sábado, 29 de abril de 2017

Em abril, livros mil (3): vem aí a final distrital do CNL

O nosso "Trio Maravilha" na reta final de preparação para a final distrital do CNL, que terá lugar já no próximo dia 2 de maio em Ponte da Barca.

A Professora Margarida não deixa nada por esclarecer...
(E as meninas também não deixam nada por perguntar)
A Vida de Pi e Escrito na Parede são o mote para a prova distrital. 
Mostrar entusiasmo é o segredo para convencer o Júri (e para quem gosta de ler, não será difícil).

O Programa promete (a BM de Ponte da Barca está de Parabéns), e nós estamos ansiosas!! 
Chegar até aqui é já uma grande Vitória!
Força meninas!!

E um grande bem haja à equipa docente de português do 3º CEB, que coordenou todo o processo! 

Em abril, livros mil (2): Liberdade e.. Logo se vê

Ainda no rescaldo do lançamento do PNL 2027, e já em vésperas do dia da Liberdade, os nossos finalistas do CCL 2º CEB, deixaram que a sugestividade do título tomasse conta da sua vontade, e o livro escolhido para premiar a chegada à fase final do concurso foi este: LOGO SE VÊ.

Pormenor da entrega dos certificados e prémios aos nossos finalistas do 2º CEB

Os sorrisos contagiantes deste quarteto não deixam margem para dúvidas de que 
                                                           LER É UMA FESTA

À equipa de docentes do 2º ciclo de Português que coordenou os trabalhos desta fase, e é por isso, responsável por estes enormes sorrisos, a BE deixa o seu
                                                                  MUITO OBRIGADA!

Em abril, Livros mil (1): no dia mundial do livro premiamos com livros

Os finalistas do CCL do 1º CEB viram o seu esforço premiado... com livros.
No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Livro, os alunos que passaram à fase final continuaram a festa da Leitura, partilhando a alegria de LER com os seus colegas.


Pormenor da entrega de certificados e prémios na escola da feitosa
As turmas de 3º e 4º ano congratulam-se com o sucesso dos seus colegas.


E para continuar o prazer da Leitura,
nada melhor que refugiar-se no interior de uma das mais emblemáticas casas do Livro:
 a Livraria LELLO.
A professora Rosa Leão, membro do grupo de trabalho CCL A. Feijó
na companhia dos finalistas da EB da Feitosa.



Ao grupo de trabalho criado para tornar possível a concretização deste concurso, a equipa da BE deixa um enorme BEM HAJA!

quarta-feira, 19 de abril de 2017

Histórias Ajudaris 17: a Família está a aumentar

No ano em que comemoramos 10 anos a LER+ em Família por Terras de António Feijó, o tema das Histórias da Ajudaris 2017 não podia vir mais a propósito: FAMÍLIA!
(que é aliás uma das tendências atuais na Literatura para a Infância - mas isso já dava outra história).
Bem sugestivos são os títulos dos trabalhos...


Queremos pois congratular todas as escolas do agrupamento, pois TODAS aceitaram o desafio e apresentaram, em forma de poema, de narrativa, e até de canção, SETE histórias, SETE trabalhos muito originais, que, agora, ficamos à espera de ver a integrar o novo volume destas Histórias de Encantar!

quinta-feira, 13 de abril de 2017

Ecos da Semana da Leitura (6): Clube de Leitura às voltas com os escritores

Depois de explorada a sabedoria popular dos Provérbios de Pernas para o Ar de João Manuel Ribeiro, que proporcionou momentos bem interessantes cá pelo Clube, incluindo desafios colocados aos próprios professores, a exposição de páginas de diário inspiradas no Diário de Ana Joana, de Raquel Ramos, deu o mote para partir à descoberta da obra da autora.
Efetivamente, as "expressões que nunca compreendi" não surpreenderam os membros do Clube de Leitura (claro: eles já tinham andado às voltas com os provérbios), mas deram-lhes vontade de entrar no espírito da Ana Joana. E assim foi...



