Mostrar mensagens com a etiqueta projetos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta projetos. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 14 de setembro de 2018

ME de Cabo Verde de visita às Bibliotecas António Feijó


A Biblioteca Escolar da EB de Ponte de Lima recebeu, no dia 13 de setembro, a visita da Dra. Maria Eduarda dos Santos, da Biblioteca Nacional de Cabo Verde e da Dra. Neidina Lopes Moniz do núcleo da Educação Pré-Escolar e Básica da Direção Nacional de Educação do Ministério da Educação de Cabo Verde com o objetivo de conhecer as práticas em uso no agrupamento no que respeita ao papel da biblioteca escolar na promoção da leitura e ao Plano Nacional de Leitura. 



O convite partiu da RBE e do programa constou um encontro com o Sr. Presidente da Câmara de Ponte de Lima, Engº. Vítor Mendes, o Sr. Vereador da Educação, Dr. Paulo Sousa, e o Diretor do agrupamento de escolas António Feijó, Professor José António Silva, tendo-se  seguido uma reunião de trabalho nas instalações da BE da Escola Básica de Ponte de Lima com a Rede de Bibliotecas Escolares, representada pelo Dr. João Afonso e pela Dra. Raquel Ramos, os Professores Bibliotecários do agrupamento, Professora Lúcia Barros e Professor Rui Carvalho, a direção, representada pelo Professor João Carlos Gonçalves, e elementos do corpo docente da escola.



Ao longo da tarde foram apresentados alguns dos projetos em curso no agrupamento, dos quais sobressai a transversalidade da leitura. 

Francamente produtiva, esta tarde de trabalho veio reforçar a importância da metodologia de projeto, do envolvimento dos vários agentes educativos, e das parcerias. Bibliotecas bem apetrechadas são importantes. No entanto, apenas mediadores bem formados e dinâmicas de trabalho consistentes permitem um efetivo trabalho no que à promoção da leitura e à formação de leitores diz respeito. 
                        


Para além da partilha de boas práticas, este encontro permitiu ainda o planeamento de um novo projeto de colaboração entre o nosso pais e Cabo Verde.  O município mostrou-se recetivo a eventuais parcerias com aquele país lusófono, nomeadamente no que respeita ao apetrechamento das Bibliotecas de Cabo Verde com obras de Literatura para a Infância. 

segunda-feira, 2 de julho de 2018

I Jornadas António Feijó



As I Jornadas António Feijó - Da Vida da Escola às Escolas da Vida
são uma iniciativa do grupo de trabalho responsável pela elaboração do Projeto Educativo em parceria com a Biblioteca Escolar. Pretendem constituir um momento de reflexão e formação para o corpo docente do agrupamento. O principal objetivo é dar a conhecer as principais linhas orientadoras do documento que norteia o trabalho do agrupamento ao longo do presente quadriénio.


Partindo do tema O mundo é a nossa casa, estas Jornadas contemplarão distintos momentos de formação: seminários, oficinas, experiências de contacto com o meio; e momentos de cultura e lazer.

Os conteúdos incidirão sobre os principais subdomínios do Projeto Educativo:

A-      Educação Ecológica: ambiente e saúde;
B-      Educação Financeira: poupança e empreendedorismo;
C-      Educação Multiliterácita: literacia da leitura, da informação, dos média, tecnológica, científica;
D-      Educação não formal: envolvimento familiar e fomento de uma cultura comunitária;
E-      Saber académico: currículo e saberes transversais.





Um programa recheado que será, todavia, concretizado em modo SLOW... 
Sim, porque as coisas boas levam tempo.



sábado, 24 de março de 2018

Canteiros de Leitura a Unir o Mundo: aLER+ 2027


A nova fase do Plano Nacional de Leitura estreia-se no agrupamento de escolas António Feijó com um novo plano de ação: 
"Canteiros de Leitura a Unir o Mundo"

Assente nas premissas do Projeto Educativo, e com os princípios da Agenda 2030 no horizonte, pretendemos consolidar práticas já enraizadas e bem sucedidas, e alargar o campo de ação e intervenção da biblioteca escolar em distintos contextos.

