Maletas da Esperança

Leituras (em família) para um mundo melhor

O novo projeto de leitura em família das Bibliotecas António Feijó

O que é?

Maletas da Esperança é um projeto de promoção da leitura, da literacia da informação e do pensamento crítico, em ambiente familiar. Cruza os princípios da leitura partilhada com a educação literária e a filosofia para crianças, tendo por base um conjunto de livros e outros materiais, para exploração em ambiente familiar.

Na EB de Ponte de Lima, está tudo a postos para a viagem!

Este projeto decorre das orientações do projeto educativo Caminhos para a Paz, encontrando particular eco nos eixos Pensar Global, Agir Local e Ser Cidadão, e nos domínios Alteridade, Cidadania e Pensamento Crítico. No ano letivo 2025/2026 cruza-se com a proposta da ONU Imagining the Future, com o projeto Pontes de Letras, Fontes de Saber, e com o tema aglutinador de projetos no agrupamento, Cidadãos do Mundo.

A quem se destina?

Alunos e famílias do 4.º ano de escolaridade

Como se operacionaliza?

A cada turma de 4.º ano é disponibilizada uma "maleta" contendo uma seleção de livros e outros materiais, acompanhados por um diário da esperança, e pelo portefólio “Imagining the Future”. A maleta circulará pelas famílias dos alunos, permanecendo uma semana junto de cada família, para exploração livre dos materiais, podendo ser acrescentados novos materiais (objetos físicos, recortes, etc.) à maleta.

O que fazer com o portefólio "Imagining the Future"?

Deve ser utilizado o modelo de documento fornecido (adaptado do modelo da ONU), onde o aluno desenhará a visão do futuro que deseja, cruzando-a com algum dos livros da maleta, explorado em família. O desenho deverá ser colocado no portefólio com a identificação do aluno no verso.

O que fazer com o Diário da Esperança?

Depois de identificada a família, deve legendar-se o trabalho que foi para o portefólio, dando-lhe um título e explicando, muito resumidamente, o que foi feito.

No caso de serem acrescentados elementos, devem também ser registados no mesmo diário, com a respetiva ligação ao projeto.

Opcionalmente, a família poderá também registar uma impressão, opinião, ou excerto favorito de um dos livros, ou outro material, da maleta.

Início do projeto: 15 de dezembro 2025

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Uma manta e um livro: Biblioteca Escolar alarga o apoio à família

Homenagear a Infância com Luísa Ducla Soares e Daniel Completo

Os Livros são a Casa das Palavras