terça-feira, 31 de janeiro de 2017

10 anos aLER+ em Família (6): Instantâneos



 A encerrar este mês particularmente dedicado a estas comemorações, queremos partilhar alguns dos instantâneos do dia de aniversário (17 de janeiro) captados pela objetiva do Sr. Amândio Vieira, um leitor e um limiano, que é presença assídua nas nossas comemorações e que nos brinda com belíssimas reportagens fotográficas que eternizam estes momentos.


O descerrar da placa comemorativa desta efeméride ou
"A Renovação de um Compromisso com a Promoção da Leitura em Família".
Placa descerrada: Compromisso Assumido!
A autora do LOGOTIPO que deu origem à placa comemorativa,
que vê premiado o seu empenho.

O brilho natural e o sorriso genuíno das mães pioneiras do
Lê para mim, que depois eu conto...,
depois de partilharem com os presentes as suas "criações literárias".
As filhas do Lê para mim..., 10 anos volvidos,
e já a frequentar o ensino secundário,
apresentam sugestões de leitura aos seus colegas de 7º ano.

                         
A Biblioteca, espaço que constrói memórias, acolhe o evento comemorativo.

                            
E, na despedida, um retrato "de família"!

                                

Resta-nos apenas agradecer ao Sr. Amândio Vieira: 
MUITO OBRIGADA!






segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

10 anos aLER+ em Família (5): quando das famílias brotam voluntários

Neste mês particularmente marcante no que às comemorações da Leitura em Família diz respeito, os caminhos convergem, e até as Leituras vão dar... à Família!

O nosso projeto Voluntários da Leitura (a que na linguagem da casa chamamos de Voluntários aLer+) conta este ano com uma voluntária que "brotou" do nosso último projeto de Promoção da Leitura em Família: o Programa ELF (Educação Literária na Família).

A Maria José Machado, que acompanha o Enzo desde o passado mês de outubro, trouxe em mês de comemorações (coincidência ou convergência de caminhos?) para a 10ª sessão Voluntários aLER+, a obra 

A minha família é a melhor do mundo. E a tua?


Como testemunho, deixamos a página do diário de uma Voluntária da leitura, deste dia:

"10a sessão Voluntários a LER+
A minha Família é a melhor do Mundo, disse eu.
E respondeu muito prontamente o Enzo: a minha também.

E assim estava encontrada a linha de partida para esta nossa décima corrida.

O escrever cartas Vs enviar mensagens pelo Messenger...
O sermos todos diferentes Vs sermos todos iguais...
O ser feliz cada um à sua maneira...
Uma vez mais digo: o LIVRO pode e é com certeza um dos meios de transporte mais enriquecedores...
Palavras e ilustrações que nos levam até ao outro lado do mundo e nos fazem debater temas sempre entre sorrisos e boa disposição.

E falando em viagens, vamos, e bem, a caminho de Barcelos...

Até já!"
(Maria José Machado em 23/1/2017)



quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

AtrapalhArte: quando a Literatura vem à cena pela linguagem do Teatro

Os AtrapalhArte voltaram a encantar o público mais jovem do agrupamento, desta vez com a encenação das Aventuras de Pinóquio.
Uma excelente interpretação deste clássico, que na maioria dos casos só chega ao conhecimento do público através da produção cinematográfica da Disney.



A encenação dos AtrapalhArte mantém um fio condutor  muito fiel ao original de Carlo Collodi, sendo, aqui e ali, atualizado e parodiado, sempre com o humor irreverente que caracteriza as produções deste grupo


A peça traz à cena muitos episódios "desconhecidos" (ou esquecidos) do público, constituindo um excelente convite a revisitar ou a aprofundar esta obra.


 Os nosso pequenos leitores puderam, assim, fazer mais uma viagem pelos clássicos, com paragens na terra do grilo falante, na casa da fada azul, na oficina do Gepeto, no país da Brincadeira, e até na barriga do Tubarão

Obrigada, AtrapalhArte!
E até breve...

