segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Histórias da Ajudaris 2016

As Histórias Ajudaris' 2016 estão mesmo a chegar. 
Sob a temática da alimentação (que emergiu do ano internacional das leguminosas), a Ajudaris conheceu, no presente ano, uma adesão fantástica, tendo sido publicados 5 volumes de "Histórias de Encantar".

Em 2016 são publicados 5 volumes!

O nosso agrupamento marca presença logo no Volume I, através do poema narrativo "Danilo, o Crocodilo", participação do 4º ano da EB1 de Ponte de Lima.

capa volume I
 Na Loja dos Afetos, é possível espreitar as primeiras páginas de cada volume, ficando assim a conhecer um pouco mais desta "história": os participantes, os textos... e os PADRINHOS!
E, bem a propósito, um dos padrinhos Ajudaris'16 é ANTÓNIO MOTA, autor de um dos prefácios, que a seguir apresentamos.

Prefácio Volume II, por António Mota

Um dos Prefácios do volume que integra o trabalho do nosso agrupamento é da autoria de Alexandre Castro Caldas. Um texto que também vale a pena conhecer.
Prefácio do Volume I, por Alexandre Castro Caldas.

Agradecemos a participação da professora Carla Lima, que orientou os autores deste poema, tendo contribuído para a representação do agrupamento neste projeto em 2016.

Aguardamos, expectantes, a chegada dos novos livros, que poderão, depois, ser adquiridos diretamente na nossa biblioteca pelo preço simbólico de 5,00, que reverte inteiramente a favor instituição.

Voluntários da Leitura: mais um projeto a arrancar.

Nem o último dia do mês consegue parar o "arranca tudo" de outubro da biblioteca António Feijó.
O projeto  Voluntários da Leitura (Voluntários a Ler+, na linguagem cá da casa) teve início bem cedinho, esta manhã: a voluntária Maria José Machado promete Km's de leitura ao Enzo, aluno do 9º 7, o beneficiário deste turno.

1ª sessão Voluntários aLER+
E para esta maratona não faltarão ideias, nem temas, quer de leitura, quer de conversa, pois esta dupla descobriu que tem muito em comum. O ano promete, e o projeto também.

O projeto Voluntários da leitura, uma parceria entre a Universidade Nova de Lisboa e a Rede de Bibliotecas Escolares, faz parte das rotinas do nosso agrupamento desde o ano letivo 2012/2013, tendo sido apenas interrompido no ano letivo anterior. Muito nos agrada retomá-lo, tendo em conta os benefícios que daqui emanam: 
quem lê mais, lê melhor, quem lê melhor, lê mais.

sábado, 29 de outubro de 2016

Parabéns, RBE!

A Rede de Bibliotecas Escolares faz 20 anos

Do conjunto de iniciativas que estão a ser levadas a cabo no âmbito destas comemorações, e que conheceram o seu ponto alto no Fórum REB 20 anos (Fundação Calouste Gulbenkian, 14 de outubro), destacam-se ainda os cerca de 3500 testemunhos deixados por alunos, pais e professores de todo o país, e um conjunto de três filmes dos quais destacamos RBE - 20 anos - Práticas.

Antes de conhecer o produto final, vamos espreitar os "bastidores":

Foi no passado mês de maio que a equipa de filmagens se deslocou à  EB de Ponte de Lima para sentir o "fervilhar da Biblioteca", no que respeita às práticas de promoção da leitura em família.

"Os bastidores da produção"
 Os efeitos do projeto, contados por duas das beneficiárias: a Leonor e a Diana 

"Os bastidores da produção"
Uma amostra do grupo de pais participante partilha as experiências do último mês.

 Em outubro, surge, então, o produto final: o filme, que reúne um conjunto de boas práticas de biblioteca a nível nacional, e que integra uma das práticas das bibliotecas de António Feijó, o programa ELF: 


Programa de Educação Literária na Família, 

Este programa dá seguimento a um conjunto de  projetos de promoção de leitura em família, uma prática que conta já com dez anos no nosso agrupamento. 