O plano integra um conjunto de subprojetos direcionados para diferentes públicos-alvo: Caixas de Leitura Gratuita (EPE e 1º CEB); Clube de Leitura (2º CEB); Caixas do Saber (EPE; 1º; 2º; e 3º CEB); Nichos (2º e 3º CEB); Voluntários aLER+ (1º e 2º CEB); Pincéis de histórias para (re)desenhar o mundo (EPE; 1º CEB e Famílias); e Educação Literária na Família (ELF) (Famílias do 1º CEB), que pretendemos desenvolver ao longo destes dois anos letivos.

As obras que auxiliarão a consecução destes projetos já chegaram às nossas bibliotecas, tendo dado origem a convidativas montras de novidades ao longo da semana da leitura 2018.

Novidades na BE de Gandra

Novidades na EB da Ribeira

Novidades na EB de Ponte de Lima


Novidades na EB de Trovela

sábado, 10 de março de 2018

Tertúlia ELF: o doce feitiço das leituras

A semana da leitura não poderia ter conhecido inauguração mais sugestiva.
O culminar da primeira edição do novo projeto de Educação Literária na Família, apadrinhado por João Manuel Ribeiro, juntou num agradável serão um grupo de famílias, unidas por um interesse comum: proporcionar o melhor aos seus filhos!



Ao longo de seis semanas, este grupo de famílias experimentou o potencial literário de um conjunto de nove obras, de uma perspetiva diferente... 
Auxiliados pela Maria José Machado, uma mãe que tendo passado pela experiência, quis passar o seu testemunho, levando a outros lares a alegria de ler e as maravilhas dos livros, estas famílias foram descobrindo o que escondem os novos livros para crianças:


- os elementos paratextuais e as ilustrações
- a oportunidade para conversar sobre a vida e as suas vicissitudes
- a alegria de passar tempo de qualidade juntos
- a oportunidade de partilhar histórias de vida
- a vontade de saber mais
(...)



"O Doce Feitiço das Leituras" manifestado nos sorrisos genuínos de quem acaba de viver uma extraordinária aventura!



quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Voluntários aLER+

Tendo em conta o crescente número de alunos de Português Língua Não Materna que chega ao Agrupamento de Escolas António Feijó, ao longo destes 2 últimos anos, temos direcionado o projeto Voluntários da Leitura para as crianças que precisam de LER+ em Português.
Pela Escola Básica António Feijó, a Soraia Malheiro tem vindo a fazer um interessante trabalho junto da Diana, do 6º G, através de uma empolgante aventura que junta os Diários da nossa Biblioteca com os Diários da Diana e da Soraia.



Com autorização da Voluntária, deixamos aqui alguns dos segredos que esta aventura vem proporcionando... Até podemos seguir o desafio do "Hugo".

Diário da voluntária, páginas 1 e 2
Sou voluntária, mas não sou uma voluntária qualquer, sou uma voluntária da leitura! E isto faz toda a diferença, porque como devem imaginar não trabalho sozinha, trabalho com os livros, esses amigos que me acompanham desde que me lembro.
O significado de voluntário é, muito resumidamente, “alguém que trabalha de graça”, o que em termos práticos não está errado, mas em termos não práticos está muito longe da minha definição de voluntário. Eu trabalho, mas não é de graça, mesmo que eu não quisesse receber nada pelo meu trabalho, seria impossível. Já vos falei da Diana? Ainda não? Bem, a Diana e os livros pagam-me e enchem a minha vida de uma maneira que não tem preço!
            A Diana tem 10 anos e é uma menina com 3 “e’s”, é espetacular, especial e esperta! Isto de colecionarmos adjetivos que se iniciam pela mesma letra é ideia de um amigo meu e da Diana, um amigo que vive dentro do livro “O rapaz dos sapatos prateados” de Álvaro de Magalhães e que se chama Hugo. O Hugo tem estado connosco nesta descoberta do mundo infinito dos livros, onde tudo o que sonhamos e desejamos existe, onde não há limites, onde viajamos para sítios com unicórnios – A Diana e o Hugo gostam de unicórnios – e onde aprendemos a imaginar o inimaginável!


