Educação Literária e Representações da Infância - Dinâmicas de Trabalho de Projeto

Uma das vertentes que a Biblioteca Escolar tem vindo a reforçar, ao longo deste ano letivo, é a Formação Docente em Contexto. Como falamos, aquando da divulgação das últimas ACD (AQUI), esta aposta tem sido uma forma de contornar as limitações impostas pela atual crise sanitária, nomeadamente a dificuldade de realizar atividades diretamente com alunos.

Decorrente de um dos eixos temáticos do nosso tema aglutinador de projetos, Representações da Infância, que encontra particular eco nas comemorações do Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil (2021), na ACD Educação Literária: Questionário, Não. Questionamento, Sim!, os nossos docentes tiveram oportunidade de conhecer um conjunto de publicações recentes, que têm como tronco comum a criança.

Conjunto de obras que esteve na base de uma das tarefas
 desenvolvidas no âmbito da Ação.

Na atual Literatura para a Infância e Juventude encontramos, de facto, um leque muito aberto de temas. Nesta seleção, toda protagonizada por crianças, vemos contempladas temáticas fraturantes, como a guerra e os conflitos bélicos, a alteridade e interculturalidade, as desigualdades sociais, as inquietações interiores, a solidão, a amizade, e ainda as relações intergeracionais, uma questão igualmente relevante no ano em que iniciamos a década do envelhecimento saudável.

Pormenor do miolo da obra Capitão Rosalie

Nesta ACD foi nossa preocupação explorar algumas dinâmicas de trabalho de projeto permeadas pela literatura. O facto de o foco ter sido colocado no domínio da Educação Literária, permitiu experimentar e compreender algumas das potencialidades do trabalho do estudo do texto literário de potencial receção infantil, ao nível do desenvolvimento do pensamento crítico, a base de toda a construção de conhecimento.

Em jeito de partilha, deixamos uma das atividades realizadas, que pode constituir um bom ponto de partida para projetos relacionados com os diferentes temas que emergem destas obras. No nosso caso, promoveu uma interessante reflexão em torno do eixo temático do tema aglutinador de projetos, Representações da infância.

Dinâmica:

A partir da observação das capas das obras (imagem acima), e da disponibilização de um conjunto de excertos (um de cada obra), os alunos são convidados a fazer corresponder um excerto a cada obra, de acordo com as conexões que estabelecem. No final, deverão apresentar os motivos de correspondência.

Poderão encontrar uma sugestão de excertos AQUI.


Ao longo do terceiro trimestre, estaremos de volta com mais duas ACD, a anunciar muito em breve!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Homenagear a Infância com Luísa Ducla Soares e Daniel Completo

Representações da Liberdade no Clube Leituras ao Desafio

Percursos de Leitura: curso de formação para docentes (15h)