terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

A Biblioteca é a Casa do Saber


 Ao longo deste trimestre, a biblioteca António Feijó tem sido palco de um conjunto diversificado de exposições. 

Cartaz "Animais com Folhas e Folhas com Animais"

Este espaço tem sido uma autêntica “casa do saber”
Dentro dos temas mais ligados ao currículo, temos até ao próximo dia 8 de março “Animais com Folhas e Folhas com Animais”, um trabalho que alia o estudo dos seres vivos à descoberta dos seres vivos nos livros, e que resultou num conjunto de obras de arte bem originais. Um trabalho realizado sob orientação da professora Maria João Sousa. Vale a pena espreitar!

Seleção de álbuns informativos sobre a temática

Durante o mês de janeiro, estes inusitados convites para entrar na “Barca”, que deram corpo a uma interessante leitura da obra de Gil Vicente, foram uma das grandes atrações da BE. Um trabalho realizado sob orientação da professora Margarida Luciano.

Pormenor da exposição: A Barca do Inferno
Pormenor da exposição: A Barca do Paraíso

Mas nem só de currículo vive a escola... O clube dos Direitos Humanos, sob orientação do professor Paulo Lima, foi o responsável por uma interessante viagem até Timor... uma oportunidade para mergulhar na cultura e nas tradições de um povo irmão. Esta exposição, que acolhemos no mês de fevereiro esteve na origem de um concorrido bibliopaper que muitos alunos trouxe à biblioteca.


Vista geral da exposição TIMOR


Pormenor da exposição (objetos típicos)

Pormenor da exposição (publicações sobre Timor)

Pormenor da exposição (lenda de Timor)

Estamos já a preparar a semana da leitura, momento alto que irá acolher novas exposições. Fica atento. Esta casa do saber espera por ti!


sábado, 23 de fevereiro de 2019

Concurso Nacional de Leitura: estamos na fase intermunicipal!

O nosso agrupamento far-se-á representar, na fase intermunicipal, a ter lugar em Viana do Castelo, no próximo mês de abril, pela Sara Sofia Valle F. Romeira Gonçalves, do 9º A (3º ciclo) e pela Adriana Calçada Sendão Carvalhosa da EB de Gandra (1º ciclo).

A fase municipal, que teve lugar no dia 21 de fevereiro na BE da Escola Secundária de P. Lima, foi um momento festivo, no qual os alunos dos vários agrupamentos mostraram a garra do leitor que há em si, provando ao júri que todos seriam merecedores de prosseguir! 
Momento que antecedeu a prova oral da 2ª fase CNL
À equipa organizadora, à escola anfitreã, ao júri (Doutor Fernando Hilário, Dra. Raquel Ramos e Professora Rita Lima), e a todos quantos contribuíram para a realização e o sucesso deste evento, o nosso bem haja!

terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Concurso Nacional de Leitura (CNL): 2ª fase

Apurados os vencedores da fase escola do CNL, 


1º Ciclo:
Adriana Calçada Sendão Carvalhosa da EB de Gandra 
Pedro Bernardo Pereira Rekas da EB da Feitosa 

3º Ciclo:
Sara Sofia Valle F. Romeira Gonçalves, 9ºA

Sofia Isabel Gomes Viana, 8ºA

Estamos a preparar a fase municipal que terá lugar no dia 21 de fevereiro, pelas 14:30, na Biblioteca da Escola Secundária de Ponte de Lima.

A seleção de obras para esta 2ª fase recaiu sobre A Fada Oriana, de Sophia de Mello Breyner, autora cujo centenário comemoramos no presente ano, para o 1º CEB, e o clássico O Velho e o Mar, de Ernest Hemingway, para o 3º CEB.

Obra selecionada para o 3º e 4º ano (1º CEB)

Obra selecionada para o 3º CEB
Da 2ª fase do CNL serão apurados dois alunos por ciclo que participarão na fase intermunicipal, a ter lugar em Viana do Castelo, no próximo mês de abril.
Boas leituras!