Em 2024/2025 o mote é Regressar, Pertencer, (Co)Operar

Regressar, Pertencer, (Co)Operar é o tema aglutinador de projetos para este último ano de vigência do projeto educativo A minha Escola é o Mundo.
Encerramos um ciclo, incorporando aquilo que aprendemos e que construímos ao longo do percurso. Saímos e acolhemos, descobrimo-nos e descobrimos o Outro, vivemos uma pandemia e “convivemos” com a guerra; a escola tornou-se lugar de encontro de línguas, nacionalidades e culturas, respondemos aos desafios emergentes de uma cultura digital cada vez mais presente, comemoramos 50 anos de democracia, e sentimos a sua fragilidade. Ao longo deste percurso, os conceitos de escola-mundo e de mundo-escola foram ganhando cada vez mais expressão e significado. Regressamos, pois, mais sábios, mais bem preparados para agir nos diferentes contextos onde nos movemos. 
O Plano Anual de Atividades da Biblioteca António Feijó cruza estes pressupostos com as Prioridades RBE para o presente ano letivoEscrita e Oralidade; Media e Informação; Humanismo e Interculturalidade; e Infraestrutura física e digital.
Neste sentido, foram revistos os diferentes projetos da BE de modo a adequar a ação às prioridades superiormente definidas, ajustando-as também aos temas em desenvolvimento no nosso agrupamento (e há novidades!)

Assim, terão continuidade os projetos:
 
Leitura em articulação com a família, que no presente ano se designará Forais de Livros, Coroas de Histórias (EPE e 1.º CEB);

Formação em contexto (para docentes e não docentes), iniciativa que marcou o arranque do ano letivo e que se materializará num conjunto de ações formais e não formais, junto destes públicos, ao longo do ano.

Ação formativa Livros para que vos quero? integrada na jornada de formação destinada aos assistentes operacionais de todo o agrupamento (4 e 5 de setembro 2024)


Educação Literária & Filosofia para Crianças e Jovens, projeto que continuaremos nos moldes do ano anterior /EPE, 1.º, 2.º e 3.º CEB).

Biblioteca à la Carteprática que destacamos em 2022/23 no âmbito do projeto aLer+2027 (2.º e 3.º CEB). 

Histórias da Ajudaris, que no presente ano terá como tema Valores.

Voluntários da Leitura, um projeto que continuará a sementeira de amor aos livros pela voz de Marília Malheiro e de Susana Corvas, que apoiarão crianças nas EB de Rebordões Souto e de Trovela.

Serviço de Aconselhamento de Leituras (SAL), que manterá as duas vertentes (presencial e on-line), prevendo que se estenda presencialmente à BE de Trovela.
 


Reestruturamos o Clube Leituras ao Desafio, o nosso clube de leitura para docentes e não docentes (em destaque no ano letivo anterior no âmbito do projeto a Ler mais e melhor). No presente ano, este Clube contará com duas sessões: Leituras de Natal e Poemas para acordar a Primavera.

E no que respeita a Clubes, o presente ano traz novidades: um Clube de Leitura para alunos de 3.º CEB e um Clube de Escrita para alunos de 2.º CEB, que funcionará com periodicidade quinzenal e semanal, respetivamente.

Pontes de Letras, Fontes de Saber é outra das novidades 2024/2025, um projeto ancorado na parceria que o Agrupamento tem com Xinzo de Lima e que incorporará atividades envolvendo alunos, docentes e comunidade.

E no que à Escrita diz respeito, um dos grandes projetos 2024/2025 será Almanaque António Feijó, uma iniciativa que muito está a empolgar a nossa equipa e que envolverá todos os alunos, docentes e comunidade. (Novidades em breve).

Ao nível dos nossos projetos direcionados para a família, o presente ano traz novidades:

LER fora da escola, uma parceria entre a Rede de Bibliotecas Escolares e a EDULOG, destinado a pais da EPE. Trata-se de um projeto que tem como missão "tornar realidade os livros em todas as famílias". E nesta missão, o nosso AE tem também um papel especial: auxiliar a sua dinamização a nível nacional. Contamos, para o efeito, com um grupo de pais da EPE da EB de Trovela.

Mantemos a valência Livros e Literacia Familiar associada ao programa de Educação Literária na Família, que continuará a funcionar em modalidade on-line, cumprindo com divulgação literária, curadoria de livros e dinamização de passatempos dirigidos à família e à comunidade em geral.


A BE prevê também uma colaboração assídua com o projeto do 1.º CEB, Laboratórios de Leitura, encontrando-se já agendada, neste âmbito, a ACD para docentes Potencialidades da Biblioteca Escolar em Contexto Educativo, ação que integra o programa do MIBE 2024, que tem como lema Bibliotecas Escolares a Ligar Comunidades (PROGRAMA AQUI).

E pelo meio, como habitualmente, sempre haverá espaço e tempo para "outras conversas", pois queremos que as bibliotecas de António Feijó continuem a ser esse lugar maravilhoso onde apetece estar e voltar.
Até já!!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Pontes de Letras, Fontes de Saber: I Jornada Formativa

Leituras ao Desafio - Clube de leitura para docentes e não docentes: ação em destaque a Ler mais e melhor 2024

Homenagear a Infância com Luísa Ducla Soares e Daniel Completo