domingo, 18 de dezembro de 2016

Voluntários aLER+ com a sabor a sonho e a sonhos: Todos os Caminhos vão dar ao Natal (4)

Foram sete as etapas percorridas nesta 1ª fase da grande maratona 
voluntários aLER+.

Ao longo de sete semanas, as manhãs de segunda-feira na biblioteca da EB23 foram conhecendo um Enzo cada vez mais motivado, sorridente e confiante. Os quilómetros de leitura prometidos e percorridos com a Maria José estão a dar frutos a olhos vistos!

Este encerramento intermédio não poderia ter sido melhor: 
com sabor a sonho, a sonhos, e regado com palavras sonhadoras

Sessão de Natal dos Voluntários da Leitura
O Enzo e a Maria José em modo "Pelo sonho é que vamos"

As ideias inspiradoras de uma Voluntária Sonhadora

A propósito, alguém sabia que chocolate é uma palavra com medo...?
Segundo o Enzo, que muito apreciou este dicionário especial, é uma palavra com medo de ser comida! Mas não ficamos por aqui...
Do Diário de Uma Voluntária da Leitura, no relato correspondente a esta sessão, pode ler-se:

"12/12/2016
7a sessão Voluntários a LER+

...Jingle bells, jingle bells, jingle all the Way...
Hoje com cheirinho a Natal, Enzo descobriu a nossa Doçaria Portuguesa e prometeu relatar-me em janeiro as suas novas experiências gastronómicas.
Por fim, uma divertida e original aventura com o meu querido Dicionário das Palavras Sonhadoras.
Segundo o Enzo, CHOCOLATE é uma palavra cheia de medo de ser comida. MATEMÁTICA é uma palavra chata e complicada. RIR é uma palavra que dá dor de barriga e LIVRO uma palavra que ensina o português.
E assim nos despedimos de 2016...
O nosso pequeno almoço foi hoje tomado em Caminha, na Doce Petinga... E se Deus quiser, iniciaremos o nosso 2017 em Viana do Castelo.

Enzo, o teu Caminho está cada vez mais iluminado.
Continua...não desistas NUNCA!!!
Para ti, e para todos, o desejo de doces leituras...daquelas que nos fazem sonhar e acreditar que tudo é possível.

Até pró ano."

Pelo(s) Sonho(s) é que vamos!!


Se ficaram com vontade de saber mais sobre esta maratona da leitura, é só espreitar as outras páginas deste Diário, ou seguir a  Maria José Machado.

Quanto a nós, só temos uma palavra para este momento: 
OBRIGADA Maria José por fazer parte dos nossos caminhos!

sábado, 17 de dezembro de 2016

Presépios e Monumentos com História(s): Todos os Caminhos vão dar ao Natal (3)

A nossa Biblioteca vestiu-se de Natal para acolher as atividades da última semana de aulas do 1º trimestre.
O mote continuou a ser o tema aglutinador de projetos "Rotas, Monumentos e Caminhos com História(s)", embora, desta vez, as histórias tenham surgido num original formato.

Pormenor da exposição que reúne presépios artesanais, realizados pelos alunos do professor Carlos Castro,
 e postais de Natal inspirados em pormenores arquitetónicos da vila de Ponte de Lima.

Sob orientação da professora Teresa Roby, os alunos foram convidados a engalanar para esta quadra festiva um "cantinho" da nossa vila
O resultado é surpreendente!





Queres uma ideia para as férias de Natal? 
Parte à descoberta da tua vila e encontra os "cantinhos" que se escondem nestes postais. Quem sabe, não trazes uma nova história para contar?

Concurso Nacional de Leitura: vencedores 1ª fase

A primeira fase do Concurso Nacional de Leitura 2016/2017, que teve lugar na EB23 António Feijó nos dias 13 e 14 de dezembro, registou a participação de 70 alunos do 3º CEB: uma boa mostra de leitores voluntários que se deixam seduzir por caminhos só passíveis de serem descobertos viajando nos livros.

Apesar de um número significativo de boas prestações, apenas três alunos podem ser apurados para a fase distrital. 
São três Leitoras, e todas do 7º ano! 
PARABÉNS!






Um bem haja ao grupo de docentes de Português do 3º CEB, que ano após ano, vem abraçando este desafio, e um especial agradecimento às Professoras Ana Margarida Luciano e Carmo Lopes, responsáveis pela elaboração e correção das provas, no presente ano. 

