Livres para Ler, Livros para Ser

Já se fazem notar, um pouco por todo o agrupamento, os trabalhos resultantes do projeto anual de leitura em articulação com a família, Livres para Ler, Livros para Ser, que decorre do tema aglutinador de projetos Nas Asas da Liberdade.

Trabalhos expostos no JI de P. Lima e na EB de Gandra, baseados nas obras Com 3 novelos a vida dá muitas voltas e O Tesouro, respetivamente.

Livres para Ler, Livros para Ser tem como principal objetivo trabalhar o conceito de LIBERDADE nas suas diferentes dimensões, como alavanca para o desenvolvimento global. Privilegiam-se, neste sentido, livros “perguntadores”, que abordam diferentes questões e problemáticas sociais, como episódios históricos, a vida em diferentes partes do globo, a diversidade (em todas as vertentes), as questões de género, as relações interpessoais, e também o valor da educação e do conhecimento, como motores para a paz e para o desenvolvimento.

Algumas das obras selecionadas para composição dos kits


Os projetos anuais de leitura em articulação com a família, no terreno desde 2009, para além dos benefícios naturalmente associados à experiência leitora em família, contribuem para conferir identidade ao agrupamento e, simultaneamente, compreender a sua diversidade. 

Exemplo de três trabalhos distintos realizados a partir da leitura da mesma obra: Herberto. (Exposição JI P. Lima)

Exemplo de três trabalhos distintos realizados a partir da leitura da mesma obra: O Princípio. (Exposição JI P. Lima)

Conferem identidade porque deles resultam trabalhos que têm por base um conjunto de obras, que, sendo comuns a todas as escolas, se traduzem numa espécie de linguagem própria no agrupamento: a partir do final de cada mês de outubro, os átrios e/ou Bibliotecas Escolares de cada estabelecimento da EPE e 1.º CEB passam a contar com uma exposição de trabalhos, que cresce ao longo do ano, e que funciona como elemento unificador e identitário. Estas exposições representam, por outro lado, a diversidade do agrupamento, uma vez que não há dois trabalhos iguais, pois, do ponto de vista da receção, também não há duas leituras iguais.

Pormenores das exposições no JI de Ponte de Lima e na EB de Gandra

No presente ano, no âmbito do projeto Livres para Ler, Livros para Ser, desafiamos as famílias a elaborar uma das letras da palavra LIBERDADE, num material à escolha, personalizando-a com palavras e/ou ilustrações alusivas à obra lida em família, que possam relacionar-se com a letra escolhida e com o conceito de liberdade. Os trabalhos que vêm chegando às escolas, e os testemunhos que os acompanham, continuam a revelar-nos a inesgotabilidade da leitura literária enquanto motor de reflexão, de criatividade, e, consequentemente, de transformação.

Exemplos de trabalhos realizados a partir das obras O lápis Mágico de Malala, O Vendedor de Felicidade e Amores de Família (em exposição na EB da Feitosa)

O projeto Livres para Ler, Livros para Ser integra ainda as ações decorrentes da iniciativa Abril depois de Abril (RBE), dando corpo aos eixos  Fazer Abril e Criar Abril. Acreditamos que a leitura, em geral, e esta seleção, em particular, possam contribuir para intensificar a reflexão e a ação sobre o exercício da liberdade, em ambiente escolar e familiar.

Mais informação sobre algumas das obras que compõem estes kits, e outras obras para refletir sobre o conceito de LIBERDADE:

Com novelos de lá a vida dá muitas voltas

Literatura Infantil, História e Efemérides

Natal com a tia Josefina

O Vendedor de Felicidade

Os livros da nova temporada ELF

Livros para uma pedagogia da felicidade

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Representações da Liberdade no Clube Leituras ao Desafio

Leituras ao Desafio - Clube de leitura para docentes e não docentes: ação em destaque a Ler mais e melhor 2024

Homenagear a Infância com Luísa Ducla Soares e Daniel Completo