Soraia Pereira Malheiro

quarta-feira, 26 de julho de 2017

OBRIGADA! E BOAS FÉRIAS...

A todos quantos contribuíram para fazer deste ano um dos mais memoráveis pelas Bibliotecas de António Feijó, a equipa docente deixa um reconhecido agradecimento.
E votos de Boas Férias!
Até breve!

terça-feira, 27 de junho de 2017

Voluntários aLER+ na EB1 de P.Lima: uma viagem marcada pela aventura

Entre voos, aterragens e algumas derrapagens, se passou o Voluntariado da Leitura na EB1 de Ponte de Lima:  Em VIAGEM!
Chegou ao fim com sabor a maçã... 
soube a pouco...
e, por isso, deixou água na boca...

Momento da última sessão Voluntários da Leitura na EB 1 de P. Lima,
depois de conhecidas
 as Aventuras da Maçã Vermelha


A Soraia Malheiro diz que "chegou tarde"... No entanto, o tempo é sempre relativo, para quem ama e para quem lê, e, sobretudo, para quem ACREDITA! E por cá, 
NÓS ACREDITAMOS!

Deixamos aqui o testemunho da Soraia, a quem muito agradecemos as maravilhosas viagens proporcionadas aos alunos do 3º ano que beneficiaram de tão generoso projeto. 

"Ser uma voluntária… da leitura!
Começou tarde, podia ter começado mais cedo, mas tudo tem um tempo, as palavras é que não, essas são intemporais… e viajantes, foram comigo a Londres onde tinham sotaque british, e voltavam comigo, a este cantinho português com sotaque limiano!
Quando cheguei, eles não imaginavam a quantidade de aventuras que se podem viver, por pegar, cheirar e ler um livro! Já cheiraram um livro? Não descobri melhor aroma até hoje, o cheiro dos livros é o que dá início à aventura!
Certa altura li uma notícia onde alguém disse que não é por acaso que a palavra “livre” e “livro” são tão parecidas e isto faz tanto sentido, porque a liberdade que os livros nos dão é infinita. Nunca sabemos onde vamos e quem vamos encontrar… Foi isto que esteve na base de todas as sessões, tanto fazíamos mantas de retalhos que contam histórias, como travávamos amizade com bandidos que afinal de bandidos nada tinham. Demos à volta ao globo em 80 minutos, e vimos como uma maçã pode "arruinar" uma cidade! Muito mais do que corrigir a maneira de ler ou ensinar a pronúncia correta das palavras, o importante é saborear as aventuras que estes nossos amigos livros nos trazem, o resto vem por acréscimo, e o que vem é uma imensidão de tudo!

Esta imensa paixão pela aventura dos livros pode começar em qualquer altura, qualquer idade, as palavras e as histórias, essas estão sempre lá, à espera. Esperemos que para eles a aventura tenha começado agora!"
Soraia Malheiro, 24 de junho 2017

Momento da sessão dedicada ao Alfabeto dos Países.

E porque promessas são para se cumprir... só nos resta esperar o regresso da Soraia no próximo ano letivo, PARA SEGUIRMOS VIAGEM!



MUITO OBRIGADA!
e ATÉ PARA O ANO!

sexta-feira, 26 de maio de 2017

Caminhos de Leituras. Leituras do Caminho: Exposições Concelhias

Ponte de Lima vestiu-se de amarelo para acolher os trabalhos realizados pelas famílias da EPE e do 1º CEB ao longo do ano letivo, tendo como mote o tema: Caminhos de Leitura e Leituras do Caminho.
As SETAS AMARELAS, indicadoras dos caminhos de Santiago, e personalizadas de acordo com as leituras feitas podem ser encontradas nos principais locais de passagem dos PEREGRINO de SANTIAGO.



