Biblioteca à La Carte: ação em destaque aLer+ 2027

Parte integrante das ações aLer+ 2027, a  Biblioteca à la Carte foi uma das atividades que mais procura registou ao longo do ano letivo que agora termina. Decidimos, por isso, considerá-la a Ação em destaque 2022/23.

Imagem 1: Bambi, uma vida nos Bosques. Duas das edições que deram corpo à sessão Desvendando o bosque: no rasto de Bambi (Félix Salten e Pedro Salvador Mendes; Félix Salten e Benjamin Lacombe)

Constituindo um exemplo de “adequação da ação pedagógica a diferentes ambientes de aprendizagem” (RBE, 2021)*, a Biblioteca à la Carte consiste num conjunto de ofertas de caráter multidisciplinar, dinamizadas pelo professor bibliotecário, maioritariamente em situação de coensino. Através da transversalidade dos conteúdos selecionados, procura-se a articulação com diferentes áreas disciplinares. Estas ofertas são destinadas a grupos-turma do 2.º e 3.º CEB, cuja participação depende de inscrição feita pelo docente, e têm como principais objetivos:

- Contribuir para o desenvolvimento do trabalho no âmbito das diferentes literacias;

- Reforçar o trabalho em torno da Educação Literária, da Leitura e da Escrita;

- Aproximar a biblioteca e os seus recursos da comunidade escolar;

- Experimentar estratégias de trabalho diversificadas, a partir dos recursos da BE;

- Contribuir para o incremento / reforço de práticas de aprendizagem baseadas em projetos.

Imagem 2: momento de uma das sessões Desvendando o bosque: no rasto de Bambi e cartas utilizadas para a atividade de escrita (no rasto de Bambi)

O programa de ofertas é variado, encontrando-se em constante renovação, dependendo dos projetos em desenvolvimento, da solicitação de colaboração por parte dos docentes, ou de momentos altos em torno da Leitura. Todas as atividades são iniciadas na Biblioteca Escolar, sendo, na maioria das vezes, continuadas em contexto de sala de aula, com os respetivos professores. 

Ao longo do presente ano letivo, o programa formativo Biblioteca à la Carte contou com  ofertas variadas, de que são exemplo À descoberta das Raízes com António Mota: oficina de escrita, Pelos caminhos de SaramagoLeituras Luminosas.

Imagem 3: registos de momentos de trabalho entre o PB e o professor da turma, em diferentes sessões.

Pela especial adesão e envolvimento de docentes e alunos, e também pela pertinência e atualidade do tema, que encontrava particular eco quer no Projeto Educativo, quer no Tema aglutinador de Projetos (Descobrindo as Raízes), apresentamos a sessão Desvendando o bosque: no rasto de Bambi.

Dinâmica da sessão (para 90 minutos)

1. Breve introdução ao tema, em forma de diálogo, através da apresentação de  questões como os 100 anos de Bambi, o seu autor, o conhecimento que temos da personagem...

2. O que sabemos de Bambi? (atividade de antecipação / pré-leitura). Os alunos, em grupo, e depois de orientados, são convidados a elaborar uma micronarrativa (10 a 12 linhas), obedecendo às "quatro peças chave" (espaço, tempo, personagens e ação) com base num conjunto de cartas que retiram de um baralho previamente elaborado (imagem 2), a que devem juntar o conhecimento que possuem sobre o tema. Esta fase do trabalho é acompanhada pelo PB e professor da turma (imagem 2 e 4).

Imagem 4: Elaboração da micronarrativa com base no material fornecido.

3. Finda a tarefa, cada grupo apresenta o seu texto, revelando previamente a informação contida nas cartas (imagem 6).

Alguns exemplos de textos, AQUI.

4. Depois de todos os trabalhos serem apresentados, é feito o mapeamento da narrativa, com base na informação que é possível retirar dos textos elaborados (imagem 5). Em conjunto, os alunos descobrem o lugar da cada elemento. É um dos momentos mais ricos e surpreendentes da sessão, onde é possível também tecer algumas reflexões sobre o texto literário enquanto espaço de criação (explorando, por exemplo, a pluralidade de sentidos atribuída a algumas das palavras).

Imagem 5: Exemplo de mapeamento da informação numa das sessões.

5. De seguida, e para complemento da informação apurada, são apresentadas aos alunos, através de projeção, e de forma cronológica, as ilustrações de Pedro Salvador Mendes, que vão sendo comentadas e comparadas com as ideias prévias que havia sobre este clássico da LIJ (oriundas, sobretudo, do universo da Disney) e associadas ao texto de Félix Salten (imagem 6). Neste momento são ainda tecidas algumas considerações sobre questões ligadas à tradução e à adaptação do clássico a outras linguagens (por exemplo, o facto de Bambi ser um corço na obra de Salten e um veado no filme da Disney).

Imagem 6: Momentos de uma sessão: apresentação de trabalhos, diálogo em torno de questões ligadas à ilustração de Pedro Salvador Mendes, da tradução e da adaptação. 

6. A finalizar, é apresentada aos alunos a obra ilustrada por Benjamin Lacombe, um trabalho que alia o texto original de Salten a um jogo de cores e de engenharia do papel, transformando-o num objeto artístico ímpar (imagem 7). É um dos momentos revelação para os alunos, que serve ainda o propósito de familiarizar os utilizadores desta faixa etária com o livro-objeto e com o álbum, desfazendo a crença de que estes livros são só para crianças. 

Imagem 7:
Apresentação da obra ilustrada por Benjamin Lacombe 


A Biblioteca à la Carte é um programa formativo que regista elevada procura por parte dos docentes, tendo passado pela BE, ao longo do ano letivo que agora finda, mais de 600 alunos, tendo várias turmas usufruído de diferentes ofertas. Embora maioritariamente da área do português, vai ganhando expressão a procura de docentes de outras áreas disciplinares, sobretudo nas ofertas “EducaçãoLiterária e Filosofia para Crianças e Jovens”, "Oficina de Direitos Humanos" e  “Livros? Isso é comigo?”.


Algumas ações que destacamos em anos anteriores:

Filosofia para Crianças & Educação Literária (2021/2022)

Formação Docente em Contexto (2019/2020)

(esta ação mereceu destaque PNL entre os 10 agrupamentos com ações de especial relevância na promoção de uma cultura de leitura, escrita e literacia)

Educação Literária na Família: o programa ELF (2017/2018)

PORTUGAL. Rede de Bibliotecas Escolares (2021). Professor bibliotecário: um profissional em ação. [Em linha].

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Homenagear a Infância com Luísa Ducla Soares e Daniel Completo

Representações da Liberdade no Clube Leituras ao Desafio

Percursos de Leitura: curso de formação para docentes (15h)