(Re)ler com a BE

Dos livros para o mundo: Percursos de Leitura e de Escrita Criadora é o projeto que dá corpo à candidatura (re)Ler com a Biblioteca, uma iniciativa da Rede de Bibliotecas Escolares que tem como principal objetivo auxiliar na recuperação de aprendizagens dos alunos que foram mais afetados pelos constrangimentos inerentes à crise sanitária que atravessamos.

LOGO Reler
Este projeto, em implementação no presente ano letivo (2021-2022) decorre na EB de Gandra, a escola geograficamente mais distante da sede do agrupamento, junto das turmas de 2º e 3º ano, e é dinamizado pela professora bibliotecária coordenadora, em colaboração com as docentes titulares de turma. Semanalmente, a manhã de terça-feira é dedicada ao desenvolvimento de atividades que visam:

- A consolidação de competências ao nível da decifração, envolvendo competências de leitura e escrita;

 - O alargamento do conhecimento lexical e do conhecimento do mundo, no sentido de desenvolver a compreensão na leitura e a produção escrita;

 - O alargamento de conhecimentos ao nível da educação literária, com o objetivo de desenvolver o gosto e o prazer da leitura, a sensibilidade estética e as competências ao nível da escrita.

Para além de um trabalho semanal de dinamização de atividades e de acompanhamento dos trabalhos, que procuramos articular com os projetos em desenvolvimento no agrupamento, Dos Livros para o Mundo contempla ainda a visita a um conjunto de espaços e eventos culturais, que conta com o apoio do município de Ponte de Lima, e a participação em workshops de experimentação artística, complementando-se com formação docente específica nas áreas que enformam o projeto.

Livros adquiridos
Algumas das aquisições de fundo documental no âmbito do projeto:
privilegiamos a literatura infantil contemporânea
e as temáticas especialmente indutoras de reflexão
 e abertura ao Mundo e ao Outro



No sentido de partilharmos a experiência e darmos a conhecer um pouco da dinâmica do projeto, apresentamos neste espaço, em jeito de diário de bordo, alguns recortes da implementação do projeto, e partilhamos alguns materiais utilizados.

Outubro 2021

Histórias do Kamishibai (2º e 3º ano)

No mês de outubro, no âmbito das Comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, todas as crianças e alunos da EB de Gandra puderam participar de uma interessante sessão de Histórias do Kamishibai, dinamizada pela contadora Susana Corvas, que é também voluntária da leitura no nosso agrupamento.

Uma das sessões de Histórias do Kamishibai
na EB de Gandra. As obras apresentadas pela Susana conduziram a dois percursos de exploração: animais imaginários e animais protetores.

O País do Faz de Conta (3º ano)

E foi partindo das histórias do Kamishibai, O Nascimento do Dragão e A Lenda do Panda, que demos início à viagem Dos Livros para o Mundo.
Dando seguimento à temática dos animais imaginários, explorada em algumas turmas, o nosso primeiro percurso de leitura e escrita criadora levou-nos até ao País do Faz de Conta, uma obra de João Manuel Ribeiro e Bolota. Aí travamos conhecimento com personagens bem originais: começamos por lhes criar um Bilhete de Identidade muito especial, e finalizamos organizando-lhes uma festa, pois o Bicho Carpinteiro resolveu fazer anos por aqueles dias!!

Um dos trabalhos de depois da leitura da obra
O País do Faz de Conta
(turma do 3º ano)

O material de leitura orientada para a abordagem a esta obra, de acordo com o Programa de Leitura fundamentado na Literatura, pode ser consultado nas ligações abaixo:


A girafa que comia estrelas (2º ano)

Um outro percurso que teve também origem nas Histórias do Kamishibai, por ter proporcionado interessantes conversas sobre animais protetores, como acontecia na Lenda do Dragão, foi uma viagem até à savana africana, onde travamos conhecimento com A girafa que comia estrelas, uma obra de José Eduardo Agualusa e Henrique Cayatte.

"Cesta literária" utilizada para a atividade
Antes da Leitura. Momento da atividade: 
aluno espreita pelo telescópio mágico e relata o que vê.



