Tempo de balanço (3): A aposta na formação docente


A formação docente constitui, já há alguns anos, uma das apostas da Biblioteca Escolar António Feijó. Neste sentido, e de modo a otimizar as ações previstas nos domínios Leitura e Literacias (B) e Projetos e Parcerias (C), foram dinamizadas, ao longo do ano, a partir da BE, um conjunto de três ações, na modalidade de Ações de Curta Duração (ACD), para docentes.

Momentos das diferentes ACD realizadas
A elevada adesão a estas iniciativas é reveladora da importância da formação em contexto. Efetivamente, foi nossa preocupação enquadrar as temáticas das ações nos projetos em curso no agrupamento, nomeadamente os que emergem do Projeto Educativo, à luz dos novos normativos.

Momento da Oficina de Poesia com Joaõ Manuel Ribeiro
 No dia 23 de maio, João Manuel Ribeiro dinamizou a ação “Oficina de Poesia”, que contou com 21 participantes. Um fim de tarde recheado de sugestões práticas para levar para a sala de aula mais momentos de encontro com o texto poético.

A Professora Isabel Candeias fala sobre a Flexibilização Curricular,
nas Conferências das II Jornadas António Feijó.

Na manhã de sábado do dia 1 de junho, dia do nosso Patrono, o auditório da EB António Feijó fez-se pequeno para acolher os 89 docentes que marcaram presença nas Conferências das II Jornadas António Feijó. Connosco estiveram o Doutor Manuel Pinto, o Doutor João Manuel Ribeiro e a Doutora Isabel Candeias, a compor um interessante painel do qual sobressaiu a transversalidade dos saberes (tão própria da emergente visão holística da educação hoje).


Momento da Ação Temas e Discursos Emergentes na atual LIJ,
 com Lúcia Barros

No dia 6 de junho, a BE volta a ser palco de reflexão, desta vez em torno dos Temas e Discursos emergentes na atual Literatura para a Infância e Juventude, ação dinamizada pela professora Lúcia Barros, que registou a participação de 20 docentes de todos os ciclos de ensino.

Depois de um balanço tão positivo, só podemos continuar a dizer PRESENTE!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Homenagear a Infância com Luísa Ducla Soares e Daniel Completo

Representações da Liberdade no Clube Leituras ao Desafio

Percursos de Leitura: curso de formação para docentes (15h)