Uma manta e um livro: Biblioteca Escolar alarga o apoio à família

No presente ano letivo, a Biblioteca Escolar chegará aos bebés e aos idosos. Reforçamos o SAL com um novo projeto: Uma manta e um Livro. O primeiro livro da biblioteca de todos os bebés que nasçam no território António Feijó ao longo deste ano letivo é por nossa conta.

SAL (Serviço de Aconselhamento de Leituras): serviço que a BE presta a todos os utilizadores, tendo como especial destinatário a Família. É uma espécie de "consultório" de leituras, no qual, em conversa com os pais (e os filhos), são sugeridos e emprestados livros ajustados às necessidades, inquietações e gostos da criança, do adolescente e também dos pais. 

São também apresentadas sugestões de atividades no âmbito da literacia familiar, que poderão ajudar a tirar mais proveito não só dos livros e da leitura, como também de rotinas familiares no geral. Para apoiar esta iniciativa, a biblioteca da escola sede dispõe de um espaço especialmente dedicado à família, uma biblioteca para pais, com obras direcionadas para temas ligados à parentalidade, atualidade, educação e outros, e para filhos, com uma alargada oferta de livros literários e informativos sobre uma grande variedade de temas. 

Este serviço é gratuito e está disponível para TODAS as famílias. Apenas é necessária uma marcação prévia que pode ser feita através do telefone (258909070) ou de e-mail - bibliotecaescolar@agvaf.edu.pt, devendo ser facultado o contacto do EE para que a professora bibliotecária responsável pelo aconselhamento entre em contacto para agendar a sessão, articulando com a disponibilidade dos pais.

No presente ano letivo, este serviço conta com uma nova valência: o projeto Uma manta e um livro, que consiste na oferta do primeiro livro para a biblioteca do bebé, a todos os bebés que durante o ano letivo nasçam no território António Feijó, e que será acompanhada por uma sessão de aconselhamento de leituras para o bebé e a família. Para usufruir desta oferta, o processo é o mesmo: agendamento da sessão através do telefone ou e-mail.

A vertente da manta consiste na recolha de histórias (que poderão ser de vida) junto de idosos, pelos alunos do agrupamento. À troca de uma história, o idoso receberá uma mantinha. Os vossos filhos terão, depois, informação adicional sobre esta recolha.

Para apoiar este projeto, está patente, durante os dias de receção aos alunos de 2.º e 3.º CEB, 11 e 12 de setembro, na escola sede, junto ao bloco social, uma pequena feira do livro usado, bijuteria e outras utilidades. O lema é "Leve o que quiser, deixe o que puder". Todos os donativos reverterão para a compra de livros a oferecer aos bebés e de mantas a oferecer aos idosos.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Pontes de Letras, Fontes de Saber: I Jornada Formativa

Homenagear a Infância com Luísa Ducla Soares e Daniel Completo

Os Livros são a Casa das Palavras