Mostrar mensagens com a etiqueta ilustração. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta ilustração. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 23 de março de 2018

Saberes e Ofícios iluminados e premiados

À luz do tema aglutinador de projetos Dos Ofícios do Passado às Profissões do Futuro, e imbuído dos "Feitiços de Liberdade a iluminar o mundo", mote da semana da leitura 2018 no agrupamento, aproveitamos o momento da entrega de prémios às vencedoras do Concurso Postais de Natal, para dinamizar uma pequena oficina sobre a ilustração enquanto elemento de comunicação no álbum.

Parabéns à Mafalda, à Regina e à Raquel, 1º, 2º e 3º prémios, respetivamente.
 (da direita para a esquerda).

Pretendemos que estes momentos contribuam para despertar a sensibilidade artística, e auxiliar na descoberta do belo.

segunda-feira, 12 de março de 2018

Autores Revelação António Feijó: Regulamento


No passado mês de outubro, integrado no programa do mês das bibliotecas escolares, conhecemos o trabalho que veio dar origem ao Concurso Autores Revelação António Feijó. Inaugurado por Luís Dantas e Viviana Martins, com a obra  Dilemas de um agente CAAM, o concurso foi oficialmente lançado na Semana da Leitura 2018.


Momento da apresentação da obra Dilemas de um Agente da CAAM
 na Academia de Música Fernandes Fão.

Regulamento do Concurso Autores Revelação António Feijó


A iniciativa Autores Revelação António Feijó tem início em 2017 / 2018.
A iniciativa é da responsabilidade do grupo de professores de português do 3º ciclo do ensino básico e da biblioteca escolar, com a colaboração dos professores de EV.
A iniciativa destina-se aos alunos do 3º ciclo do ensino básico.
Os principais objetivos da iniciativa são:
                - Fomentar o gosto pela literatura e pelas artes visuais;
  - Desenvolver competências artísticas nos domínios da escrita e da representação icónica;
- Promover e valorizar a criatividade e a imaginação;
- Divulgar e valorizar o trabalho e o talento dos alunos;
- Desenvolver o gosto pelos valores da identidade, da cultura e da língua portuguesa.
O tema do trabalho é livre.
A tipologia textual é livre (texto narrativo, dramático, poético…) e não tem limite de páginas.
O texto terá de ser inédito e redigido em português, com o tipo de letra Calibri 12, com espaço entre as linhas de 1,5.
Serão aceites trabalhos compostos exclusivamente por componente escrita.
Serão aceites trabalhos compostos por componente escrita e plástica, devendo, neste caso, articular-se as duas linguagens.
10º A correção e acompanhamento dos trabalhos é da responsabilidade dos professores de português e EV envolvidos.
11º Depois de corrigidos, os trabalhos deverão ser identificados com nome, número, turma e contacto, em documento à parte, e entregues, em envelope, em suporte papel aos professores de português.
12º Depois de rececionados os trabalhos, os professores de português procederão à codificação dos mesmos, colocando o código no verso do trabalho e no exterior do envelope fechado.
13º Os trabalhos são avaliados de acordo com os seguintes critérios:
- Criatividade e inovação;
- Qualidade literária;
- Rigor e correção;
- Coerência e adequação entre a componente escrita e icónica (quando aplicável).
14º Os professores de português devem entregar às professoras bibliotecárias, até ao último dia letivo de cada ano, os trabalhos codificados, bem como os envelopes fechados com a identificação dos alunos.
15º O Júri, constituído por três elementos, irá premiar um trabalho e atribuir duas menções honrosas.
16º O certame será divulgado no portal do agrupamento, na página da biblioteca escolar e afixado na escola básica António Feijó.
17º Das decisões do Júri não haverá recurso.
18º Serão entregues certificados de participação a todos os alunos participantes.
19º A apresentação do trabalho, a atribuição do prémio, das menções honrosas e dos certificados de participação, terão lugar em sessão pública, a realizar no mês de outubro do ano letivo seguinte, integrada nas comemorações do mês internacional das bibliotecas escolares.
20º Os casos omissos serão resolvidos pelo Júri.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Clube de Leitura: "chocolate digital com poesia à mistura"

No rescaldo da apresentação da obra Contos Polvilhados com Chocolate, e ainda sob o efeito da magia dos Reis Magos, a sessão de hoje, no Clube de Leitura, contou com:
-  uma visita ao novo livro digital: uma forma diferente de ler e de folhear um livro, e que permitiu aos alunos reconhecer algumas das suas produções transformadas numa obra;
- uma vista real aos originais das ilustrações;
- uma conversa muito produtiva sobre o papel do escritor, do ilustrador e do designer;
- uma viagem pelos contos tradicionais;
- um passatempo com direito a brindes "com aroma de cacau";

- e ainda, uma passagem pela PoÉtica, de João Carlos Velho, e pelos sonetos "Indiferença" e "Enquanto há Sonho", poemas que os alunos reconheceram como mais uma reescrita de "A menina dos Fósforos".