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Pegadas de Poesia - Todos os Caminhos vão dar ao Natal (2)


No trilho da Revisitação dos Clássicos, a nossa Leitura de Natal vestiu-se de poesia e passeou-se pela obra de Augusto Gil, Eugénio de Andrade, Maria Isabel César Anjo e Maria Keil.



Tudo começou com um jogo de sentimentos / emoções, provocado por algumas palavras escolhidas e pela ilustração que acompanha o poema "Balada da Neve", de Augusto Gil, a que se seguiu esta belíssima declamação de Luís Gaspar.



Os poemas "Pastor" e "Inverno" de Eugénio de Andrade apareceram ao caminho, e quando chegamos ao "largo" O Inverno é o tempo já Velho de Maria Isabel César Anjo e Maria Keil, já as crianças tinham um recital de poesia pronto para declamar.



Foi uma festa feita de poesia!

Na sala de aula, parece que a vontade de seguir as pegadas da poesia continuou, e deu forma a novos caminhos que (também) vão dar ao NATAL.

Pegada de Poesia construída a partir da proposta de Leitura Orientada
"Todos os Caminhos vão dar ao Natal"

"Caminho de Poesia" feito com as Pegadas na Biblioteca da EB da Feitosa.

Enquanto te deleitas com outros poemas / textos escondidos nesta seleção de obras, seguimos caminho... cada vez mais próximos do Presépio!



Até à próxima Praça!

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Em Dezembro - Todos os Caminhos vão dar ao Natal (1)


A aproximarmo-nos do final de um trimestre tão recheado, os caminhos da nossa biblioteca vão convergindo para um mesmo lugar: 
o NATAL.

O Natal concretizado em diferentes gestos, de que iremos dar conta até ao final de dezembro. 
Para já, o gesto solidário que abriu este mês especial e que está a dar corpo às leituras partilhadas pelo Clube de Leitura


As Histórias de Encantar Ajudaris'16.
Se ainda não visitaste a exposição itinerante das ilustrações do volume I, o que integra a nossa história, ainda podes fazê-lo até ao final do trimestre, na Escola Básica de Ponte de Lima.

Vale a pena conhecer a diversidade de ilustradores participantes neste projeto.

E se ainda não adquiriste o teu livro de Histórias de Encantar,
também poderás fazê-lo, ainda a tempo deste Natal: cada gesto solidário conta!

               Encontramo-nos no próximo cruzamento!


segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Pequenos autores Ajudaris'16

Foi  em clima de festa, mas sobretudo de grande espírito solidário e de cunho quase "familiar", que este momento especial - A festa de lançamento Ajudaris'16 em Ponte de Lima - teve lugar.





Os ingredientes foram muito simples, aliás, como em tudo o que belo:


Um momento musical com cheirinho a Natal, pela academia de Música.
Uma apresentação de "Danilo, o Crocodilo" pelos seus Autores.


Um Testemunho da Professora Carla Lima, que orientou este trabalho na turma.
Uma homenagem aos pequenos Escritores, com a entrega de Certificados.


Uma Partilha de uma História de Vida da grande Mulher que está à cabeça deste Grandioso Projeto Solidário: a Dra Rosa Mendes Vilas Boas.
Uma presença em corpo e espírito do Homem que acredita no valor destes projetos, o diretor do agrupamento, e que brindou os presentes com a máxima encerrada na simplicidade dos simples, citando António Aleixo:
"O mundo só pode ser
Melhor do que até aqui,
Quando procurares fazer
Mais pelos outros, que por ti."

Um momento poético-musical, pela voz e pela viola de João Carlos Velho - "Palavras com Poesia", que encerrou o momento e abriu portas ao novo desafio Ajudaris'17, cuja temática incidirá sobre a Família.

Uma sessão de autógrafos pelos Pequenos Autores destas Histórias de Encantar.

E assim partimos todos de alma a transbordar
a prova evidente de que as palavras e os afetos são o verdadeiro alimento do coração.


Se não tiveste oportunidade de participar neste evento, estás ainda a tempo de ser solidário: pelo valor simbólico de 5,00 € podes adquirir esta obra, que se encontra à venda na biblioteca da escola sede e na EB1 de Ponte de Lima: 
Pequenos Gestos, Grandes Corações!

Exposição / Venda de livros Histórias Ajudaris'15 e Histórias Ajudaris'16


sexta-feira, 2 de dezembro de 2016