Mostrar mensagens com a etiqueta voluntários da leitura. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta voluntários da leitura. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Voluntários da Leitura - Estamos a recrutar!

O Projeto Voluntários da Leitura, uma parceria da RBE com a Universidade Nova de Lisboa, no terreno, no nosso agrupamento, desde a sua criação, em 2012, tem constituído uma ferramenta preciosa no combate a dificuldades de leitura, nomeadamente de alunos de Português Língua Não Materna.
Tendo em conta o crescente número de alunos vindos de fora do país a frequentar as escolas do nosso agrupamento, queremos alargar a família de voluntários da leitura, de modo a podermos chegar junto de um maior número de alunos.

 Voluntários da Leitura

Abrimos, neste sentido, uma nova fase de recrutamento de voluntários.
Se gosta de ler, se acredita no poder dos livros e da leitura, e sente que pode fazer a diferença junto das nossas crianças e jovens, visite a plataforma Voluntários da Leitura e inscreva-se!
Entraremos, depois, em contacto consigo!






sábado, 24 de março de 2018

Voluntários da Leitura (2): "em modo caça aos ovos"

Pela Biblioteca Escolar da EB de Ponte de Lima, a Maria José Machado, a marcar a 15ª sessão Voluntários aLER+, brindou os seus pequenos leitores com uma surpreendente caça aos ovos de Páscoa. 
Nada melhor para entrar no espírito da época!





E como os livros falam de tudo e qualquer pretexto é BOM para LER, esta sessão levou o Tiago e a Patrícia numa doce viagem pelos elementos mais emblemáticos desta festa...




                                       

Para conhecer este caminho que já conta com quinze sessões pela EB de Ponte de Lima, é só espreitar AQUI o Diário de uma Voluntária da Leitura.

Voluntários da Leitura (1): "em modo Alta Definição"

As nossas voluntárias da leitura não param de nos surpreender...
Depois das reflexões e das gargalhadas proporcionadas pela leitura de O rapaz dos sapatos prateados, de Álvaro Magalhães, e já com o título que se seguirá na mira, A Mata dos Medos, a Soraia entrevistou a Diana em modo "alta definição" (ao jeito de Daniel Oliveira).
Vale a pena conhecer o recheio...




"Grande Entrevista à Diana

Eu e a Diana já nos conhecemos há uns meses, mas agora dou-vos a conhecer mais um bocadinho sobre esta menina maravilhosa!
S: Olá Diana, que idade tens?
D: Olá Soraia, já sabes que tenho 11 anos.
S: E andas no 6º ano, não é verdade?
D: Sim, no 6ºG da E.B 2,3 de António Feijó
S: Já me disseste que nasceste em França e que voltaste o ano passado para Portugal, quais são as maiores diferenças que para ti existem entre a escola em França e em Portugal?
D: Primeiro a escola aqui é maior, a minha escola em França era do tamanho do Ginásio desta. E também havia muito menos alunos. Também as aulas eram mais fáceis porque estava habituada a ter as aulas em francês.
S: Tinhas aulas de Português em França?
D: Durante 1 ano tive aulas de Português ao sábado, mas era tudo muito simples e eu não aprendi muito.
S: Como está a ser a adaptação à língua portuguesa?
D: Na minha opinião, estou a conseguir adaptar-me bem. Os professores ajudam-me bastante durante as aulas.
S: E sobre o trabalho que tens feito comigo, o que é que mais tens gostado?
D: Gosto de tudo o que lemos.
S: Fala-me um bocadinho sobre o que estás a achar da leitura do livro “O rapaz dos sapatos prateados?”
D: Gosto muito. Gosto muito da maneira de pensar do Hugo e de como ele me faz rir, como aquela história em que ele imagina que um hipopótamo se está a sentar em cima dele, mas afinal é o pai, ri-me muito.
S: Conheces colegas teus que também poderiam beneficiar de alguém que lesse com eles?
D: Sim… Acho que alguns dos meus colegas deviam ir mais à biblioteca e ler mais em casa.
S: O que é que gostavas de fazer de diferente nas nossas sessões?
D: Vou pensar e depois digo-te!
S: O que é que mais gostas de fazer quando não estás na escola?
D: Gosto de ler, de desenhar e ouvir música, como o Johnny Hallyday, ele é muito conhecido em França, mas eu só conheço uma música dele, ele é uma legenda! (S: Ri-me muito mas já lhe expliquei que se diz lenda).
S: Quais são os teus maiores sonhos?
Gostava de voltar a ver os meus pais… depois um dia quero ser uma arquiteta de interiores. E quero conhecer um cantor coreano de que gosto (S: que não é o Psy), chama-se Min Youngy (S: seja lá ele quem for).
S: Pronto acabou a entrevista, conta-me lá o que é que o Hugo andou a fazer (…)
Soraia Malheiro (5/02/2018)" 

