Mostrar mensagens com a etiqueta livros digitais. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta livros digitais. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Clube de Leitura: "chocolate digital com poesia à mistura"

No rescaldo da apresentação da obra Contos Polvilhados com Chocolate, e ainda sob o efeito da magia dos Reis Magos, a sessão de hoje, no Clube de Leitura, contou com:
-  uma visita ao novo livro digital: uma forma diferente de ler e de folhear um livro, e que permitiu aos alunos reconhecer algumas das suas produções transformadas numa obra;
- uma vista real aos originais das ilustrações;
- uma conversa muito produtiva sobre o papel do escritor, do ilustrador e do designer;
- uma viagem pelos contos tradicionais;
- um passatempo com direito a brindes "com aroma de cacau";

- e ainda, uma passagem pela PoÉtica, de João Carlos Velho, e pelos sonetos "Indiferença" e "Enquanto há Sonho", poemas que os alunos reconheceram como mais uma reescrita de "A menina dos Fósforos".






Bem recheadinha esta primeira sessão de janeiro!
Na próxima semana mudaremos de rota... 
Até lá, Boas Leituras!

Indiferença

"Na rua, o frio gelava
Os ossos até ao tutano...
E o menino cantava
Na noite de Fim de Ano.

Cantava e vendia flores,
Pra não ter de mendigar...
Filho de falsos amores,
Não se atrevia a sonhar!...

E, quando a gente passava,
A indiferença vazava
Seus olhos mortos, sem cor!...

Já não morava a esperança
(Nem menino, nem criança)
Naquela vida de dor!..."


                                                                 (Continuação do soneto Indiferença)

Enquanto há sonho...

Quando a voz já se cansava
pela esperança vazia,
Estranho pio entoava
Uma linda melodia!

Lá longe, - que bem se ouvia!-
Piava um passarito
Que ao menino pedia:
«Sonha, sonha, pequenito!»

E o menino se erguia
Pela força que emergia
Daquele estranho piar!

E, embalado, sonhava
Que era possível mudar...
E sua vida mudava!..."

 in PoÉtica (2015). João Carlos Velho.

Disponível na Biblioteca da EB23 A. Feijó


terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Todos os caminhos vão dar à(s) História(s): os presentes dos Reis Magos

Foi em ambiente de festa que acolhemos os Reis Magos no nosso primeiro momento doce do ano...
E como todos foram generosos!! 


Além do Ouro, do Incenso e da Mirra, 
as Rainhas e os Reis Magos deste dia trouxeram outros presentes. 


Os caminhos que percorremos só são possíveis graças ao empenho e dedicação de alunos, professores, pais e até de outros parceiros exteriores à escola que mereceram o reconhecimento dos Magos:
        - As alunas Vencedoras do Concurso Nacional de Leitura;
        - Os alunos Participantes do Primeiro Grande Prémio Poesia António Feijó;
        - A Voluntária da Leitura Maria José Machado;
        - A Designer da obra "Contos Polvilhados com Chocolate": Bárbara Silva;

Bárbara Silva, a responsável pelo design, conceção e produção gráfica da obra
 Contos Polvilhados com Chocolate
 recebe das mãos do diretor do agrupamento, o seu certificado.
Saído do Cofre:
Gaspar, Belchior, Baltasar e Cacau...
surpreendem o público da plateia com presentes surpresa.

O aroma do cacau, saído das histórias, mas também espalhado pelo ar,
 encheu uma vez mais o Auditório Rio Lima com uma plateia de LUXO!

E, em dia de festa, este evento não ficaria completo sem alguns momentos poetico- musicais.
Na abertura, João Carlos Velho, acompanhado da sua viola, brindou-nos com uma composição maravilhosa que junta dois sonetos da sua obra PoÉtica ("Indiferença" e "Enquanto há Sonho") a que deu o nome de "Quem me quer comprar flores".

O encerramento esteve a cargo dos alunos do 9º1, que, em colaboração com a Academia de Música Fernandes Fão, interpretaram "On écrit sur les murs", encerrando o evento com uma mensagem de esperança na língua daquele que, longinquamente, esteve na origem de todo este projeto: Charles Perrault. 

"Tout est possible!"
foi a mensagem de esperança deixada pelos alunos do 9º 1
com a interpretação de "On écrit sur les murs".

Obrigada a todos quantos contribuíram para a consecução deste projeto. A todos desejamos um Novo Ano recheado de Doces Leituras e de descobertas de Novos Caminhos


quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Contos Polvilhados com Chocolate: um livro guloso

Quer partamos de Oriente ou das Terras do Cacau... 
Todos os Caminhos vão dar à(s) Histórias(s).

 PARA FOLHEAR O LIVRO, CLICA AQUI.
O trabalho que aqui apresentamos é o resultado de um passatempo que decorreu ao longo da Semana da Leitura 2016, Livros e Chocolate na EB23 de António Feijó, em Ponte de Lima.  
A ideia emergia do tema aglutinador de projetos “gastronomia e festividades”, e a Biblioteca transformou-se, ao longo de toda a semana, numa festa  muito gulosa.

De entre os vários desafios que levaram centenas de alunos atrás do aroma do chocolate e das histórias que por detrás deste se escondiam, o passatempo Polvilhar Contos com Chocolate despertou, de modo particular,  a veia artística e criativa dos nossos alunos...