Começamos por espreitar por um telescópio mágico que nos permitia descobrir coisas pouco vulgares e muito surpreendentes "lá em cima". Depois, exploramos uma caixa com um conjunto de objetos que, mais tarde, viemos a descobrir que faziam parte do ninho de Dona Margarida, a galinha do  mato amiga de Olímpia, a girafa. 
Depois de conhecermos a história, vestimo-nos de detetives e fomos à procura de "provas reais" sobre as consequências de um espirro de girafa, sobre as "casas" desta história e ainda sobre os estranhos objetos que estavam no ninho... Foram atividades que nos levaram de volta ao livro, à procura das provas, mas também a saber mais. Fomos pesquisar, por exemplo, o que veria D. Margarida quando acordava em Nova Iorque, em Luanda ou em Lisboa...

Atividade durante a leitura: exemplo do trabalho de um dos grupos.
Em "As casas da história", o grupo decidiu que D. Olímpia,
naquele dia, teria acordado em Nova Iorque.


Atividade durante a leitura "Como veio aqui parar?":
exemplo do trabalho de dois grupos, onde é possível comparar
as possibilidades encontradas para a origem dos diferentes objetos.

Os alunos do 2º ano gostaram tanto desta aventura literária que decidiram partilhar a experiência com os seus colegas do 1º ano.
O material de apoio à leitura orientada, elaborado de acordo com o Programa de Leitura fundamentado na Literatura, pode ser consultado nas ligações abaixo.



Novembro 2021

Vassouras de Poesia (3º ano)

Novembro começa com o "rescaldo" do halloween e pede bruxas, bruxas pedem vassouras, e um país de faz de conta tem de ser varrido com uma vassoura especial... e foi assim que nasceram as Vassouras de Poesia, uma atividade de escrita criadora que desenvolvemos com o 3º ano.
Esta atividade tem como principal objetivo descobrir a literatura como o lugar onde o banal se pode tornar extraordinário e o estranho familiar, como nos ensina Pedro Cerrillo (2014).

Livro artesanal em forma de vassoura
 para varrer o País do Faz de Conta: produto final

Iniciamos com uma conversa em torno de um objeto vulgar: a vassoura. E à medida que a conversa se foi desenrolando, os alunos foram convidados a dar forma e vida à sua vassoura, através da resposta a um conjunto de questões:

- Como é a minha vassoura? (cor, material de que é feita, forma, estado de conservação, etc);
- Onde está  a minha vassoura?
- A quem pertence e/ou pertenceu esta vassoura?
- Quem a usa? Para quê?
- Como se sente esta vassoura? Porquê?
- Qual é o maior sonho desta vassoura?
(No final, pode ser dado um nome à vassoura)

Alguns exemplos do exercício "dar forma e vida à vassoura"

Exemplo de texto final, elaborado a partir da tarefa anterior.
Pormenor da montagem da vassoura que resultou
num pequeno livro artesanal.

Depois de exploradas as questões, a informação apurada foi transformada em texto: um breve texto pintalgado de poesia. Na imagem acima podemos ver diferentes etapas do processo.
Para além da descoberta desta característica do texto literário, que transforma o vulgar em extraordinário, esta atividade também aguça o olhar sobre aquilo (ou aquele) que nos rodeia (ou que convive connosco) e que nos passa, muitas vezes, despercebido. Ao nível da escrita, revela-se particularmente interessante como exercício de desbloqueio, e de experimentação da escrita enquanto possibilidade criadora.

Exemplo de trabalho de recriação artística
com base na pesquisa de representações de vassouras na pintura
(3º ano)

Este trabalho permitiu, posteriormente, um alargamento de saberes, enciclopédicos e artísticos. Foi feita uma pesquisa de obras de arte (pintura) com representações de vassouras que serviu de mote à experimentação plástica, recriando estilos, de que é exemplo o trabalho da imagem acima.

A professora do 4º ano, que coadjuvou a primeira parte da atividade, levou este "laboratório" para a sua sala e o resultado foi surpreendente!
O conjunto de pinturas utilizadas, assim como os textos elaborados pelo 4º ano, podem ser consultados nas ligações abaixo.