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Voluntários aLER+

Tendo em conta o crescente número de alunos de Português Língua Não Materna que chega ao Agrupamento de Escolas António Feijó, ao longo destes 2 últimos anos, temos direcionado o projeto Voluntários da Leitura para as crianças que precisam de LER+ em Português.
Pela Escola Básica António Feijó, a Soraia Malheiro tem vindo a fazer um interessante trabalho junto da Diana, do 6º G, através de uma empolgante aventura que junta os Diários da nossa Biblioteca com os Diários da Diana e da Soraia.



Com autorização da Voluntária, deixamos aqui alguns dos segredos que esta aventura vem proporcionando... Até podemos seguir o desafio do "Hugo".

Diário da voluntária, páginas 1 e 2
Sou voluntária, mas não sou uma voluntária qualquer, sou uma voluntária da leitura! E isto faz toda a diferença, porque como devem imaginar não trabalho sozinha, trabalho com os livros, esses amigos que me acompanham desde que me lembro.
O significado de voluntário é, muito resumidamente, “alguém que trabalha de graça”, o que em termos práticos não está errado, mas em termos não práticos está muito longe da minha definição de voluntário. Eu trabalho, mas não é de graça, mesmo que eu não quisesse receber nada pelo meu trabalho, seria impossível. Já vos falei da Diana? Ainda não? Bem, a Diana e os livros pagam-me e enchem a minha vida de uma maneira que não tem preço!
            A Diana tem 10 anos e é uma menina com 3 “e’s”, é espetacular, especial e esperta! Isto de colecionarmos adjetivos que se iniciam pela mesma letra é ideia de um amigo meu e da Diana, um amigo que vive dentro do livro “O rapaz dos sapatos prateados” de Álvaro de Magalhães e que se chama Hugo. O Hugo tem estado connosco nesta descoberta do mundo infinito dos livros, onde tudo o que sonhamos e desejamos existe, onde não há limites, onde viajamos para sítios com unicórnios – A Diana e o Hugo gostam de unicórnios – e onde aprendemos a imaginar o inimaginável!


Soraia Pereira Malheiro

sábado, 14 de outubro de 2017

Voluntários da Leitura: de volta!!

Como vem sendo habitual, por Terras de António Feijó, "Em outubro, arranca tudo..."
E os Voluntários da Leitura estão de volta (e a família promete crescer - por isso prometemos mais novidades para breve).

Começamos na EB1 de Ponte de Lima e o (primeiro) grande felizardo é o Tiago, que já conquistou o coração da Maria José Machado.

Deixamos o registo na primeira pessoa:



"O NOSSO PRIMEIRO ENCONTRO...
...e que surpreendente que ele foi.
Estou de volta com a 1a Sessão Voluntários a LER+, desta vez na EB1 de P. Lima.
Apresento-vos o Tiago. Tem 6 anos. Deixou a China e chegou a Portugal em Março. 
E apenas vos digo que ele já conquistou este meu coração e que esta nossa Caminhada promete ser das mais surpreendentes de sempre...
Até já!"
(Maria José Machado, 13.10.2017)

terça-feira, 27 de junho de 2017

Voluntários aLER+ na EB1 de P.Lima: uma viagem marcada pela aventura

Entre voos, aterragens e algumas derrapagens, se passou o Voluntariado da Leitura na EB1 de Ponte de Lima:  Em VIAGEM!
Chegou ao fim com sabor a maçã... 
soube a pouco...
e, por isso, deixou água na boca...

