Leituras ao Desafio - Clube de leitura para docentes e não docentes: ação em destaque a Ler mais e melhor 2024

Parte integrante das ações a Ler mais e Melhor, corporizando o eixo Socialização da Leitura, o Clube de Leitura para docentes e não docentes - Leituras ao Desafio, foi uma das atividades que consideramos mais inovadoras, quer no âmbito da criação de uma cultura escolar do livro, quer enquanto expressão das comemorações dos 50 anos de Abril. Decidimos, por isso, considerá-la a ação em destaque 2023/2024. 

Alguns momentos das diferentes sessões do Clube: partilha e conversa em torno de textos diversos

Com a entrada no novo ano, as comemorações em torno dos 50 anos de Abril intensificavam-se. Foi neste contexto que, em janeiro, a BE lançou o desafio a docentes e não docentes. O inverno pedia aconchego e uma bebida quente. Com livros e leitores seria ainda melhor. 
Com data marcada para a segunda quinta-feira de cada mês, a 11 de janeiro o clube conheceu a sua sessão inaugural
A dinâmica do Clube consistia na apresentação e partilha de textos que tivessem por base representações da Liberdade nas suas múltiplas manifestações. Livros literários, livros informativos,  textos da imprensa, literatura infantil, álbuns fotográficos, canções, pequenos filmes, histórias de vida e até textos de autoria própria foram alvo de profícuas conversas ao longo do primeiro semestre do ano.

Exemplos de alguns dos cartazes de divulgação das várias sessões do Clube Leituras ao Desafio


"Os livros falam de tudo", expressão que usamos amiúde, revestiu-se de particular sentido no contexto das Leituras ao Desafio. A cada sessão, os documentos partilhados pelos participantes iam ao encontro de "questões na ordem do dia". A título de exemplo, vimos  intensificarem-se os textos de intervenção à medida que Abril se aproximava, constatamos uma forte presença de registos diversos aludindo à Mulher e à Mãe, nos meses de fevereiro e maio, a propósito das comemorações do dia da mulher e do dia da mãe, e deleitamo-nos com textos camonianos na última sessão. Sempre com a Liberdade em pano de fundo.
Ao longo do projeto, fomos tecendo algumas reflexões que refletem a pluralidade de visões sobre a LIBERDADE, assim como os muitos documentos que serviram de base à partilha e questionamento. Podem ser recuperadas AQUI, AQUI e AQUI.  

Alguns momentos de diferente sessões do Clube, com destaque para o ambiente intimista e a boa disposição 

O principal objetivo subjacente a este projeto - ampliar os lugares e os gestos que possam contribuir para tornar a leitura cada vez mais presente, concretizou-se não apenas através dos muitos livros e outros documentos que foram partilhados ao longo das sessões (passaram vária dezenas de livros pelo Clube!), mas também pelo ambiente intimista e inclusivo que se gerou. A este propósito apraz-nos destacar a diversidade de participantes: o clube encontrava-se representado por docentes de todos os níveis de ensino (da EPE ao 3.º CEB) e de diferentes grupos disciplinares, e por pessoal não docente de três escolas do agrupamento, incluindo assistentes operacionais e funcionários administrativos.  

Alguns momentos das últimas sessões do Clube: pormenor de apresentação de uma recente antologia de poesia de Camões

Os testemunhos partilhados ao longo deste percurso, quer por docentes, quer por não docentes, são reveladores do bem-estar sentido nas diferentes sessões. Este espaço revelou-se, efetivamente, um lugar de encontro, de estreitamento de laços, através do conhecimento das histórias de vida que, inevitavelmente, acompanhavam as partilhas literárias (recordamos, a propósito, o texto de uma das participantes, de autoria própria, intitulado "Por que razão estive zangada com o 25 de abril?", de que falamos AQUI. Este projeto permitiu aguçar o olhar sobre o Outro e sobre o mundo, num espírito de profundo respeito pelas vivências de cada um. Permitiu ainda o fortalecimento do sentimento de pertença a uma comunidade educativa, à grande família que é o AE António Feijó. "Aqui eu senti-me sempre feliz", foram as palavras de uma Assistente Operacional na última sessão. Os livros e a leitura têm este poder. Destinando-se à essência humana que nos habita, recordam-nos que SOMOS TODOS PESSOAS.

Alguns momentos destes encontros podem ser revividos, visitando os destaques do Instagram da BE António Feijó, e a página de Facebook, onde fomos dando conta, sessão a sessão, das leituras e sentires deste espaço de livros e de afetos.

Sessão 1, Sessão 2, Sessão 3, Sessão 4, Sessão 5, Sessão 6


Outras ações que destacamos em anos anteriores:

Biblioteca à la Carte (2022/2023)

Filosofia para Crianças & Educação Literária (2021/2022)

Formação Docente em Contexto (2019/2020)

(esta ação mereceu destaque PNL entre os 10 agrupamentos com ações de especial relevância na promoção de uma cultura de leitura, escrita e literacia)

Educação Literária na Família: o programa ELF (2017/2018)


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Representações da Liberdade no Clube Leituras ao Desafio

Percursos de Leitura: curso de formação para docentes (15h)

Homenagear a Infância com Luísa Ducla Soares e Daniel Completo