Filosofia para Crianças e Jovens e Educação Literária: o nosso destaque aLer+ 2027

Introdução à Filosofia para Crianças e Jovens e Educação Literária é a atividade em destaque das Bibliotecas Escolares António Feijó, no âmbito do projeto aLer+2027, no presente ano letivo.


Depois de encetado um ciclo de formação na área da Filosofia para Crianças e Jovens (FpCJ) e de compreender que há um ponto fulcral de convergência entre a FpCJ e a Educação Literária, o Questionamento, decidimos abrir uma nova oferta na Biblioteca Escolar: Introdução à FpCJ, tendo por base uma seleção de Literatura Infantojuvenil a que chamamos de Livros Perguntadores.


A atividade consistiu na dinamização de sessões, pela professora bibliotecária coordenadora, junto dos grupos / turmas que, no início do ano letivo, se inscreveram no projeto. As sessões tiveram por base algumas das questões filosóficas mais prementes, como o amor, o medo, a solidão, o Outro, e como auxiliar a literatura infantojuvenil, visando os seguintes objetivos:

- Experimentar percursos diversificados de desenvolvimento de pensamento crítico;

- Associar a Educação Literária à Filosofia no sentido de reforçar o trabalho em torno do questionamento;

- Conhecer as potencialidades da literatura enquanto recurso de promoção do pensamento crítico e reflexivo, tendo em vista a formação de cidadãos críticos, ativos e interventivos;

Esta atividade foi iniciada em novembro, no mês em que comemoramos o Dia Internacional da Filosofia. Sobre esse início e as primeiras impressões do projeto no terreno, falamos AQUI
Ao longo do ano, foram desenvolvidas sessões junto de 40 turmas de todos os níveis de ensino, EPE, 1º, 2º e 3º CEB, do agrupamento, abrangendo um total de cerca de 800 alunos.

Apresentamos, de seguida, o desenrolar da atividade, desde a sua preparação, passando pela exemplificação do desenrolar de uma sessão até à reflexão sobre alguns resultados preliminares.

Preparação

1.Apresentação da proposta nas reuniões de Conselho Pedagógico, departamento da EPE e 1º CEB e equipa docente BE em setembro de 2021;

2.Abertura de Inscrições (setembro 2021);

3.Calendarização das sessões;

4.As sessões, com duração aproximada de uma hora, têm lugar na Biblioteca Escolar de cada estabelecimento, com os alunos dispostos em semicírculo, acomodados em pufes ou cadeiras.

Momento de sessão de FpC com grupo da EPE

1.       Dinâmica de uma sessão no 1º CEB:

- Material: Papeis verdes e amarelos, em número igual ao de alunos; lápis; obra O Jardim de Babaï, de Mandana Sadat (2013), edição da Bruáa; impressão de Babaï (personagem da obra).

a) Vamos pensar.

Estar sozinho é bom? Porquê?

Os alunos são convidados a fechar os olhos e pensar se gostam ou não de estar sozinhos, em que momentos e porquê (uma conversa silenciosa).

b)  Vamos jogar (ao faz de conta).

“Estar sozinho é bom porque... Estar sozinho é mau porque…”

São distribuídos, a metade dos alunos, papeis amarelos, e à outra metade papeis verdes. Independentemente da opinião pessoal, os alunos com papel amarelo deverão registar um motivo pelo qual não é bom estar sozinho, enquanto os alunos com papel verde deverão registar um motivo pelo qual é bom estar sozinho. No final, é feita a partilha, concluindo-se que a mesma situação às vezes pode ser boa, e outras pode não o ser, dependendo da pessoa e/ou da circunstância.

Momento de sessão de FpC com turma de 1º ano

c) Vamos convidar Babaï para esta conversa.

O que tem o cordeirinho a dizer sobre o assunto?

É apresentado um pequeno cartão com a imagem de Babaï, a personagem principal da obra que sustenta a sessão, é explicado aos alunos quem é e de onde vem. De seguida é lida / contada a história com a recomendação prévia de tentar descobrir o que tem Babaï, o cordeirinho, a dizer sobre a questão em causa (estar sozinho). No final é levado a efeito um pequeno diálogo para sistematizar as principais ideias, à luz da questão levantada.