É só seguir a SETA!

segunda-feira, 22 de maio de 2017

De Pé Descalo a Santiago: Ressonâncias do Caminho (2)


Depois de um belo repasto, e imbuídos pelo espírito da viagem e da descoberta, o serão não teria ficado completo sem esta sessão de cinema, cujos comentários se dispensam, pois cada caminho é único, assim como o são as motivações de cada peregrino:
 The Way



"O oftalmologista Tom Avery (Martin Sheen) e seu único filho Daniel (Emilio Estevez) têm uma relação distante. Quando o rapaz viaja para a Espanha para cruzar o Caminho de Santiago de Compostela, acaba perdendo a vida numa fatalidade. Tom, então, vai até a França para recolher o corpo de seu filho. Chegando lá, ele resolve fazer o Caminho, completando o percurso que Daniel havia começado, levando junto as cinzas do rapaz. Durante a empreitada, ele encontra companheiros que vão lhe mostrar que nenhum caminho deve ser percorrido sozinho." (mais informações AQUI).

A todos desejamos a continuação de um
BOM CAMINHO!

(É só continuar a seguir a seta)

domingo, 21 de maio de 2017

De Pé Descalço a Santiago: Ressonâncias do Caminho (1)



A entrar na reta final do ano letivo, é tempo de fazer convergir caminhos. 
 O ponto de encontro foi o Solar do Taberneiro, onde se reuniram quase quatro dezenas de docentes do agrupamento de escolas António Feijó: Somos uma grande Família!
O mote foi dado pelas SETAS indicadoras dos Caminhos de leitura, o calor e o sabor saíram do forno e das mãos do Sr. Álvaro e da sua fabulosa equipa, e a sobremesa assumiu formato de viagem, contada na 1ª pessoa por Ricardo Frade, o protagonista de "Da Suécia a Portugal sem um Tostão"

A equipa Pé Descalço: o Ricardo e a Amélia


A equipa Solar do Taberneiro: "Quem trabalha com gosto... nota-se-lhe no rosto"



É quinta feira à noite. Mas aqui estão professores!
Que conversam, que riem, enfim... que cruzam caminhos enquanto fazem uma paragem no caminho.






Pormenor da Exposição: trabalho elaborado pelas famílias da EB de Gandra
 com base no conto "À Procura da Felicidade" in O Senhor do  seu Nariz de Álvaro Magalhães.

O Senhor Pascoal (personagem que procura a Felicidade) convida todos os docentes a seguir caminho para a sessão de cinema 
The Way.
Até já!


terça-feira, 16 de maio de 2017

Caminhos de Leitura: De Pé Descalço a Santiago

Chegou a hora de desbravar novos caminhos.
Desta vez os destinatários são os docentes e vamos conhecer "o Pé Descalço", uma verdadeira empreitada pessoal de Ricardo Frade que vem contar, na primeira pessoa, a sua experiência "Da Suécia a Portugal sem um Tostão."


A atividade surge integrada no tema aglutinador de projetos "Rotas, Monumentos e Caminhos com História(s)", e para além da apresentação da obra, conta ainda com a sessão de cinema  "The Way", um filme que tem como demanda, os Caminhos de Santiago. 

E assim vamos desbravando caminhos de leitura:
nos livros, no cinema e na vida...

quarta-feira, 19 de abril de 2017

Histórias Ajudaris 17: a Família está a aumentar

No ano em que comemoramos 10 anos a LER+ em Família por Terras de António Feijó, o tema das Histórias da Ajudaris 2017 não podia vir mais a propósito: FAMÍLIA!
(que é aliás uma das tendências atuais na Literatura para a Infância - mas isso já dava outra história).
Bem sugestivos são os títulos dos trabalhos...


Queremos pois congratular todas as escolas do agrupamento, pois TODAS aceitaram o desafio e apresentaram, em forma de poema, de narrativa, e até de canção, SETE histórias, SETE trabalhos muito originais, que, agora, ficamos à espera de ver a integrar o novo volume destas Histórias de Encantar!

quinta-feira, 13 de abril de 2017

Outros caminhos de Leitura: Diário de uma Voluntária da Leitura (II)


Voluntário da Leitura:  
Alguém que ama os livros e que acredita no poder que a leitura encerra.


Ao longo de mais doze sessões, a Maria José e o Enzo desbravaram caminhos feitos de palavras, de emoções, e sobretudo de muitos sorrisos e de muita satisfação.

