Formação Docente | Biblioteca Escolar

A formação docente a partir da BE é uma prática corrente das Bibliotecas António Feijó, pois acreditamos que o sucesso da formação de leitores reside numa sólida formação de mediadores. Anualmente, e em função dos projetos em desenvolvimento no agrupamento, a BE desenvolve, na modalidade de Ações de Curta Duração, formação dirigida a grupos específicos de docentes.

Num ano em que as atividades (diretas) com alunos se encontram muito condicionadas, e de modo a contornar este desafio, reforçamos a nossa aposta nesta valência da BE. Assim, no seguimento do conjunto de ações informais que desenvolvemos no 1º trimestre, vamos dinamizar durante os meses de fevereiro e março duas ações de curta duração (ACD) de três horas. 


As ações dividem-se em sessões de noventa minutos e assentam nos domínios da educação literária, leitura e escrita. Destinam-se aos docentes da EPE, 1º CEB e Português 2º e 3º CEB, podendo abrir-se a professores de outros grupos disciplinares, interessados nos temas a abordar.
A primeira ação, Em Busca do Belo | Percursos de Escrita Criadora, a ter lugar nos dias 3 e 10 de fevereiro, incidirá no texto breve e no microconto, tendo por base autores nacionais e internacionais cujo centenário se comemora no presente ano letivo (Mário Castrim, Sidónio Muralha, Matilde Rosa Araújo, Gianni Rodari...).



A segunda ação, Educação Literária. Questionamento: Sim. Questionário: Não., terá lugar nos dias 24 de fevereiro e 3 de março, e incidirá na apresentação e experimentação de estratégias de abordagem ao texto literário, indutoras de reflexão e potenciadoras da criatividade.

As ações, de caráter teórico-prático, serão dinamizadas pela coordenadora da BE, professora Lúcia Barros, e terão lugar na Plataforma TEAMS, das 17:30h às 19h.

Tendo em conta a componente prática das ações, e de modo a permitir uma efetiva interação e construção de conhecimento, o número de participantes é limitado a 15 docentes em cada ação.

As inscrições decorrem até ao dia 1 de fevereiro, devendo ser feitas através de formulário próprio, disponível AQUI.

A biblioteca continua convosco.

Até já!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Homenagear a Infância com Luísa Ducla Soares e Daniel Completo

Representações da Liberdade no Clube Leituras ao Desafio

Percursos de Leitura: curso de formação para docentes (15h)