Tempo de Balanço (4): Almofadas de Histórias

Encerramos o ano com o balanço daquele que terá sido o projeto mais ternurento do agrupamento de escolas António Feijó, no ano que agora termina: 
Almofadas de Histórias.

Três almofadas que representam três leituras diferentes da obra
 Como é que uma galinha, de Isabel Minhós Martins e Yara Kono.
Este projeto de leitura em articulação com a família, que se renova todos os anos, de acordo com o tema aglutinador de projetos, é talvez a grande imagem de marca das nossas bibliotecas escolares pela homogeneidade que confere ao trabalho desenvolvido nos 7 estabelecimentos de ensino.

Pormenor da exposição realizad na Semana da Leitura na EB da Ribeira.

Invade-nos sempre um sentimento de ternura e de pertença ao entrar em qualquer uma das nossas escolas / BEs, quando, a partir de finais de outubro começam a chegar os primeiros trabalhos resultantes das leituras realizadas em família. É sempre surpreendente a diversidade de leituras possíveis de uma mesma obra, representadas nos trabalhos (este ano em almofadas).

Pormenor da exposição na BE de Rebordões Souto

A escolha do tema deste projeto prende-se com o tema aglutinador de projetos, que, por sua vez, decorre do projeto educativo. Em 2018/2019 trabalhamos o tema Mente Sã em Corpo São: Construindo um Mundo Saudável. Para opercaionalização desta temática junto das famílias da EPE e do 1º CEB escolhemos o Sono e a Hora de Dormir.

Pormenor da exposição realizada na Semana da Leitura na BE da Feitosa.
Selecionamos, dentro do tema, um conjunto de títulos, que circularam pelas casas dos nossos alunos, que foram lidos em família, e que, na sua maioria, deram origem a almofadas muito originais, que revelam, em certa medida, o modo como a obra foi rececionada, as reflexões que proporcionou, enfim...o "efeito" que produziu.

Pormenor da exposição na EB de P. Lima.

O livro permanece uma semana em casa de cada família, e, quando regressa, acompanhado da sua "leitura" (este ano em forma de almofada), é partilhado com a turma, assim como a experiência de leitura em família. Tendo em conta que o mesmo livro circula por alunos das diferentes turmas, este projeto torna-se particularmente revelador da pluralidade da leitura literária no que respeita às respostas pessoais do leitor.
Veja-se, a título de exemplo, estes trabalhos:

Almofadas construídas a partir da leitura da obra Sílvio Domador de Caracóis
de Francisco Duarte Mangas e Madalena Moniz (1).

Almofadas construídas a partir da leitura da obra Sílvio Domador de Caracóis 
de Francisco Duarte Mangas e Madalena Moniz (2).

Ou então, a decisão desta família que muda o destino da personagem de Gato Procura-se, criando um novo desfecho para a narrativa:

Trabalho realizado por família do JI de P. Lima:
final alternativo para a obra de Ana Saldanha e Yara Kono.
As Almofadas de Histórias, que no final do ano foram devolvidas aos seus "donos", ficarão no quarto de cada pequeno leitor a lembrar esta experiência de afeto que teve por base o livro e a leitura partilhada com a família.

Pormenor da exposição na EB de Gandra.

E é com desejos de umas férias cheias de alegria, ternura, histórias, sestas e sorrisos, que encerramos o ano, por aqui.

Almofada construída a partir da obra A Tartaruga que queria dormir
de Roberto Aliaga e Alessandra Cimatoribus, por família da EB de Trovela.

Boas Leituras e até setembro!

Obrigado a Todos!! (Isabel Minhós Martins e Bernardo Carvalho)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Homenagear a Infância com Luísa Ducla Soares e Daniel Completo

Representações da Liberdade no Clube Leituras ao Desafio

Percursos de Leitura: curso de formação para docentes (15h)