Mostrar mensagens com a etiqueta livros de chocolate. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta livros de chocolate. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Todos os caminhos vão dar à(s) História(s): os presentes dos Reis Magos

Foi em ambiente de festa que acolhemos os Reis Magos no nosso primeiro momento doce do ano...
E como todos foram generosos!! 


Além do Ouro, do Incenso e da Mirra, 
as Rainhas e os Reis Magos deste dia trouxeram outros presentes. 


Os caminhos que percorremos só são possíveis graças ao empenho e dedicação de alunos, professores, pais e até de outros parceiros exteriores à escola que mereceram o reconhecimento dos Magos:
        - As alunas Vencedoras do Concurso Nacional de Leitura;
        - Os alunos Participantes do Primeiro Grande Prémio Poesia António Feijó;
        - A Voluntária da Leitura Maria José Machado;
        - A Designer da obra "Contos Polvilhados com Chocolate": Bárbara Silva;

Bárbara Silva, a responsável pelo design, conceção e produção gráfica da obra
 Contos Polvilhados com Chocolate
 recebe das mãos do diretor do agrupamento, o seu certificado.
Saído do Cofre:
Gaspar, Belchior, Baltasar e Cacau...
surpreendem o público da plateia com presentes surpresa.

O aroma do cacau, saído das histórias, mas também espalhado pelo ar,
 encheu uma vez mais o Auditório Rio Lima com uma plateia de LUXO!

E, em dia de festa, este evento não ficaria completo sem alguns momentos poetico- musicais.
Na abertura, João Carlos Velho, acompanhado da sua viola, brindou-nos com uma composição maravilhosa que junta dois sonetos da sua obra PoÉtica ("Indiferença" e "Enquanto há Sonho") a que deu o nome de "Quem me quer comprar flores".

O encerramento esteve a cargo dos alunos do 9º1, que, em colaboração com a Academia de Música Fernandes Fão, interpretaram "On écrit sur les murs", encerrando o evento com uma mensagem de esperança na língua daquele que, longinquamente, esteve na origem de todo este projeto: Charles Perrault. 

"Tout est possible!"
foi a mensagem de esperança deixada pelos alunos do 9º 1
com a interpretação de "On écrit sur les murs".

Obrigada a todos quantos contribuíram para a consecução deste projeto. A todos desejamos um Novo Ano recheado de Doces Leituras e de descobertas de Novos Caminhos


quarta-feira, 1 de junho de 2016

Livros que deram filmes: de Roald Dahl a Tim Burton

O Clube de leitura encerrou com mais uma comparação de diferentes formas de arte: 
a literatura e o cinema.
E, ao contrário do que havia sucedido com "Meu Pé de Laranja Lima", onde as diferenças entre livro e filme não eram muito significativas, com "Charlie e a Fábrica de Chocolate", as leituras já foram outras...

A caracterização de espaços e de personagens, aliada ao acrescentar de "episódios extra" (que o realizador entendeu assim interpretar) foram as grandes diferenças apontadas.


Deixamos as recomendações dos nossos leitores:

Como palavras-chave, o Clube destacou:

CHOCOLATE        FAMÍLIA      ALEGRIA      MÚSICA      BONDADE      SORTE


Para confirmar, o melhor é conhecer os dois (uma boa sugestão para as férias de verão). Afinal um bocadinho de chocolate a mais nunca aborreceu ninguém... 

E, em jeito de "até para o ano", encerramos com uma pequena viagem... 
desta vez de barco (mas não um barco qualquer).



O Barco de Chocolate de Cristina Norton e Danuta



sexta-feira, 6 de maio de 2016

O Clube de Leitura continua doce

A fazer justiça ao tema do Clube para o 3º trimestre - Livros de Chocolate - os alunos do Clube de Leitura têm experimentado leituras muito doces.



À volta do chocolate, tivemos oportunidade de conversar sobre "A Sabedoria do Chocolate Quente", um conto de autor desconhecido que nos convida a "olhar para além da chávena", e ainda de explorar o trabalho que Alice Vieira faz à volta dos contos tradicionais em A que sabe esta história? Revisitamos alguns, como a célebre "Casinha de Chocolate", onde até as bruxas conseguem reconhecer erros de anos a fio ("- O que eu perdi estes anos todos! - repetia a bruxa enquanto saboreava um pedaço de parede da sua casa..."). Esta obra, para além da subversão inteligente e carregada de humor, bem ao jeito da autora, ainda nos presenteia com apetitosas receitas inspiradas nos contos.



Outra leitura doce e inspiradora foi a que aconteceu com Charlie e a Fábrica de Chocolate, cujo aperitivo -atividade de pré-leitura- foi servido em local a condizer: que o digam os membros do Clube!




Atividade de antecipação:
Exploração de elementos paratextuais e Jogo com os 30 títulos dos capítulos da obra