Homenagear a Infância com Luísa Ducla Soares e Daniel Completo


Luísa Ducla Soares, provavelmente a escritora mais conhecida do público infantil português, completa 50 anos de vida literária.
Entre as várias iniciativas de homenagem a este grande nome da literatura para a infância, destacamos hoje uma conversa / entrevista da autora com Daniel Completo, outro nome bem conhecido entre nós.

Alguns exemplos da parceria 
Luísa Ducla Soares com Daniel Completo

Nesta conversa, Luísa Ducla Soares fala-nos da sua vida de escritora, de alguns momentos marcantes no seu percurso, como por exemplo a história por detrás do poema "A menina Feia", ou a recordação que guarda mais carinhosamente. A autora revela que faz falta inspiração para fazer poemas bem feitos (1), embora às vezes possamos improvisar um pequeno poema, por exemplo em jeito de "abecedário sem juízo". Daniel Completo vai ilustrando com música alguns dos poemas de Luísa, tornando esta conversa muito animada.


Recordamos que esta dupla visitou as nossas escolas, em 2016, no âmbito das comemorações da Semana da Leitura, cujo tema nesse ano ia ao encontro de uma das coisas que Luísa Ducla Soares mais gosta: Chocolate. Vale a pena revisitar esses momentos AQUI.

Poema "A menina feia", que integra a seleção O Som das Palavras
Ainda em semana de comemoração do dia da Criança, e em pleno dia do Ambiente, propomos três poemas da autora, para cantar, dançar e comemorar: "A menina feia"  (imagem acima), originalmente publicado em Poemas da Mentira e da Verdade, e que integra a seleção O Som das Palavras, "Dia da Criança" e "Dia do Ambiente" (imagens abaixo), publicados na obra Poemas e Canções para todas as Ocasiões.






E para brincar com as palavras, de forma bem disposta, ao jeito de Luísa Ducla Soares, apresentamos também um dos seus muitos abecedários., o "Abecedário dos Animais", que integra a obra O Eco da Ecologia.




Podemos recordar outros momentos de trabalho em torno da obra de Luísa Ducla Soares e Daniel Completo AQUI e AQUI


Desejamos a todos boas leituras, e brincadeiras bem dispostas, e sobretudo sigam o conselho da Luísa: NUNCA PERCAM A ALEGRIA!!

(1) “Escrever para crianças exige respeito e a convicção bem arreigada de que nada é bom demais para elas. Implica a paciência de andar com um poema dias e dias a martelar na cabeça em busca da melhor solução para um verso coxo. Implica a coragem de refazer ou deitar fora muito do que produzimos. Implica a humildade de nos sentarmos de joelhos, à altura dos miúdos e, cara a cara, ouvirmos as suas reações.” 
Luísa Ducla Soares (2009)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Representações da Liberdade no Clube Leituras ao Desafio

Percursos de Leitura: curso de formação para docentes (15h)