Bem recheadinha esta primeira sessão de janeiro!
Na próxima semana mudaremos de rota... 
Até lá, Boas Leituras!

Indiferença

"Na rua, o frio gelava
Os ossos até ao tutano...
E o menino cantava
Na noite de Fim de Ano.

Cantava e vendia flores,
Pra não ter de mendigar...
Filho de falsos amores,
Não se atrevia a sonhar!...

E, quando a gente passava,
A indiferença vazava
Seus olhos mortos, sem cor!...

Já não morava a esperança
(Nem menino, nem criança)
Naquela vida de dor!..."


                                                                 (Continuação do soneto Indiferença)

Enquanto há sonho...

Quando a voz já se cansava
pela esperança vazia,
Estranho pio entoava
Uma linda melodia!

Lá longe, - que bem se ouvia!-
Piava um passarito
Que ao menino pedia:
«Sonha, sonha, pequenito!»

E o menino se erguia
Pela força que emergia
Daquele estranho piar!

E, embalado, sonhava
Que era possível mudar...
E sua vida mudava!..."

 in PoÉtica (2015). João Carlos Velho.

Disponível na Biblioteca da EB23 A. Feijó


terça-feira, 31 de maio de 2016

Já chegou a exposição Histórias da Ajudaris

Sob a temática Valores, o mote que deu origem às Histórias da Ajuadris 2015, a nossa BE acolhe até ao dia 3 de junho as ilustrações do volume que integra os três textos do nosso agrupamento.



A nossa Biblioteca, além de muita cor, muita arte, e muitos livros, conta ainda com a presença de uma das ilustradoras: a professora Ana Lima, que presenteou uma turma do 1º ano da EB1 de P. Lima, cuja docente (a professsora Fátima Marinho) foi uma das professoras solidárias em 2015, com a leitura do texto por si ilustrado: AMIZADAR.


As obras encontram-se na Biblioteca e se quiseres conhecer talentos artísticos, e ainda ter um gesto solidário não deixes de a adquirir. Custa apenas 5€ e o valor reverte inteiramente para as causas sociais da Ajudaris.


AH! E ainda podes ganhar brindes. É que temos um passatempo baseado nas três histórias do nosso agrupamento que te vai deixar com vontade de folhear o livro e espreitar a exposição!


Hoje, os alunos de alguns 4ºs anos, na sua visita à escola que os acolherá no próximo ano letivo tiveram também oportunidade de visitar a exposição e conhecer o projeto. Esta é a turma da EB da Ribeira.

domingo, 22 de maio de 2016

AJUDARIS - está a chegar a exposição itinerante à nossas biblioteca

É já amanhã, dia 23, que chega à nossa BE a exposição das Ilustrações das Histórias da Ajudaris 15.


Não deixes de passar pela tua BE: surpresas é o que não vão faltar!


Se quiseres contribuir com um gesto solidário, este é o livro que contém as histórias dos alunos do nosso agrupamento.
Encontra-se à venda na BE pelo valor de 5 euros

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Ilustradoras das Histórias da Ajudaris 2014 passam pelas nossas escolas

Fruto da participação dos nossos alunos nas Histórias da Ajudaris 2014, recebemos esta semana, na EB do Trovela e na BE António Feijó, a exposição itinerante das ilustrações do segundo volume deste trabalho.
À conversa com os alunos da EB de Trovela esteve a ilustradora Sílvia Mota Lopes, que ilustrou "O apadrinhamento do Tito" da autoria dos alunos desta escola, e Ana Lima, que ilustrou "Rio Poluído", da autoria dos alunos da EB23. Uma oportunidade para conhecer não só um projeto solidário no qual todos podemos colaborar, mas também os meandros do processo ilustrativo.

Sílvia Mota Lopes

Ana Lima



pormenor da exposição na BE da EB23 António Feijó