Momento da última sessão Voluntários da Leitura na EB 1 de P. Lima,
depois de conhecidas
 as Aventuras da Maçã Vermelha


A Soraia Malheiro diz que "chegou tarde"... No entanto, o tempo é sempre relativo, para quem ama e para quem lê, e, sobretudo, para quem ACREDITA! E por cá, 
NÓS ACREDITAMOS!

Deixamos aqui o testemunho da Soraia, a quem muito agradecemos as maravilhosas viagens proporcionadas aos alunos do 3º ano que beneficiaram de tão generoso projeto. 

"Ser uma voluntária… da leitura!
Começou tarde, podia ter começado mais cedo, mas tudo tem um tempo, as palavras é que não, essas são intemporais… e viajantes, foram comigo a Londres onde tinham sotaque british, e voltavam comigo, a este cantinho português com sotaque limiano!
Quando cheguei, eles não imaginavam a quantidade de aventuras que se podem viver, por pegar, cheirar e ler um livro! Já cheiraram um livro? Não descobri melhor aroma até hoje, o cheiro dos livros é o que dá início à aventura!
Certa altura li uma notícia onde alguém disse que não é por acaso que a palavra “livre” e “livro” são tão parecidas e isto faz tanto sentido, porque a liberdade que os livros nos dão é infinita. Nunca sabemos onde vamos e quem vamos encontrar… Foi isto que esteve na base de todas as sessões, tanto fazíamos mantas de retalhos que contam histórias, como travávamos amizade com bandidos que afinal de bandidos nada tinham. Demos à volta ao globo em 80 minutos, e vimos como uma maçã pode "arruinar" uma cidade! Muito mais do que corrigir a maneira de ler ou ensinar a pronúncia correta das palavras, o importante é saborear as aventuras que estes nossos amigos livros nos trazem, o resto vem por acréscimo, e o que vem é uma imensidão de tudo!

Esta imensa paixão pela aventura dos livros pode começar em qualquer altura, qualquer idade, as palavras e as histórias, essas estão sempre lá, à espera. Esperemos que para eles a aventura tenha começado agora!"
Soraia Malheiro, 24 de junho 2017

Momento da sessão dedicada ao Alfabeto dos Países.

E porque promessas são para se cumprir... só nos resta esperar o regresso da Soraia no próximo ano letivo, PARA SEGUIRMOS VIAGEM!



MUITO OBRIGADA!
e ATÉ PARA O ANO!

domingo, 18 de junho de 2017

Voluntários da Leitura na EB23 A.Feijó: Diário de Uma Voluntária da Leitura Parte III - encerramento à medida

"«São livros, senhor, são livros!»


E foram 30. 
30 livros que levaram o nosso Enzo Maurouard a descobrir e a familiarizar-se com a nossa Língua.
E segunda-feira, pela última vez, lá nos encontramos."



Este é um pequeno excerto do Diário de uma Voluntária da Leitura (Parte III) da página dedicada à 25ª sessão dos Voluntários a LER+ na EB23 António Feijó.



Para um projeto de tão grande dimensão (cuja medida foi  a entrega, a dedicação e trabalho persistente da Maria José Machado), o encerramento foi à medida!
A Maria José preparou para o Enzo um QUIZ com questões / adivinhas que lhe permitiram (re)visitar as 30 obras trabalhadas ao longo das 25 sessões do projeto. 



Um momento ao qual nem o diretor do agrupamento ficou indiferente, pois também viu reconhecida a aposta que tem vindo a fazer em projetos que, tendo como intermediários os livros, têm conseguido trazer sucesso e felicidade aos nossos alunos.

Foi, sem dúvida, uma grande MARATONA (25 etapas). Os sorrisos da maravilhosa dupla que ao longo deste ano letivo trouxe vida às manhãs de segunda feia na Biblioteca António Feijó são reveladores do dever cumprido e da satisfação do caminho percorrido.

Um projeto alimentado pela generosidade de alguém que acredita e que, por isso, transmite com entusiasmo, o poder que a leitura encerra.
E que no fim, ainda consegue surpreender o Enzo com mais uma leitura para o caminho...