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

10 anos aLER+ em Família (4): os temas aglutinadores

Uma década aLER+ em Família tem sido preenchida com diferentes projetos.
A par do Lê para mim, que depois eu conto..., (AQUI) dos Clubes de Famílias Leitoras, e, mais recentemente, do Programa de Educação Literária na Família (ELF), projetos que se revestem de componente formativa presencial, de componente prática e de partilha de experiências. coexistem desde 2008, projetos de leitura em articulação com a família, de carater mais abrangente:
Emergem, anualmente, de cada tema aglutinador de projetos, que por sua vez bebe das temáticas lançadas pela UNESCO e pelos princípios do Projeto Educativo, envolvem todas as crianças e alunos da EPE e do 1º CEB, e vêm registando uma taxa de adesão superior a 90%.





A maioria destes projetos dão lugar a exposições ao longo do ano, em momentos altos da leitura, como a Semana da Leitura ou os Dias Culturais, nas respetivas escolas, mas também em espaços públicos concelhios.

Este ano, e na esteira das Rotas, Monumentos e Caminhos com História, queremos encher Ponte de Lima de SETAS indicadoras de 
CAMINHOS de LEITURA
ou será de LEITURAS DO CAMINHO?



É só seguir A SETA!

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Os Clássicos nas Metas Curriculares de Português

A nossa viagem pelos Clásssicos, em janeiro, centra-se no apoio às Metas Curriculares.
Começamos em Itália, com as Aventuras de Pinóquio, junto dos alunos do 1º CEB, rumamos até às Arábias para nos infiltrarmos no universo das Mil e uma Noites, com os alunos do 2º CEB, e regressamos a Portugal para uma conversa com Miguel Torga à volta dos seus Bichos. Finalmente, embarcamos com Gil Vicente na sua mais emblemática Barca, junto dos alunos do 3º CEB.


Este auto vai chegar à escola já no próximo dia 26 de janeiro,
 na Linguagem do Teatro, pela Companhia de Teatro Educa

A Leitura Orientada está na base deste trabalho, que, ao longo dos meses de janeiro e fevereiro é complementado por Leituras advindas de outras formas de Arte, neste caso o Teatro. 
Os grupos AtrapalhArte e Educa são, este ano, os responsáveis pelas encenações.



sábado, 21 de janeiro de 2017

Clube de Leitura - "Ao encontro de Xerazade"

Pelo Clube de Leitura, continuamos viagem... até ao passado. 
À boleia de um tapete voador, chegamos à conversa com Xerazade, e entramos no reino das Mil e Uma Noites

Com a ajuda de Alice Vieira, que reúne quatro narrativas desta coletânea na sua obra Contos das Mil uma Noites, ficamos a conhecer o Rei Shariar e o poder das Histórias.



Começamos com o emblemático conto "Alibabá e os 40 ladrões", que, entre a surpresa e o terror, captou a atenção dos nossos leitores até à última linha.
E não fosse o tempo esgotar-se, teríamos continuado noite dentro a acompanhar arte de contar histórias de Xerazade, pela pena de Alice Vieira.







A missão agora é, ao jeito de Xerazade, levar esta magia às nossas turmas, para que todos possam saborear um pouco do encanto desta viagem.
Prontos? 
"Abre-te Sésamo"! 




sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Concurso Concelhio de Leitura - 1º CEB

À semelhança do que vem acontecendo nos anos anteriores, o agrupamento associa-se a esta iniciativa de âmbito concelhio, que conta com a apoio da Biblioteca Municipal. 
O Concurso destina-se aos alunos do 3º, 4º, 5º e 6º ano.

Estão neste momento abertas inscrições, até ao dia 27 de janeiro, para a 1ª fase deste concurso no 1º CEB.

Emergente do tema aglutinador de projetos, que assenta no Ano Internacional do Turismo Sustentável, e porque também nos preparamos para receber a visita do seu autor, Pequenos Corações Verdes de João Manuel Ribeiro, foi a narrativa escolhida. 

Para visitar a página do autor e saber um pouco mais sobre a sua obra, espreita AQUI


Na rota da nossa viagem pelos clássicos, a escolha recaiu sobre o poema
 "O Comboio Descendente" de Fernando Pessoa. 
Podes ler o poema "No Comboio Descendente" AQUI.