Fábrica de Histórias I

Histórias com Galinhas (2º e 3º ano)

Histórias com galinhas foi a atividade inaugural da Fábrica de Histórias (conceito muito do agrado dos alunos). 

Esta atividade conjuga leitura orientada com escrita e visa compreender esquemas narrativos, através da descoberta e "desmontagem" do processo de escrita.

Obras e "dados" utilizados na fase durante a leitura.

Optamos, para iniciar, por um conhecido conto popular inglês, A Galinha Ruiva, numa bonita edição da Kalandraka, com texto de Pilar Martínez e ilustrações de Marco Somà que completamos com duas reescritas desta obra, A Galinha Xadrez, um interessante livro-objeto, com "janelinhas", da autoria de Rogério Trezza, e A pequena galinha vermelha, um conto que integra a coletânea Contas-me uma História, de  Debi Gliori.

Começamos por recordar a inusitada D. Margarida, que vivia na obra A girafa que comia estrelas, e partimos para a ativação de conhecimento em torno desta ave curiosa. Passamos para a exploração da capa do livro A Galinha Ruiva, e, oralmente e em conjunto, fomos antecipando possibilidades narrativas. Esta atividade de pré-leitura permitiu convocar e conjugar saberes enciclopédicos com conhecimento literário, pois fizeram-se notar vários ecos, por exemplo, de contos tradicionais.

Momento "durante a leitura": mapeamento
 de informação a partir do jogo de "dados"


Seguiu-se, depois, a leitura das três histórias, que foi complementada com um divertido jogo de dados que visava trabalhar ao nível da compreensão: mapeamento de informação (personagens, espaço, ações...). 

Este jogo facilitou, depois, a tarefa de descoberta e desmontagem do esquema narrativo. Para descobrir a estratégia narrativa destes textos, foi construída e preenchida uma tabela comparativa, onde os alunos deveriam encontrar o que diferenciava as três histórias ao nível dos componentes principais da narrativa: o espaço, o tempo, as personagens e a ação. 

Foi um trabalho muito interessante que permitiu, ainda, explorar e descobrir algumas funções da ilustração, como aconteceu na obra A Galinha Ruiva: é a partir das mudanças na paisagem, sobretudo na árvore, que nos apercebemos da passagem do tempo.  

A Galinha Preta: Exemplo de trabalho "Depois da Leitura":
texto construído de acordo com o esquema narrativo descoberto
(2º ano)
  

A atividade "depois da leitura" consistiu, então, na criação de uma história de acordo com o esquema narrativo explorado. No exemplo da imagem acima - A Galinha Preta, podemos ver a aplicação do modelo narrativo, mantendo-se a trama, mas alterando-se os constituintes: as personagens, o espaço, o tempo e as ações. Nos diferentes textos produzidos é possível verificar, por exemplo, mudanças ao nível da semente encontrada (melancia, feijão, milho...), variedade de personagens e até reações distintas por parte da galinha protagonista. É, contudo, curioso o facto de a maioria dos alunos ter decidido manter o desenlace do conto popular inglês ("quem não trabuca, não manduca").

Esta atividade foi realizada também com a turma de 3º ano, onde exploramos com mais detalhe as questões da escrita a partir de modelos literários. A atividade de escrita foi sendo desenvolvida ao longo da semana e parece ter entusiasmado os alunos, que, não dispostos a esperar pelo regresso da professora bibliotecária, lhe fizeram chegar o produto da sua fábrica de histórias por e-mail.

 

e-mail enviado pelos alunos do 3º ano

Neste texto encontramos ecos do conto "A pequena galinha vermelha", visível, particularmente, na situação final. A Galinha às Bolinhas, pode ser conhecida na ligação abaixo.

A Galinha às Bolinhas (fábrica de histórias)

Dezembro 2021

Vamos acordar o Natal (2º e 3º ano)

Dezembro estava à porta e o espírito natalício já começava a sentir-se. Aproveitando o contexto, decidimos "acordar o Natal".

Obras utilizadas no âmbito da atividade

A atividade iniciou-se com a ativação do imaginário do Natal. Os alunos foram convidados a partilhar o seu saber sobre o assunto, indicando palavras que considerassem relacionar-se com o Natal. À medida que as palavras iam surgindo, iam sendo registadas no quadro. Abaixo, podemos ver o registo da turma do 2º ano.