É assim preenchida a página do diário desta voluntária da leitura, ao fim da 19ª sessão:

19ª sessão Voluntários a LER+
Chegamos hoje ao final do segundo trimestre.
Impossível não pensar já num balanço.
Impossível não recordar já com saudades muitas das horas aqui partilhadas...
E nada melhor do que encerrar este capítulo com aquele tema que tudo comanda na Vida.
Falo sim do AMOR.
"Enzo, o que é o Amor?
_Ah... Não sei", diz ele muito rapidamente 😂
Então fomos lendo e desvendando este mistério... e decidimos que o Amor seria vermelho, simpático e pequeno, para poder caber num bolso e andar sempre connosco.
E falando em Amor, depressa chegamos ao amor pelos Livros e a partir deste poema de Luísa Ducla Soares definimos o Livro da seguinte forma: se ele fosse uma profissão, seria professor.
Um doce? Um bolo de chocolate.
Um meio de transporte? Um avião, e não um par de sapatilhas 😂
Uma bebida? Um sumo de laranja natural.
Isto e muito mais...
Pois apenas vos digo: que sejam os livros, que seja o amor, ambos nos fazem sonhar e despertar o melhor da nossa imaginação.
Para todos, uma Páscoa toda ela muito doce e colorida 🍓🍫🍹🍩


Para conhecer o caminho percorrido ao longo deste segundo trimestre, é só folhear as páginas escritas pela Maria José no


E com este gesto de amor, feito de partilha, aproveitamos para, ao jeito da Maria José, desejar a todos uma Páscoa Doce e Feliz 
(com algumas leituras à mistura).

(imagem partilhada pela Maria José Machado a propósito do dia da Felicidade:
instantâneos do Pequeno Livro da Felicidade)


domingo, 9 de abril de 2017

Ecos da Semana da Leitura (4): Para encontrar Caminhos de Leitura é... só "Seguir a Seta"

A Semana da Leitura é, habitualmente, um dos momentos altos no que à 
FESTA da LEITURA, diz respeito, no agrupamento. 

As exposições temáticas tiveram lugar em todas as escolas, mas aquela que mais sobressaiu e que conferiu identidade às escolas de António Feijó foi a que resultou do projeto "Caminhos de Leitura, Leituras do Caminho"


Pormenor da exposição no JI de Ponte de Lima

Este ano, dando forma a este projeto de leitura em articulação com a família - "Caminhos de Leitura, Leituras do Caminho" - , as famílias das crianças da EPE e dos alunos do 1º CEB são convidadas a personalizar uma seta evocativa dos Caminhos de Santiago, de acordo com uma das obras que compõe o nosso kit de "Leitura em Família" constituído para este projeto. 


Pormenor da exposição na EB da Feitosa

É muito curioso observar o efeito que estes trabalhos provocam nas "nossas visitas", que se sentem automaticamente, e literalmente, convidados a "seguir a seta". 
Foi o que aconteceu pela EB de Trovela, onde uma "peregrina de Santiago", em modo "guia", apontava o caminho da exposição...

Pormenor da exposição na EB de Trovela,
 escola que inaugurou o programa da visita dedicado
 "à conversa com..." João Manuel Ribeiro.


O conjunto de obras que compõe este kit de leituras versa essencialmente sobre a temática da viagem, assuma ela a forma de caminho físico, ou de caminho de descoberta, ou, na maioria dos casos, os dois (todo o caminho encerra uma descoberta). 

Pormenor da exposição na EB de P. Lima:
trabalho realizado com base na obra de Álvaro Magalhães
 O Senhor do Seu Nariz e Outras Histórias
A história do Sr. Pascoal que um dia partiu em busca da felicidade é
(aqui entre nós)
talvez o culminar deste caminho...

Trabalho realizado a partir da obra de Carla Maia de Almeida,
Ainda Falta Muito?



A personalização de uma seta evocativa dos Caminhos de Santiago prende-se sobretudo com o tema do Projeto Educativo " Ponte de Lima, Património Material e Imaterial" e com o tema aglutinador de projetos do agrupamento "Rotas, Monumentos e Caminhos com História(s)".

