O Rio Lima foi o elemento chave do nosso MIBE, que este ano teve como tema Bibliotecas Escolares a ligar comunidades. A escolha teve por base, sobretudo, o novo projeto Pontes de Letras, Fontes de Saber, uma parceria com a comunidade de Xinzo de Limia, na Galiza (que anunciamos AQUI).
O Rio que nos une a esta linda terra galega, o(s) rio(s) que atravessa(m) e liga(m) boa parte das freguesias das escolas de António Feijó, o Rio que inspirou escritores de todo o país, fazendo correr poesia e cantares que desaguaram no Cancioneiro do Rio Lima.
A culpa talvez tenha sido do Cancioneiro, belíssima obra que nos foi, gentilmente, oferecida nesta efeméride pela Biblioteca Municipal de Viana do Castelo... Rio, Poesia, Comunidade...
O Rio foi o mote para primeira oferta Biblioteca à la Carte 2024/2025: Pelo Rio vai o Poema.
 |
Diferentes momentos das sessões Pelo Rio vai o Poema
|
Esta oferta, destinada a alunos do 3.º CEB, estrutura-se em três momentos:
1.º Ler o chá
2.º Beber o poema
3.º Fazer um Haiku
Depois do estranhamento inicial, os alunos mergulham ativamente na experiência de ler o chá, fazendo uso dos cinco sentidos. O resultado tem sido surpreendente! Entre as muitas coisas bonitas que vêm acontecendo nestes momentos, já descobrimos "cheiros simples" ouvimos "o verão à noite", sentimos o aconchego da avó, fomos transportados para "batalhas de limões" entre primos e gargalhadas, mergulhamos nas profundezas de lagos e oceanos e penetramos no coração de bosques e florestas (alguns ecos AQUI).  |
Diferentes momentos das sessões Pelo Rio vai o Poema |
As várias turmas de 8.º e 9.º ano que têm passado pela biblioteca têm avaliado muito positivamente esta experiência. Viciante tem vindo a tornar-se a criação de haikus, que é experimentada durante a breve oficina que encerra a oferta Pelo Rio vai o poema.
Muito em breve, uma mostra destas criações poderá ser apreciada em algumas das Bibliotecas António Feijó.
Esta oferta Biblioteca à la Carte encontra-se disponível até ao final do 1.º trimestre.
Até já!
Comentários
Enviar um comentário