Mostrar mensagens com a etiqueta livros. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta livros. Mostrar todas as mensagens

sábado, 14 de outubro de 2017

Autores Revelação António Feijó

Uma das grandes novidades deste mês de outubro é a iniciativa
"Autores Revelação António Feijó".
Decorrente de um trabalho levado a efeito por dois (ex)alunos deste agrupamento ao longo do ano letivo anterior, orientados pela professora Maria de Jesus Bezerra, esta iniciativa será inaugurada com a apresentação da obra 
Dilemas de um Agente da CAAM
da autoria de Luís Dantas e Viviana Martins.

A Comunidade Educativa António Feijó está, uma vez mais, convidada para  partilhar de mais um grande momento festivo: é já na próxima quinta-feira!

segunda-feira, 5 de junho de 2017

No dia do Patrono o Clube de Leitura teve uma visita especial: encerramento memorável!

Tendo a última sessão do Clube de Leitura coincidido com as comemorações do dia do nosso Patrono, António Feijó, aproveitamos a presença do Sr. Amândio Sousa Vieira, que nesse dia visitou a nossa escola e presenteou a nossa biblioteca com o seu mais recente trabalho: 
P'ra que viva Ponte de Lima. Terra de Tradições

para conhecer um pouco mais sobre as histórias da História. 
Parece que aquela que mais encantou o nosso público foi a dos "Carecas de Faldejães". 


O Sr. Amândio Vieira encanta o Clube de Leitura com histórias fabulosas da nossa vila,
 inspiradas na vida de António Feijó

A exposição Retratos de Feijó,
composta por trabalhos realizados pelos alunos da professora Flor,
 convidava os leitores a subir mais uns degraus...
até à Biblioteca!

Os alunos aproveitaram ainda para colocar questões ao nosso ilustre convidado, quer sobre a sua vida, quer sobre as razões do seu interesse pela recolha das tradições de Ponte de Lima.
O entusiasmo com que o Sr. Amândio falou não deixou os leitores indiferentes.
Além de uma vontade enorme de percorrer as páginas do magnífico 
"Álbum Fotográfico com Legendas", como o próprio apelidou a sua mais recente obra, os nossos leitores não resistiram a mergulhar na poesia de António Feijó. 
E foi com o poema "Nostálgica" (cujo excerto também integra a obra apresentada) que encerramos o Clube de Leitura 2016/2017

Percorremos um longo caminho, recheado de histórias e de História, e... como o bom filho, à CASA tornamos!

... Até para o ano!


sexta-feira, 26 de maio de 2017

Celebrar António Feijó: aproxima-se o Dia do Patrono

À semelhança do que vem sendo hábito, a professora Ana Margarida, responsável pela organização das comemorações do dia do Patrono, tem já acautelado o programa do próximo dia 1 de junho.


Num ano em que cruzamos caminhos, sobretudo através da leitura, e em que encerramos o macro tema Ponte de Lima: Património Material e Imaterial, não poderia vir mais a propósito o recheio do programa:
Apresentação do livro 
P'ra que viva Ponte de Lima, Terra de Tradições
de Amândio Sousa Vieira: uma justa homenagem ao Património Limiano.




É já na próxima quinta feira!


terça-feira, 16 de maio de 2017

Caminhos de Leitura: De Pé Descalço a Santiago

Chegou a hora de desbravar novos caminhos.
Desta vez os destinatários são os docentes e vamos conhecer "o Pé Descalço", uma verdadeira empreitada pessoal de Ricardo Frade que vem contar, na primeira pessoa, a sua experiência "Da Suécia a Portugal sem um Tostão."


A atividade surge integrada no tema aglutinador de projetos "Rotas, Monumentos e Caminhos com História(s)", e para além da apresentação da obra, conta ainda com a sessão de cinema  "The Way", um filme que tem como demanda, os Caminhos de Santiago. 

E assim vamos desbravando caminhos de leitura:
nos livros, no cinema e na vida...

sábado, 25 de março de 2017

Os insondáveis caminhos da leitura

Gostamos de chamar-lhes caminhos pois é ao longo do percurso da leitura que se fazem as mais surpreendentes descobertas.
Foi ao longo destas semanas de preparação da visita de João Manuel Ribeiro e Raquel Ramos que as leituras se cruzaram, que uns textos convocaram outros, que o leitor se tornou parte ativa neste jogo de descoberta e que outras leituras / escrituras nasceram.


E porque os livros são como as cerejas, aguardamos, expectantes, a chegada dos autores, para puxar pela última cereja: a que colocamos em cima do bolo!


sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Em Dezembro - Todos os Caminhos vão dar ao Natal (1)


A aproximarmo-nos do final de um trimestre tão recheado, os caminhos da nossa biblioteca vão convergindo para um mesmo lugar: 
o NATAL.