Depois da sessão do "desvendar dos segredos" de cada um (a quem nem a professora escapou), estava criado o clima para iniciar a "corrida aos Segredos": os Segredos do Jardim da Casa Grande de Barras Amarelas.
E foi em "modo segredo", depois de entrarmos de mansinho no jardim, que nos despedimos do 2º trimestre, não sem antes elaborarmos o plano de leituras que nos aguarda à chegada:
1º Saber quem é a D.Constança, que tem a mania da Mudança, e assim desvendar todos os SEGREDOS daquele Jardim;
2º Conhecer um avô que também é rei (Rei de coisa pouca), mas que João Manuel Ribeiro revelou ser a "sua obra". E já que estamos em "modo segredo", vamos explorar esses caminhos de leitura secretos...

Boa Páscoa e Boas Leituras! 

Outros caminhos de Leitura: Diário de uma Voluntária da Leitura (II)


Voluntário da Leitura:  
Alguém que ama os livros e que acredita no poder que a leitura encerra.


Ao longo de mais doze sessões, a Maria José e o Enzo desbravaram caminhos feitos de palavras, de emoções, e sobretudo de muitos sorrisos e de muita satisfação.

É assim preenchida a página do diário desta voluntária da leitura, ao fim da 19ª sessão:

19ª sessão Voluntários a LER+
Chegamos hoje ao final do segundo trimestre.
Impossível não pensar já num balanço.
Impossível não recordar já com saudades muitas das horas aqui partilhadas...
E nada melhor do que encerrar este capítulo com aquele tema que tudo comanda na Vida.
Falo sim do AMOR.
"Enzo, o que é o Amor?
_Ah... Não sei", diz ele muito rapidamente 😂
Então fomos lendo e desvendando este mistério... e decidimos que o Amor seria vermelho, simpático e pequeno, para poder caber num bolso e andar sempre connosco.
E falando em Amor, depressa chegamos ao amor pelos Livros e a partir deste poema de Luísa Ducla Soares definimos o Livro da seguinte forma: se ele fosse uma profissão, seria professor.
Um doce? Um bolo de chocolate.
Um meio de transporte? Um avião, e não um par de sapatilhas 😂
Uma bebida? Um sumo de laranja natural.
Isto e muito mais...
Pois apenas vos digo: que sejam os livros, que seja o amor, ambos nos fazem sonhar e despertar o melhor da nossa imaginação.
Para todos, uma Páscoa toda ela muito doce e colorida 🍓🍫🍹🍩


Para conhecer o caminho percorrido ao longo deste segundo trimestre, é só folhear as páginas escritas pela Maria José no


E com este gesto de amor, feito de partilha, aproveitamos para, ao jeito da Maria José, desejar a todos uma Páscoa Doce e Feliz 
(com algumas leituras à mistura).

(imagem partilhada pela Maria José Machado a propósito do dia da Felicidade:
instantâneos do Pequeno Livro da Felicidade)


segunda-feira, 10 de abril de 2017

Ecos da Semana da Leitura (5): De volta aos clássicos - viagem pela 7ª Arte

Ainda na esteira da nossa Rota dos Clássicos, os nossos alunos foram brindados com duas produções cinematográficas que encontram eco nesta viagem literária.



Inspirado na obra de Roald Dahl, cujo centenário comemoramos recentemente, os alunos do 2º e 3º CEB tiveram oportunidade de assistir à maravilhosa produção de Steven Spielberg
O Amigo Gigante,
uma oferta da Associação de Pais da EB23 António Feijó, a quem agradecemos a colaboração.


Já pela EB1 de Ponte de Lima, uma interessante interpretação de um dos clássicos mais lidos de todos os tempos, O Principezinho de Saint Exupéry (realização de Mark Osborne, 2015), deu lugar a uma fantástica matiné que encheu ainda mais de cor e ternura o programa da Semana da Leitura.