O Enzo não continuará connosco, pois espera-o agora o ensino secundário, uma nova etapa, mas a Maria José Machado já prometeu nova maratona para o próximo ano letivo... Quem serão os felizes contemplados?

Para ficar a saber tudo sobre esta etapa do caminho, é só percorrer as páginas da Parte III do Diário de uma Voluntária da Leitura: AQUI
Se perdeu as duas primeiras etapas, pode espreitar a Etapa I: AQUI e a Etapa II: AQUI.

Da parte da Biblioteca António Feijó, deixamos à Maria José Machado um reconhecido Bem haja.
OBRIGADA!

quinta-feira, 13 de abril de 2017

Outros caminhos de Leitura: Diário de uma Voluntária da Leitura (II)


Voluntário da Leitura:  
Alguém que ama os livros e que acredita no poder que a leitura encerra.


Ao longo de mais doze sessões, a Maria José e o Enzo desbravaram caminhos feitos de palavras, de emoções, e sobretudo de muitos sorrisos e de muita satisfação.

É assim preenchida a página do diário desta voluntária da leitura, ao fim da 19ª sessão:

19ª sessão Voluntários a LER+
Chegamos hoje ao final do segundo trimestre.
Impossível não pensar já num balanço.
Impossível não recordar já com saudades muitas das horas aqui partilhadas...
E nada melhor do que encerrar este capítulo com aquele tema que tudo comanda na Vida.
Falo sim do AMOR.
"Enzo, o que é o Amor?
_Ah... Não sei", diz ele muito rapidamente 😂
Então fomos lendo e desvendando este mistério... e decidimos que o Amor seria vermelho, simpático e pequeno, para poder caber num bolso e andar sempre connosco.
E falando em Amor, depressa chegamos ao amor pelos Livros e a partir deste poema de Luísa Ducla Soares definimos o Livro da seguinte forma: se ele fosse uma profissão, seria professor.
Um doce? Um bolo de chocolate.
Um meio de transporte? Um avião, e não um par de sapatilhas 😂
Uma bebida? Um sumo de laranja natural.
Isto e muito mais...
Pois apenas vos digo: que sejam os livros, que seja o amor, ambos nos fazem sonhar e despertar o melhor da nossa imaginação.
Para todos, uma Páscoa toda ela muito doce e colorida 🍓🍫🍹🍩


Para conhecer o caminho percorrido ao longo deste segundo trimestre, é só folhear as páginas escritas pela Maria José no


E com este gesto de amor, feito de partilha, aproveitamos para, ao jeito da Maria José, desejar a todos uma Páscoa Doce e Feliz 
(com algumas leituras à mistura).

(imagem partilhada pela Maria José Machado a propósito do dia da Felicidade:
instantâneos do Pequeno Livro da Felicidade)


segunda-feira, 3 de abril de 2017

Ecos da Semana da Leitura (1): Voluntárias da leitura abrem e encerram a semana

Foi em "modo Voluntário" que abrimos e encerramos a 

Semana da Leitura 2017

Um modo que não poderia corresponder melhor ao mote:
 LER pr'a SER também passa pelo LER PRAZER.


(Parte I)
Eram 8:30 da manhã de segunda feira do dia 27 de março, e já a Maria José Machado e o Enzo coloriam de verde a biblioteca da EB23 António Feijó: 
Começa assim mais uma página do diário desta voluntária, que atingiu, com esta sessão, a "maioridade" no voluntariado:

18a sessão Voluntários a LER+
Começa hoje a 11a edição da Semana da Leitura.
"Enzo, o que é para ti LER?
Ler? Ler é APRENDER, respondeu ele.
Para as minhas "Musas Inspiradoras", a quem já tinha feito a mesma pergunta, LER é VIAJAR, SONHAR e SER MAIS FELIZ.
Pois bem, vale a pena pensar nisso...

Hoje, e porque o autor estará presente pelo Agrupamento de Escolas António Feijó durante a semana, escolhi Os Pequenos Corações Verdes de João Manuel Ribeiro.
E foi da forma divertida sugerida por uma Amiga minha, que decidi pegar no tema da sustentabilidade abordado pelo autor.

(...)

