A formação docente em contexto tem sido, desde há vários anos a esta parte, uma preocupação da BE, tendo esta valência vindo a ser reforçada, em diferentes áreas. Aquelas que privilegiamos são, contudo, as da Educação Literária, Leitura e Escrita, pois acreditamos que o sucesso da formação de leitores reside numa sólida formação de mediadores.
Anualmente, e em função dos projetos em desenvolvimento no agrupamento, a BE desenvolve, na modalidade de Cursos de Formação, Ações de Curta Duração (ACD), e/ou de ações de caráter informal, formação dirigida a docentes. A partir de 2023/2024, alargamos a formação ao pessoal não docente.
ACD de 3 horas, dirigida aos docentes da EPE, 1º CEB, 2º e 3º CEB de Português, podendo alargar-se a outros docentes que manifestem interesse na temática (28 de fevereiro).
Jornada Do Grão ao Pão: (Des)cobrindo as Raízes e outros Segredos da Horta
(Fechada)
ACD de 3h integrada nas comemorações da Candelária. Jornada organizada pelo grupo do projeto da Horta, em colaboração com a Biblioteca Escolar e o grupo de Francês. Dia 2 de fevereiro 2023.
ACD de 3 horas, dirigida essencialmente a docentes da EPE e 1º CEB, mas aberta também a outros docentes interessados na temática. O principal objetivo desta ação é experimentar a dinâmica de uma sessão de Filosofia para Crianças e Jovens, para posterior replicação nos vários estabelecimentos do agrupamento.
ACD de 6 horas, desenvolvida em parceria com o grupo de Educação Física e dirigida aos docentes dos diferentes níveis de ensino e a todos grupos disciplinares. Esta ação, que decorre também da candidatura RBE, Leituras com a Biblioteca.
A encerrar a primeira etapa deste ano letivo, é hora de refletirmos sobre as atividades BE que foram dando corpo a este trimestre (bem preenchido!). E de entre as muitas coisas que aconteceram nas Bibliotecas António Feijó (tal como anunciamos AQUI ), algumas foram verdadeiramente especiais, quer pela novidade, quer pela consolidação de parcerias (por cá, acreditamos que juntos vamos mais longe). Diferentes momentos da Jornada Formativa: EB Trovela, EB A. Feijó, EB Feitosa e EB Trovela Destacamos, neste sentido, o projeto Pontes de Letras, Fontes de Saber , uma ação que decorre da comemoração dos 40 anos do acordo de geminação com Xinzo de Límia, e que integra as comemorações dos 900 anos da outorga do foral a Ponte de Lima: "No ano em que passam 40 anos sobre o acordo de geminação entre Ponte de Lima e Xinzo de Límia, e 900 anos sobre a outorga do Foral à vila de Ponte de Lima, nasce o projeto Pontes de Letras, Fontes de Saber , uma iniciativa que pretende, por um lado, robustece...
No presente ano letivo, a Biblioteca Escolar chegará aos bebés e aos idosos. Reforçamos o SAL com um novo projeto: Uma manta e um Livro. O primeiro livro da biblioteca de todos os bebés que nasçam no território António Feijó ao longo deste ano letivo é por nossa conta. SAL (Serviço de Aconselhamento de Leituras): serviço que a BE presta a todos os utilizadores, tendo como especial destinatário a Família. É uma espécie de "consultório" de leituras, no qual, em conversa com os pais (e os filhos), são sugeridos e emprestados livros ajustados às necessidades, inquietações e gostos da criança, do adolescente e também dos pais. São também apresentadas sugestões de atividades no âmbito da literacia familiar, que poderão ajudar a tirar mais proveito não só dos livros e da leitura, como também de rotinas familiares no geral. Para apoiar esta iniciativa, a biblioteca da escola sede dispõe de um espaço especialmente dedicado à família, uma biblioteca para pais , com ...
Luísa Ducla Soares , provavelmente a escritora mais conhecida do público infantil português, completa 50 anos de vida literária. Entre as várias iniciativas de homenagem a este grande nome da literatura para a infância, destacamos hoje uma conversa / entrevista da autora com Daniel Completo , outro nome bem conhecido entre nós. Alguns exemplos da parceria Luísa Ducla Soares com Daniel Completo Nesta conversa, Luísa Ducla Soares fala-nos da sua vida de escritora, de alguns momentos marcantes no seu percurso, como por exemplo a história por detrás do poema "A menina Feia", ou a recordação que guarda mais carinhosamente. A autora revela que faz falta inspiração para fazer poemas bem feitos (1), embora às vezes possamos improvisar um pequeno poema, por exemplo em jeito de "abecedário sem juízo". Daniel Completo vai ilustrando com música alguns dos poemas de Luísa, tornando esta conversa muito animada. Recordamos que esta dupla visitou as nossas...
Comentários
Enviar um comentário