Preparando a Vinda de António Mota (4): Entre Capas, Contracapas e Sinopses

Uma das atividades que mais agradou aos nossos alunos mais crescidos foi a análise / comparação de capas de diferentes edições da mesma obra. 
A observação atenta destes elementos paratextuais, que por vezes nos passam ao lado, proporcionou um trabalho de inferência bem interessante... 


"os ilustradores não interpretaram todos da mesma forma..."

"o que parece importante numa edição, muda na outra..."
 Cortei as Tranças
"Tudo decorria com normalidade na vida da protagonista desta história. Não era muito boa aluna, chegava muitas vezes atrasada à primeira aula apesar de morar em frente à escola e normalmente via-se envolvida em confusões pelas quais não era responsável. Mas até se considerava uma felizarda. Até ao dia em que tudo muda: perde a mãe, corta as tranças, arranja um emprego, tem de ficar e parecer mais adulta, mais responsável.
E os seus sonhos, como ficam? " 
Os Sonhadores
"A vida muda mas os amigos permanecem. Os sonhos também, ainda que possam ter a forma de um monte de papéis e ficar guardados durante anos no fundo de um guarda-fatos. E quando se vislumbrava a concretização do sonho, o inesperado acontece, fazendo desaparecer o embrulho que guardava o sonho e estava prestes a chegar ao destinatário."

 Pardinhas
"Um desejo do avô João, porventura o último, arrasta a filha, o genro, o neto e a neta, no velho Fiat, até Pardinhas, uma terra que apenas se encontra na memória do velho, pois nem no mapa aparece.  Essa memória traz memórias e, junto à casa de pedra outrora morada da família, o avô partilha com os netos recordações da sua infância, desde a fartura da matança do porco à fome do pão seco, passando pela novidade da entrada na escola que acaba em desistência para auxílio à família, pelos sonhos de um pai que se esfumam na emigração para o Brasil e pelo adeus às agruras de Pardinhas em direção ao Porto, em busca de ganhar a vida. Uma lição sobre a crença no trabalho, sobre a importância do tempo e sobre o apego às raízes."

 Os Heróis do 6º F
"Manuela é aluna do 6.ºF e a responsável pelo relato dos episódios mais caricatos protagonizados quer por ela quer por outros elementos da sua turma, entre eles o Miguel, o Chancas e a Helena. Para além disso, Manuela não deixa de lado as histórias da sua família, dando especial destaque à morte prematura do pai, o acontecimento que determinou a forma como ela e a mãe vivem. Mas tudo muda, e a vida da Manuela e da mãe muda muito!"
Pedro Alecrim

"Pedro Alecrim é um jovem que, como tantos outros da sua aldeia, passa os dias entre a escola, os amigos e o trabalho na lavoura para ajudar a família. Não se queixa da vida que leva e descreve-a com ternura e com verdade. Mas tudo muda um dia e o Pedro Alecrim passa de jovem a homem."


Num aspeto, os alunos do 2º ciclo do Clube de Leitura foram unânimes: 
as capas das edições mais recentes são mais apelativas, o que não significa, contudo, que sejam mais ricas... 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Homenagear a Infância com Luísa Ducla Soares e Daniel Completo

Representações da Liberdade no Clube Leituras ao Desafio

Percursos de Leitura: curso de formação para docentes (15h)