RBE - 20 anos - Práticas.
O filme 




Se esta escolha nos deixa, por um lado, naturalmente, orgulhosos, representa, por outro, uma grande responsabilidade e um grande desafio: continuar este percurso, respeitando as exigências dos padrões de qualidade definidos no Quadro Estratégico para o Desenvolvimento de Bibliotecas Escolares  2014/2020


E é com este espírito que tencionamos continuar a trilhar caminho, esperando continuar à altura dos novos desafios.

Parabéns RBE!


Clube de Leitura: Outubro

"Em Outubro pega tudo!"
E o Clube de Leitura não foi exceção.
No presente ano letivo, as nossas leituras andam à volta dos temas:


Viagem ao passado: ressuscitar tesouros, redescobrir caminhos. 
e
Literatura de Viagens

que emergem do tema aglutinador de projetos do agrupamento: Rotas, Monumentos e Caminhos com História(s).


A primeira viagem foi ao "reino da escrita" do autor convidado para a comemoração do mês internacional das Bibliotecas Escolares.

E foi assim que começamos: na onda da preparação da vinda de António Mota, visitamos o seu primeiro livro, A Aldeia das Flores (1979), descobrimos os caminhos percorridos por algumas obras, através da análise das suas capas (AQUI), enquanto fomos percorrendo carruagens do Dicionário das Palavras Sonhadoras (2015). Terminamos esta viagem, mergulhando na "horta do  tio Manuel Liró", que serviu de "pretexto" para descobrir um dos tesouros da ilustração: a primeira edição de O Grilo Verde (1984) é ilustrada pela conceituadíssima Manuela Bacelar. 

Alguns dos tesouros ressuscitados e dos caminhos (re)descobertos ao longo do mês de outubro.



Aproveitamos as "asas de fogo" que cresceram ao "Grilo Verde" para levantar voo. Onde iremos aterrar no mês de novembro?

Boas Leituras!

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

OBRIGADA, António Mota.

Acabamos de viver uma semana particularmente intensa, mas muito profícua para toda a comunidade educativa. Pela primeira vez, conseguimos envolver numa atividade comemorativa todos os ciclos / níveis de ensino, todos os estabelecimentos e todos os agentes educativos: através dos livros e da leitura literária chegamos a TODOS
Este resultado só foi possível graças ao empenho e trabalho de todos os professores que acreditam no poder da leitura, e que se esforçaram para tornar esta semana memorável: e foram muitos. OBRIGADA a TODOS!


De visita à Biblioteca da Escola Sede, o autor "mata saudades" da escrita "à moda antiga".
(Pormenor da Exposição inspirada na obra Os Sonhadores)
 Ao nosso convidado, António Mota, que através dos livros e da sensibilidade que lhe é característica tocou muitos corações, acendeu muitas centelhas leitoras, e ainda nos dedicou um poema, só podemos dizer: OBRIGADA!...
Poema deixado por António Mota no momento da despedida destes quatro dias magníficos.
... E até à próxima!

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Tertúlia Literária 10 anos aLER+ em Família... com António Mota

As conversas com o autor estão a ser um verdadeiro sucesso entre os alunos dos vários níveis de ensino.

Mas queremos mais! Queremos que a TODA a comunidade educativa partilhe da autenticidade destes momentos, da sabedoria deste GRANDE HOMEM e, por isso muito nos honraria ver a grande Família que é a Comunidade Educativa de António Feijó a tomar parte deste evento.

Do Programa consta:
- Síntese do percurso 10 anos aLER+ em Família, 
- Apresentações dos vários estabelecimentos de ensino em torno da obra de António Mota;
- Intervenção da Coordenadora Interconcelhia RBE, Dra. Raquel Ramos;
- Momento de Homenagem às Famílias Participantes do Programa ELF;
- À Conversa com António Mota, aqui e ali;
- Intervenção do Diretor do Agrupamento António Feijó;
- Momento de Convívio.

Estará patente uma mostra literária / Feira do Livro

Contamos com a presença de TODOS!

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Preparando a Vinda de António Mota (5): alunos do 1º ano descobrem-se em "Onde está a minha mãe?"

Os alunos das turmas do 1º ano da EB de Ponte de Lima não quiseram deixar o Bitó e a Fabi a procurar sozinhos...
Juntaram-se aos irmãos e foram correr mundo com eles. 
Apesar das descobertas que fizeram, parece que decidiram não prescindir dos "Conselhos da Mãe", a D. Fofa.

