Representações da Liberdade no Clube Leituras ao Desafio

Aconchego, partilha, humor, surpresa e um genuíno sentimento de pertença. Foi assim a sessão inaugural do Clube Leituras ao Desafio no passado dia 11 de janeiro.

Liberdade foi o mote para a conversa... 

Um excerto de O Leitor do Comboio abriu o diálogo: duas perspetivas de liberdade se afiguraram. Ser livre num país sem liberdade e ser escravo num país livre. E a partir daí, foi deixar fluir, encaixando (e desencaixando) diferentes leituras.


Dos livros às histórias de vida, da narrativa à poesia, do documentário à fotografia, do ensaio à música, foram muitos e variados os registos partilhados pelos docentes e não docentes participantes nesta primeira sessão do Clube Leituras ao Desafio.


Por aqui passaram, sobretudo, nomes do panorama nacional, como António Gedeão, com Natureza Morta, Manuel Alegre, com Letra para um Hino, Vergílio Ferreira, com Ser Livre, Jorge Palma, com Enquanto houver estrada para andar, João Carlos Velho (poeta da casa) com PoÉtica, Gonçalo M. Tavares, com O Senhor Valery, Afonso Cruz, com Jalan Jalan, Mário Soares, com Escritos do Exílio, 25 anos do 25 de Abril (coletânea de fotografia), mas também do panorama internacional, Gianni Rodari, com os seus célebres Contos ao Telefone (O Caranguejo), Jean-Paul Didier Laurent, com O Leitor do Comboio e até Charlie Chaplin!


Compreendemos a vastidão, a inesgotabilidade e, sobretudo, a urgência do tema. Será, pois, em torno da LIBERDADE que continuaremos a reunir-nos à 2.ª quinta-feira de cada mês. 

Portanto, se te agrada a ideia de uma boa conversa, acompanhada de livros, uma bebida quente e uma fatia de bolo, num ambiente intimista, ainda te podes juntar a nós. Faz a tua inscrição AQUI.


O Clube Leituras ao Desafio tem como principal objetivo ampliar os lugares e os gestos que possam contribuir para tornar a leitura cada vez mais presente e integra as ações decorrentes dos projetos RBE aLer mais e melhor e Abril depois de Abril.
Poderás encontrar mais informação sobre o Clube Leituras ao Desafio AQUI e registos da 1.ª  sessão AQUI


Vêmo-nos na Biblioteca António Feijó.
Até já!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Homenagear a Infância com Luísa Ducla Soares e Daniel Completo

Percursos de Leitura: curso de formação para docentes (15h)