Estamos a preparar a vinda de António Mota (2): Desafios e Biblioteca à la Carte

Quando recebemos um dos maiores, o difícil é escolher entre tanta coisa boa! Depois de selecionadas as principais obras a trabalhar, de que falamos AQUI, é hora de partir à descoberta desse manancial de saber e de humanidade...

É o que vem acontecendo  um pouco por todas as bibliotecas do agrupamento...

Na Biblioteca da escola sede, os Desafios À descoberta de António Mota têm sido uma das principais atrações. Individualmente ou em grupo turma, os nossos alunos aproveitam cada bocadinho para vir saber um pouco mais sobre o autor que passará connosco a última semana deste Mês Internacional das Bibliotecas Escolares.

Momentos diversos em torno dos "Desafios"

Esta atividade, composta por 16 desafios, tem por objetivo ativar o conhecimento sobre a obra do autor, despertando assim a curiosidade para a leitura da sua obra, que também pode ser encontrada na belíssima feira do livro patente no mesmo espaço. (E ainda há prémios!!)


Igualmente concorrida tem sido a corrida às ofertas Biblioteca à la Carte, que passam maioritariamente por um trabalho de alia a descoberta do autor à escrita criadora, cruzando-o com o nosso tema aglutinador de projetos, (des)cobrindo as raízes.
Os belíssimos textos criados pelos nossos alunos em breve poderão ser conhecidos na nossa biblioteca.

Momentos de algumas sessões Biblioteca à la Carte


Na base deste trabalho estão a Educação Literária e as Aprendizagens Ativas, um dos eixos do nosso PE. Neste Âmbito, foram produzidos, pela Biblioteca Escolar, materiais de apoio específicos para o estudo da obra de António Mota, que deram corpo a dois dossiês de apoio “Preparando a vinda de António Mota”, um dirigido à EPE e 1º CEB e outro ao 2º e 3º CEB, contendo um conjunto de sugestões de trabalho que têm por base metodologias ativas de aprendizagem, materiais que foram apresentados nas reuniões de trabalho realizadas com os docentes dos referidos departamentos / grupos disciplinares, para preparação da vinda do autor.

Exemplos de propostas exploradas
com professores e alunos

Como referíamos AQUI, o segredo do sucesso de qualquer festa é o investimento nos seus preparativos. E, por aqui, os preparativos já são parte da FESTA!

Venham daí!
Continuem a acompanhar os nossos bastidores.
Até já!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Homenagear a Infância com Luísa Ducla Soares e Daniel Completo

Representações da Liberdade no Clube Leituras ao Desafio

Percursos de Leitura: curso de formação para docentes (15h)