Ativação do imaginário de Natal (2º ano)

Depois, havia que "arrumar" estas palavras. Para o efeito, passamos à categorização da informação. Imaginando que tínhamos uma grande cómoda de Natal, fomos colocando as palavras em diferentes gavetas, de acordo com o critério que parecia mais adequado. Decidir o critério (e a correspondente etiqueta da gaveta) revelou-se uma atividade muito rica, pois permitiu compreender que diferentes soluções eram possíveis e corretas. Nas imagens abaixo podemos ver duas categorizações diferentes: na turma de 2º ano e na turma de 3º ano.

Categorização de informação na turma de 2º ano

Categorização de informação na turma de 3º ano

Depois de categorizada a informação, foi apresentado aos alunos um conjunto de cinco obras literárias de Natal: O Livro do Natal, de José Jorge Letria e Afonso Cruz, Eu sei tudo sobre o Pai Natal, de Nathalie Delabarre e Aurélie Blanz, O Pai Natal e o Menino Jesus, de Luísa Ducla Soares e Maria João Lopes, Ninguém dá prendas ao Pai Natal, de Ana Saldanha e Madalena Matoso e Sabes, Maria, o Pai Natal não existe, de Rita Taborda Duarte e Luís Henriques.

Alunos observam as capas e estabelecem relações
com a atividade realizada anteriormente,
levantando possíveis questões.

Os alunos observaram atentamente as capas das obras e foram estabelecendo relações entre os títulos e a informação constante do quadro. Descobriram, por exemplo, que o título que melhor se adequaria ao quadro seria O Livro do Natal. Descobriram, também, títulos inquietantes como O Pai Natal e o Menino Jesus, tendo referido que nunca tinham visto as duas "figuras" juntas, ou Sabes, Maria, o Pai Natal não existe, que gerou uma desafiadora conversa sobre o assunto, conversa que culminou na leitura dessa obra e daquela que a turma entendeu que responderia à questão, Eu sei tudo sobre o Pai Natal.

Estendal de Personagens
Atividade Antes da Leitura para Ninguém dá prendas ao Pai Natal

A atividade foi completada com a leitura orientada da obra Ninguém dá prendas ao Pai Natal. Na imagem acima podemos ver um dos momentos "Antes da Leitura", que consistiu na exploração de um estendal de personagens. O material de apoio à leitura orientada desta obra pode ser consultado nas ligações abaixo.

Roteiro de Leitura Orientada - Ninguém dá prendas ao Pai Natal

Anexo 1 (durante a leitura)

À semelhança do que aconteceu com outras atividades, os alunos do 2º ano replicaram esta leitura junto dos seus colegas do 1º ano, que participaram também numa das proposta de "depois da leitura": a elaboração de prendas para o Pai Natal. Na imagem abaixo podemos ver um belo cartaz resultante desta proposta.

Cartaz elaborado a  partir da atividade de "depois da leitura"
para Ninguém dá prendas ao Pai Natal

Outras obras sobre o Natal, acompanhadas de sugestões de abordagem, podem ser conhecidas AQUI, num original Calendário de Leituras de Advento.

Vamos ao museu do Brinquedo! (2º e 3º ano)

As visitas aos espaços culturais do município fazem parte do conjunto de ações previstas no âmbito do projeto. Escolhemos para visita inaugural o Museu do Brinquedo Português, uma vez que nos pareceu encontrar especial eco nas comemorações do ano internacional para a eliminação do trabalho infantil (2021). Era uma oportunidade para refletir sobre o Brincar, a sua importância e as suas representações.

Momento da visita ao Museu do Brinquedo:
a Joana Caçador (guia da turma do 3º ano)
debate com os alunos questões de género, a partir da exposição desta sala.

Começamos por fazer uma preparação prévia com os alunos, no sentido de otimizar a visita. Ativamos conhecimento sobre os Museus enquanto lugares de preservação da memória e levantamos algumas questões prévias para as quais deveriam ser encontradas respostas durante a visita: que género de brinquedos haveria no museu? como estariam organizados? seriam parecidos com os nossos ou com os dos nossos pais e avós? etc.