 Caminhos de leitura que se cruzam com outras formas de Arte...

domingo, 9 de abril de 2017

Ecos da Semana da Leitura (4): Para encontrar Caminhos de Leitura é... só "Seguir a Seta"

A Semana da Leitura é, habitualmente, um dos momentos altos no que à 
FESTA da LEITURA, diz respeito, no agrupamento. 

As exposições temáticas tiveram lugar em todas as escolas, mas aquela que mais sobressaiu e que conferiu identidade às escolas de António Feijó foi a que resultou do projeto "Caminhos de Leitura, Leituras do Caminho"


Pormenor da exposição no JI de Ponte de Lima

Este ano, dando forma a este projeto de leitura em articulação com a família - "Caminhos de Leitura, Leituras do Caminho" - , as famílias das crianças da EPE e dos alunos do 1º CEB são convidadas a personalizar uma seta evocativa dos Caminhos de Santiago, de acordo com uma das obras que compõe o nosso kit de "Leitura em Família" constituído para este projeto. 


Pormenor da exposição na EB da Feitosa

É muito curioso observar o efeito que estes trabalhos provocam nas "nossas visitas", que se sentem automaticamente, e literalmente, convidados a "seguir a seta". 
Foi o que aconteceu pela EB de Trovela, onde uma "peregrina de Santiago", em modo "guia", apontava o caminho da exposição...

Pormenor da exposição na EB de Trovela,
 escola que inaugurou o programa da visita dedicado
 "à conversa com..." João Manuel Ribeiro.


O conjunto de obras que compõe este kit de leituras versa essencialmente sobre a temática da viagem, assuma ela a forma de caminho físico, ou de caminho de descoberta, ou, na maioria dos casos, os dois (todo o caminho encerra uma descoberta). 

Pormenor da exposição na EB de P. Lima:
trabalho realizado com base na obra de Álvaro Magalhães
 O Senhor do Seu Nariz e Outras Histórias
A história do Sr. Pascoal que um dia partiu em busca da felicidade é
(aqui entre nós)
talvez o culminar deste caminho...

Trabalho realizado a partir da obra de Carla Maia de Almeida,
Ainda Falta Muito?



A personalização de uma seta evocativa dos Caminhos de Santiago prende-se sobretudo com o tema do Projeto Educativo " Ponte de Lima, Património Material e Imaterial" e com o tema aglutinador de projetos do agrupamento "Rotas, Monumentos e Caminhos com História(s)".

Pormenor da exposição do JI de Ponte de Lima


Caminhos de leitura? 
Não tem nada que enganar: é só SEGUIR a SETA!
Até já!

quarta-feira, 5 de abril de 2017

Ecos da Semana da Leitura (3): Final do Concurso Concelhio de Leitura


Felizes e Entusiasmados:
foi assim que a nossa quadrilha de finalistas do 2º CEB avançou para prova final do
Concurso Concelhio de Leitura


Os finalistas do 2º CEB prontos para a prova concelhia.

Porque a leitura faz parte dos seus hábitos, não tinham nada a temer. As obras também eram interessantes... - referiram os alunos. E afinal, é só um passatempo: o importante é mesmo participar!
A prova de que qualquer pretexto é bom para ler!

Até já!

terça-feira, 4 de abril de 2017

Ecos da Semana da Leitura (2): à conversa com... "escritores sustentáveis"

Foi à luz dos princípios do Turismo Sustentável, que preparamos os nossos pequenos leitores para conversas pintalgadas de verde. 



Raquel Ramos e João Manuel Ribeiro
 integrando a "paisagem sustentável da BE da Feitosa"

Os "insondáveis caminhos da leitura" já nos tinham feito percorrer várias veredas, onde se cruzaram álbuns, diários, provérbios, poesia e segredos...
Mas foi à boleia de Valéria, Helena, Marta, Joana e de um jardim especial, que João Manuel Ribeiro e Raquel Ramos foram desvendado alguns dos segredos encerrados nas suas obras.