A Prova relativa a esta fase do Concurso realizar-se-á nas Escolas do 1º ciclo do Agrupamento no dia 3 de março.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Os AtrapalhArte estão a chegar

Os nossos amigos AtrapalhArte estão já de malas aviadas prontos para rumar até Terras de António Feijó. É já na próxima semana que vamos poder assistir a uma nova leitura deste clássico que tem andado a percorrer as Bibliotecas Escolares do 1º CEB.


Os mundos possíveis da Literatura têm vindo ao de cima nas sessões de leitura orientada que estão a ser dinamizadas pelas professoras bibliotecárias. 
Estão a tornar-se famosas as "viagens de canhota", que têm levado as nossas crianças a transformar as bibliotecas em verdadeiros mundos encantados, que os conduzem, depois, à oficina do Mestre António, onde tudo começa...
Aguardamos, expectantes, o que nos trazem os AtrapalhArte sobre estas aventuras, na linguagem do Teatro.

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

10 Anos aLER+ em Família (3): PARABÉNS!

Chegou o grande dia!
Há precisamente 10 anos, a 17 de janeiro de 2007, nascia, na EB/JI de Rebordões Souto, o projeto Lê para mim, que depois eu conto... o primeiro projeto de promoção de leitura em ambiente familiar no agrupamento António Feijó. 
E desde esse dia, nunca mais paramos, como mostramos AQUI, quando falamos um pouco deste percurso.

Hoje, porque é dia de aniversário, reunimos "os amigos e a família" para comemorar:



Assinalamos esta data com o descerramento de uma placa comemorativa da efeméride.




Brindamos os alunos com uma sessão de contos, dinamizada por famílias leitoras participantes desta primeira edição do projeto, e ainda deixamos algumas sugestões de livros e dicas simples e divertidas de promoção da leitura em nossas casas.


Homenageamos os alunos participantes do 
Concurso Logotipo 10 anos aLER+ em Família
dinamizado pela professora Teresa Roby, com a atribuição de certificados e a entrega de uma lembrança à aluna vencedora: a Carolina Neves do 7º 4.



Distribuímos marcadores de leitura,
E ainda lançamos um Calendário Comemorativo desta Efeméride, concebido pelo professor Paulo Renato Castro, que poderás encontrar na tua Biblioteca.



Para conhecer o percurso do projeto que marcou o início deste caminho, é só espreitar o Lê para mim, que depois eu conto...

Ao longo do mês, iremos dando conta deste percurso com a apresentação dos vários projetos que fizeram a História desta década.
É só seguir a seta!


Boas Leituras em Família!

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

De volta aos clássicos: As Aventuras de Pinóquio


"Era uma vez... 
- Um rei! - dirão já os meus pequenos leitores.
Não, meus rapazes, enganaram-se. Era uma vez um bocado de madeira." (...)

É assim que começa a primeira das 36 aventuras que compõem este magnífico clássico italiano de Carlo Collodi, com data (de publicação em livro) de 1883.



O "pedaço de madeira" dá o mote para que os nossos pequenos leitores do Pré Escolar e do 1º CEB criem o seu mundo de "fantasia", de "alegria", de "magia", de "diversão", e até de "medo"...
Daquele "pedaço de madeira" os nossos alunos fazem nascer as mais variadas peças, dão-lhes vida, imaginam-nas a circular pela biblioteca, e aí começa todo um mundo possível... 

A obra As Aventuras de Pinóquio faz parte das sugestões das metas curriculares de Português, para o 3º ano de escolaridade, e está, neste momento, a dar corpo à Leitura Orientada no 1º CEB.

Clube de Leitura: "chocolate digital com poesia à mistura"

No rescaldo da apresentação da obra Contos Polvilhados com Chocolate, e ainda sob o efeito da magia dos Reis Magos, a sessão de hoje, no Clube de Leitura, contou com:
-  uma visita ao novo livro digital: uma forma diferente de ler e de folhear um livro, e que permitiu aos alunos reconhecer algumas das suas produções transformadas numa obra;
- uma vista real aos originais das ilustrações;
- uma conversa muito produtiva sobre o papel do escritor, do ilustrador e do designer;
- uma viagem pelos contos tradicionais;
- um passatempo com direito a brindes "com aroma de cacau";

- e ainda, uma passagem pela PoÉtica, de João Carlos Velho, e pelos sonetos "Indiferença" e "Enquanto há Sonho", poemas que os alunos reconheceram como mais uma reescrita de "A menina dos Fósforos".






