Formação de Docentes em contexto: uma boa prática aLer+2027

Desde 2014 que somos uma escola aLer+. Começamos com o projeto Correntes de Leitura, e, em 2017, ano zero do projeto aLer+2027, integramos esta nova fase do PNL, com Canteiros de Leitura a unir o Mundo, um projeto que decorre do tema do Projeto Educativo do Agrupamento (PE)  O Mundo é a Nossa Casa (2017-2021).
Em tempo de avaliação e partilha de boas práticas, escolhemos a Formação de Docentes em Contexto, como atividade em destaque 2019/2020. (1) 

Momento da ACD Educação Literária
a partir do Programa de Leitura fundamentado na Literatura

Canteiros de leitura a unir o mundo contempla três valências: Ler+ para Saber+, Ler+ em Família e Leitura Fruição. A Formação de Docentes em Contexto integra a ação Ler+ para Saber+
A formação docente a partir da BE é já uma tradição das Bibliotecas António Feijó, pois acreditamos que o sucesso da formação de leitores reside numa sólida formação de mediadores. Anualmente, e em função dos projetos em desenvolvimento no agrupamento, a BE desenvolve, na modalidade de Ações de Curta Duração (ACD), formação dirigida a grupos específicos de docentes.

A ação que aqui partilhamos, A Educação Literária a partir do Programa de Leitura Fundamentado na Literatura, foi desenvolvida com os docentes da EB de Ponte de Lima, tendo permitido a realização de um trabalho integrado no contexto específico da escola, considerando os seus projetos, atividades e PTT. 

Momento da ACD: comparação das estratégias propostas no 
manual escolar adotado com os princípios e estratégias emergentes do PLFL

O principal objetivo desta ação era promover a reflexão sobre A Educação Literária (o que é? para que serve?) e sobre a metodologia utilizada para operacionalização deste domínio do Programa:
- Como se materializa o texto literário na minha sala de aula? (obras integrais, excertos, manual…)
-O que faço habitualmente com ele?
-Como reagem os alunos?
- Que competências exige a leitura literária?
- Que competências desenvolve a leitura literária?
- Que constrangimentos sinto em relação ao trabalho em torno da Educação Literária?

Da reflexão em torno destas questões, partimos para a descoberta / exploração de uma das grandes tendências temáticas na atual produção literária para a infância: o ambiente na literatura, através da análise de um conjunto diversificado de obras:

Seleção bibliográfica que deu corpo à Ação:
representações do ambiente na LIJ.
A escolha do corpus teve por base o tema do PE, assim como os temas dos DAC em desenvolvimento no 1º CEB, no 1º e 2º trimestres: biodiversidade e sustentabilidade. Deste modo, o livro e a leitura literária apresentam-se como um recurso transversal, que pode ser utilizado no âmbito das diferentes áreas do currículo.
Os materiais de leitura informativa são um excelente complemento à leitura literária,
contribuindo para um substancial enriquecimento de saberes enciclopédicos. 

À análise literária do corpus, seguiu-se a revisão dos fundamentos do Programa de Leitura fundamentado na Literatura (PLFL), metodologia em uso pela biblioteca escolar do agrupamento para leitura orientada, e a componente mais prática da ação: um trabalho comparativo entre as propostas do manual escolar adotado no âmbito da Educação Literária e os Roteiros de Leitura Orientada construídos com base no PLFL.

Momento da ACD: comparação das estratégias propostas no
manual escolar adotado com os princípios e estratégias emergentes do PLFL
Esta análise comparativa permitiu compreender que a metodologia proposta pelo PLFL promove o desenvolvimento de um maior número de competências, destacando-se as que são envolvidas no processo de compreensão leitora, na escrita, no desenvolvimento do espírito crítico e do pensamento criativo. 
De modo a que a ação tivesse repercussões imediatas em contexto, os participantes elaboraram roteiros de leitura orientada para algumas das obras apresentadas no workshop, que encerrou com a apresentação e discussão das propostas elaboradas e com a requisição de livros para a sala de aula. .

representações do ambiente na LIJ
“a Literatura Infantil e Juvenil possui um valor formativo essencial: o de ampliar a experiência vital da criança, potenciando e estimulando a sua atividade cognitiva, e, em particular, a sua competência intertextual, aspeto tanto mais relevante quanto os nossos alunos se afiguram hoje como recetores passivos de uma cultura crescentemente massificada e despersonalizada."
(F. Azevedo, 2013)

(1) Em 2018/2019 partilhamos a Biblioteca à la Carte, prática que tem como destinatários principais os alunos do 2º e 3º CEB, e em 2017/2018 o Programa Educação Literária na Família - ELF, dirigido às famílias dos alunos do 1º e 2º ano do 1º CEB.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Homenagear a Infância com Luísa Ducla Soares e Daniel Completo

Representações da Liberdade no Clube Leituras ao Desafio

Percursos de Leitura: curso de formação para docentes (15h)