No entanto, nem só de escritores vivem os livros... e se não fossem os leitores?

(Parte I)
A João Manuel Ribeiro, os nossos leitores deram a conhecer que a sua obra não havia "caído em saco roto" - (ora aqui está mais um para o próximo "saco / livro" de provérbios): pois às caixas do FALAR, de Valéria, do SONHAR, de Helena, e do SENTIR, de Marta, acrescentaram a caixa mais importante: a caixa do FAZER

As "guerreiras" de coração vegetal

A caixa do FAZER da EB da Feitosa
(Parte II)
A Raquel Ramos, os leitores mais crescidos provaram que conheciam "vários exemplares humanos" do jardim da casa grande de barras amarelas... dos mais sábios aos mais egoístas, e que cada um de nós é capaz de se vestir dessas diferentes "ramagens", dependendo das circunstâncias. A mensagem, porém, passou... só não sabemos para onde terá levado a Lua o Jardim...
E por falar na Lua, que também foi tema de conversa sustentável - a lua mãe, a lua protetora, a lua salvadora - a LUA que habita o mesmo cosmos que todos nós e que marca forte presença nos livros da autora, conseguimos desvendar mais um segredo: a obra que encerra esta trilogia que começou com os Episódios da vida de um jovem Gato, e que deverá sair brevemente, tem por título: Para onde será que a Lua levou o Gato? 

          Haverá  forma mais sustentável de terminar sessões de "à conversa com..."?

Até já!

segunda-feira, 3 de abril de 2017

Ecos da Semana da Leitura (1): Voluntárias da leitura abrem e encerram a semana

Foi em "modo Voluntário" que abrimos e encerramos a 

Semana da Leitura 2017

Um modo que não poderia corresponder melhor ao mote:
 LER pr'a SER também passa pelo LER PRAZER.


(Parte I)
Eram 8:30 da manhã de segunda feira do dia 27 de março, e já a Maria José Machado e o Enzo coloriam de verde a biblioteca da EB23 António Feijó: 
Começa assim mais uma página do diário desta voluntária, que atingiu, com esta sessão, a "maioridade" no voluntariado:

18a sessão Voluntários a LER+
Começa hoje a 11a edição da Semana da Leitura.
"Enzo, o que é para ti LER?
Ler? Ler é APRENDER, respondeu ele.
Para as minhas "Musas Inspiradoras", a quem já tinha feito a mesma pergunta, LER é VIAJAR, SONHAR e SER MAIS FELIZ.
Pois bem, vale a pena pensar nisso...

Hoje, e porque o autor estará presente pelo Agrupamento de Escolas António Feijó durante a semana, escolhi Os Pequenos Corações Verdes de João Manuel Ribeiro.
E foi da forma divertida sugerida por uma Amiga minha, que decidi pegar no tema da sustentabilidade abordado pelo autor.

(...)

E não é que foi mesmo divertido? O SER e o PRAZER de mãos dadas pelo VERDE...


Imagem partilhada pela Maria José porque "não resistiu ao seu poder" (1)
(Parte II)
E aproximavam-se as 15 horas do dia 31 de março, quando diretamente de Londres,  a Soraia Malheiro, se conectava com o grupo de alunos do 3º ano da EB de Ponte de Lima para a sua primeira sessão de Voluntários, à distância (via skipe).


A Soraia juntou retalhinhos de leituras do (seu) mundo, e, através de A Manta de Isabel Minhós Martins e Yara Kono, percorreu diferentes caminhos de leitura que completaram o puzzle de histórias que fizeram desta semana, uma verdadeira festa da Leitura. 

Imagem partilhada pela Maria José porque "não resistiu ao seu poder" (2)
Até já: vamos continuar a ECOAR esta festa!