Bem recheadinha esta primeira sessão de janeiro!
Na próxima semana mudaremos de rota... 
Até lá, Boas Leituras!

Indiferença

"Na rua, o frio gelava
Os ossos até ao tutano...
E o menino cantava
Na noite de Fim de Ano.

Cantava e vendia flores,
Pra não ter de mendigar...
Filho de falsos amores,
Não se atrevia a sonhar!...

E, quando a gente passava,
A indiferença vazava
Seus olhos mortos, sem cor!...

Já não morava a esperança
(Nem menino, nem criança)
Naquela vida de dor!..."


                                                                 (Continuação do soneto Indiferença)

Enquanto há sonho...

Quando a voz já se cansava
pela esperança vazia,
Estranho pio entoava
Uma linda melodia!

Lá longe, - que bem se ouvia!-
Piava um passarito
Que ao menino pedia:
«Sonha, sonha, pequenito!»

E o menino se erguia
Pela força que emergia
Daquele estranho piar!

E, embalado, sonhava
Que era possível mudar...
E sua vida mudava!..."

 in PoÉtica (2015). João Carlos Velho.

Disponível na Biblioteca da EB23 A. Feijó


10 anos a Ler+ em Família (2): um Caminho com História(s)

No ano em que se completa a nossa volta ao 
"Património Material e Imaterial de Ponte de Lima",
 enquanto tema de projeto educativo, que se materializa em 2016/2017, no tema aglutinador de projetos 
"Rotas, Monumentos e Caminhos com História(s)", aproximamo-nos de um momento comemorativo que, contando já 10 anos de História, é feito de histórias.

É já no próximo dia 17 de janeiro, terça feira, pelas 12 horas: 
Vamos fazer História e vamos contar histórias!


A Comunidade Educativa está toda convidada!

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

10 anos a LER+ em Família (1): em mês de aniversário

As comemorações dos 10 anos aLER+ em Família no Agrupamento de Escolas António Feijó tiveram início no passado mês de outubro com a Tertúlia Literária 10 anos a LER+ em Família com António Mota, que reuniu à volta dos livros e da leitura mais de 250 pessoas da nossa comunidade educativa.


Momento de partilha de testemunhos
 dos pais participantes do projeto Educação Literária na Família (ELF)

O momento foi aproveitado para homenagear os pais participantes do mais recente projeto de promoção de Leitura em Família: o projeto ELF, um projeto de Educação Literária na Família, que teve lugar ao longo de 2015/2016, que continua ao longo do presente ano letivo e que dá seguimento aos projetos que o antecederam: as duas edições Lê para mim, que depois eu conto..., os clubes de Famílias Leitoras e os vários projetos anuais de leitura em articulação com a família emergentes dos temas aglutinadores.



Um percurso com 10 anos que conhecerá um momento especial no dia do seu aniversário, a 17 de janeiro. 
E é já na próxima semana!

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Todos os caminhos vão dar à(s) História(s): os presentes dos Reis Magos

Foi em ambiente de festa que acolhemos os Reis Magos no nosso primeiro momento doce do ano...
E como todos foram generosos!! 


Além do Ouro, do Incenso e da Mirra, 
as Rainhas e os Reis Magos deste dia trouxeram outros presentes. 


Os caminhos que percorremos só são possíveis graças ao empenho e dedicação de alunos, professores, pais e até de outros parceiros exteriores à escola que mereceram o reconhecimento dos Magos:
        - As alunas Vencedoras do Concurso Nacional de Leitura;
        - Os alunos Participantes do Primeiro Grande Prémio Poesia António Feijó;
        - A Voluntária da Leitura Maria José Machado;
        - A Designer da obra "Contos Polvilhados com Chocolate": Bárbara Silva;

Bárbara Silva, a responsável pelo design, conceção e produção gráfica da obra
 Contos Polvilhados com Chocolate
 recebe das mãos do diretor do agrupamento, o seu certificado.
Saído do Cofre:
Gaspar, Belchior, Baltasar e Cacau...
surpreendem o público da plateia com presentes surpresa.