Pormenor da exposição do JI de Ponte de Lima


Caminhos de leitura? 
Não tem nada que enganar: é só SEGUIR a SETA!
Até já!

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

10 anos aLER+ em Família (4): os temas aglutinadores

Uma década aLER+ em Família tem sido preenchida com diferentes projetos.
A par do Lê para mim, que depois eu conto..., (AQUI) dos Clubes de Famílias Leitoras, e, mais recentemente, do Programa de Educação Literária na Família (ELF), projetos que se revestem de componente formativa presencial, de componente prática e de partilha de experiências. coexistem desde 2008, projetos de leitura em articulação com a família, de carater mais abrangente:
Emergem, anualmente, de cada tema aglutinador de projetos, que por sua vez bebe das temáticas lançadas pela UNESCO e pelos princípios do Projeto Educativo, envolvem todas as crianças e alunos da EPE e do 1º CEB, e vêm registando uma taxa de adesão superior a 90%.





A maioria destes projetos dão lugar a exposições ao longo do ano, em momentos altos da leitura, como a Semana da Leitura ou os Dias Culturais, nas respetivas escolas, mas também em espaços públicos concelhios.

Este ano, e na esteira das Rotas, Monumentos e Caminhos com História, queremos encher Ponte de Lima de SETAS indicadoras de 
CAMINHOS de LEITURA
ou será de LEITURAS DO CAMINHO?



É só seguir A SETA!

domingo, 18 de dezembro de 2016

Voluntários aLER+ com a sabor a sonho e a sonhos: Todos os Caminhos vão dar ao Natal (4)

Foram sete as etapas percorridas nesta 1ª fase da grande maratona 
voluntários aLER+.

Ao longo de sete semanas, as manhãs de segunda-feira na biblioteca da EB23 foram conhecendo um Enzo cada vez mais motivado, sorridente e confiante. Os quilómetros de leitura prometidos e percorridos com a Maria José estão a dar frutos a olhos vistos!

Este encerramento intermédio não poderia ter sido melhor: 
com sabor a sonho, a sonhos, e regado com palavras sonhadoras

Sessão de Natal dos Voluntários da Leitura
O Enzo e a Maria José em modo "Pelo sonho é que vamos"

As ideias inspiradoras de uma Voluntária Sonhadora

A propósito, alguém sabia que chocolate é uma palavra com medo...?
Segundo o Enzo, que muito apreciou este dicionário especial, é uma palavra com medo de ser comida! Mas não ficamos por aqui...
Do Diário de Uma Voluntária da Leitura, no relato correspondente a esta sessão, pode ler-se:

"12/12/2016
7a sessão Voluntários a LER+

...Jingle bells, jingle bells, jingle all the Way...
Hoje com cheirinho a Natal, Enzo descobriu a nossa Doçaria Portuguesa e prometeu relatar-me em janeiro as suas novas experiências gastronómicas.
Por fim, uma divertida e original aventura com o meu querido Dicionário das Palavras Sonhadoras.
Segundo o Enzo, CHOCOLATE é uma palavra cheia de medo de ser comida. MATEMÁTICA é uma palavra chata e complicada. RIR é uma palavra que dá dor de barriga e LIVRO uma palavra que ensina o português.
E assim nos despedimos de 2016...
O nosso pequeno almoço foi hoje tomado em Caminha, na Doce Petinga... E se Deus quiser, iniciaremos o nosso 2017 em Viana do Castelo.

Enzo, o teu Caminho está cada vez mais iluminado.
Continua...não desistas NUNCA!!!
Para ti, e para todos, o desejo de doces leituras...daquelas que nos fazem sonhar e acreditar que tudo é possível.

Até pró ano."

Pelo(s) Sonho(s) é que vamos!!


Se ficaram com vontade de saber mais sobre esta maratona da leitura, é só espreitar as outras páginas deste Diário, ou seguir a  Maria José Machado.

Quanto a nós, só temos uma palavra para este momento: 
OBRIGADA Maria José por fazer parte dos nossos caminhos!