A quem podemos perguntar? Todos podem ajudar?

O Mundo é um Lugar Maravilhoso, sem dúvida, mas os "Conselhos da Mãe"aplicados na hora certa dão cá um jeito...


Ai se eu fosse o ilustrador...

Caminhos de Leitura e Leituras do Caminho: as primeiras "indicações" chegam de Trovela.

Em outubro arranca tudo! 

O projeto que operacionaliza a Leitura em articulação com a Família, no presente ano letivo, Caminhos de Leitura e Leituras do Caminho, emergente do tema aglutinador "Rotas, Monumentos e Caminhos com História(s)", marca o ponto de partida junto às margens do Trovela: é desta EB que surgem as primeiras setas, com preciosas indicações de Leitura...

Inspirado na obra Com três novelos de lã (a vida dá muitas voltas), de Cristina Henriqueta e Yara Kono.


Leitura de Herberto, de Laura Hawtorne.

Interpretação de O Mundo num Segundo de Isabel Minhós Martins e Bernardo Carvalho.

Inspirado na questão mais famosa de todas as crianças Ainda falta Muito? de Carla Maia de Almeida e Alex Gozblau.



Em ano especial de comemorações, no que à leitura em família diz respeito, são
Caminhos que prometem...
Sigamos a SETA!

Preparando a Vinda de António Mota (4): Entre Capas, Contracapas e Sinopses

Uma das atividades que mais agradou aos nossos alunos mais crescidos foi a análise / comparação de capas de diferentes edições da mesma obra. 
A observação atenta destes elementos paratextuais, que por vezes nos passam ao lado, proporcionou um trabalho de inferência bem interessante... 


"os ilustradores não interpretaram todos da mesma forma..."

"o que parece importante numa edição, muda na outra..."
 Cortei as Tranças
"Tudo decorria com normalidade na vida da protagonista desta história. Não era muito boa aluna, chegava muitas vezes atrasada à primeira aula apesar de morar em frente à escola e normalmente via-se envolvida em confusões pelas quais não era responsável. Mas até se considerava uma felizarda. Até ao dia em que tudo muda: perde a mãe, corta as tranças, arranja um emprego, tem de ficar e parecer mais adulta, mais responsável.
E os seus sonhos, como ficam? " 
Os Sonhadores
"A vida muda mas os amigos permanecem. Os sonhos também, ainda que possam ter a forma de um monte de papéis e ficar guardados durante anos no fundo de um guarda-fatos. E quando se vislumbrava a concretização do sonho, o inesperado acontece, fazendo desaparecer o embrulho que guardava o sonho e estava prestes a chegar ao destinatário."

 Pardinhas
"Um desejo do avô João, porventura o último, arrasta a filha, o genro, o neto e a neta, no velho Fiat, até Pardinhas, uma terra que apenas se encontra na memória do velho, pois nem no mapa aparece.  Essa memória traz memórias e, junto à casa de pedra outrora morada da família, o avô partilha com os netos recordações da sua infância, desde a fartura da matança do porco à fome do pão seco, passando pela novidade da entrada na escola que acaba em desistência para auxílio à família, pelos sonhos de um pai que se esfumam na emigração para o Brasil e pelo adeus às agruras de Pardinhas em direção ao Porto, em busca de ganhar a vida. Uma lição sobre a crença no trabalho, sobre a importância do tempo e sobre o apego às raízes."

 Os Heróis do 6º F
"Manuela é aluna do 6.ºF e a responsável pelo relato dos episódios mais caricatos protagonizados quer por ela quer por outros elementos da sua turma, entre eles o Miguel, o Chancas e a Helena. Para além disso, Manuela não deixa de lado as histórias da sua família, dando especial destaque à morte prematura do pai, o acontecimento que determinou a forma como ela e a mãe vivem. Mas tudo muda, e a vida da Manuela e da mãe muda muito!"
Pedro Alecrim

"Pedro Alecrim é um jovem que, como tantos outros da sua aldeia, passa os dias entre a escola, os amigos e o trabalho na lavoura para ajudar a família. Não se queixa da vida que leva e descreve-a com ternura e com verdade. Mas tudo muda um dia e o Pedro Alecrim passa de jovem a homem."