O aroma do cacau, saído das histórias, mas também espalhado pelo ar,
 encheu uma vez mais o Auditório Rio Lima com uma plateia de LUXO!

E, em dia de festa, este evento não ficaria completo sem alguns momentos poetico- musicais.
Na abertura, João Carlos Velho, acompanhado da sua viola, brindou-nos com uma composição maravilhosa que junta dois sonetos da sua obra PoÉtica ("Indiferença" e "Enquanto há Sonho") a que deu o nome de "Quem me quer comprar flores".

O encerramento esteve a cargo dos alunos do 9º1, que, em colaboração com a Academia de Música Fernandes Fão, interpretaram "On écrit sur les murs", encerrando o evento com uma mensagem de esperança na língua daquele que, longinquamente, esteve na origem de todo este projeto: Charles Perrault. 

"Tout est possible!"
foi a mensagem de esperança deixada pelos alunos do 9º 1
com a interpretação de "On écrit sur les murs".

Obrigada a todos quantos contribuíram para a consecução deste projeto. A todos desejamos um Novo Ano recheado de Doces Leituras e de descobertas de Novos Caminhos


quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Contos Polvilhados com Chocolate: um livro guloso

Quer partamos de Oriente ou das Terras do Cacau... 
Todos os Caminhos vão dar à(s) Histórias(s).

 PARA FOLHEAR O LIVRO, CLICA AQUI.
O trabalho que aqui apresentamos é o resultado de um passatempo que decorreu ao longo da Semana da Leitura 2016, Livros e Chocolate na EB23 de António Feijó, em Ponte de Lima.  
A ideia emergia do tema aglutinador de projetos “gastronomia e festividades”, e a Biblioteca transformou-se, ao longo de toda a semana, numa festa  muito gulosa.

De entre os vários desafios que levaram centenas de alunos atrás do aroma do chocolate e das histórias que por detrás deste se escondiam, o passatempo Polvilhar Contos com Chocolate despertou, de modo particular,  a veia artística e criativa dos nossos alunos...

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Ouro, Incenso, Mirra e Chocolate: Todos os Caminhos vão dar à(s) História(s)

Chegou o Ano Novo! E com ele, mais coisas boas...
É já no próximo dia 5 de janeiro, em jeito de "Merenda de Reis" que iremos conhecer / receber um presente especial:
"Contos Polvilhados com Chocolate".



Um trabalho que teve inicio numa semana muito gulosa, em 2016 - a semana da Leitura - Livros e Chocolate - e que pôs a descoberto a veia artística de um grande número de alunos da EB23 António Feijó, através do Passatempo Polvilhar Contos com Chocolate. Com a ajuda de uma varinha de condão especial, este passatempo transformou-se numa bela obra...

O Programa está bem recheado:
  •         Momento Poético-musical: Quem me quer comprar flores? (João Carlos Velho)
  •      Escondido na Chávena: A Sabedoria do Chocolate Quente (alunos 8ºA)
  •      Um livro guloso: Contos Polvilhados de Chocolate (Bárbara Silva e autores)
  •      Chegam os Reis Magos: Ouro, Incenso, Mirra, Chocolate e outras surpresas (Estudantes de Mestrado Pré-Pri da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo)

– Entrega de Certificados aos alunos vencedores do CNL e aos participantes do Prémio Poesia António Feijó;
- “Saído do Cofre”: Passatempo com prémios surpresa para alunos / público da plateia;
  •      Todos os Caminhos vão dar à(s) História(s): Declamação de poema de António Feijó “Noite de Natal” (Luís Dantas, 9º1)
  •      Momento Musical: On écrit sur les murs pelos alunos do 9º1 em articulação com a Academia de Música Fernandes Fão.
  •     Encerramento: Diretor do Agrupamento
  •     Merenda de Reis: o presente do quarto Rei Mago.


O evento conta com a participação especial da responsável pela conceção e produção gráfica, Bárbara Silva, da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo  e com alguns dos autores e ilustradores da publicação.