Momento de sessão de FpC com turma de 1º ano

d) Vamos conversar

Esta é a fase do diálogo filosófico propriamente dito. Inicialmente é colocada ao grupo a questão “Estar sozinho e sentir-se sozinho é a mesma coisa?”, sendo a resposta encontrada em grande grupo. De seguida são colocadas as três questões que se apresentam abaixo, e é dada a palavra a cada aluno para que possa partilhar a sua experiência e as suas ideias em relação a uma ou mais questões.

- Já alguma vez me senti sozinho?

- Conheço alguém que se sinta sozinho?

- O que posso fazer para me sentir melhor ou ajudar alguém a sentir-se melhor nessas circunstâncias?


           e) Vamos construir.

O meu tapete do bem-estar

Finda a partilha, é retomada a ilustração final da obra, que representa o Jardim de Babaï em jeito de tapete persa, e é feita uma analogia da história de Babaï com a história de cada um, sendo os alunos convidados a elaborarem o seu próprio tapete do bem-estar, representando, através do desenho, tudo aquilo que contribui para o bem-estar de cada um (e não o deixa sentir-se só). Esse trabalho é realizado na sala de aula, com o apoio do professor da turma, e, posteriormente, é afixado na BE, no “Cantinho da Filosofia”.

Momento da criação de tapetes do bem-estar em sala de JI

f) O que é a Filosofia?

Terminada a sessão, e depois de os alunos manifestarem a sua opinião sobre a mesma, são orientados no sentido de descobrirem o que estiveram a fazer, concluindo-se que a Filosofia é a Arte de Pensar (e Pensar é BOM).

Tapetes do bem-estar de turma de 1º ano com registo

1    Secção dos Livros Perguntadores

Foi criada uma secção específica na Biblioteca Escolar da escola sede dedicada à FpCJ, composta essencialmente por álbuns narrativos contemporâneos, indutores de questionamento: Livros Perguntadores


2.    Cantinhos da Filosofia

Em cada Biblioteca Escolar do Agrupamento foi criado o Cantinho da Filosofia, onde são afixados os trabalhos elaborados no âmbito das sessões de FpC. Alguns cantinhos da FpC podem ser vistos AQUI.

Exemplo de Cantinho da Filosofia numa BE do 1º CEB

3.     O projeto nas II Jornadas em Educação Literária da Universidade do Minho

O  O projeto Filosofia para Crianças e Jovens foi apresentado, em formato de comunicação, nas II Jornadas Internacionais em Educação Literária, Acordar a Primavera, que tiveram lugar na Universidade do Minho, nos dias 22 e 23 de abril de 2021, integrando a mesa-redonda Leitura, Educação e Mediação.


Reflexão sobre os resultados

Uma avaliação preliminar do projeto permitiu apresentar como principais resultados:

- As sessões de FpCJ registam elevada procura em todos os níveis de ensino por parte dos professores (as ofertas esgotam sempre).

- Alunos partilham vivências / problemas que não eram do conhecimento dos seus professores.

- Professores referem a calma e o clima de bem-estar que se segue às sessões de FpC, assim como maior facilidade de participação dos alunos nas aulas.

- Professores manifestam surpresa pela participação de alguns alunos nas sessões.

- Professores referem necessidade de fazer sessões com maior regularidade.

- Quanto mais velhos os alunos, mais “ricas” são as partilhas e as conversas.

- Alguns professores dão continuidade ao trabalho em torno da obra utilizada.

- Alguns alunos requisitam o livro utilizado ou livros da mesma temática.

Mais informação sobre o projeto pode ser encontrada neste vídeo:




Este é, sem dúvida, um projeto que vamos continuar a acarinhar.

Momento final de sessão de FpC com grupo da EPE


Até já!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Homenagear a Infância com Luísa Ducla Soares e Daniel Completo

Percursos de Leitura: curso de formação para docentes (15h)

Representações da Liberdade no Clube Leituras ao Desafio