Pontes de Letras, Fontes de Saber: I Jornada Formativa
A encerrar a primeira etapa deste ano letivo, é hora de refletirmos sobre as atividades BE que foram dando corpo a este trimestre (bem preenchido!).
E de entre as muitas coisas que aconteceram nas Bibliotecas António Feijó (tal como anunciamos AQUI), algumas foram verdadeiramente especiais, quer pela novidade, quer pela consolidação de parcerias (por cá, acreditamos que juntos vamos mais longe).
Diferentes momentos da Jornada Formativa: EB Trovela, EB A. Feijó, EB Feitosa e EB Trovela |
"No ano em que passam 40 anos sobre o acordo de geminação entre Ponte de Lima e Xinzo de Límia, e 900 anos sobre a outorga do Foral à vila de Ponte de Lima, nasce o projeto Pontes de Letras, Fontes de Saber, uma iniciativa que pretende, por um lado, robustecer algumas práticas de intercâmbio, já com tradição, entre as duas comunidades, de que é exemplo o Abraço ao Rio Lima, através da incorporação de outras atividades, envolvendo alunos, docentes e comunidade; e, por outro, contribuir para a integração dos alunos, sobretudo estrangeiros, na comunidade, favorecendo a partilha de experiências e saberes, através dos livros." (Biblioteca António Feijó, Memória descritiva do projeto)
No âmbito do projeto, no dia 28 de novembro teve lugar no AEAF, a I Jornada Formativa de Intercâmbio Docente: Bibliotecas Escolares António Feijó, Boas Práticas, que contou com a visita de um grupo de sete docentes do colegio Rosalía de Castro às nossas bibliotecas.
BE António Feijó: Reunião de trabalho com os docentes da equipa BE e o diretor do AEAF |
O dia começou com uma reunião de trabalho na Biblioteca da escola sede, para apresentação, ao grupo visitante, das Bibliotecas António Feijó: estrutura, organização, dinâmicas, projetos e exemplos de atividades envolvendo distintos públicos estiveram entre os principais assuntos abordados.
A formação docente em contexto, uma das grandes apostas da BE António Feijó nos últimos anos, foi uma das ações em destaque nesta partilha de boas práticas. Efetivamente, sobretudo desde 2020/2021 (decorrente da crise sanitária que então vivemos), a formação docente revelou-se num meio privilegiado de articulação entre a BE e a sala de aula, nos diferentes níveis de ensino, permitindo levar mais longe e com maior eficiência o trabalho em torno das diferentes literacias, enquadrando-o nos projetos em desenvolvimento no agrupamento.
No respeitante aos alunos, destacamos o nosso programa de ofertas Biblioteca à la Carte, que no presente ano foi inaugurado, precisamente, com Pelo Rio vai o Poema, com oficina de haikus, uma ação que decorreu do MIBE e que integrou o projeto Pontes de Letras, Fontes de Saber.
EB Trovela: Sessão com Susana Corvas (VL); Testemunho de mãe participante no projeto LER fora da escola |
Depois de um simpático e convivial almoço na EB de Trovela, os trabalhos continuaram entre as bibliotecas de Trovela e da Feitosa.
Na EB de Trovela, visitamos os diferentes espaços de atividades, da EPE e do 1.º CEB, e convivemos de perto com projetos que acarinhamos muito: os Voluntários da Leitura e a leitura em ambiente familiar, aqui ilustrado pelo projeto LER fora da escola.
Tivemos, então, o privilégio de participar numa sessão de histórias com recurso ao tapete narrativo, com a nossa Voluntária da Leitura, Susana Corvas; e de ouvir, na primeira pessoa, o testemunho da Alexandrina, uma mãe participante no projeto LER fora da escola e da Educadora Carmo, que acompanha a iniciativa. junto das famílias envolvidas e das crianças do seu grupo.
BE Feitosa: um rio de Haikus | Haikus para celebrar o outono: apresentação de trabalhos |
Este foi o primeiro passo de um caminho que queremos percorrer juntos, durante muito tempo. Partilhando práticas, refletimos, questionamos e construímos conhecimento. Desta I jornada formativa sobressai a importância da Biblioteca Escolar enquanto eixo aglutinador de práticas e projetos, a pertinência de uma equipa docente, o valor das parcerias, o envolvimento dos diferentes públicos, e, transversalmente, a centralidade do livro e a importância da formação de mediadores de leitura para atuação nos distintos contextos: escola e família.
Comentários
Enviar um comentário