram início no passado mês de outubro com a Tertúlia Literária 10 anos a LER+ em Família com António Mota, que reuniu à volta dos livros e da leitura mais de 250 pessoas da nossa comunidade educativa.


Momento de partilha de testemunhos
 dos pais participantes do projeto Educação Literária na Família (ELF)

O momento foi aproveitado para homenagear os pais participantes do mais recente projeto de promoção de Leitura em Família: o projeto ELF, um projeto de Educação Literária na Família, que teve lugar ao longo de 2015/2016, que continua ao longo do presente ano letivo e que dá seguimento aos projetos que o antecederam: as duas edições Lê para mim, que depois eu conto..., os clubes de Famílias Leitoras e os vários projetos anuais de leitura em articulação com a família emergentes dos temas aglutinadores.



Um percurso com 10 anos que conhecerá um momento especial no dia do seu aniversário, a 17 de janeiro. 
E é já na próxima semana!

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Ouro, Incenso, Mirra e Chocolate: Todos os Caminhos vão dar à(s) História(s)

Chegou o Ano Novo! E com ele, mais coisas boas...
É já no próximo dia 5 de janeiro, em jeito de "Merenda de Reis" que iremos conhecer / receber um presente especial:
"Contos Polvilhados com Chocolate".



Um trabalho que teve inicio numa semana muito gulosa, em 2016 - a semana da Leitura - Livros e Chocolate - e que pôs a descoberto a veia artística de um grande número de alunos da EB23 António Feijó, através do Passatempo Polvilhar Contos com Chocolate. Com a ajuda de uma varinha de condão especial, este passatempo transformou-se numa bela obra...

O Programa está bem recheado:
  •         Momento Poético-musical: Quem me quer comprar flores? (João Carlos Velho)
  •      Escondido na Chávena: A Sabedoria do Chocolate Quente (alunos 8ºA)
  •      Um livro guloso: Contos Polvilhados de Chocolate (Bárbara Silva e autores)
  •      Chegam os Reis Magos: Ouro, Incenso, Mirra, Chocolate e outras surpresas (Estudantes de Mestrado Pré-Pri da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo)

– Entrega de Certificados aos alunos vencedores do CNL e aos participantes do Prémio Poesia António Feijó;
- “Saído do Cofre”: Passatempo com prémios surpresa para alunos / público da plateia;
  •      Todos os Caminhos vão dar à(s) História(s): Declamação de poema de António Feijó “Noite de Natal” (Luís Dantas, 9º1)
  •      Momento Musical: On écrit sur les murs pelos alunos do 9º1 em articulação com a Academia de Música Fernandes Fão.
  •     Encerramento: Diretor do Agrupamento
  •     Merenda de Reis: o presente do quarto Rei Mago.


O evento conta com a participação especial da responsável pela conceção e produção gráfica, Bárbara Silva, da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo  e com alguns dos autores e ilustradores da publicação.


sábado, 29 de outubro de 2016

Parabéns, RBE!

A Rede de Bibliotecas Escolares faz 20 anos

Do conjunto de iniciativas que estão a ser levadas a cabo no âmbito destas comemorações, e que conheceram o seu ponto alto no Fórum REB 20 anos (Fundação Calouste Gulbenkian, 14 de outubro), destacam-se ainda os cerca de 3500 testemunhos deixados por alunos, pais e professores de todo o país, e um conjunto de três filmes dos quais destacamos RBE - 20 anos - Práticas.

Antes de conhecer o produto final, vamos espreitar os "bastidores":

Foi no passado mês de maio que a equipa de filmagens se deslocou à  EB de Ponte de Lima para sentir o "fervilhar da Biblioteca", no que respeita às práticas de promoção da leitura em família.

"Os bastidores da produção"
 Os efeitos do projeto, contados por duas das beneficiárias: a Leonor e a Diana 

"Os bastidores da produção"
Uma amostra do grupo de pais participante partilha as experiências do último mês.

 Em outubro, surge, então, o produto final: o filme, que reúne um conjunto de boas práticas de biblioteca a nível nacional, e que integra uma das práticas das bibliotecas de António Feijó, o programa ELF: 


Programa de Educação Literária na Família, 

Este programa dá seguimento a um conjunto de  projetos de promoção de leitura em família, uma prática que conta já com dez anos no nosso agrupamento. 


RBE - 20 anos - Práticas.
O filme 




Se esta escolha nos deixa, por um lado, naturalmente, orgulhosos, representa, por outro, uma grande responsabilidade e um grande desafio: continuar este percurso, respeitando as exigências dos padrões de qualidade definidos no Quadro Estratégico para o Desenvolvimento de Bibliotecas Escolares  2014/2020


E é com este espírito que tencionamos continuar a trilhar caminho, esperando continuar à altura dos novos desafios.

Parabéns RBE!


quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Tertúlia Literária 10 anos aLER+ em Família... com António Mota

As conversas com o autor estão a ser um verdadeiro sucesso entre os alunos dos vários níveis de ensino.

Mas queremos mais! Queremos que a TODA a comunidade educativa partilhe da autenticidade destes momentos, da sabedoria deste GRANDE HOMEM e, por isso muito nos honraria ver a grande Família que é a Comunidade Educativa de António Feijó a tomar parte deste evento.

Do Programa consta:
- Síntese do percurso 10 anos aLER+ em Família, 
- Apresentações dos vários estabelecimentos de ensino em torno da obra de António Mota;
- Intervenção da Coordenadora Interconcelhia RBE, Dra. Raquel Ramos;
- Momento de Homenagem às Famílias Participantes do Programa ELF;
- À Conversa com António Mota, aqui e ali;
- Intervenção do Diretor do Agrupamento António Feijó;
- Momento de Convívio.

Estará patente uma mostra literária / Feira do Livro

Contamos com a presença de TODOS!

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Em Outubro a Biblioteca está ao Rubro!

Outubro é o mês Internacional das Bibliotecas Escolares, data que nos é querida e à qual é já hábito, associarmos o arranque dos vários projetos que daqui emanam.
Este ano, os motivos para comemorar são a triplicar:

Comemoramos:
o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares,
os 20 anos da Rede Nacional de Bibliotecas Escolares
e iniciamos as comemorações dos
10 anos aLER+ em Família, no agrupamento de Escolas António Feijó.

Motivos mais do que válidos para receber a visita de um dos mestres dos livros e da leitura, em Portugal:
António Mota associa-se ao Agrupamento António Feijó nesta festa do livro e da leitura.
A Biblioteca prepara-se para o receber...
Já foste espreitar? Aguardam-te várias surpresas!