Num aspeto, os alunos do 2º ciclo do Clube de Leitura foram unânimes: 
as capas das edições mais recentes são mais apelativas, o que não significa, contudo, que sejam mais ricas... 

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Preparando a vinda de António Mota (3): As escolhas do Autor


António Mota integra, "desde sempre", os vários projetos de leitura que vamos desenvolvendo no agrupamento, e, por esse motivo, a sua obra nos vai sendo cada vez mais familiar.
Ora, se a juntar aos encontros com o autor, pudermos ter as escolhas do autor, a conversa será ainda mais interessante... 
Fomos perguntar-lhe que obras gostaria que fossem lidas no âmbito desta visita, e que pudessem de algum modo cruzar-se com o nosso tema aglutinador de projetos: Rotas, Monumentos e Percursos com História(s).



Estas foram as escolhas de António Mota para o 2º e 3º CEB

Estão todas disponíveis na tua biblioteca, para consulta e/ou requisição. Também fazem parte da feira do livro, onde podem ser adquiridas com 20% de desconto.

Para ficares a conhecer um bocadinho de cada uma destas escolhas, podes ESPREITAR a partir dos links abaixo, e ler os primeiros capítulos destas obras.








terça-feira, 11 de outubro de 2016

Preparando a vinda de António Mota (2)


Neste ano, particularmente especial na vida do agrupamento de Escolas António Feijó, queremos pôr TODA a comunidade educativa à conversa com António Mota
O autor visitará todas as escolas do agrupamento e marcará presença num momento de especial abertura à comunidade: a tertúlia literária 10 anos aLER+ em Família.

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Preparando a vinda de António Mota (1)

António Mota, o autor que começou a escrever em 1979 e nunca mais parou, publicou, recentemente (2016), "em modo avô", a belíssima narrativa 
Onde está a minha mãe?
Uma obra que dedica ao seu neto e da qual emergem as pequenas grandes maravilhas que vão passando ao lado dos mais crescidos no dia-a-dia.

A alegria da descoberta do "Bitó" e da "Fabi" da EB da Feitosa

Protagonizada por dois coelhos, o Bitó e a Fabi, esta história ternurenta, da qual espreitam "os perigos do mundo", enformados pela Dona Narigueta, Raposa de Muita Treta, mas também as muitas "maravilhas do mundo", dadas a conhecer pela D. Cabrela e pelo Senhor Tagarela (entre outros), levanta questões que deixam os mais pequenos a pensar: a questão da obediência é uma delas... e se a mãe puder estar em perigo? Devemos ficar na toca, como ela recomendou?  Ou sair para ajudar?

Uma obra que está a fazer as delícias dos mais pequenos...

Preparando a vinda de António Mota - os bastidores

António Mota é o nosso convidado especial neste mês pleno de comemorações.
Neste momento já estão abertas à comunidade educativa as feiras do livro / mostras literárias do autor em todas as bibliotecas do agrupamento, onde poderão ser adquiridos vários títulos da sua vastíssima obra com 20% de desconto. Estas obras serão, depois,  autografadas pelo autor aquando da sua visita às nossas escolas.


Ainda nos bastidores das feiras do livro do autor, a Mafalda e a Maria João deliciam-se com o cheirinho de livros novos e de títulos em primeira mão, ao mesmo tempo que dão uma ajuda na composição mostras literárias que seguirão para as restantes escolas.

Mostra Literária na EB23 António Feijó

Mostra Literária na EB da Feitosa
Mostra Literária na EB de Ponte de Lima


sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Em Outubro a Biblioteca está ao Rubro!

Outubro é o mês Internacional das Bibliotecas Escolares, data que nos é querida e à qual é já hábito, associarmos o arranque dos vários projetos que daqui emanam.
Este ano, os motivos para comemorar são a triplicar:

Comemoramos:
o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares,
os 20 anos da Rede Nacional de Bibliotecas Escolares
e iniciamos as comemorações dos
10 anos aLER+ em Família, no agrupamento de Escolas António Feijó.

Motivos mais do que válidos para receber a visita de um dos mestres dos livros e da leitura, em Portugal:
António Mota associa-se ao Agrupamento António Feijó nesta festa do livro e da leitura.
A Biblioteca prepara-se para o receber...
Já foste espreitar? Aguardam-te várias surpresas!