Pela Democracia, floresce a Poesia (no Clube Leituras ao Desafio)

Foi assim a 3.ª sessão do Clube Leituras ao Desafio, o lugar que reúne docentes e não docentes unidos por uma mesma paixão: os livros, as histórias e as conversas que daí decorrem.
À medida que Abril se aproxima, vozes  pela LIBERDADE, como as de José Afonso, Natália Correia, Manuel Alegre, Sérgio Godinho... vão sendo mais assíduas no clube de leitura.

Para esta sessão resgataram-se documentos do baú: podemos ver na imagem acima o caderno da Canção antifascista, que reúne poesia e música, acrescentando nomes de Abril como Fernando Lopes Graça ou Adriano Correia de Oliveira; contaram-se histórias vividas na primeira pessoa, no dia 25 de abril de há 50 anos. E Contra o fanatismo, de Amos Oz, escritor israelita, cofundador do movimento Paz Agora, conduziu a um cruzamento da história nacional com a atualidade internacional.

Talvez o facto de esta sessão ter acontecido em pleno rescaldo do ato eleitoral, pela tomada de consciência da fragilidade da DEMOCRACIA e pela necessidade de valorização da LIBERDADE, tenha acordado a urgência de lembrar ABRIL. Talvez tenha ditado a presença de poemas como Liberdade, de Sérgio Godinho; de Traz outro Amigo também, de José Afonso (acompanhado com guitarra da casa); de  Trova do vento que passa, de Manuel Alegre (letra) e Adriano Correia de Oliveira (música). Talvez a poesia seja também uma forma de luta.

As representações da Liberdade não se esgotam, todavia, na efeméride que se aproxima. A Mulher na Literatura, que havia servido de mote à segunda sessão, pela voz de Virgínia Woolf, ganhou expressão nesta sessão com textos de autoria nacional, de Maria da Conceição Vicente, Travessias por mares tantas vezes navegados, um trabalho recente que reúne três contos narrados no feminino, tendo por base a realidade da emigração para o Brasil; Agustina Bessa Luís, A Quinta Essência (Um ladrão em casa) que trouxe uma interessante reflexão sobre os preconceitos que podem durar mais do que os princípios, Carla M. Soares, Um longo voo, mais um conto narrado no feminino, que encontramos no Clube das Mulheres Escritoras

Para esta conversa foram ainda chamados, do panorama internacional, Pablo Neruda e George Orwell, e do nacional, Miguel Esteves Cardoso, cujas crónicas proporcionaram uma sugestiva conversa em torno de conceitos como Revolução e Contrarrevolução ou Rebelde e Revolucionário. Um verdadeiro espaço de LIBERDADE, o Clube Leituras ao Desafio.

A próxima sessão terá lugar no dia 11 de abril, às 18:30, no sítio do costume! 


Para recordar as sessões anteriores:

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Representações da Liberdade no Clube Leituras ao Desafio

Percursos de Leitura: curso de formação para docentes (15h)

Homenagear a Infância com Luísa Ducla Soares e Daniel Completo