E não é que foi mesmo divertido? O SER e o PRAZER de mãos dadas pelo VERDE...


Imagem partilhada pela Maria José porque "não resistiu ao seu poder" (1)
(Parte II)
E aproximavam-se as 15 horas do dia 31 de março, quando diretamente de Londres,  a Soraia Malheiro, se conectava com o grupo de alunos do 3º ano da EB de Ponte de Lima para a sua primeira sessão de Voluntários, à distância (via skipe).


A Soraia juntou retalhinhos de leituras do (seu) mundo, e, através de A Manta de Isabel Minhós Martins e Yara Kono, percorreu diferentes caminhos de leitura que completaram o puzzle de histórias que fizeram desta semana, uma verdadeira festa da Leitura. 

Imagem partilhada pela Maria José porque "não resistiu ao seu poder" (2)
Até já: vamos continuar a ECOAR esta festa!

quinta-feira, 9 de março de 2017

Voluntários da Leitura: a Família está a crescer!

Uma das coisas boas que acontece com a leitura: o prazer é contagiante!
É verdade, e a prova é, que, diretamente de Londres, nos chega a Soraia Malheiro, a nossa nova Voluntária da Leitura.

A Soraia é uma jovem enfermeira, mas é também uma apaixonada pelos livros (e pela História), e já começou o seu trabalho de propagação do vírus da leitura pela EB1 de Ponte de Lima, junto de um grupo de alunos do 3º ano.



Entre os Bandidos de Tomy Ungerer e algumas Personagens dos Contos Tradicionais (trazidos à cena pela inconfundível Alice Viera), a primeira sessão chegou carregada de humor... sem, contudo, fugir às grandes questões. 




E agora é só esperar pela próxima sessão, que pode trazer a Voluntária pelo seu Pé, ou então pela sua Voz (as novas tecnologias vão dar um ajuda a este projeto!)

Obrigada à Soraia por vir integrar o nosso Caminho de Leituras.
Até breve!

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

10 anos aLER+ em Família (5): quando das famílias brotam voluntários

Neste mês particularmente marcante no que às comemorações da Leitura em Família diz respeito, os caminhos convergem, e até as Leituras vão dar... à Família!

O nosso projeto Voluntários da Leitura (a que na linguagem da casa chamamos de Voluntários aLer+) conta este ano com uma voluntária que "brotou" do nosso último projeto de Promoção da Leitura em Família: o Programa ELF (Educação Literária na Família).

A Maria José Machado, que acompanha o Enzo desde o passado mês de outubro, trouxe em mês de comemorações (coincidência ou convergência de caminhos?) para a 10ª sessão Voluntários aLER+, a obra 

A minha família é a melhor do mundo. E a tua?


Como testemunho, deixamos a página do diário de uma Voluntária da leitura, deste dia:

"10a sessão Voluntários a LER+
A minha Família é a melhor do Mundo, disse eu.
E respondeu muito prontamente o Enzo: a minha também.

E assim estava encontrada a linha de partida para esta nossa décima corrida.

O escrever cartas Vs enviar mensagens pelo Messenger...
O sermos todos diferentes Vs sermos todos iguais...
O ser feliz cada um à sua maneira...
Uma vez mais digo: o LIVRO pode e é com certeza um dos meios de transporte mais enriquecedores...
Palavras e ilustrações que nos levam até ao outro lado do mundo e nos fazem debater temas sempre entre sorrisos e boa disposição.

E falando em viagens, vamos, e bem, a caminho de Barcelos...

Até já!"
(Maria José Machado em 23/1/2017)



domingo, 18 de dezembro de 2016

Voluntários aLER+ com a sabor a sonho e a sonhos: Todos os Caminhos vão dar ao Natal (4)

Foram sete as etapas percorridas nesta 1ª fase da grande maratona 
voluntários aLER+.

Ao longo de sete semanas, as manhãs de segunda-feira na biblioteca da EB23 foram conhecendo um Enzo cada vez mais motivado, sorridente e confiante. Os quilómetros de leitura prometidos e percorridos com a Maria José estão a dar frutos a olhos vistos!