O Natal concretizado em diferentes gestos, de que iremos dar conta até ao final de dezembro. 
Para já, o gesto solidário que abriu este mês especial e que está a dar corpo às leituras partilhadas pelo Clube de Leitura


As Histórias de Encantar Ajudaris'16.
Se ainda não visitaste a exposição itinerante das ilustrações do volume I, o que integra a nossa história, ainda podes fazê-lo até ao final do trimestre, na Escola Básica de Ponte de Lima.

Vale a pena conhecer a diversidade de ilustradores participantes neste projeto.

E se ainda não adquiriste o teu livro de Histórias de Encantar,
também poderás fazê-lo, ainda a tempo deste Natal: cada gesto solidário conta!

               Encontramo-nos no próximo cruzamento!


domingo, 22 de maio de 2016

AJUDARIS - está a chegar a exposição itinerante à nossas biblioteca

É já amanhã, dia 23, que chega à nossa BE a exposição das Ilustrações das Histórias da Ajudaris 15.


Não deixes de passar pela tua BE: surpresas é o que não vão faltar!


Se quiseres contribuir com um gesto solidário, este é o livro que contém as histórias dos alunos do nosso agrupamento.
Encontra-se à venda na BE pelo valor de 5 euros

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Motivos para ler em junho...

Como se de motivos precisássemos... o Clube de Leitura aproveitou o mote do dia internacional da criança, juntou-lhe o cheirinho do livro novo de Raquel Ramos, decorrente da sua visita no passado dia 26 de maio... e iniciou a temporada dos diários. É verdade: temos já tema para o primeiro trimestre do próximo ano letivo no Clube de Leitura.

Tudo começou assim:
-"Vamos conhecer um bocadinho do Diário de Ana Joana?"
-"Sim, professora, vamos ler o dia 1 de junho!"
- "Boa!"

E assim foi:
    
"Sábado, 1 de junho
      Fixe! Fixe! Fixe!
      Todos fomos às compras da parte da manhã. A Diana pediu um macacão novo, a Beatriz, como não gosta que lhe ofereçam roupa, optou por um livro com puzzles, e eu comprei os meus primeiros soutiens, por conselho da mãe.
      Mas o fixe mesmo foi que o pai, um pouco contra a vontade da mãe, decidiu dar-me um smartphone. Finalmente!!!
      Passei a tarde a descarregar as minhas músicas preferidas e enviei uma mensagem ao Filipe."

                         Ramos, Raquel (2015) O Diário de Ana Joana:12 anos, 1,36 de altura, Leiria, Textiverso, pag. 117

Escusado será dizer que o grupo não descansou sem descobrir o que ia acontecer a seguir, e a seguir... e a seguir... e assim se passou a última sessão de trabalho do Clube de Leitura 2014/2015.

Este é o segundo título juvenil de Raquel Ramos, que promete fidelizar os leitores de Episódios da Vida de um Jovem Gato, o seu primeiro trabalho juvenil, e conquistar o resto do público adolescente. Mais informação sobre o Diário de Ana JoanaAQUI

quinta-feira, 5 de março de 2015

2ª fase Concurso concelhio de Leitura - Obras a Ler

A segunda fase do Concurso Concelhio de Leitura, cuja prova se realizará no próximo dia 19 de março, integrada no programa da Semana da Leitura, tem por base as obras:

1º ciclo

"O Lobo e o Burro Coxo" de Esopo e A maior flor do mundo de José Saramago e João Caetano.




2º ciclo

"Comida sem sal", conto popular português, recolhido por João Pedro Mésseder e Hugo e eu e as mangas de Marte de Richard Zimler e Bernardo Carvalho.


quarta-feira, 26 de março de 2014

À conversa com... Conceição Vicente: um dos momentos altos da Semana da Leitura 2014


  
trabalho elaborado a partir de O Lavrador e o Lobo

A escritora Conceição Vicente contou e encantou os alunos do agrupamento ao longo da Semana da Leitura 2014.
Integrado no tema aglutinador de projetos, Ponte de Lima Rural: SustentArte no Campo, o trabalho em torno das suas obras O Lavrador e o Lobo, A Bicha Moira e Rimar e Cantarolar foi o ponto de partida para um conjunto de conversas bem interessantes sobre o património lendário e popular do nosso país. Descobrimos que brincar com as palavras e recriar memórias são coisas que também se fazem a partir dos livros e da leitura!!

Conceição Vicente em Reb. Souto

quinta-feira, 20 de março de 2014

Visita da escritora Conceição Vicente

Integrado no Tema aglutinador de Projetos "Ponte de Lima Rural: SustentArte no Campo", os nossos alunos trabalharam um conjunto de Obras de Conceição Vicente, que, ao longo desta semana, se encontra entre nós, à conversa com os seus pequenos leitores.