Família


A promoção da leitura em ambiente familiar e educação literária na família fazem parte da história da Biblioteca António Feijó. Desde 2007 que dinamizamos, ininterruptamente, projetos e programas direcionados para as famílias.

Educação Literária na Família

SAL (BE_Plan24)




Serviço de Aconselhamento de Leituras
Candidatura BE_Plan24 (RBE)


Este serviço visa essencialmente aproximar a biblioteca escolar da comunidade educativa em geral e contribuir para a formação de pais, no sentido de auxiliar o incremento de práticas no âmbito das diferentes literacias, em ambiente familiar, e de ajudar a ultrapassar dificuldades decorrentes do desconhecimento de estratégias de leitura, assim como da ausência de rotinas associadas aos livros.

O SAL consiste na realização de sessões de aconselhamento aos pais, professores e comunidade em geral, no âmbito de questões decorrentes da leitura, escrita e outras literacias, contemplando também a sugestão de leituras para empréstimo domiciliário. 


Educação Literária na Família


Temos um sítio web próprio dedicado à família, em constante atualização, com propostas de leituras e atividades para desfrutar do livro em contexto familiar: visitem-nos em EDUCAÇÃO LITERÁRIA NA FAMÍLIA.


Crianças Leitoras, Famílias Felizes

Em 2022 comemoramos 15 anos aLer+ em Família no agrupamento de escolas António Feijó. Entre outras atividades, a efeméride foi assinalada com a publicação de Crianças Leitoras, Famílias Felizes, da autoria de Lúcia Barros, professora bibliotecária coordenadora do agrupamento. Uma obra que é um excelente contributo para ajudar pais e outros mediadores de leitura a escolher bons livros e a saber como podem tirar proveito, por exemplo, dos livros que as crianças levam da Biblioteca Escolar, ou daqueles que já têm em casa.  



Livros e Literacia Familiar

Em outubro de 2021, inauguramos, associada  ao programa ELF, uma nova valência: Livros e Literacia Familiar. Este projeto, continuado em 2022/2023, destina-se aos pais de crianças em idade pré-escolar e 1º. ano, assim como a educadores de infância e professores, e dispõe de uma "salinha" própria. Podem entrar. Estamos AQUI.

Livros e Literacia Familiar



Lê para mim, que depois eu conto...

E sobre livros e experiências de leitura, temos ainda um bom repositório de ideias e sugestões resultantes do Projeto Lê para mim, que depois eu conto... (Ideias com Mérito 2010) que decorreu entre 2007 e 2013. Terminado o projeto, e até à comemoração dos 10 anos a Ler+ em Família no agrupamento (2017), aproveitamos o sítio web  para continuar a divulgar sugestões e experiências de leitura, especialmente direcionadas para as famílias. Continuam atuais e, por isso, recomendam-se!





Escola de Pais António Feijó

Para além da promoção da leitura, a nossa Biblioteca tem outros projetos direcionados para as famílias, é o caso da Escola de Pais António Feijó, um projeto que nasceu como experiência piloto em 2028/2019, e que foi selecionado no âmbito da Candidatura RBE Ideias com Mérito 2020.


Funcionando em anos alternados entre o nosso agrupamento e um agrupamento parceiro da ESE de Viana do Castelo, em 2022/2023, a III edição da Escola de Pais teve lugar no agrupamento de escolas António Feijó. Este programa será retomado no ano letivo 2024/2025.
Saber mais:



Projetos Anuais de Leitura em articulação com a família












2015 /2016: Mesas de Histórias: Leitura em Festa"



2014/2015: "Rios de poetas, correntes de  leitura"

Outros recursos no âmbito da Formação para pais

Para que servem as histórias? Por Eduardo Sá (vídeo)
Manifesto contra as histórias por Eduardo Sá (texto)
Leer te dá más - Guia para padres y madres (livro)
Espaço Pais e Alunos da Porto Editora (dicas de especialistas: vários temas)
Revista dois pontos: Rubrica Pais e Educadores (vários temas; sugestões de atividades)
Ler em casa é importante? (in Bom dia Europa, por João Manuel Ribeiro: "Casa onde à leitura, ninguém ralha e a alegria sempre dura!")
A vida não está para brincadeiras, por Eduardo Sá (vídeo|3.2020)
Os efeitos do confinamento nas relações familiares, por Luìs Gomes - psicólogo (vídeo|5.2020)
Autonomia, Foco e Motivação, por Ana Mafalda Lapa (vídeo)


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Homenagear a Infância com Luísa Ducla Soares e Daniel Completo

Representações da Liberdade no Clube Leituras ao Desafio

Percursos de Leitura: curso de formação para docentes (15h)