Canteiros de Histórias | Leitura em articulação com a Família

Tal como falamos aquando da abertura do ano letivo, o projeto de leitura em articulação com a família que delineamos para 2020/2021, Canteiros de Histórias, desdobra-se em três eixos temáticos, tendo por base um conjunto de obras literárias de potencial receção infantil dentro dos temas, e pressupõe a vivência de uma experiência em família, que poderá resultar num produto final.

Às várias escolas do agrupamento já começaram a chegar ecos deste projeto: trabalhos e  testemunhos que revelam, por um lado, a tónica que é colocada no processo, que é onde reside a verdadeira experiência, e, por outro, as potencialidades da leitura literária em ambiente familiar, quer ao nível do desenvolvimento das várias literacias, quer do estreitamento de laços afetivos entre os vários elementos, e as diferentes gerações.

Neste conjunto de trabalhos, que se encontram expostos na sala da prof. Marta Moreno,
na EB de P. Lima, encontram-se presentes leituras e interpretações relativas aos três eixos temáticos. 

Dentro do eixo temático Ritmos da Natureza, a proposta consiste na construção de um Canteiro (na horta, no jardim, em vaso, em garrafa, em lata…) que sirva experiências de germinação, crescimento, floração, frutificação, etc, e  que tenha por base a leitura realizada dentro do tema. O canteiro literário que podemos ver na imagem mostra-nos, por exemplo, as possibilidades de associação da leitura a experiências "verdes". Este bonito vaso trará sempre à memória a leitura que esteve na base da sua construção. 

Trabalho realizado pela Beatriz Oliveira (4º ano | Feitosa)

O eixo temático Representações da Infância pressupõe a construção de um mini livro artesanal, em formato original,  que tenha por base a leitura realizada (uma personagem, um cenário, uma mensagem, uma inquietação…). Os trabalhos que a seguir apresentamos mostram duas ideias bem originais de concretização.

No primeiro trabalho, a partir da obra Quando eu Nasci, a família da Letícia construiu um belo "scrap-álbum", que encerra um conjunto de memórias felizes na vida da menina. Já em casa da Ana Liu, a leitura da obra A Viagem, que trata uma temática difícil na literatura infantil, a questão das migrações forçadas, deu origem a um delicado livrinho acordeão que representa, essencialmente, os diferentes estados emocionais vividos pelas crianças que protagonizam a obra.

Trabalho realizado em família pela Letícia (3º ano | Feitosa)

Trabalho realizado em família por Ana Liu (1º ano | P. Lima)

A Sabedoria dos Avós, terceiro eixo temático em que se desdobra o projeto, prevê a elaboração de um frasco de memórias “coisas que a avó/o avô me ensinou/me contou”. Os originais produtos que se seguem são a prova da pluralidade de leituras que é possível realizar em torno de um eixo comum.

Trabalho realizado em família por Matilde Lago (4º ano | Feitosa)

Escolher um frasco (ou outro recipiente de desperdício) e embelezá-lo de acordo com a obra trabalhada é a primeira sugestão de concretização. Os quatro "frascos de memórias" que aqui trazemos são reveladores da veia criativa de grandes e pequenos leitores. Na imagem acima, por exemplo, a partir do ternurento livro de Chema Heras, Avós, a Matilde explorou a dicotomia Sol e Lua, que acompanha as falas do avô Manuel e da avó Manuela ao longo de toda a obra. Já na imagem abaixo, podemos ver uma alegre recriação de O meu avô, adaptado a "A minha avó", onde não faltam as mensagens de ternura.

Trabalho realizado em família por Bruna Mesquita (1º ano | P. Lima)

O trabalho abaixo, inspirado na emblemática obra A Manta, realizado pelo Enzo e pela sua família, fez-se acompanhar de um testemunho onde o poder da literatura no resgate de memórias é particularmente notório:

"Neste trabalho sobre o livro "A Manta", fizemos um pote da memória, revestimos com retalhos de tecido para fazer lembrar a manta da avó, para a tampa utilizamos um pedaço de tecido, que era do vestido da 1 comunhão da minha irmã. Dentro colocámos receitas de família, fotografias dos meus avós, bisavós e tios, jogos tradicionais e provérbios populares. Gostámos muito de fazer este trabalho porque relembramos a infância e juventude dos meus avós." 

Trabalho realizado em família por Enzo Morais (1º ano | P.Lima)

E quando de memórias se trata, os sabores não podem faltar. A prová-lo está este interessante frasco guloso feito pela família da Marta Mendes, onde o sabor doce das pipocas é comparado à doçura das palavras da avó.


Trabalho realizado em família por Marta Mendes (4º ano | Feitosa)

"Até o cheirinho me faz lembrar a casa da avó! Estas pipocas são tão doces como as palavras da minha avó" (diz a Marta).

Se dúvidas restassem sobre as maravilhas da leitura em família, teriam ficado todas dissipadas.

Boas leituras!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Homenagear a Infância com Luísa Ducla Soares e Daniel Completo

Representações da Liberdade no Clube Leituras ao Desafio

Percursos de Leitura: curso de formação para docentes (15h)