Momento da visita: alunos tiram apontamentos
sobre o que vão observando e ouvindo.

Durante a visita, a curiosidade dos alunos, acompanhada do desejo de encontrarem respostas para as questões que levavam, foi o grande motor para a descoberta e aprendizagem. Para além das salas de exposição permanente, os alunos puderam ainda visitar algumas "maquetes temáticas", e a exposição temporária: um belíssimo e original trabalho de uma artista limiana: as bonecas da avó Lina. Esta artesã vestiu de crochet inúmeras bonecas transformando-as em figuras típicas, como noivas, por exemplo, ou personagens famosas, das quais constavam, por exemplo, várias protagonistas dos contos tradicionais.

Pormenor da exposição temporária:
as Bonecas da Avó Lina

Uma breve visita ao Centro de Interpretação do Território completou os trabalhos desta profícua manhã. Repositório dos principais ofícios rurais limianos (o Pão, o Pastoreio e o Linho), mas também de manifestações culturais (as Festas e a Fé), este interessante espaço cultural proporcionou aos alunos uma breve viagem por este legado, culminando numa exploração um pouco mais detalhada do ciclo do linho, tema que se articulava, de algum modo, com a arte associada às "Bonecas da Avó Lina".

Pormenor da visita ao Centro de Interpretação do Território:
a Eduarda (guia da visita) apresenta o ciclo do linho.

O Cavalinho de Pau do Menino Jesus

Aproveitando o rescaldo da visita aos museus, e sobretudo a magia do mundo encantado do brinquedo, que ganha novo brilho nesta época do ano, encerramos as atividades do trimestre com uma grande viagem, do Pólo Norte a Belém, que teve como propósito levar um brinquedo muito especial ao Menino que acabava de nascer: um cavalinho de pau de crina dourada e arreios vermelhos. 

Encerramento da atividade de leitura
O Cavalinho de Pau do Menino Jesus

Convidamos para a festa o saudoso Manuel António Pina, e levamos o brinquedo que mora na sua belíssima obra O Cavalinho de Pau do Menino Jesus. Uma história e uma volta no Cavalinho de Pau do Menino encerraram em modo festivo a primeira etapa da viagem Dos livros para o Mundo!

O roteiro de leitura orientada para O Cavalinho de Pau do Menino Jesus pode ser consultado na ligação abaixo.


A entrada da EB de Gandra em tempo de Natal


A todos desejamos um Feliz Natal!!

Janeiro 2022

O que vamos construir? (2º e 3º ano)

Ano Novo pede planos, objetivos e... compromisso!

Foi, pois, sob este mote e à boleia de Oliver Jeffers e do seu álbum O que vamos construir?, livro que havia chegado no Natal à biblioteca da escola (no âmbito das aquisições para este projeto), que regressamos às salas dos meninos do 2º e do 3º ano.


(E não levávamos apenas o livro. Connosco iam também duas belas construções, da autoria de Joana Caçador, que podemos ver na imagem acima, uma gentil oferta e presente de Ano Novo do Museu do Brinquedo Português). 

Fizemos uma breve exploração da capa, da contracapa e das guardas do livro, para ativação de conhecimentos e antecipação de possibilidades: afinal, em resposta ao título perguntador desta obra, muitas coisas poderiam ser construídas... (até os brinquedos que levávamos de oferta).

(O facto deste livro ser dedicado à filha do autor gerou particular curiosidade junto dos alunos)

A leitura da obra despoletou uma conversa bem animada, tal é a riqueza do livro e a pluralidade de leituras que suscita. Os alunos apreciaram também o interessante diálogo que se estabelece entre texto verbal e ilustração, e levantaram questões para as quais iriam procurar resposta voltando à obra, que permaneceu na sala durante o resto da semana.

Este livro integra a seleção de obras Livros para uma Pedagogia da Felicidade, partilhada na página Educação Literária na Família.

(Neste dia demos também início à construção de uma nova valência na biblioteca escolar...)