Este encerramento intermédio não poderia ter sido melhor: 
com sabor a sonho, a sonhos, e regado com palavras sonhadoras

Sessão de Natal dos Voluntários da Leitura
O Enzo e a Maria José em modo "Pelo sonho é que vamos"

As ideias inspiradoras de uma Voluntária Sonhadora

A propósito, alguém sabia que chocolate é uma palavra com medo...?
Segundo o Enzo, que muito apreciou este dicionário especial, é uma palavra com medo de ser comida! Mas não ficamos por aqui...
Do Diário de Uma Voluntária da Leitura, no relato correspondente a esta sessão, pode ler-se:

"12/12/2016
7a sessão Voluntários a LER+

...Jingle bells, jingle bells, jingle all the Way...
Hoje com cheirinho a Natal, Enzo descobriu a nossa Doçaria Portuguesa e prometeu relatar-me em janeiro as suas novas experiências gastronómicas.
Por fim, uma divertida e original aventura com o meu querido Dicionário das Palavras Sonhadoras.
Segundo o Enzo, CHOCOLATE é uma palavra cheia de medo de ser comida. MATEMÁTICA é uma palavra chata e complicada. RIR é uma palavra que dá dor de barriga e LIVRO uma palavra que ensina o português.
E assim nos despedimos de 2016...
O nosso pequeno almoço foi hoje tomado em Caminha, na Doce Petinga... E se Deus quiser, iniciaremos o nosso 2017 em Viana do Castelo.

Enzo, o teu Caminho está cada vez mais iluminado.
Continua...não desistas NUNCA!!!
Para ti, e para todos, o desejo de doces leituras...daquelas que nos fazem sonhar e acreditar que tudo é possível.

Até pró ano."

Pelo(s) Sonho(s) é que vamos!!


Se ficaram com vontade de saber mais sobre esta maratona da leitura, é só espreitar as outras páginas deste Diário, ou seguir a  Maria José Machado.

Quanto a nós, só temos uma palavra para este momento: 
OBRIGADA Maria José por fazer parte dos nossos caminhos!

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Voluntários da Leitura: mais um projeto a arrancar.

Nem o último dia do mês consegue parar o "arranca tudo" de outubro da biblioteca António Feijó.
O projeto  Voluntários da Leitura (Voluntários a Ler+, na linguagem cá da casa) teve início bem cedinho, esta manhã: a voluntária Maria José Machado promete Km's de leitura ao Enzo, aluno do 9º 7, o beneficiário deste turno.

1ª sessão Voluntários aLER+
E para esta maratona não faltarão ideias, nem temas, quer de leitura, quer de conversa, pois esta dupla descobriu que tem muito em comum. O ano promete, e o projeto também.

O projeto Voluntários da leitura, uma parceria entre a Universidade Nova de Lisboa e a Rede de Bibliotecas Escolares, faz parte das rotinas do nosso agrupamento desde o ano letivo 2012/2013, tendo sido apenas interrompido no ano letivo anterior. Muito nos agrada retomá-lo, tendo em conta os benefícios que daqui emanam: 
quem lê mais, lê melhor, quem lê melhor, lê mais.

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Voluntários da Leitura


A contar e a encantar… as nossas Voluntárias da Leitura vão lançando sementes de amor aos livros.

O projeto Voluntários da Leitura é promovido pelo CITI – Universidade Nova de Lisboa em parceria com a AVL – Associação para o Voluntariado de Leitura e destina-se a potenciar o desenvolvimento de uma rede nacional de voluntariado na área da promoção da leitura.
Pelo segundo ano consecutivo, o nosso agrupamento aderiu ao projeto e as nossas bibliotecas escolares estão a beneficiar de mais um incentivo à leitura! Dois grupos de alunos do 5º ano da EB23 António Feijó e um do 3º ano da EB1 de Ponte de Lima contam, semanalmente ou quinzenalmente, com a presença da Olinda Esteves e da Catarina Sousa, as nossas voluntárias no presente ano letivo. 



Olinda Esteves, Voluntária na EB23 António Feijó

Catarina Sousa, Voluntária na EB1 de P.Lima

               O Portal Voluntários da Leitura disponibiliza informação diversificada sobre o assunto.