As Aventuras de Pinóquio (Clássicos da Literatura)

Imbuídos do espírito construtor que Oliver Jeffers insuflou, aproveitamos para (re)visitar uma das grandes construções da literatura infantil: a mais célebre marioneta de todos os tempos, que protagoniza o incontornável clássico da literatura infantojuvenil: As Aventuras de Pinóquio.

Com esta obra, iniciamos uma viagem pelos clássicos da literatura, uma viagem que nos abrirá várias janelas para o mundo. Começamos, então, em Itália, com Carlo Collodi e Roberto Innocenti. 

Com um pedaço de madeira posso...

A partir de um pedaço de madeira, que colocamos em cima da mesa, os alunos foram convidados a partilhar possibilidades de utilização para o mesmo...


E com os contributos dos alunos, pudemos encher um quadro de possibilidades, que integra uma grande variedade de áreas / temas, como podemos ver na imagem acima, que representa a atividade desenvolvida na sala do 3º ano. 

De seguida, os alunos foram desafiados a escolher três coisas que levariam para o País de Faz de Conta (obra estudada no 1º trimestre - ver acima). O objetivo era abrir possibilidades para além do real e do óbvio. Foi um exercício muito interessante, que permitiu (entre outros ganhos) conhecer as preocupações e as preferências dos alunos.

Podemos ver nas imagens (acima e abaixo) que as "coisas" mais votadas foram uma CASA, uma ESCOLA e um PARQUE INFANTIL, completando-se com uma significativa variedade de brinquedos, PIÃO, FISGA, ESCORREGA, CAVALO DE PAU, CAIXA, referências à literatura, como o PINÓQUIO e o QUEBRA NOZES, material ligado à escola, como PAPEL, LÁPIS e QUADRO, e ainda a meios de transporte (carro e barco).

Particularmente rica foi a justificação que as crianças iam apresentando para as suas escolhas, sobressaindo o valor que atribuíam à escola e ao saber, ao brincar, e à própria arte (manifestada por exemplo na escolha de personagens literários e do papel e do lápis para desenhar).


No seguimento desta partilha foi apresentada a obra, e foram dadas algumas informações sobre a sua origem. Foram mostradas diferentes edições do livro (imagem acima) e os alunos foram convidados a dar opinião sobre as diferentes capas, indicando aquela que mais de aproximava da história que conheciam, a que mais se distanciava e a que melhor se relacionava. De seguida, foram lidos os dois primeiros capítulos da obra...

Na turma do 2º ano, seguimos a mesma estratégia de pré-leitura. E foi sem grande surpresa que preenchemos um quadro bastante diferente do anterior. (O trabalho em torno da literatura tem destas coisas maravilhosas!). Desta vez, convidamos os alunos a escolherem três objetos que serviriam para criar um mundo possível, só seu. E assim foi. Os mundos criados e partilhados, tão diferentes entre si, e tão reveladores da individualidade de cada aluno, mostraram às crianças que elas também têm esse potencial criador (estes mundos foram, depois, representados nos cadernos dos alunos). Estávamos prontos para avançar para Itália e dar a conhecer aos meninos do 2º ano As aventuras de Pinóquio.

O "quadro" do 2º ano.
Com um pedaço  de madeira posso...

O material de apoio à Leitura Orientada para As Aventuras do Pinóquio encontra-se no TEAMS, na equipa Biblioteca Escolar, canal Roteiros de Leitura Orientada.

As Aventuras de Pinóquio acompanharam os alunos ao longo de várias semanas, pois contêm 36 capítulos!! E, como referiu a professora Mónica, do 1º ano (que apesar de não ser beneficiária direta deste projeto, não consegue resistir às atividades propostas:) "... o Pinóquio tem dado pano para mangas, ou, melhor dizendo, nariz para mangas!".
É que os livros são como as cerejas, e, ao Pinóquio rapidamente se foram juntando outras obras (imagem abaixo).


Fevereiro

O que é preciso? (2º e 3º ano)









Comentários

Mensagens populares deste blogue

Homenagear a Infância com Luísa Ducla Soares e Daniel Completo

Representações da Liberdade no Clube Leituras ao Desafio

Percursos de Leitura: curso de formação para docentes (15h)